Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

°º°º° ))) S.Q. GA.audio. ((( °º°º°

Recommended Posts

Pelo que entendi divide a área por quatro, além do quatro da fórmula. No caso seria 0,94 m².

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pelo que entendi divide a área por quatro, além do quatro da fórmula. No caso seria 0,94 m².

isso! meio chutometricamente da pra ter uma noção!

eu to tentando mergir as 2 formulas, de calculo de boca e calculo de garganta, mas seu pessimo de matematica básica! dpois vou ver se posto as 2 formulas aqui e explico oq eu quero pra galera da engenharia e outras ciencias exatas ai dar uma mão!

basicamente, quero usar as formulas de calculo de camara de compressão e garganta de corneta pra calcular ganho de manifold de forma mais precisa, mas pra isso tem q se criar uma nova formula, com a formula de boca, considerando uma corneta reta (area contínua) e comprimento=0, eliminando assim o ganho por comprimento da corneta, o ganho do manifold vem pelo dobro do Vd na msm camara, mas sem o ganho da corneta (siiiimmm da pra fazer corneta manifold... e eh um TESÃO, mas dificil bagarai de projetar!

Compartilhar este post

Link para o post
da até pra compartilhar as camaras! acho q isso melhoraria ainda mais o subgrave! algo assim:

mani18.jpg

ai tem-se o problema de uma "bocona" de ±50x50, que dá ganho na casa dos 50Hz (o que pode ser legal [¨] ) mas com relativamente pouca compressão... uma idéia meio abestalhada é colocar um baffle nessa boca, redondo, com a mesma área dos falantes... isso poderia ser interessante... ou não... hauehuaehuaeh

se eu tivesse como, testaria! hehe

no caso daquela caixa lá da hilux que postei é camara unica....

pra poder os dutos ficarem virados pra fora...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim da guto, e fica forte, um ganho bem significativo, fica como uma cornetada, só que com subgrave....

p.s.: o título do topico não teria que ser , sistema de qualiade?????

Compartilhar este post

Link para o post
p.s.: o título do topico não teria que ser , sistema de qualiade?????

uhauahauhaa eu errei e vc tb rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post
uhauahauhaa eu errei e vc tb rsrsrs

Mano o certo é um projeto de cualidade KKK..

Vamos deixar o tópico morrer nãoo, tem muita coisa boa aqui, e muito mais coisa pra ser explorada. Subsonic ta dando show hein.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
isso! meio chutometricamente da pra ter uma noção!

eu to tentando mergir as 2 formulas, de calculo de boca e calculo de garganta, mas seu pessimo de matematica básica! dpois vou ver se posto as 2 formulas aqui e explico oq eu quero pra galera da engenharia e outras ciencias exatas ai dar uma mão!

basicamente, quero usar as formulas de calculo de camara de compressão e garganta de corneta pra calcular ganho de manifold de forma mais precisa, mas pra isso tem q se criar uma nova formula, com a formula de boca, considerando uma corneta reta (area contínua) e comprimento=0, eliminando assim o ganho por comprimento da corneta, o ganho do manifold vem pelo dobro do Vd na msm camara, mas sem o ganho da corneta (siiiimmm da pra fazer corneta manifold... e eh um TESÃO, mas dificil bagarai de projetar!

Blz Subsonic, no que poder te ajudar eu ajudo, mais também queria que você me ajuda-sse no desenvolvimento daquele projeto que te enviei mp.

Edit.: No caso da caixa ficar na caçamba de um carro, seria dividido apenas por 2, já que só teriamos o ganho dá parte de baixo dá caçamba, ou as laterais e a capota influenciaria?

Outra coisa, se for seguindo esse teu calculo Subsonic, a idéia de se usar 2/3 do diâmetro de um falante pro outro estaria meio que errada, será que esse calculo não é relacionado a apenas 1 falante por vez, no caso se fosse pela conta que fiz anteriormente pra chegar a 50hz de Fg, onde precisariamos de 0,94cm de área caso fosse dividade por 4, não seria essa área pra cada falante, no caso dobrando-a já que são para 2 falantes?

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

seria um BP se tivesse uma sintonia ali naquela Boca ... Mas não tem !!! (se for simular aquela boca como sintonia , fica um LIXO a resposta de freq. na simulação !!!

A que eu tô usando seria um BP com sintonia do VB2 beeem alta !!! (coisa de 200hz) !

Compartilhar este post

Link para o post

OgAAABGoqSjJ6gsamTkxqIZ34MOs8ObdOGnoTlnbBxzwkzXjjUYW8FY_3i1Nm5MQiAW5RfefypvPcCzyfnl5ECSYL9sAm1T1UDwjX4wkOQVspPjgiviOakRQvKVR.jpg

tu que gosta de projetos diferentes, 04 de 18 + 04 de 12 + 08 d405 num gol

Compartilhar este post

Link para o post

poxa ... essa tipo de caixa ae eu escutei num campeonato aqui em SP !

tava num astra com 2 tornados de 18", e vou dizer que não tava lá essas coisas não ... Pode ser pq ele tinha corneta DEMAIS , mas não em agradou !!!

