Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

bm.duque

Módulo queimou direto.

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal.

Hoje meu hbm2200, fumacou. uso ele pra puxar minha parte de voz ( 2over de 10 + 4 d250x + 2st200)

Gostaria de saber se alguém sabe o que pode ter acontecido.

ELe queimou direto, não armou o disjuntor, não queimou fusível, não entrou em modo de proteção.....

Se alguém poder dar uma ajuda, ficarei grato.

Valeu a todos aew.

Postado em

Em rápida pesquisa verifiquei quw não se trata do primeiro caso:

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.a...446&nrpag=2

E o estranho nesse link, que o fabricante não descreve a proteção:

http://autoforum.com.br/lofiversion/index.php/t73831.html

Se é uma característica ou especificação que faz parte de qualquer item de uma fabricante sério, então o mesmo faria questão de citar.

A meu ver isso indica um forte indício de um equipamento não recomendado.

Eu não compraria de forma alguma.

Postado em

O HBM tem sério problema com o circuito de controle da fonte. Ou seja, o que fumaceou é o CI, que pode ser substituído pelo TL494 SMD. Só que, quando fuma, costuma queimar alguns transístores SMD também, tem que levar num bom técnico. Já peguei um com muita trilha levantada, PT na fonte mesmo.

Postado em
O HBM tem sério problema com o circuito de controle da fonte. Ou seja, o que fumaceou é o CI, que pode ser substituído pelo TL494 SMD. Só que, quando fuma, costuma queimar alguns transístores SMD também, tem que levar num bom técnico. Já peguei um com muita trilha levantada, PT na fonte mesmo.

Mas será que tem solução??? vale a pena consertar?? gasta muito??

O que faz acontecer isso, módulo fraco, instalação, aquecimento.....?

Postado em
Em rápida pesquisa verifiquei quw não se trata do primeiro caso:

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.a...446&nrpag=2

E o estranho nesse link, que o fabricante não descreve a proteção:

http://autoforum.com.br/lofiversion/index.php/t73831.html

Se é uma característica ou especificação que faz parte de qualquer item de uma fabricante sério, então o mesmo faria questão de citar.

A meu ver isso indica um forte indício de um equipamento não recomendado.

Eu não compraria de forma alguma.

Ele tem uma proteção lá, que uma vez foi acionada e desligou o módulo. deixando ele só em proteção. acho q foi pq aqueceu. pq eu dei uma esfriada nele. ai depois de um tempo ele voltou a funcionar.

Hoje num teve nem conversa, foi queimando direto...

Postado em

Pessoal,

levei pra consertar. O cara disse que era problema na fonte. que provavelmente foi instalação.....

Como foi eu mesmo que instalei, fiquei meio desconfiado do que ele falou.

Mas e ai pessoal, será que minha instalação tá errada mesmo?? segurou 2 meses sem da bronca.

Ou será que o módulo num presta?

Acho q num to colocando muita coisa nele nao, pelo menos pros téoricos 800rms que ele prometo, to usando 300 em um canal e ~400 (cornetas+sts)

Valeu

Postado em
vai da impedancia resultante dos falantes que voce instalou!!

Abraço!!

Em relação a isso, tem que tá ok. a não ser que o modulo esteja trabalhando errado.

pq em um canal eu ligo 2 woofer de 4ohms em pararelo (resultando 2ohms)

e no outro eu coloquei 4driver + 2st a fiz uns calculos aki e ficou em 2... Ohms

O mais estranho que eu achei foi o disjuntor nao armar e o fusivel nao queimar...

Postado em

"outro eu coloquei 4driver + 2st a fiz uns calculos aki e ficou em 2... Ohms"

Aí que está.

Pode ser outra coisa, mas impedância pode ter gerado o problema, como o colega levantou.

Se tivesse feito a divisão de frequência correta não teria esse problema de impedância

4 Drv - se todos forem de 08 ohms e 2 Stw, também de 08 ohms, se o amplificador suporta impedância mínima de 02 ohms, na faixa de frequência que é comum aos 02 tipos de falantes, foi menor do que os 2 ohms, o que pode ter acarretado o problema.

Com a divisão correta, um falante não invade a faixa de frequência do outro, aliás, é esse o objetivo do Crossover,

Em relação a isso, tem que tá ok. a não ser que o modulo esteja trabalhando errado.

pq em um canal eu ligo 2 woofer de 4ohms em pararelo (resultando 2ohms)

e no outro eu coloquei 4driver + 2st a fiz uns calculos aki e ficou em 2... Ohms

O mais estranho que eu achei foi o disjuntor nao armar e o fusivel nao queimar...

Postado em

Eu fiz o seguinte...

4 d250x 8ohms + 2 st200 8ohms

(=) ->ligação em paralelo.

