Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Abreu

Mitos do sub-grave

Recommended Posts

Kleber já sabe quem vai querer a unidade número 001 né? abs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ainda não, tô terminando de montar a sétima versão do sensor de movimento (tô terminando faz um mês... tá fo** de tempo... hehehehehe). E tô esperando a cotação do fabricante de neodímio chegar, o primeiro protótipo vai com conjunto magnético comum, mas pra fabricação não vai dar... Assim que a parte eletrônica tiver 100%, a mecânica sai bem rápido, pois já está toda projetada.

Bem, quanto ao SPL... Meu projeto pra primeira versão é deslocar 16mm totais a 20Hz (8mm de xmax). Ou seja, SPL maior que muitas opções do mercado. Espero fazer isto com menos de 200W RMS, aí vai depender da parte mecânica. Vale lembrar que não é uma coisa tão "acústica" e imprecisa quanto um subwoofer comum... é basicamente um pistão cujo movimento é comandado por um circuito eletrônico complexo, que garante a precisão nos movimentos, por isto dá pra trabalhar de forma tão previsível.

Kleber pelo que li o funcionamento é como os servo motores que usam um drive, ou inversor

O sub-woofer que esta fazendo vai precisar de um drive. também para tocar?

Compartilhar este post

Link para o post

Um dos servos mais famoso e, infelizmente, não é mais fabricado:

kerrishairtrial013.jpg

kerrishairtrial017.jpg

Há alguns meses to a procura de um e nada hehe..

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, essa tequila prata esta te trazendo problemas!

Comeca a beber a ouro URGENTE! =P

Entao, se vc fizesse um sistema baseado no pistao de uma moto, nao daria certo?

O cone seria movimentado por uma biela que por sua vez seria conectada um um eixo tipo um vira-brequim e um motor eletrico.

Variando a rotacao do motor, vc varia a frequencia.

Isso permite um contrele 100% eficaz, mas se eh musical, eu nao sei!

De uma olhada nessa animacao para ver se gera alguma ideia:

http://static.hsw.com.br/gif/engine-animation.gif

Abracos.

vixe... desse jeito, todas essas "conexões" iriam fazer mais barulho que o proprio Sub! eu acho.. lembrando q 60Hz se equivale a 3600RPM, o que não é baixo!

Kleber...

MUITO legal o projeto! eu pesquisei sobre servosubwoofers e servodrivers, e achei o conceito bem interessante, esse sensor de movimento tem q ter, obrigatoriamenteo uma frequencia real de no mínimo 44,1KHz, mas creio q esse aparato deva girar na escala dos MHz... seu sensor de movimento seria baseado em que? laser? tipo uma trena laser q mostra onde o cone está baseado em um ponto fixo (carcaça do falante)

agora... uma coisa q eu não entendi é como esse circuito faz o controle do cone, daria pra explicar? tá... eu entendi o conceito, mas na prática, no mundo físico, qual dispositivo permite que o circuito que "leu" a posição do cone interfira no seu reposicionamento?

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ser tipo um régua de medição "sistema de medição linear absoluto"

aqui tem um link de um fabricante muito conhecido

http://www.heidenhain.com/index.php?WCMSGr...oup_479_177=582

Tipo o micro controlador "sabe" o tamanho total da régua ex: 50mm

ai nos 25mm ele marca como sendo o ponto zero e e fica indo e vindo como se fosse um programa de CNC. fazendo um desbaste.

Eu acredito que deve funcionar assim. aguarda o kleber tb to curioso

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber pelo que li o funcionamento é como os servo motores que usam um drive, ou inversor

O sub-woofer que esta fazendo vai precisar de um drive. também para tocar?

Sim, por isto ele não depende de um amplificador... Entra o sinal no processador, e de lá, já sai devidamente amplificado para controlar a bobina do sub.

Compartilhar este post

Link para o post
MUITO legal o projeto! eu pesquisei sobre servosubwoofers e servodrivers, e achei o conceito bem interessante, esse sensor de movimento tem q ter, obrigatoriamenteo uma frequencia real de no mínimo 44,1KHz, mas creio q esse aparato deva girar na escala dos MHz... seu sensor de movimento seria baseado em que? laser? tipo uma trena laser q mostra onde o cone está baseado em um ponto fixo (carcaça do falante)

agora... uma coisa q eu não entendi é como esse circuito faz o controle do cone, daria pra explicar? tá... eu entendi o conceito, mas na prática, no mundo físico, qual dispositivo permite que o circuito que "leu" a posição do cone interfira no seu reposicionamento?

