Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Franboschi

Paredão numa Saveiro

Recommended Posts

Postado em

Eae galera estou com uma tremenda dúvida...estou montando um paredão com 2 tornado 18 1100, 2 WPU 1809 e 2 PW5A todos 4 ohms, 4 cornetas d250x e 2 ST350...gostaria de algumas dicas de como fazer tocar perfeitamente tudo isso?? (sou um pouco leigo no assunto), por exemplo qual a litragem da caixa pra cada um, tocar em qual frequencia etc. etc.

Acho q era isso.

Valewww

Postado em

Desaconselho usar falantes diferentes para o mesmo fim, ou seja, 2 tornados e 2 1809, vão fazer praticamente a mesma coisa, veja tópico abaixo:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=132092

Como não citou a amplificação que vai usar, fica difícil comentar, pois aí eu iria indicar usar 04 unidades de um ou de outro.

Se optar pelos 4 tornados, aumenta a quantidade de falantes para a faixa de médios. Especifique se esse PW5A, é de 15" ou 12".

Se for de 15" a coisa está mais difícil de reverter.

Eae galera estou com uma tremenda dúvida...estou montando um paredão com 2 tornado 18 1100, 2 WPU 1809 e 2 PW5A todos 4 ohms, 4 cornetas d250x e 2 ST350...gostaria de algumas dicas de como fazer tocar perfeitamente tudo isso?? (sou um pouco leigo no assunto), por exemplo qual a litragem da caixa pra cada um, tocar em qual frequencia etc. etc.

Acho q era isso.

Valewww

Postado em
Desaconselho usar falantes diferentes para o mesmo fim, ou seja, 2 tornados e 2 1809, vão fazer praticamente a mesma coisa, veja tópico abaixo:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=132092

Como não citou a amplificação que vai usar, fica difícil comentar, pois aí eu iria indicar usar 04 unidades de um ou de outro.

Se optar pelos 4 tornados, aumenta a quantidade de falantes para a faixa de médios. Especifique se esse PW5A, é de 15" ou 12".

Se for de 15" a coisa está mais difícil de reverter.

é verdade..... então coloque 4 tornados de uma vez, e coloque 2 protech trio de 12 de 500 rms......muito bom....

Postado em

Eu vou usar um sd3000 para os tornados 1100 um sd1000 pros WPU e um hurricane dominator pros PW5A de 15...entao quer dizer que devo usar os quatro iguais senao fica pior?? qual seria a melhor opção??

Abraço

Postado em

Eu ainda posso trocar os WPU por outros Falantes e de repente vender os Pw5 tambem mas nao gostaria de trocar os modulos...qual seria o mais indicado para uma melhor performance(no caso mais grave e qualidade)??

Postado em
Me Ajudem Galera preciso resolver isso logo ^^. Se tiver que trocar falantes eu tenho so ate quarta eles foram recem comprados aheuaheuaheau.

O bom como citaram seria 4 Tornados, mais só 1 SD3000 não dá conta, o bom seria 2 deles, ou então 1 SD5000, se pretende manter o SD3000 use então os WPU, 4 unidades dela, e uns 4 12pw5 pra acompanhar.

Abraços

Charles Rafael

Postado em
O bom como citaram seria 4 Tornados, mais só 1 SD3000 não dá conta, o bom seria 2 deles, ou então 1 SD5000, se pretende manter o SD3000 use então os WPU, 4 unidades dela, e uns 4 12pw5 pra acompanhar.

Abraços

Charles Rafael

concordo com nosso amigo" teixera "

Postado em

Abraços

Charles Rafael

:+1

Postado em

Concordo com opinião dos colegas pois todas elas foram coerentes.

Eu só faria algumas observações e ampliando o leque de opções para que fique mais à vontade de escolher.

1 - Para a faixa de grave, como foi dito, um SD 3000, só daria para 04 WPU. Para 04 Tornados um SD 5000, mas 04 tornados o som vai ficar melhor a meu ver.