(--) -> ligação em série.

(dr 8ohms)--(dr 8ohms) / (dr 8ohms)--(dr 8ohms) / (st 8ohms)=(st 8ohms)

(dr 16ohms)=(dr 16ohms) / (st 4ohms)

(dr 8ohms)=(st 4ohms)

(8*4)/(8+4)

final= 2.6666ohms

Pelo meus calculos ficou assim.... num sei se tá correto isso.

"outro eu coloquei 4driver + 2st a fiz uns calculos aki e ficou em 2... Ohms"

Aí que está.

Pode ser outra coisa, mas impedância pode ter gerado o problema, como o colega levantou.

Se tivesse feito a divisão de frequência correta não teria esse problema de impedância

4 Drv - se todos forem de 08 ohms e 2 Stw, também de 08 ohms, se o amplificador suporta impedância mínima de 02 ohms, na faixa de frequência que é comum aos 02 tipos de falantes, foi menor do que os 2 ohms, o que pode ter acarretado o problema.

Com a divisão correta, um falante não invade a faixa de frequência do outro, aliás, é esse o objetivo do Crossover,

Postado em

Eu nao entendi mto sua simbologia, mas...............

2,66ohms é possivel, e nao deu 2ohms como tinha dito, mas............

isso nao vai fazer diferença, pois esta certo, pois seu modulo a impedancia minima de entrada dele é 2Ohms..

Entaoooooooooo nao vejo mais nenhum problema..

Abraço!!!

Postado em
Eu nao entendi mto sua simbologia, mas...............

2,66ohms é possivel, e nao deu 2ohms como tinha dito, mas............

isso nao vai fazer diferença, pois esta certo, pois seu modulo a impedancia minima de entrada dele é 2Ohms..

Entaoooooooooo nao vejo mais nenhum problema..

Abraço!!!

eh que eu num coloquei de uma forma clara, tinha dito que era 2...ohms tentando dizer que era 2.alguma coisa :]

Mas então, consertei o módulo. o cara da assistencia disse que era pq ele em 2ohms esquentava muito. e queimou por causa disso.

tipo, um modulo que num aguenta 3h de som huahauhua eh fods neh. vou ver se coloco uns cooler pra ver se melhora.

ruim eh encontrar um modulo pra puxar tudo e casar a impendancia. :] ( e barato tbm neh?!)

flw

Postado em

tow passando pelo mesmo dilema, realmente o amplificador é muito problematico. O q uso, já foi pra assistência 3 vezes, não aguento mais, esquenta muitoooooo, vou ver se instalo cooler e ver se ele toca pelo menos umas 3hs sem pro prq não passa disso. Estou usando em tri-mode 2 woofers de 8Ohm em paralelo no bridge a 4Ohm e 1 ccorneta + 1 tw em cada canal stereo a 4Ohm, pliguei pra central de atendimento e disseram q não tem problema na ligação, estou usando uma fonte que tá marcando 15v em média, e eles me falaram tbm q não tinha problemas prq o amplificador trabalha de 10,5v a 16v, vai entender. Acho que por isso saiu de linha.

Postado em
tow passando pelo mesmo dilema, realmente o amplificador é muito problematico. O q uso, já foi pra assistência 3 vezes, não aguento mais, esquenta muitoooooo, vou ver se instalo cooler e ver se ele toca pelo menos umas 3hs sem pro prq não passa disso. Estou usando em tri-mode 2 woofers de 8Ohm em paralelo no bridge a 4Ohm e 1 ccorneta + 1 tw em cada canal stereo a 4Ohm, pliguei pra central de atendimento e disseram q não tem problema na ligação, estou usando uma fonte que tá marcando 15v em média, e eles me falaram tbm q não tinha problemas prq o amplificador trabalha de 10,5v a 16v, vai entender. Acho que por isso saiu de linha.

É infelizmente meu módulo num aguenta nada. parar pq tocou 2h <_<

acho q vou pegar um piramid mesmo. pelo que eu pesquisei vai tocar bem e nao custa tao caro.

Se alguem tiver mais alguma sugestao, responde ai...

valeu

Postado em
eh que eu num coloquei de uma forma clara, tinha dito que era 2...ohms tentando dizer que era 2.alguma coisa :]

Mas então, consertei o módulo. o cara da assistencia disse que era pq ele em 2ohms esquentava muito. e queimou por causa disso.

tipo, um modulo que num aguenta 3h de som huahauhua eh fods neh. vou ver se coloco uns cooler pra ver se melhora.

ruim eh encontrar um modulo pra puxar tudo e casar a impendancia. :] ( e barato tbm neh?!)

flw

Se encontrar me fala tb, q eu vou revender iUAHiuHAiuAHiUAh

é o sonho de qqr pessoa....

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...