Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

[PROJETO] Sub Graves Extremos com 1 de 10"

Recommended Posts

E aí guto!! td bom!?

 

Em breve eu vou estar iniciando ai aquele meu projeto que comentei só estou esperando sair um alvará $$$ pra poder comprar a chapa de MDF.....

 

Agora me diz uma coisa, qual dessas você acha que ficaria melhor ...todas elas tem a linha de 3 metros de comprimento.

 

1º-essa é a mais simples com apenas uma divisão e falante fica com uma parte "pra fora"por causa da altura dele que é quase 25 centimetros:

 

81694169.pngw898.png

 

2º-essa já é um pouco mais complicada, tem duas divisões e o final da linha fica para trás e o falante com uma parte "para fora" igual a primeira por causa da altura dele:

 

80987269.th.png

 

3º(MINHA PREFERIDA)-essa o falante fica pra dentro o final da linha sai na frente da caixa.....porém eu tenho duvida se isso(o espaço criado pra abrigar o falante dentro da caixa) não vai alterar a resposta da caixa significativamente:

 

97728065.th.png

 

 

 

Abraço a todos,e obrigado pela ajuda também desde já!!!......e em breve apareço por aqui com boas novidades!!!

 

Faz a terceira caixa mesmo! Já quanto ao espaço, tenta fazer aquela área no fundo do falante seguindo a abertura de toda linha! no caso, 1SD acredito eu! Dá pra fazer numa boa... e como o duto vai estar 'soprando' pra frente, vai ficar beeem interessante o brinquedinho!

 

mas como o subsonic falou, eu botaria granito nessa caixa, sem brincadeira nenhuma! Nem que seja uma bela pedra de granito em cima (pra fazer tipo um "centro", uma mesinha) beem pesada... ou alguma parte dela pregada no chão, sei lá! É muito SPL pra pouco peso em madeira! =P rsrsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Faz a terceira caixa mesmo! Já quanto ao espaço, tenta fazer aquela área no fundo do falante seguindo a abertura de toda linha! no caso, 1SD acredito eu! Dá pra fazer numa boa... e como o duto vai estar 'soprando' pra frente, vai ficar beeem interessante o brinquedinho!

 

mas como o subsonic falou, eu botaria granito nessa caixa, sem brincadeira nenhuma! Nem que seja uma bela pedra de granito em cima (pra fazer tipo um "centro", uma mesinha) beem pesada... ou alguma parte dela pregada no chão, sei lá! É muito SPL pra pouco peso em madeira! =P rsrsrsrs

 

opa bloom......então cara não tem como fazer a terceira sem alterar ali a abertura da linha,porque a linha tem a abertura de 13.3 centimetros e falante tem quase 25 cm de altura aí pra manter a linha com a medida certa (1SD) eu tenho que fazer aquele aro ou bafle bem alto como na 1º e na 2º caixa pra que o falante caiba eu vou fazer outro desenho aqui no sketchup pra mostrar como ela ficaria do jeito que você falou.

 

quanto ao que o subsonic falou eu ainda estou pensando!!! [""] :pirou: ....mais é mais provavel que eu fixe ela de alguma outra forma mesmo sabendo que esse sub pesa uns 30 KG +ou- e a caixa deve ficar com +ou- esse peso também.

 

ela ficaria assim do jeito que você falou.......não teria como fazer diferente sem alterar o tamanho do inicio da linha....

 

76134803.th.png

 

 

obrigado aí pela opinião,são sempre bem vindas!!!

abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E quanto à usar o sub invertido? tenho um 9515 e a solução que encontrei foi essa! [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

achei estranho essa ''entrada'' do sub assim, como faria ela? tambem acho que o sub invertido ficaria melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim usar o sub invertido é uma opção, mais aí eu sou obrigado a colocar ele nessa mesma parede da caixa que eu iria colocar ele nesse ultimo desenho que eu postei....

 

Outra coisa é que a estética da caixa não ficaria a mesma,mais só por causa da parede em que o sub seria colocado,que não seria a da frente né,fora isso colocar ele invertido ficaria lindo,porque ele é bem bonito!!.....o único problema pra mim seria isso.

 

obrigado abraço!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu deixaria o sub em posição normal, começando a linha por 1,7 Sd e terminando em 1SD

 

faria a linha com 30cm de altura constante e a configuração de labirinto do desenho (eu conferi no site da MTX e CABE o sub ali!)

 

as medidas se referem à largura do duto para uma altura de 30cm, começando a linha com 1,7 SD, dobrando para 1,47, depois 1,24 e finalmente 1 Sd

 

MDF de NO MIIINIMO 25mm, e no baffle frontal (onde o sub se fixa) eu faria com 25mm+15mm colados e bem fixos!

 

o projeto básico seria esse (não é proporcional nem realista! fiz no paint, to no trampo e sem sketchup, mas dá pra entender)

 

24pkm8l.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu deixaria o sub em posição normal, começando a linha por 1,7 Sd e terminando em 1SD

 

faria a linha com 30cm de altura constante e a configuração de labirinto do desenho (eu conferi no site da MTX e CABE o sub ali!)

 

as medidas se referem à largura do duto para uma altura de 30cm, começando a linha com 1,7 SD, dobrando para 1,47, depois 1,24 e finalmente 1 Sd

 

MDF de NO MIIINIMO 25mm, e no baffle frontal (onde o sub se fixa) eu faria com 25mm+15mm colados e bem fixos!