2 - Para manter o SD 1000, para a faixa de médios seriam 04 12 PW5 ou até mesmo 04 12PW3, como uma opção mais em conta. Como o PW5 são de 15" e não vai servir, se quizer uma opção com apenas 02 de 12", eu pensaria num par de 12MB1P ou 12MB3P e com eles também o som seria muito melhor.

Lembrando que o SD 1000, deve ser de 04 ohms para poder usar apenas um par de 12MB1P ou 12MB3P, já ambos são de 08 ohms.

Postado em

vc tem alimentação para todos esses amplificadores??????

Faz o seguinte....

Coloque 2 tornados + sd3000.....ou 4 wpu + sd3000

2 protech MB 600 rms + Sd 1000....Fala com o baraldi ou o board que eles te conseguem um par de MB baratinho....

4 d250x e st350 ou melhor 2 d405 e 2 trinyum em 1 pone.....

Vai ficar muito bom..... vi um som assim e estou pretendendo fazer isso também

Postado em

Eu gostaria de usar 4 tornados porém...teria que investir mais dinheiro e infelizmente ta difícil. Respondendo o fcoelho o meu sd é de 02 ohms entao os MB nao daria pra usar....Obrigado pela ajuda de todos, na verdade agora sim to confuso noq fazer aehuaehau...so me tirem mais uma dúvida no começo do tópico o fcoelho disse q era desaconselhavel usar dois falantes diferentes para o mesmo fim...mas eu pretendia usar os tornados mais pra sub grave e os WPU mais pra seco tocando em uma frequencia mais alta está tão errado assim??

Me Iluminem XD

Ahhh eu tenho 2 baterias de caminhão 150amp e uma 110 na frente pra alimentação.

Valeww.

Postado em

Para ter melhoria de rendimentos sem gastar e a possibilidade de mudar, vai ser complicado.

1 - Para 04 Tornados precisaria de um SD 5000;

2 - 04 WPU 1809, não renderiam mais do que 04 Tornados, mas seriam mais indicados para o SD 3000.

3 - Aconselharia usar aquelas de 12", já que os MB estariam descartados por causa impedância do SD 1000, que é de 2 ohms.

4 - Supondo que haja uma mudança radical de 02 Tornados para 04 SDS de 18", mesmo que o SD 3000 não seja bem recomendado, porque seriam (4x800 = 3200) contra 3.000w em tese ficaria uma pequena defasagem, mas não fica muito longe. Ter reserva de potência é o ideal, mas com 04 SDS ficariam um rendimento muito superior;

Pense com cuidado!

Eu apostaria nos 4 SDS no SD 3000 + 4 Médios de 12" ou 10" (máximo de 150~200w RMS - 8 ohms - com bom custo/benefício) no SD1000 de 02 ohms + 02 Drv Ti de 2" (Eros ETD 7200 ou Snake 3100 - com vistas a simplificar o divisor e um amplificador de classe A/B de baixa potência)

Postado em
Para ter melhoria de rendimentos sem gastar e a possibilidade de mudar, vai ser complicado.

1 - Para 04 Tornados precisaria de um SD 5000;

2 - 04 WPU 1809, não renderiam mais do que 04 Tornados, mas seriam mais indicados para o SD 3000.

3 - Aconselharia usar aquelas de 12", já que os MB estariam descartados por causa impedância do SD 1000, que é de 2 ohms.

4 - Supondo que haja uma mudança radical de 02 Tornados para 04 SDS de 18", mesmo que o SD 3000 não seja bem recomendado, porque seriam (4x800 = 3200) contra 3.000w em tese ficaria uma pequena defasagem, mas não fica muito longe. Ter reserva de potência é o ideal, mas com 04 SDS ficariam um rendimento muito superior;

Pense com cuidado!

Eu apostaria nos 4 SDS no SD 3000 + 4 Médios de 12" ou 10" (máximo de 150~200w RMS - 8 ohms - com bom custo/benefício) no SD1000 de 02 ohms + 02 Drv Ti de 2" (Eros ETD 7200 ou Snake 3100 - com vistas a simplificar o divisor e um amplificador de classe A/B de baixa potência)

tem os MB da protech de 600 rms, dizem que é 4 ohms!!!!!!

Postado em

Pois ser sim.