Então... não posso entrar muito em detalhes, pois ainda não dei entrada no processo de patente. Mas é algo simples até. Não há amostragem, o circuito é todo no domínio analógico. Basicamente o sensor mede o tempo todo qual é sua distância até o cone (o sensor fica fixo), como se fosse um daqueles sensores de estacionamento... No sensor eu deixo setado qual é o ponto zero (o ponto onde o cone está em repouso) e, a partir daí, ele vai saber exatamente onde o cone está. Este sinl é enviado a um comparador lógico, que determina se o sinal aplicado deverá ter maior intensidade (ou seja, o cone está num ponto anterior a onde deveria estar), menor intensidade (o cone está na posição correta e precisa apenas ser mantido, ou está prestes a sair da posição ideal), ou mesmo se o sinal será invertido para desacelerar, parar ou mesmo retornar o cone para a posição certa.

Ou seja, o movimento do cone é, basicamente, a CÓPIA do sinal a ele aplicado (cuja perfeição depende da velocidade do conjunto motor). Este é o princípio de qualquer servo do mercado, sendo que eles medem a aceleração para determinar a posição do cone, enquanto eu meço a posição de forma direta, o que reduz MUITO o custo.

Compartilhar este post

Link para o post

caraca! isso é MUUUUIIIITOOOO legal! REALMENTE interessante... e complexo! rsrs..

alem de baixar custo acho q seu sistema permite maior controle do cone, ele realmente "coloca" o cone onde deveria, e não "joga" como com acelerômetro!

legal, mesmo Kleber! se precisar de beta tester pra protótipos, conta comigo! hehehhehe

Compartilhar este post

Link para o post

Ô loco meu!!

Esse Linkwitz parece ser a bala de prata. Alguem tem experiencia com isso em carro e com subwoofers de mercado (tipo JL, NAR) ?

Bacana o assunto. Acompanhando...

Compartilhar este post

Link para o post
Deve ser tipo um régua de medição "sistema de medição linear absoluto"

aqui tem um link de um fabricante muito conhecido

http://www.heidenhain.com/index.php?WCMSGr...oup_479_177=582

Tipo o micro controlador "sabe" o tamanho total da régua ex: 50mm

ai nos 25mm ele marca como sendo o ponto zero e e fica indo e vindo como se fosse um programa de CNC. fazendo um desbaste.

Eu acredito que deve funcionar assim. aguarda o kleber tb to curioso

(off) estou com um motor de torno CNC dessa marca novo guardado aki em casa, recebi como "pagamento" de uma divida e não sei o que fazer com ele...

P.Q.P. Klebão, estou de cara com seu projeto de servosub! me lembro de vc comentando esse projeto de sub há varios anos aqui no forum, mas ja tinha me esquecido!

Desejo há você toda a sorte nesse projeto!

Compartilhar este post

Link para o post

Peerless Extra Long Stroke Sub

Thick Nomex fiber cone

Cast frame

Works well with 830548 passive in 40 liters

Big roll rubber surround

308mm Ø flange

278mm Ø cut out

126mm depth

Znom 8 ohm

Re 3.5 ohm

Le 4.2 mH

fs 17.8 Hz

Qms 3.76

Qes 0.22

Qts 0.21

Mms 172.3 g

Cms 0.46 mm/N

Sd 462 cm2

BL 17.6 N/A

Vas 136.8 ltrs

Xmax 12.5 mm peak

Voice Coil Ø 51 mm

Sensitivity

2.83V / 1m 90.6 dB

Power (IEC) 250 W

Magnet weight 2.42 kg

Bonito esses parametros

destaque para XMAX de 12mm c/ potencia de 250W e fs ainda menor que 20 Hz em um sub de 12"

Compartilhar este post

Link para o post
Ô loco meu!!

Esse Linkwitz parece ser a bala de prata. Alguem tem experiencia com isso em carro e com subwoofers de mercado (tipo JL, NAR) ?

Bacana o assunto. Acompanhando...

Linkwitz transformer é exclusivamente pra caixas seladas. Dutadas não oferecem amortecimento ao cone abaixo da sintonia do duto, então meter um desses com uma daixa bass reflex é dar adeus antecipado ao sub, pois é uma espécie de equalizador, que compensa o roll-off da caixa, enviando mais potência quanto menor a frequência. Faz um sub em selada descer mais, porém isto não vem assim tão fácil: Exige amplificador... sem pelo menos 6dB de folga sobre a potência de "trabalho" (não a máxima, pois raramente alguém chega perto da máxima potência em um sistema hi-fi) o risco é maior que o benefício.

