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Alves

Começa a divulgação da Nova Saveiro e do Novo Fox

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O espaço para som é bom....

 

Pensei o mesmo quando vi! rsrsrsrss

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Pq o pessoal comenta da parati como se fosse verdadeira se é apenas montagens???Aliás uma diferente da outra.

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Pad, quando ao espaço ser pequeno, acredito que não seja não... o Gol G5 parece ser mais apertado por fora que o G3/G4, mas é o contrário! O espaço no banco traseiro do G5 é animal, acredito que a Parati mantenha a linha... Um amigo meu com 1.92 vai no banco traseiro sentado em postura correta sem bater a cabeça no teto do Gol e sem raspar os joelhos no banco da frente (sobra uns 3 ou 4 dedos) com o banco dianteiro quase totalmente rebatido para trás.

 

O gol G5 tem um espaço bom sim, mas vamos ver. O gol G3 eu achava de boa, e a parati da série achei pequena. Vamos ver.

Editado por Pad

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Simplesmente foderam com meu sonho de ter uma saveiro zero. Se for ter uma, vai ser G3 2005 Supersurf, pra mim essa é a melhor Saveiro até hoje.

 

Estou fazendo umas montagens aqui, depois posto, como seria a "minha" nova Saveiro.

 

E essas rodas são do Crossfox básico:

http://www.noticiasautomotivas.com.br/volk...or-visualmente/

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Eu não achei ruim - nem um pouco.

 

Ok, a versão de parachoques pretos não me agrada - mas nenhum carro de parachoques sem pintar me agrada!

 

Antes de vociferar contra qualquer coisa, vale a pena ver pessoalmente. Aí, sim, dá para dizer se é bom, lixo, etc... Sem conhecer, é complicado...

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Impressão Carroonline.net 26/8/2009 07:01:00

 

Saveiro vende visual com conteúdo

Com desenho mais limpo que a Strada, picape VW quer liderar segmento

 

trendestendida640x408.jpg

 

É curioso notar como o mercado de carros no Brasil cria segmentos e muda o foco desses modelos pouco tempo depois. Picapes derivadas de compactos, como a Volkswagen Saveiro, só existem aqui e em outros países emergentes. Nascidas para o trabalho, elas começaram a ganhar versões especiais e passaram da labuta à diversão em pouco tempo. Deixaram de ter como principais argumentos itens como capacidade de carga e espaço na caçamba para se vender mais pelo visual. Por isso, não é de se estranhar que a VW aposte principalmente no desenho da quinta geração da Saveiro (a picape chega com preços entre R$ 30 990 e R$ 38 990 trazendo o motor 1.6 de 104 cv do novo Gol) para tirar a liderança de vendas do segmento da Fiat Strada.

 

“Não posso falar muito sobre a concorrência, mas o ideal, para a Volkswagen, é uma coisa mais simples, bonita e sem ‘rococó’”, diz Gerson Barone, chefe de design da marca no país, quando perguntado quais os principais diferenciais entre Saveiro e Strada. E a Saveiro, de fato, aposta em linhas bem mais convencionais que as da concorrente, mas ousa, por exemplo, com as rodas pretas da versão Trooper. O visual mais invocado da dianteira, com linhas semelhantes às do Tiguan que estiveram presentes nos primeiros mocapes, porém, ficaram para trás. “Aquela frente é o que chamamos de double wing, mas eu posso te falar que aquele é um conceito ultrapassado. Nosso desenho está ficando mais limpo, trabalhando com o claro e o escuro. Isso é uma coisa trazida pelo [italiano] Walter de’Silva [chefe mundial de design da VW]”, justifica Barone. “Na verdade, estamos fazendo uma releitura do passado. É muito difícil fazer um desenho limpo numa picape. Nós queremos um desenho do tipo chapa e vidro. É como uma mulher bonita. Ela não precisa de muita maquiagem para aparecer. Só que também é preciso ter um bom conteúdo”, compara o responsável pelo design da picape. Por isso, o slogan da Saveiro é “Simplicidade e Antidecorismo”. Referências à Strada são meras coincidências.

 

trendsimples640x408.jpg

 

Realmente bem mais “limpa” que a concorrente da Fiat, a Saveiro tem uma traseira bem mais conservadora que a dianteira. Até o começo do para-brisa, nenhuma novidade, com as linhas do Gol sem alterações. Dali em diante, a porta é exclusiva (24 cm maior que a do hatch) e o apoio de pé na lateral da caçamba também faz sua estreia. Com pequenas molduras pretas contornando as caixas de roda e uma linha reta que se estende do final da cabine até a porta da caçamba, o design da Saveiro parece ter sido desenvolvido para beneficiar a versão com cabine estendida, outra opção inédita na linha da picape lançada em 1982.

