Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
assouza.diy

[Manifold] com 3 de 18".. compensa??? O que acham?

Recommended Posts

Obrigado pelos elogios Paulouco (que nick em mano , credo rs)

Então , como já disse por aqui , os PRINCIPIOS básicos se consegui sim simular no winISD , mas muita coisa vai de sensibilidade na hora de simular !!!

Mas esse tipo de caixa é inviável !

Aproveitando a oportunidade...!

Guto, você ja montou essa caixa com os 4 de 18 em algum carro ou e projeto novo seu?

Ela tem, ou teria (caso nao tenha montado nenhuma ainda) um grave de atack muito bom?

Li num tópico ( não citarei pra preservar o autor ) que essa caixa manifold com a abertura central em forma de "v" teria um melhor atack em relação a manifold com os cones retos, de frente um para o outro. Gostaria de ouvir de vc que tem experiência com essa caixa se isso procede mesmo Guto?

Editado por PAULOUCO_TUNING

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto a caixa com pareces em paralelo e paredes em "V", posso explicar e o guto ou corrige ou complementa, se eu postar algo errado.

a paralelo, tem melhor resposta a subgraves, mas gera um cancelamento apartir de 150hz (o proprio guto, citou, ainda nao testei tal disposição das paredes, testarei em breve, não posso falar da qualidade de resposta, mas pelo que vi no video do guto, que ele postou no tópico do elias soares, é show demais mesmo, parabens GUTO :rever1: .

paredes em "V", tem menos subgrave, em relação a que usa paredes em paralelo, mas diminui muito o cancelamento que é apresentado apartir de 150hz, fazendo ate que a caixa responda até 250hz sem perdas significativas, mas tem seu lado ruim (para quem não gosta), ela sobressai o som do BUMBO, ou seja, reforça bastante a faixa de resposta entre 70hz até 120hz

espero ter ajudado :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
quanto a caixa com pareces em paralelo e paredes em "V", posso explicar e o guto ou corrige ou complementa, se eu postar algo errado.

a paralelo, tem melhor resposta a subgraves, mas gera um cancelamento apartir de 150hz (o proprio guto, citou, ainda nao testei tal disposição das paredes, testarei em breve, não posso falar da qualidade de resposta, mas pelo que vi no video do guto, que ele postou no tópico do elias soares, é show demais mesmo, parabens GUTO :rever1: .

paredes em "V", tem menos subgrave, em relação a que usa paredes em paralelo, mas diminui muito o cancelamento que é apresentado apartir de 150hz, fazendo ate que a caixa responda até 250hz sem perdas significativas, mas tem seu lado ruim (para quem não gosta), ela sobressai o som do BUMBO, ou seja, reforça bastante a faixa de resposta entre 70hz até 120hz

Puts que bela resposta heim amigo !!!!!

objetiva e muita esclarecedora poarabens wendel!!!

lembrando que essas caixa em V que estão falando são muitos famosas pela ``VSA´´ ( victor sistemas acusticos ) que tem um puta de um atake sim!!!

de 70 a 150 hz são uma marretada mesmo!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

"VSA = Victor Sistemas Acusticos".... essa foi a piada do ano! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk VSA é patente internacional... esse Victor deu uma de gaiato inventando a sigla! o-o-

Agora, voltando ao tópico.. alguem tem uma ideia de como começar uma caixa dessas? E outra dúvida... será que funcionaria com over sub800 também? Ou apenas eros SDS?!

Compartilhar este post

Link para o post
"VSA = Victor Sistemas Acusticos".... essa foi a piada do ano! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk VSA é patente internacional... esse Victor deu uma de gaiato inventando a sigla! o-o-

Agora, voltando ao tópico.. alguem tem uma ideia de como começar uma caixa dessas? E outra dúvida... será que funcionaria com over sub800 também? Ou apenas eros SDS?!

o wendel ta simulando pra mim, manifold com sub800.. ele vai ver se vale a pena..

dps te aviso :P

Compartilhar este post

Link para o post
o wendel ta simulando pra mim, manifold com sub800.. ele vai ver se vale a pena..

dps te aviso :P

com litragem abaixo de 90L nao tem resultado bom no winISD

Compartilhar este post

Link para o post
com litragem abaixo de 90L nao tem resultado bom no winISD

Isso em dutada! Mas manifold trabalha diferente, é um tipo de band pass! Na manifold, vc usa menos litros no Vb que é compensado pela pressão frontal (gerada pelos falantes soprando um contra o outro!)