 

o projeto básico seria esse (não é proporcional nem realista! fiz no paint, to no trampo e sem sketchup, mas dá pra entender)

 

24pkm8l.jpg

 

 

E aí sub sonic,blz!?

 

bom cara boa idéia a sua....fiz ela no sketchup desse jeito que você desenhou aí só que eu to achando que tem alguma coisa errada nela nesse desenho que eu fiz .... da a impressão que a linha não tem os 3 metros,mesmo com as medidas aparentemente corretas.....deem uma olhada aí no desenho pra verem o que acham.

 

imagemgwc.th.png

 

se vocês quiserem tento colocar aqui também o arquivo do projeto depois.

 

um abraço e obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E aí sub sonic,blz!?

 

bom cara boa idéia a sua....fiz ela no sketchup desse jeito que você desenhou aí só que eu to achando que tem alguma coisa errada nela nesse desenho que eu fiz .... da a impressão que a linha não tem os 3 metros,mesmo com as medidas aparentemente corretas.....deem uma olhada aí no desenho pra verem o que acham.

 

imagemgwc.th.png

 

se vocês quiserem tento colocar aqui também o arquivo do projeto depois.

 

um abraço e obrigado pela ajuda!

 

 

cara, eu tbem fiz ela no sketchup e não gostei da "cara" dela! dai eu fiz outro projeto, eu fiz uma linha mais proxima da ideal, um tubo reto de 30cm de altura começando com 30cm de largura e terminando com 17,8, e fui recortando e dobrando esse chapa (só fiz o fundo), a configuração final me agradou muito!

 

lt2.jpg

 

qdo tiver mais tempo eu coloco todas as medidas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda quero tentar fazer uma LT... mas antes vou pedir muitas dicas para o subsonic, kleber e Guto.. rsrs..

 

 

A propósito.... Subsonic.. Lt para um Phanter de 10"... será que rola?

 

 

Abs...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei dessa ai que você fez subsonic!!!!

 

Fiz ela aqui também e gostei bastante!!!.....acho que vou fazer essa mesmo.Olha aí como ela ficou com as medidas:

 

imagemqcz.th.png

 

Valeu pela ajuda!!!Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gostei dessa ai que você fez subsonic!!!!

 

Fiz ela aqui também e gostei bastante!!!.....acho que vou fazer essa mesmo.Olha aí como ela ficou com as medidas:

 

imagemqcz.th.png

 

Valeu pela ajuda!!!Abraço

 

 

cara, ficou legal a sua!

 

mas faça a chapa central do labirinto am angulo! faça com que a primeira seção comece em 30,3 (como está) e termine em 24cm!

 

dessa forma vc faz com que a linha vá reduzindo progressivamente por toda a caixa, e não causa um "estrangulamento" repentino na curva, como está ocorrendo! o ideal seria que toda a linha fosse reduzindo suavemente!

 

repare no meu desenho que as paredes não são todas em angulo reto!

 

dá para fazer ainda melhor, mas eu ainda estou trabalhando na fórmula (maldita matemática)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cara, ficou legal a sua!

 

mas faça a chapa central do labirinto am angulo! faça com que a primeira seção comece em 30,3 (como está) e termine em 24cm!

 

dessa forma vc faz com que a linha vá reduzindo progressivamente por toda a caixa, e não causa um "estrangulamento" repentino na curva, como está ocorrendo! o ideal seria que toda a linha fosse reduzindo suavemente!

 

repare no meu desenho que as paredes não são todas em angulo reto!

 

dá para fazer ainda melhor, mas eu ainda estou trabalhando na fórmula (maldita matemática)

 

Legal sub...valeu pela dica,vo alterar ela aqui

 

obrigado!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lendo esse topico fiquei meio empolgando em fazer uma LT para um e2K de 15" que eu tenho guardado em casa....... :rolleyes:

 

O fods é o tamanho da caixa!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou pensando em fazer uma LT ou uma bandpass fudida pro meu subwoofer hahiaehIHEIa

 

Calma guto, não é na montana, é no carro do meu pai, e você está livre desse fardo :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tava fuçando no youtube e vi esse video gringo, o cara fez uma LT com falante de 5" eu acho, e toca bem ate

 

http://www.youtube.com/watch?v=Pd-I3KNzK1g...feature=related

 

Three Inches

 

 

3 polegadas!

 

Falante de computador praticamente =P

 

"That's what you listening to..."

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guto como fez para achar o Sd do sub?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SD é um dos parâmetros dos subs... Só olhar no manual, ou no site.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai galera !!!!

Bom já que o assunto voltol vou postar aqui algumas fotos da caixa que eu disse que ia fazer!!!!

Ficou pronta já faz um tempinho mais agora que eu to conseguindo mostra-la aqui!

 

essa ela já esta em acabamento:

 

dsc06177x.th.jpg

 

nessa foto tem uma régua junto da caixa para se ter uma noção do tamanho dela essa régua tem 1 metro:

 

dsc06179i.th.jpg

 

Aqui é uma foto para mostrar o baffle duplo:

 

dsc06187w.th.jpg

 

E por fim ela já pronta e envernizada para a não correr o risco de mofar a madeira(ela está com essa borracha E.V.A. na frente por que ela ainda naum vai ser usada então é pra naum entrar nenhum inseto!!!):

 

dsc06186i.th.jpg

 

Bom é isso ai gente qualquer duvida é só falar!!!!!

Abraço a todos e obrigado aqueles que me ajudaram!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...