Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

[[Rodrigo]]

[AJUDA] Iniciante

Recommended Posts

Postado em

Eai pessoal,

Seguinte cansei de mandar instalar o som do carro e sempre ficar pensando que poderia ter feito em casa e melhor do que um "profissional" e o melhor sem nada de custos.

Vamos la, estou com um Santana 89, sendo um carro antigo pretendo fazer toda fiação nova.

O mp3 é marca HBUSTER.

Ligarei em módulo com cabo RCA.

Entao vamos ao chicote:

Os fios referentes aos falantes já estão "excluidos" pois não usarei estes devido a ligação RCA.

Sobraram:

Fio vermelho: LIGO DIRETO NO POSITIVO DA BATERIA ????

Azul: ATÉ REMOTO DO MÓDULO???

Preto: TERRA LIGADO DIRETO NA LATARIA DO CARRO?

Amarelo: ???

Laranja: ???

Estou no caminho certo?

Devo usar fusível na ligação da bateria?

Que fio utilizar ???

Nunca instalei um rádio, sempre mandei fazer isto mas dessa vez estou decidido.

Ajuda ae pessoal com a ligação para não ter erro...

SE ESTIVER NO LOCAL ERRADO FAVOR MOVER

Postado em

Acho que tem varios topicos falando sobre isso, mas é mais ou menos isso que vc falou.

Vc pode usar cabos 1,5 e no cabo da bateria coloque um fusivel perto do mesmo. E ligue a cabo vermelho e amarelo nesse cabo que vem da bateria(positivo).

O azul é o remoto do modulo.

O Preto vc pode puxar o negativo da bateria ou pegar da lataria.

O laranja provavelmente é da iluminação do radio, exemplo, quando vc liga o farol do carro o radio diminui a intensidade luminosa do painel do mesmo.

Espero ter ajudado.

Postado em

como o amigo de cima disse, esta correto, normalmente hu vem c/ fusivel próprio, agora para vc colocar um no positivo proximo a bateria para alimentar o modulo a sua resistencia vai depender do modulo a ser usado que no caso vc ñ citou, o fio laranja é da iluminação sim, qdo vc acende o farol sem estar c/ o hu ligado ele acendera as luzes do hu para apenas vc saber onde se encontra os principais botões...

isole bem a fiação, estes carros mais antigos costumam dar interferencia principalmente no RCA e tb principalmente seu hu sendo um hbuster.

ao passar fiação do modulo para o porta-malas, passe cabos RCA de um lado do carro e fios de alimentação do outro.

Postado em
amarelo e vermelho positivo.

laranja ignição...

Se este fio não for ligado o rádio não terá iluminação é isto?

Este fio tem que ser ligado obrigatoriamente na ignição?

E se eu ligar direto no positivo, não vai acender a iluminação quando o rádio for ligado normalmente?

Postado em

Se este fio não for ligado o rádio não terá iluminação é isto?

Este fio tem que ser ligado obrigatoriamente na ignição?

E se eu ligar direto no positivo, não vai acender a iluminação quando o rádio for ligado normalmente?

se vc ligar direto no positivo o player ficará aceso o tempo todo, ñ importando se ele esta ligado ou ñ, as luzes ficarão acesas 24hr entende?

se ligar o fio laranja no fio da ignição as´luzes só se acenderão qdo vc ligar os farois, obviamente vai estar a noite então mesmo c/ o player desligado as luzes ficarão acesas pra vc "enxengar" onde ele esta.

esta é a função deste fio, pra deica-lo ligado direto no positivo eu aconselho a então ñ liga-lo a lugar algum, a desvantem é que a noite pra vc axar o botão "power" do player vc vai ter que acender a luz interna do carro e axa-lo.

Postado em
se vc ligar direto no positivo o player ficará aceso o tempo todo, ñ importando se ele esta ligado ou ñ, as luzes ficarão acesas 24hr entende?

se ligar o fio laranja no fio da ignição as´luzes só se acenderão qdo vc ligar os farois, obviamente vai estar a noite então mesmo c/ o player desligado as luzes ficarão acesas pra vc "enxengar" onde ele esta.

esta é a função deste fio, pra deica-lo ligado direto no positivo eu aconselho a então ñ liga-lo a lugar algum, a desvantem é que a noite pra vc axar o botão "power" do player vc vai ter que acender a luz interna do carro e axa-lo.

Agora ta entendido, se não for ligado não ficara o led do power aceso mas a iluminação funcionará normalmente quando o player for ligado.

Assim que conseguir um tempo farei a instalação.

Cabo do positivo e terra, 1,5mm está bom para fazer ligação direta somente para o rádio?

Com um fusível no positivo logo após a bateria correto?

Postado em

o calibre do fio use igual ao que vem no chicote original do player(hu) que ñ tera erro.

sobre o fusivel, como eu disse, se seu aparelho ja vem c/ fusivel, como a maioria, ñ tem necessidade de vc colocar outro, se ñ vem coloca um de 10a que é o que vem normalmente nos cd players, ou em caso de duvida no manual deve falar qual fusivel usar.

Postado em

Em um Kenwood que usava o cabo de iluminação servia para diminuir a intensidade luminosa do player quando era a noite.

Se ligar o cabo laranja na ignição, sempre que ligar o carro ele vai acender as luzes. Para acender somente quando ligar os farois vc deve pegar algum sinal de luz(por exemplo do painel). Assim ele irá ligar somente as luzes quando vc acender os farois.

O que vem no manual é que o cabo vermelho fique ligado na ignição, pois assim o radio somente irá ligar quando vc der o sinal da ignição. Isso é recomendavel em players com Bluetooth, pois se deixar ligado o vermelho e amarelo na bateria, o player vai ficar tentando buscar algum sinal do Bluetooth até quando o carro estiver desligado.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...