Savio, se eu fosse vc, me arriscaria numa MTL 2.... te garanto com toda certeza, é a caixa que vc procura! Alto rendimento nos 55~100hz!!

Compartilhar este post

Link para o post

tico som sempre mandando bem!

só fico puto quando eu vou lá, sempre tenho que falar gritando!

só os transformes tocando!

Compartilhar este post

Link para o post
tico som sempre mandando bem!

só fico puto quando eu vou lá, sempre tenho que falar gritando!

só os transformes tocando!

Tu mora na mesma cidade desse tico?! Teria como, qualquer dia em q vc tiver de bobeira, tirar as medidas duma caixa dessas (mesmo q aproximadas) pra gente poder fazer parecida e ver como toca na prática?! :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, em moro em fortaleza, n fica longe da tico som...

eu posso qualquer dia desses como n quer nada, pegar as medidas lá msm!

mas antes, posso entrar em contato com alguns amigos q podem saber tb!

mas se bobear, o EliasSoares já pode ter essas informações mais facil pra vc!

Editado por slaycur

Compartilhar este post

Link para o post
Isso em dutada! Mas manifold trabalha diferente, é um tipo de band pass! Na manifold, vc usa menos litros no Vb que é compensado pela pressão frontal (gerada pelos falantes soprando um contra o outro!)

Savio, se eu fosse vc, me arriscaria numa MTL 2.... te garanto com toda certeza, é a caixa que vc procura! Alto rendimento nos 55~100hz!!

teria q ter algum pra simular certinho..so sei fazer dutada

Compartilhar este post

Link para o post
Diogenes ou alguem aqui já viu uma caixa dessas tocando? Dá pra fazer com woofers de 15'????? =)

falei com o Rodrigo praias, hj Consultor da eros, e da sim pra faze com falantes de 15", mas sempre usando processador pra acertar o som.

Compartilhar este post

Link para o post
falei com o Rodrigo praias, hj Consultor da eros, e da sim pra faze com falantes de 15", mas sempre usando processador pra acertar o som.

Acertar seria como tirar picos e acentuar "vales", deixando a resposta mais flat... mas do jeito q a galera do trio curte som (picudo,cheio de ataque), dá pra usar de boas sem processamento! :legal:

Savio, se tu tiver interesse de fazer uma MTL 2 pra testar, só falar... morro de vontade de fazer uma pra mim, só falta o $$!! Confira AQUI!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma observação... ele indicou medidas ou "litragem"????

Compartilhar este post

Link para o post
Uma observação... ele indicou medidas ou "litragem"????

Não !

Compartilhar este post

Link para o post

Aí complica! O Diógenes (caradosom) tem as medidas da caixa e tudo mais mas simplesmente não fala sobre o assunto! Já mandei MP e não foi só uma... mas ele NUNCA responde! :(

Compartilhar este post

Link para o post

Pow galera.. ngm? Nem uma dica de como/por onde começar?!??

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando!

To vendo que o negocio é bruto.. espero os resultados..

Compartilhar este post

Link para o post

Fooda é q a galera q sabe não quer contribuir.. fica guardando o segredo =P rs

Compartilhar este post

Link para o post

Opá , antes tarde , do que mais tarde ainda né ? rsrsrsrs (a resposta é do mês 08 rsrsrsrs)

A resposta que o wendell deu está certinha ... corretíssima !

eu costumo dizer que quem quer um sub grave FORTE , use os falantes um de cara para o outro , e USE MÉDIO GRAVE , quem quer um sistema SIMPLES com impacto ... use em "V" ... precisa de médio grave tb , mas se não tiver dá pra se virar BEM ... ao contrário da conf. dos falantes um de frente pro outro !!!

e li aqui tb que foi falado que usam só com processamento esses tipos de caixa ... e digo que não é 100% necessário , mas se usar fica bem melhor ... Pois esse tipo de caixa tem muitas deficiências para respostas lineares ... então o processador é bem vindo !

e o que esse processador faz ???

ele equaliza o som , controla o falante , etc...

pois quando vc equaliza um som , vc está mexendo com FASE , e FASE faz o som em alguns casos ficar Fanho em certas freq. , ou faz o falante ficar BOBO , pois em alguns casos é necessário FORÇAR umas freq. e isso faz com que o falante se mexa mais ... então um corte preciso é bem vindo !