No caso do MB, não citei nem tanto pela impadância que eu sei agora que não dá certo, mas citei por causa da sensibilidade que é alta ( 12MB1P - 101 dB e 12MB3P - 100 dB). Daria para equiparar melhor com 4 Tornados, se fosse o caso.

tem os MB da protech de 600 rms, dizem que é 4 ohms!!!!!!
Postado em

não aconselho usar os 4 SDS pra SD3000...

o recomendado é sempre trabalhar com um headroon...

eu aconselharia você vender essa hurricane e trocar sua SD3000 por uma SD 5000 e tocar em 4 tornados, e usar o SD1000 pros pw5 de 12"... já tive esses pw5 e eles tocam muitooo.

Postado em

Claro que para 4 SDS o ideal seria um SD 5000, mas a questão é que o orçamento dele está apertado.

Sendo assim, acho que vale sim usar o SD 3000 e não será preciso aumentar o ganho para compensar, pois aí vem trazendo a distorção, que é extramente danoso.

Para ter um rendimento muito melhor do que o que tem hoje (02 tornados ou até mesmo wpu 1809) eu vou discordar de você porque a diferença de usar o SD 5000 ou o SD 3000, auditivamente será muito menor do que se ele por exemplo, ao invés de usar 4 SDS usa-se 04 WPU 1809, a qual o SD 3000, seria o ideal.

Vou logo dizendo para os apressadinhos que não peguei a ficha técnica de cada um, portanto não verifiquei se a sensibilidade (que seria um fator importante no cálculo do SPL e poderia ser decisivo na escolha, se o SPL fosse o motivo principal para a definição) de ambos tem uma grande diferença e nem qual seria a maior, mas se fosse eu e não vou muito pelo lado do SPL, iria escolher o falante com maior potência por causa do timbre e porque o SDS tem bom rendimento na rua.

Calculei aqui a contribuição da potência em relação ao SPL e veja o que deu:

Fator SPL em função da potência = 10 Log10 (Potência aplicada)

Para o SD 3000 => Fator = 10 Log (750) = 28,75061 dB

Para o SD 5000 => Fator = 10 Log (1250) = 30,9691 dB

Diferença de 2,21 dB, isso para 01 falante apenas.

Se considerarmos que iremos dobrar 02 vezes, seriam 2,21 + 3 + 3 = 8,21 dB

Algumas pessoas dizem que para você perceber que o som dobrou, é necessário que aumente cerca de 10 dB. Nesse caso não chegaremos a essa meta.

não aconselho usar os 4 SDS pra SD3000...

o recomendado é sempre trabalhar com um headroon...

eu aconselharia você vender essa hurricane e trocar sua SD3000 por uma SD 5000 e tocar em 4 tornados, e usar o SD1000 pros pw5 de 12"... já tive esses pw5 e eles tocam muitooo.

Postado em

Rapaz, aplicar menos potência que o AF suporta é mais prejudicial do que aplicar mais potência..

eu não faria nunca esse pecado de botar 4 SDS pra uma SD3000.. seria dinheiro jogado fora e um crime com os AF... mas cada qual faz o que acha melhor.. mas é só olhar por aew quem entende de sonorização profissional que verão que não sou o único que corroboro com esse pensamento.

Se dependesse de mim, ele trocava tudo aew e colocava 4 SDS 818 numa SD5000 em caixas mainfold.

Mas em fim.. é apenas mais uma humilde opnião, não tou querendo provocar polemica nem discussão.

Postado em

Com certeza se eu tivesse como, eu usaria 4 tornado 18 num sd5000 mas nao tenho como ate prq com mais modulo teria que colocar mais bateria, meu mega capacitor nao ia ser bom o suficiente teria que aumentar bitola do cabo e por ae vai é muito custo...e pra vende modulo de 1400 reais nao é facil aki onde moro...eu poderia vender o hurricane tambem e comprar o sd5000 mas vou ter tambem que vender os WPU e bota mais um poko pra compra mais dois tornados...ia ser um baita dilema e ainda por cima como iria tocar cornetas e supers sem módulo?? teria que comprar mais um módulo aheuaheuaheau e se ja nao bastasse vender os pw5a 15 e comprar uns 4 de 12 pra acompanhar... Complicado.