Mas colocar 4 de 18" num Gol é fo** rs !

Compartilhar este post

Link para o post

tenho do de quem ficou cortando as madeiras pra esse Gol. aja trabalho nisso ae!

e 8 D405? deve gritar mais do que deve!

Compartilhar este post

Link para o post
tenho do de quem ficou cortando as madeiras pra esse Gol. aja trabalho nisso ae!

e 8 D405? deve gritar mais do que deve!

nem fica isso tudo de gritaria não..... geralmente o som que é montado por aqui é com metade dos equips, ele só fez dobrar a quantidade..

esse gol é do filho do robsom, um dos maiores montadores daqui da cidade....

Compartilhar este post

Link para o post
poxa ... essa tipo de caixa ae eu escutei num campeonato aqui em SP !

tava num astra com 2 tornados de 18", e vou dizer que não tava lá essas coisas não ... Pode ser pq ele tinha corneta DEMAIS , mas não em agradou !!!

Mas colocar 4 de 18" num Gol é fo** rs !

Essa caixa q vc escutou (canhão dutada) comparada com a sua manifoid, qual vc acha q rende mais pelo o q ouviu? faz uma comapração aew dos sistemas se possivel!

Grato

Wandick Wagnner!

Compartilhar este post

Link para o post

Guto o desenho q tu portou a desse modelo de caixa já existe, olha aqui:

se tu procurar tu vai achar um video de um corsa com duas delas tocando forte, só q a do corsa é quadrada (como vc mostrou) n é nesse formato n.

E alem dessa caixa tb tem as EV T18 q são parecidas com essas.

http://www.poweralley.com/powerent/_borders/EV_T18_SUB.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Wandick , lá no dia do campeonato , pode ser que a caixa não estivesse montada bem , tem "N" coisas (mesmo bla bla bla que sempre falamos) , mas eu ainda prefiro minha caixa ...

único defeito da minha , que já estou pensando em arrumar , é que ela não SOBE freq. só toco Sub grave ... então tenho que fazer ela subir mais ... Mas se eu tive um par de 12" FORTE , com certeza absoluta eu nem mexeria mais na minha , pois ia ficar perfeito !!!

Ai cortava o sub em 80hz LP e os 12" 80hz HP ... ia ficar MONSTRO !

Compartilhar este post

Link para o post
Guto o desenho q tu portou a desse modelo de caixa já existe, olha aqui:

se tu procurar tu vai achar um video de um corsa com duas delas tocando forte, só q a do corsa é quadrada (como vc mostrou) n é nesse formato n.

E alem dessa caixa tb tem as EV T18 q são parecidas com essas.

http://www.poweralley.com/powerent/_borders/EV_T18_SUB.jpg

é parecida mesmo !

mas eu já abandonei de fazer esse projeto !!!

Tô pensando em outro ... tipo uma MTL ... mas simplificada sabe ??? pq a MTL é fo** ! complicada demais !

Compartilhar este post

Link para o post

faz um tempinho que estão fazendo essa caixa por aqui já....

ela fica com o efeito bem parecido com essa manifold que vc fez guto...

OAAAANZyR3UxTh3vcoeYsQISyZVrcpKcK0xOg74KKcOs7I2EHi26tkBCjeJqua7Ml7mTb0UZkC2EXtTal8I6dDKkujgAm1T1UFfWi_aplI_DlBo6EB3fJKgpv2AO.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

posso até estar falando besteira ... Mais ainda acho que deve ser melhor que a T18 Normal , pelo fato de não ter o giro de Fase de 180° que já foi comentado aqui no tópico !

mas como nem sempre se vive de teoria ... pode ser que eu esteja errado !

mas que é bunito é né ?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz uma caixa essa semana com esse efeito manifold pros meus wpu 1507, e tive um bom resultado comparado com a dutada que usava, grave muito mais forte, so que ainda falta sela consequentemente melhorando os graves.

Usando com subsonic em 40hz e low em 200hz.

caixawpu1507.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Eu fiz uma caixa essa semana com esse efeito manifold pros meus wpu 1507, e tive um bom resultado comparado com a dutada que usava, grave muito mais forte, so que ainda falta sela consequentemente melhorando os graves.

Usando com subsonic em 40hz e low em 200hz.

caixawpu1507.jpg

É era isso que eu queria saber, funcionou bem com falantes de 15".

Mais eai quantos litros vc uso e sintonizou em que freqüência

E a distancia usou aquela regra de 2/3 do tamanho do falante.

Compartilhar este post

Link para o post
É era isso que eu queria saber, funcionou bem com falantes de 15".

Mais eai quantos litros vc uso e sintonizou em que freqüência

E a distancia usou aquela regra de 2/3 do tamanho do falante.

Usei 59 litros totais para cada falante, sem desconto de duto e volume do falante, a camara do meio ficou com 62l pros dois falantes e a distância entre falantes ficou em 28cm, sintonizei em 60hz, e a caixa ficou com 181L totais.

Fiz pensando numa BP6, mas sem a madeira do meio, kkkkkkkkk, agora o controle de cone ficou muito melhor nela.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...