vou dar um ex. pra vcs :

VC está escutando seu som , e acha que não tem aquele Sub-grave satisfatório , e só tem porrada seca ... logo de cara vc vai puxar freq. de sub grave no equalizador ... quando vc faz isso , vc faz o falante se mexer além do que ele pode (em ALGUNS CASOS) , se vc tem um processador , vc sobe um pouco o corte subsonico , e deixa o falante mais confortavel , e acaba deixando ele sem "muitos" riscos ...

o certo mesmo é vc não PUXAR freq. que faltam ... e sim TIRAR as freq. que estão sobressaindo ... Mais 99% do pessoal acha melhor PUXAR a freq. ! rsrsrs (eu sou um deles)

e um processador BOM , tem corte de até 36DB/8º , então se vc colocar por ex. 6DB em 50hz e cortar o subsonico em 35 ou 40hz com 36DB/8º vc está deixando seu com com sub grave , mas não está MATANDO o falante com xmax altrapassado !

Mas lembrem-se , quando vc mexe com esses cortes MUITO FORTES , vc mexe com a Fase , e em alguns casos isso ACABA com seu som rs !

Bom é isso , valew galera !

Compartilhar este post

Link para o post

esse tipo de projeto geralmente quem tem não passa, pelo menos de graça.....

Compartilhar este post

Link para o post
Opá , antes tarde , do que mais tarde ainda né ? rsrsrsrs (a resposta é do mês 08 rsrsrsrs)

A resposta que o wendell deu está certinha ... corretíssima !

eu costumo dizer que quem quer um sub grave FORTE , use os falantes um de cara para o outro , e USE MÉDIO GRAVE , quem quer um sistema SIMPLES com impacto ... use em "V" ... precisa de médio grave tb , mas se não tiver dá pra se virar BEM ... ao contrário da conf. dos falantes um de frente pro outro !!!

e li aqui tb que foi falado que usam só com processamento esses tipos de caixa ... e digo que não é 100% necessário , mas se usar fica bem melhor ... Pois esse tipo de caixa tem muitas deficiências para respostas lineares ... então o processador é bem vindo !

e o que esse processador faz ???

ele equaliza o som , controla o falante , etc...

pois quando vc equaliza um som , vc está mexendo com FASE , e FASE faz o som em alguns casos ficar Fanho em certas freq. , ou faz o falante ficar BOBO , pois em alguns casos é necessário FORÇAR umas freq. e isso faz com que o falante se mexa mais ... então um corte preciso é bem vindo !

vou dar um ex. pra vcs :

VC está escutando seu som , e acha que não tem aquele Sub-grave satisfatório , e só tem porrada seca ... logo de cara vc vai puxar freq. de sub grave no equalizador ... quando vc faz isso , vc faz o falante se mexer além do que ele pode (em ALGUNS CASOS) , se vc tem um processador , vc sobe um pouco o corte subsonico , e deixa o falante mais confortavel , e acaba deixando ele sem "muitos" riscos ...

o certo mesmo é vc não PUXAR freq. que faltam ... e sim TIRAR as freq. que estão sobressaindo ... Mais 99% do pessoal acha melhor PUXAR a freq. ! rsrsrs (eu sou um deles)

e um processador BOM , tem corte de até 36DB/8º , então se vc colocar por ex. 6DB em 50hz e cortar o subsonico em 35 ou 40hz com 36DB/8º vc está deixando seu com com sub grave , mas não está MATANDO o falante com xmax altrapassado !

Mas lembrem-se , quando vc mexe com esses cortes MUITO FORTES , vc mexe com a Fase , e em alguns casos isso ACABA com seu som rs !

Bom é isso , valew galera !

Boa guto! []-[]

Realmente, um processamento bom é sempre bem vindo... mas vale lembrar que menos de 10% das pessoas saberia usar um processador corretamente! Não que o resto do mundo seja incapaz.. mas a galera é preguiçosa mesmo! Preguiça de ler manual, preguiça disso e daquilo!

Quanto as caixas, guto.. tu tem alguma dica de por onde começar? A medida interna basta "caber" os 3 falantes? Pois o Diógenes já deu a dica que geralmente usam 210 litros pros três! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

E considerar aquele "centro" um duto gigante e sem comprimento? O.O Sinceramente, tow me batendo pra entender a lógica (física) dessa caixa! =\

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...