Derepente eu vendo os tornados e compra uns snake hpx3180 e uns pw e deu pa bola...To desanimando jah...quando o kara pensa que ta tudo pronto, dai eu vejo que nao sei m*** nenhuma aheaehauehau.

Abraços pessoal voces tao me dando ótima ajuda.

Postado em

Entendo... mas som é isso.. não dá pra empurrar AF em amplificadores e querer um ótimo rendimento não...

O ideal era vc ter um amplificador pra cada via.. tipo assim:

Via de Graves/Sub graves

Via de Médio Graves

Via de Médios e Agudos ~ de preferência um de classe AB pois o THD é menor

e pra cada amplificador usar AF de um tipo só.

põe tudo o que você tem num papel.. e começa a planejar projetos nesse estilo aew.. e vê qual ficaria melhor pra você.. não desanima não vei....

outra coisa.. seus pw5 são de 15"????

ficaria melhor se utilizasse de 12" pra médio grave, pois eles são criados com essa finalidade.. resposta mais plana nessa faixa de audio.

Postado em

Os meus ekips sao esses da uma olhada.

*2 tornado 18 1100rms 4ohms

*2 WPU 1809 4r 450rms

*2 Pw5A 15 4ohms

*1 sd3000

*1sd1000

1 Hurricane Dominator

4 d250x

2 st350

1 pionner p1y

1 megacapacitor 6 farad db link

1 megacapacitor 4 farad db link

1 crossover megacharge 4vias

Cabeamento 35mm alimentaçao

cabos RCA Stetsom OFC

2 baterias de 150 amp da impact + 1 90 na frente. todas com disjuntores de 200amp.

Carro: Saveiro G3 com dois alternadores de 120 amp.

Se tiverem mais alguma sugestão agradeço ^^

Postado em

Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.

Eu sei bem é o fato da gente comprar e achar e tem alguma coisa e não na hora, está bem longe do que se deseja.

Você tem de traçar um objetivo e buscá-lo.

É fato de teria que vender algumas coisas e ir arrumando o som devagar.

HPX3180, pode ser uma boa, mas aí vem o dilema de ter o SD 3000. Nesse caso só seriam 02 HPX, que são bem carinhos.

Resumo: 4 SDS, de preferência usados, ainda seriam a opção com melhor rendimento, desde que consiga uma boa grana com as vendas dos demais itens, pode comprar médios de baixo custo.

Com certeza se eu tivesse como, eu usaria 4 tornado 18 num sd5000 mas nao tenho como ate prq com mais modulo teria que colocar mais bateria, meu mega capacitor nao ia ser bom o suficiente teria que aumentar bitola do cabo e por ae vai é muito custo...e pra vende modulo de 1400 reais nao é facil aki onde moro...eu poderia vender o hurricane tambem e comprar o sd5000 mas vou ter tambem que vender os WPU e bota mais um poko pra compra mais dois tornados...ia ser um baita dilema e ainda por cima como iria tocar cornetas e supers sem módulo?? teria que comprar mais um módulo aheuaheuaheau e se ja nao bastasse vender os pw5a 15 e comprar uns 4 de 12 pra acompanhar... Complicado.

Derepente eu vendo os tornados e compra uns snake hpx3180 e uns pw e deu pa bola...To desanimando jah...quando o kara pensa que ta tudo pronto, dai eu vejo que nao sei m*** nenhuma aheaehauehau.

Postado em

Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.

Eu sei bem é o fato da gente comprar e achar e tem alguma coisa e não na hora, está bem longe do que se deseja.

Você tem de traçar um objetivo e buscá-lo.

É fato de teria que vender algumas coisas e ir arrumando o som devagar.

HPX3180, pode ser uma boa, mas aí vem o dilema de ter o SD 3000. Nesse caso só seriam 02 HPX, que são bem carinhos.

Resumo: 4 SDS, de preferência usados, ainda seriam a opção com melhor rendimento, desde que consiga uma boa grana com as vendas dos demais itens, pode comprar médios de baixo custo.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...