Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

caradosom

Stigma Som - Novo Trio na Ranger Cab. Dupla

Recommended Posts

Postado em

Olá amigos desse renomado forum, depois de algum tempo usando aquela caixa antiga que fiz pra Ranger dos irmãos Johnatas e Mayke, aconteceu um pequeno acidente a caixa caiu de cima da caçamba da Ranger.

Resultado? A caixa trincou e ficou inutilizável.

Eles então decidiram que iriam fazer novamente, mas que dessa vez, iriam reforçar a parte de médio e médio-grave, pois o grave sobrave de tal forma que mesmo exigindo o máximo dos antigos 4 Pw3 de 10" e do 2 D405, mesmo assim, o som não conseguia ficar bem equilibrado.

Decidi fazer um novo projeto e como eles trocaram a capota marítima por um novo modelo, consegui dar mais 5cm de profundidade na nova caixa, dando assim, mais estabilidade a ela quando na posição vertical.

Espero que comentem, elogiem e sei que tbm serei algo de inúmeras críticas, mas goto mesmo é da participação dos amigos foristas.

Vamos lá, vou passar a relação dos equipamentos pra vc´s:

04 Eros SDS 818 - 18" 800 RMS

04 Snake ESX310 - 10" 300 RMS

04 D405

04 St302

01 SD5000

01 Banda 9.8 Voxpert

01 Banda 3.2

01 Crossover Megacharge 4 vias

370ah de bateria

01 Controle remoto Infratron

Segue na sequencia as fotos do projeto!

Postado em

Olha o projeto aí no papel:

01.jpg

Parte dos equipamentos que serão usados nesse projeto:

02_4.jpg

A caixa ja em fase de construção! PS.: Veja o detalhe da parte trazeira da caixa impossibilitando o posicionamento diferente dos equipamentos:

03.jpg

Visão interna da caixa ainda faltando os travamentos:

04.jpg

Pra quem não lembra, essa era a caixa ANTIGA com seus donos Johnatas e Mayke ao lado:

05.jpg

Agora, ja na fase de acabamanto na máscara que vai dar um toque refinado à caixa:

06.jpg

Agora sim, a parte mais difícil do acabamanto: Hora de eliminar os "cantos vivos" da caixa!

07.jpg

Ainda falta muitas lixadas até chegar no resultado final:

08.jpg

Postado em

O proprietário da Ranger, Johnatas, conferindo se realmente o tweeter ia caber alí naquele local sem raspar na tela:

09.jpg

Agora é hora de revestir a caixa com Courvin:

10_13.jpg

Finalmente, depois de 5 horas de trabalho sem parar, a caixa ficou pronta:

11_5.jpg

Visão trazeira da caixa, ainda sem os conectores speakon:

12.jpg

Detalhe do acabamento da caixa vista em ângulo:

14.jpg

Finalmente a caixa instalada e ja em cima da Ranger!

15.jpg

Amplificadores SD5000 e Banda 9.8. A Banda 3.2 ficou sob o banco traseiro.

amplificadores_640x480.jpg

A caixa vista em ângulo, mostrando todo do design que foi necessário pra caber na caçamba da Ranger:

angulo_640x480.jpg

As baterias que tiveram seu lugar preservado em cima da caçamba:

baterias_640x480.jpg

Parte trazeira da caixa, mostrando os conectores Speakon que foram usados:

costas_640x480.jpg

Postado em

Primeiro vídeo da Ranger com o novo paredão!

PS.: Foi uma filmagem rápida com a minha câmera digitalç que num capta nadaaaaa de grave!

Detalhe: O meu marceneiro Villar Som ficou tão impressionado com o timbre dos falantes de médio-grave que subiu pra sentir de perto som no meio da filmagem!