Compartilhar este post

Link para o post
Linkwitz transformer é exclusivamente pra caixas seladas. Dutadas não oferecem amortecimento ao cone abaixo da sintonia do duto, então meter um desses com uma daixa bass reflex é dar adeus antecipado ao sub, pois é uma espécie de equalizador, que compensa o roll-off da caixa, enviando mais potência quanto menor a frequência. Faz um sub em selada descer mais, porém isto não vem assim tão fácil: Exige amplificador... sem pelo menos 6dB de folga sobre a potência de "trabalho" (não a máxima, pois raramente alguém chega perto da máxima potência em um sistema hi-fi) o risco é maior que o benefício.

Um filtro LP 6 db/8 20Hz não é quase a mesma coisa? Ou pelo menos uma solução barata com a mesma finalidade...

Compartilhar este post

Link para o post

aee galera blz? sou novato aki no forum talvez vcs poderiam me sanar algumas duvidas.

estou montando meu som aos poucos ( pobre e fo** rsrs ).... tenhu um toca cd pioneer 5150UB, 2 kits da MTX um de 06 e outro de 05 polegadas e cada kit tem 240 rms ligados cada kit em um canal separado da roadstar power two e tb tenhu 2 selenium st350 ligados em um canal sepeparado tb eo som ta todo nas portas da frente... pretendo por outro kit nas portas depois... agora comprei 2 w308 e ja to com um caxote q o cara da loja do som fez pra mim fico em 52L duto de 4 por 30cm , compensado de 15mmn, os subs ficarao virados para cima , estou esperando a 1600D chegar pra ligar o grave e tb vo por uma bateria de caminhao de 170A ,bom meu som e este aii e tem um amigo meu q esta falando q o som dele humilha o meu , q os w308 da pioneer sao lixos q o sub dele e melhor , ele tem 1 dakeles pioners antigos 800w , 6 6x9 da pioner dakeles antigas de 60 rms ( modelo 420w eu axo) 3 st200 da selenium , um toca cd antiguim da pioner e tocando numa x fiter 4800, escutei o som dele n e ruim mas e tudo coisa antiga usada i ele fica falandoq o pioneer 800 dele e top q humilha os novos w308 q eles sao lixos q o meu som nao vai prestar pow meu som e mesmo assim pior q o dele?

1 - O cara fala tanto mal dos w308 q sao lixos q o pioner 800w dele e tao melhor isso e verdade? pioneer 800 humilha os 1400?

2 - ele desmerece tanto o meu som e diz q o dele e top a bate como se tivesee 2 de 12 e talz tipo o cara n tem humildade

3 - vcs q intendem de som pode me dizer c o som dele e isos tudo mesmo? 1 pioneer 800 , toca cd antigo da pioner 6x9 das antigas 420w , bateria original do carro e uma x filter 4800... obrigado a todos q puderem me ajudar

Compartilhar este post

Link para o post

aee galera blz? sou novato aki no forum talvez vcs poderiam me sanar algumas duvidas.

estou montando meu som aos poucos ( pobre e fo** rsrs ).... tenhu um toca cd pioneer 5150UB, 2 kits da MTX um de 06 e outro de 05 polegadas e cada kit tem 240 rms ligados cada kit em um canal separado da roadstar power two e tb tenhu 2 selenium st350 ligados em um canal sepeparado tb eo som ta todo nas portas da frente... pretendo por outro kit nas portas depois... agora comprei 2 w308 e ja to com um caxote q o cara da loja do som fez pra mim fico em 52L duto de 4 por 30cm , compensado de 15mmn, os subs ficarao virados para cima , estou esperando a 1600D chegar pra ligar o grave e tb vo por uma bateria de caminhao de 170A ,bom meu som e este aii e tem um amigo meu q esta falando q o som dele humilha o meu , q os w308 da pioneer sao lixos q o sub dele e melhor , ele tem 1 dakeles pioners antigos 800w , 6 6x9 da pioner dakeles antigas de 60 rms ( modelo 420w eu axo) 3 st200 da selenium , um toca cd antiguim da pioner e tocando numa x fiter 4800, escutei o som dele n e ruim mas e tudo coisa antiga usada i ele fica falandoq o pioneer 800 dele e top q humilha os novos w308 q eles sao lixos q o meu som nao vai prestar pow meu som e mesmo assim pior q o dele?

1 - O cara fala tanto mal dos w308 q sao lixos q o pioner 800w dele e tao melhor isso e verdade? pioneer 800 humilha os 1400?

2 - ele desmerece tanto o meu som e diz q o dele e top a bate como se tivesee 2 de 12 e talz tipo o cara n tem humildade

3 - vcs q intendem de som pode me dizer c o som dele e isos tudo mesmo? 1 pioneer 800 , toca cd antigo da pioner 6x9 das antigas 420w , bateria original do carro e uma x filter 4800... obrigado a todos q puderem me ajudar

Velho eu acho que voce postou no lugar errado :vts

* Primeiro: Entre na Categoria Geral ou Trio Elétrico.