 

Na traseira, o conservadorismo (ou a tendência “clean”, como preferir) está mais presente que nunca em laternas, tampa e para-choque sem formas ousadas. E é sempre bom lembrar aos que sentiram falta de uma dose de audácia que todos os projetos da Volkswagen do Brasil, que conta com cerca de 100 pessoas no país e 10 na Alemanha em seu departamento de design, tem de passar pelo crivo da matriz antes de ganhar as ruas. O objetivo, segundo Gerson Barone, é construir um visual atemporal. “As pessoas não querem comprar uma Saveiro hoje e ver que ela mudou amanhã.”

 

trooperestendidaabre640.jpg

 

Base do novo Gol ‘bombada’

 

Como o Gol, a Saveiro mudou completamente e não traz quase nada da anterior. A base mecânica é a do hatch: motor 1.6 VHT (Volkswagen High Torque) Total Flex de 104 cv de potência a 5 250 rpm e 15,6 kgfm de torque a 2 500 rpm, cambio MQ200. A plataforma é basicamente a mesma, mas com muitas alterações.

 

Para começar, a Saveiro é mais comprida e tem entre-eixos maior que o do Gol. Das rodas dianteiras às traseiras, por exemplo, são 2,75 m, 15,2 cm a mais que a geração anterior do utilitário – o hatch tem 2,46 m. Em relação à antiga Saveiro, a largura cresceu 5,7 cm, o comprimento evoluiu 4,2 cm e as bitolas (espaço lateral entre as rodas) cresceram 4,7 cm na dianteira e 10,8 cm na traseira.

 

trooperestendida640x408.jpg

 

A caçamba, revestida com proteção de plástico em todas as versões, carrega 924 litros nas opções com cabine simples e 734 litros nos modelos com cabine estendida, que ainda oferecem 300 litros para bagagens atrás dos bancos. A capacidade de carga subiu de 700 kg para 715 kg, porém somente nas versões com cabine simples, e a tampa do compartimento de carga conta com hastes para controlar a abertura e o fechamento (um recurso muito útil para que ela não "caia" de uma vez), mas não pode ser retirada.

 

Ao volante, pegada do Gol

 

Esqueça tudo o que você conhece de Saveiro ao assumir o volante da nova geração da picape. Assim como o Gol anterior, ela perdeu o motor longitudinal, não traz mais a incômoda direção desalinhada em relação ao corpo e a suspensão não deixa a carroceria subir nas acelerações e “mergulhar” nas frenagens. Neste caso, não é papo da montadora: realmente a nova geração da Saveiro é outro carro.

 

saveiropainel640x408.jpg

 

O motor 1.6 aliado ao câmbio é o que mais agrada na condução. Enquanto o bloco de 1598 cm3 conversa bem com o acelerador eletrônico e responde perfeitamente aos comandos do pé direito, o câmbio é suave e preciso nas trocas – o Polo, que usa o mesmo conjunto, consegue ser um pouco superior graças à alavanca mais curta, mas a Saveiro ainda é melhor se comparada às concorrentes nesse quesito.

 

Com uma tocada muito parecida à do Gol, a picape só lembra o motorista que ele está a bordo de um utilitário quando há um trecho muito acidentado à frente. A suspensão com molas helicoidais e amortecedores na traseira – a Strada traz feixes de mola – é bem calibrada e agradou em trechos de terra.

 

trooperestendida2640x40.jpg

 

De acordo com a Volkswagen, a Saveiro acelera de 0 a 100 km/h em 10s5 nas duas versões e atinge 176 km/h (cabine simples) e 179 km/h (cabine estendida) – a opção mais barata anda menos porque gera mais turbulências em altas velocidades.

 

Preços miram Strada

 

A Volkswagen não fez alarde sobre isso, mas a Saveiro ficou R$ 720 mais barata na linha 2010 quando falamos em preços de lista. Nas concessionárias, porém, a nova geração não deverá ter descontos, o que provavelmente a tornará mais cara que a anterior.

 

A versão mais simples custa R$ 30 990, enquanto a mesma opção com cabine estendida sai por R$ 33 690. Enquanto a primeira é R$ 90 mais cara que a Fiat Strada Fire Cabine Simples (R$ 30 900), a segunda é R$ 1 340 mais barata que a Fire Cabine Estendida (R$ 35 030) – a Strada traz motor 1.4 de 86 cv nessas versões.

 

Equipada com módulo Trend, que traz para-choques na cor do carro, calotas e chave canivete, entre outros itens, os valores da Saveiro pulam para R$ 31 880 e R$ 34 610. Com direção hidráulica, ar-condicionado, alarme, vidros, travas e retrovisores elétricos, os preços ficam em R$ 36 905 e R$ 39 635. São essas versões que responderão pela maior parte das vendas do modelo. “Mas podemos ajustar o mix de acordo com o que mercado exigir”, diz Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.