Num fiquei chateado pq ele tem créditos de sobra comigo! rsrsrsrsr

Novo vídeo, agora tocando Aviões do Forró:

Video tocando tocando um Funk bem legal:

Postado em

Diogenes, pq naum colocar os SDS Virados, aqui (piaui) a maioria, ou quase todo mundo so usa virado agora, eu acho o grave bem mais gostoso, alem de ocupar litragem menor... tem paredão aqui com 8 x SDS 18" virados, toca horrores...

e vc naum gostou dos SDS virados??

abração

Meirelles :rever1:

Postado em
Diogenes, pq naum colocar os SDS Virados, aqui (piaui) a maioria, ou quase todo mundo so usa virado agora, eu acho o grave bem mais gostoso, alem de ocupar litragem menor... tem paredão aqui com 8 x SDS 18" virados, toca horrores...

e vc naum gostou dos SDS virados??

abração

Meirelles :rever1:

Obrigado por participar de mais um humilde tópico meu.

Rapaz, é o seguinte. Acho que vc não percebeu que os donos da Ranger queriam um paredão como o antigo, que coubesse embaixo da capota marítima, pra poder passar a semana inteira usando o carro, sem que ninguem perceba que tem som alí.

Caso fosse usar o paredão em pé 24 horas, o projeto seria outro, com um "arranjo em linha" pra maior eficiencia.

Mas mesmo que eu quisesse, não daria pra fazer as famosas "caixa do Euclides" que vc comentou, pois a caçamba da Ranger tem apenas 40cm de profundidade!

Postado em
Mto interessante... ainda sonho com uma coisa dessa... tanto o som quanto o carro rs.

Acompanhando.

Abraços.

Amigo, vc ja tem meio caminho andado!

Agora se tiver interesse em fazer as caixas comigo, será um enorme prazer.

Postado em
Amigo, vc ja tem meio caminho andado!

Agora se tiver interesse em fazer as caixas comigo, será um enorme prazer.

Diogenes, seus trampos são de primeira, com certeza seria mto bom se tivesse como montar um projeto com vc... o problema é que estamos a mais de 1.000 km de distancia, aí ja viu neh.

E a prioridade agora é trocar de carro, quero pegar uma pickup de médio porte (Ranger, S10 ou alguma coisa assim) aí sim em seguida pensar em um up no som... quem sabe até la eu resolva aproveitar as férias pra dar uma volta com minha nova caranga pelo nordeste do Brasil... rsrs

Abraços.

Postado em
ow sorte que tu tem de ter um marceneiro desse viu rs

Realmente Guto, se não tivesse um marceneiro como ele por aqui, eu ja teria desistido de fazer caixas, e só instalaria mesmo.

Pq pra fazer aquelas caixas quadradas é complicado!

Valeu aí pela força no tópico.

Postado em
Obrigado por participar de mais um humilde tópico meu.

Rapaz, é o seguinte. Acho que vc não percebeu que os donos da Ranger queriam um paredão como o antigo, que coubesse embaixo da capota marítima, pra poder passar a semana inteira usando o carro, sem que ninguem perceba que tem som alí.

Caso fosse usar o paredão em pé 24 horas, o projeto seria outro, com um "arranjo em linha" pra maior eficiencia.

Mas mesmo que eu quisesse, não daria pra fazer as famosas "caixa do Euclides" que vc comentou, pois a caçamba da Ranger tem apenas 40cm de profundidade!

:legal::banghead:pirou:

acho que naum li direito..rsrs

Abração

Meirelles :legal:

Postado em

Parabéns pelo trampo Diogenes. De 1ª!

Só me tira uma duvida: A caixa cabe deitada na caçamba da ranger? ela é cabine dupla certo?

Pq olhando o tamanho da caçamba da ranger cabine dupla não parece que que cabe 4 de 18" nem a pau!

Postado em
Parabéns pelo trampo Diogenes. De 1ª!

Só me tira uma duvida: A caixa cabe deitada na caçamba da ranger? ela é cabine dupla certo?

Pq olhando o tamanho da caçamba da ranger cabine dupla não parece que que cabe 4 de 18" nem a pau!

Amigo Patric, primeiramente obrigado por participar do meu tópico!

Olha, realmente o seu comentário é o mesmo de muitos instaladores aqui mesmo no meu estado!

A caixa pra Ranger Cab. Dupla é tão trabalhosa pra fazer que muitos simplesmente fogem desse desafio.

Mas como eu sou caçador de desafios, topei a parada e está aí!