* Segundo: Abra um Tópico Novo.

* Terceiro: Copia e cola isso que voce escreveu aqui.

Assim todos que mexem nesse tipo de som, irão ti ajudar.

Boa Sorte :legal:

Aproveitando, Kléber e o sub a quantas anda ?

http://www.diyaudio.com/forums/subwoofers/140741-servodrive-subwoofer-2.html

Editado por gustavorl

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando, Kléber e o sub a quantas anda ?

Ainda estou sem lugar pra trabalhar, mas jáa estou desencaixotando algumas coisas e trabalhando no quarto e na sala mesmo... A patroa tá chiando, mas paciência... hauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Estava vendo o link

http://www.diyaudio.com/forums/subwoofers/140741-servodrive-subwoofer-2.html

É um servo comum sem feedback de posição, o que facilita também a montagem

O problema é se ele fez apenas um controle de velocidade para ter as frequência como um movimento de uma biela em um virabrequim;

Vai estar usando o deslocamento máximo do cone desnecessariamente,

Se fazer com 1/2 volta com deslocamento de até 0° a 180° para cada lado fica melhor, vai controlar somente a ida e volta

Kleber se tu tiver esse drive e o servo motor a sua disposição fica ai a dica;

Corrigindo: ali parece não ter o encoder

Editado por Caluta

Compartilhar este post

Link para o post

Kramba, topico de maio de 2009!

Ah, no que deu seu projeto Kleber? Desistiu?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Desisti não... casei, ainda não terminei de construir, tá tudo encaixotado enquanto a casa não fica pronta, especialmente o "meu canto" de trabalho.

Só uma pausa mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

All, estou abrindo este topico para discutirmos de forma generica as melhores formas de se conseguir frequencias a baixo de 40Hz com a melhor eficiencia possivel.

Tenho tido dificuldades em alcançar tais frequencias por diversos fatores, alguns conhecidos outros não.

Recentemente montei um SQ no meu Troller e o resultado foi frustrante!

Usei um sub-woofer Focal 25A1 de 10" 200w RMS em um caixa de 38L dutada com sintonia em 38Hz amplificado pelo bridge de uma Alpine PDX4.100, com 200w RMS.

O rendimento do sub-woofer foi PÉSSIMO! Com os vidros abertos a pressão sonora era baixa, mas com os vidros fechados ele simplesmente sumia.

Para conseguir um resultado melhor, mas nem proximo ao ideal, tivemos que elevar a sintonia da caixa para 49Hz!!! Com isso o sub-woofer passou a "viver", e agora mesmo com os vidros fechados ele toca razoavelmente bem. Mas fiquei impressionado, nunca havia sintonizado um sub-woofer nessa frequencia tão alta! Mas o que fazer se mais baixo que isso o seu desempenho vai para o saco?

Pois bem, tenho notado que em se falando de automóveis não adianta usar sintonias muito baixas.

Com um Fosgate RFR 12" 1000w RMS, sub com FS em 24Hz, em uma caixa de 58 litros, com sintonia em 28Hz pressão sonora sumia. Elevando-a para 33Hz o grave era intenso e gostoso de ouvir.

Com um Kicker CVR 12" 400w RMS, FS em 26Hz, na mesma caixa, o mesmo rusultado. 28Hz a pressão sonora sumia. 33Hz sintonia ideal.

O carro era um Focus Hatch.

Estou um tanto enferrujado no assunto de som, mas isso se daria por quais motivos?

Seria relativo ao comprimento das ondas sonoras, muito longas nas baixas frequencias não tendo espaço para se formar?

Seria relativo a cada carro?

Seria relativo a potencia aplicada ou a área do cone do sub-woofer?

De uma forma genérica, qual uma sintonia correta para um sub-woofer de 10 e 12"?

Em resumo, qual a maneira correta de se ter um sub-woofer presente, gostoso de se ouvir, que não seja agressivo nem apagado, que preencha todo palco sonoro, que não fique preso na mala etc etc etc...

Estou reunindo informações para montar um bom som no Civic, mas a principio estou desistindo de sistemas com sub-woofer.

Infelizmente tudo que tenho ouvido até hoje não me agrada, chego a preferir o audio original do carro, apenas com seus 4 mid-bass xing-ling descendo até 35Hz com distorção de 50%.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Kramba, topico de maio de 2009!

Abraços.

É o topíco rendeu bem na época, assim como os agudos os subgraves merecem atenção especial.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...