 

troopersimples640x408.jpg

 

O grande “golpe” da Saveiro na Strada, porém, é planejado nas versões top de linha. A Trooper, que custa R$ 36 440 com cabine simples e R$ 38 990 com estendida, é R$ 5 860 mais barata que a Strada Adventure (R$ 44 840), que já vem com cabine estendida. Só que a versão mais completa da picape da VW traz apenas direção hidráulica, volante com regulagem de altura e profundidade (só profundidade na da Fiat), computador de bordo I-System, janela traseira corrediça, rack no teto, roda de aço de 15” (a liga leve prata só está disponível no kit Trend), faróis com máscara negra e luzes de neblina.

 

O pacote com ar-condicionado – de série na Strada – para a Saveiro Trooper custa R$ 4 460 e traz ainda alarme, travas, vidros e retrovisores elétricos, elevando o preço da VW para R$ 43 450. Mesmo assim, o valor ainda fica R$ 1 794 mais em conta que o cobrado pelo modelo da Fiat com os mesmos itens (os retrovisores elétricos acrescem R$ 394 à Strada, que vai a R$ 45 244). Em contrapartida, a picape Fiat traz motor 1.8 de 114 cv e o dispositivo Locker, que pode transmitir a força para apenas uma das rodas dianteiras em terrenos irregulares.

 

Ainda na guerra interna entre as duas picapes, a capota marítima custa R$ 580 na VW e R$ 1 144 na Fiat, enquanto o kit com freios ABS (antitravamento) e airbag duplo sai por R$ 2 675 na primeira e R$ 2 827 na segunda. Só para constar, já que o alvo da VW é claramente a Strada: a Chevrolet Montana é vendida por R$ 30 265 na versão Conquest 1.4 e R$ 45 492 na Sport 1.8.

 

Mais seis lançamentos em 2009

 

O ano ainda reserva muitas novidades para os fãs da Volkswagen. A marca se limita a dizer que ainda terá seis lançamentos até o fim de 2009, mas o Carro Online já apurou alguns deles: em outubro chegam os novos Fox e CrossFox.

 

Com mudanças principalmente na dianteira, os hatches ficarão muito parecidos com o novo Polo vendido na Europa. Em seguida será a vez do próximo I-Motion da linha VW. Ao que tudo indica, o câmbio automatizado marcará presença também no Gol, que brigará com o Palio Dualogic. Outro BlueMotion também deverá aparecer.

 

Restam ainda dois lançamentos. A picape média Amarok, assegura a VW, só vem em 2010. Em relação à SpaceFox, ainda não se sabe se ela ganhará as mudanças do Fox tão rapidamente quanto o CrossFox, já que é feita na Argentina.

 

Somadas essas novidades às 5 000 Saveiro que a Volkswagen quer vender por mês, o plano da marca de assumir a liderança do mercado nacional está traçado. Mas a Fiat, atual primeira colocada, não está parada e também prepara suas tacadas em uma guerra que, antes silenciosa, já está escancarada.

 

Ficha Técnica Volkswagen Nova Saveiro Trooper

Motor 4 cilindros em linha, 8 válvulas, dianteiro, transversal, flex

Cilindrada 1 596 cm³

Potência 104 cv a 5 250 rpm (a) / 101 cv a 5 250 rpm (g)

Potência específica 65,1 cv/l (a) / 63,2 cv/l

Torque 15,6 Kgf.m a 2 500 rpm (a) / 15,4 Kgf.m a 2 500 rpm (g)

Taxa de compressão 12,1:1

Transmissão Manual, 5 marchas

Tração Dianteira

Direção Hidráulica

Suspensão dianteira Independente tipo McPherson

Suspensão traseira Interdependente com braços longitudinais

Freios dianteiros Discos ventilados

Freios traseiros Tambores

Rodas Aço estampado (Cinza Cross), 15 polegadas

Pneus 205/60 R15

Comprimento 4,49 m

Altura 1,52 m

Largura 1,70 m

Entreeixos 2,75m

Porta-malas 734 Litros Cabine Estendida

Tanque 55 Litros

Peso 1 035 Kg

Peso/potência 9,9 Kg/cv (a) / 10,2 Kg/cv (g)

 

Medições Volkswagen Nova Saveiro Trooper

Velocidade máxima 179 km/h (dado de fábrica)

Aceleração 0-60 km/h 4s3

Aceleração 0-80 km/h 7s5

Aceleração 0-100 km/h 12s2

Aceleração 0-120 km/h 18s3

Aceleração 0-140 km/h 29s2

0-400 m 17s8

Retomada 40-100 km/h 13s4

Retomada 60-120 km/h 22s1

Retomada 80-120 km/h 15s7

Frenagem 100-0 km/h 44,3 m

Frenagem 80-0 km/h 27,4 m

Frenagem 60-0 km/h 15,4 m

Ruído interno 0 km/h 45,3 dB

Ruído interno 50 km/h 59,4 dB

Ruído interno 80 km/h 63,4 dB

Ruído interno 120 km/h 69,5 dB

Consumo cidade n/a

Consumo estrada n/a

Consumo médio n/a

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