PS.: Não tirei foto da nova caixa deitada na caçamba, mas se servir pra vc, vou postar a foto da caixa ANTIGA, que é da mesma altura e largura da nova, so que a nova tem 5cm a mais de profundidade devido a os donos da Ranger terem trocado a capota marítima por um modelo que é mais alta.

rang.jpg

Grande abraço amigo!

Postado em

Como sempre, mais um acabamento show! Parabéns!!!

Ve se tem como responder a alguns perguntinhas... hehe

1º- A caixa é toda feita em compensado naval e você coloca mais uma chapa de MDF na parte frontal para poder "trabalhar" melhor o acabamento?

2º- Você nunca teve problemas com esse MDF, pelo fato da caixa ficar na caçamba não?

3º- O corte no MDF onde o falante fica rebaixado, ele é feito na diagonal \ / ou reto | |? É que na foto não consegui ver direito.

4º- Tem algum motivo específico para vc usar carpete na lateral, ao invés do curvin?

Desculpa o monte de perguntas, mas é que um dia quero aprender a fazer um acabamento assim....

Abs,

Postado em

40cm de profundidade é o que a minha chevy tem também!

mto pequeno mesmo.. pra chevy até que nao, mais pra uma ranger sim né ;P

parabéns, show de bola!

PS: os dois gurizão tão bem na fita com a sonzeira agora né.. eauhua

Postado em

parabéns, show de bola!

Imagina na L200 triton, que deixaram a carroceria mais rasa, so cabe mala mesmo pra quem vai viajaraiuhaeiuheiauh

Postado em
Como sempre, mais um acabamento show! Parabéns!!!

Ve se tem como responder a alguns perguntinhas... hehe

1º- A caixa é toda feita em compensado naval e você coloca mais uma chapa de MDF na parte frontal para poder "trabalhar" melhor o acabamento?

2º- Você nunca teve problemas com esse MDF, pelo fato da caixa ficar na caçamba não?

3º- O corte no MDF onde o falante fica rebaixado, ele é feito na diagonal \ / ou reto | |? É que na foto não consegui ver direito.

4º- Tem algum motivo específico para vc usar carpete na lateral, ao invés do curvin?

Desculpa o monte de perguntas, mas é que um dia quero aprender a fazer um acabamento assim....

Abs,

Vamos por partes!

1 - A caixa é toda feita de compensado naval de 15mm e a máscara é feita de MDF de 15mm.

2 - Nunca tive justamente por usar courvim no revestimento.

3 - O corte é feito | | e depois com a lixadeira deixamos assim \ / blz?

4 - Se vc tentar usar courvim na caixa toda, sem usar o carpeta nas laterais, terá que fazer emendas e com o tempo fica horrível as emendas.

Postado em

parabéns, show de bola!

Tão bem sim visse! rsrsr

Olha o vídeo aí que acabei de postar.

Foi coisa rápida, só pra registrar mesmo!

Postado em
Mais projeto bem montado e com boa escolha de itens.

Entra na lista dos que está usando o ESX 310 da Snake.

Gostaria de ouvir esse som, para saber se está equilibrado.

mais um belo projeto...

Postado em
Vamos por partes!

1 - A caixa é toda feita de compensado naval de 15mm e a máscara é feita de MDF de 15mm.

2 - Nunca tive justamente por usar courvim no revestimento.

3 - O corte é feito | | e depois com a lixadeira deixamos assim \ / blz?

4 - Se vc tentar usar courvim na caixa toda, sem usar o carpeta nas laterais, terá que fazer emendas e com o tempo fica horrível as emendas.

Valeu pelas respostas!!!

Você que já usou o Protech Trio para médio, eles ficam muito aquém desses Snake ou no custo/benefício eles seriam uma boa pedida?

Estou perguntando pq pretendo utilizá-los para acompanhar os Protech de 18", mas terei espaço apenas para dutada...

Postado em
Valeu pelas respostas!!!

Você que já usou o Protech Trio para médio, eles ficam muito aquém desses Snake ou no custo/benefício eles seriam uma boa pedida?

Estou perguntando pq pretendo utilizá-los para acompanhar os Protech de 18", mas terei espaço apenas para dutada...

Amigo, pela relação Custo x Benefício ele é imbatível!

Olha aí mais um vídeo da Renger:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...