Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

°º°º° ))) S.Q. GA.audio. ((( °º°º°

Recommended Posts

Como eu gostaria de chegar a uma conclusão sobre o resultado da interação desse terceiro falante em relação aos outros dois realmente deve tocar mais que dutada nesse espaço visto que o acoplamento e a pressão extra diminui o volume necessário para cada falante... queria ver era isso no RTA de 40 a 160hz... Mas será que "toca mais" (e melhor) que 3 dutadas ou 3 band pass 6ta ordem considerando que existisse o espaço extra necessário?

P.S. Eu só tiraria 6 dos 8 drivers =)

OgAAAGdYBDdwcUMfjno4QeLzpEgoLLpgaM2uC6h30aTE5petV5MqR3AgtGI-uA4lsNcwU6dYbcEGfqEKU8BDhFJLgN4Am1T1UC4A_5V81JRJomIBBfdJfOSb4WMj.jpg

isso é uma SW4? não vai perder em nada no trio nem se comparado a picapes. sem contar que é so abrir a tampa! nada de empilhar nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu creio que na teoria se perca muito o efeito maniflod ai!, mas melhor que uma dutada fica!

mas eu não intendo bulhofas ainda sobre simulação entao não dou palpite! mas mesmo assiim 3 de 18" é dificil fazer feio neh.

acho que ai dava pra fazer uma BP, o sub sonic mesmo estava falando sobre a facilidade de transformar em BP. Mas teorias neh.

se eu tivese dinehiro, todo 6 meses eu mandava trocar a instalaçao no meu carro e ia so testando.

Compartilhar este post

Link para o post

o carro é uma SW4... usa conceito manifold que é o ganho gerado ali no meio.....

num existe a MTL-4? que é bem parecida... essa é com 3 alto falantes, só que ele botou uma camara unica.....

ele já tinha feito antes numa SW4 tb com 04 de 18, mais essa com 3 deve ter ficado bem melhor, pq ele só montando ela agora....

tico2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

SW4 com um sonzinho assim... hummm quase nada chato... quem sabe eu chegue la um dia!!!

quanto se toca mais ou nao nao sei... gostei do projeto do guto por ser diferenciado pelo menos aqui em SP... por tocar muito bem... por ser um trio sem corneta... visto que ele usa um drive TI porem cortado alto utilizando apenas o agudo do drive... ainda nao ouvi pessoalmente.. e nao posso dizer como esta tocando! no video nao da pra tirar muitas conclusoes... quando ouvir pessoalmente eu opino algo... pelo oque andei falando esse som ainda tem muito o que melhorar esteticamente... e conhecendo o guto logo logo ele meche no som de novo... como ja disse vir 4 x 18...

eu fiquei tentado em montar essa caixa... nao sei se com sub de 12' ficaria bom... e nao gostei da resposta em baixa... meu objetivo principal dia a dia... é SQPL o trio eh pra momentos de descontração com os amigos... entao quanto mais descer melhor...

PS. perceberam o tanto de informação que tem nesse topic? eu mesmo aprendi e vi mtaaaa coisa boa aqui!!! e gostei e peço POR FAVOR MAIS TOPICOS DESSES!! e claro PARABENS A TODOS QUE PARTICIPARAM E COLABORARAM com esse topico!

Abraços a todos!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Tem esse video que tem as caixas com 3 18"

NOVO PROJETO DE CAIXA DO TICO-SOM - FORTALEZA-CE - 02/05/2009

Compartilhar este post

Link para o post
eu creio que na teoria se perca muito o efeito maniflod ai!, mas melhor que uma dutada fica!

mas eu não intendo bulhofas ainda sobre simulação entao não dou palpite! mas mesmo assiim 3 de 18" é dificil fazer feio neh.

acho que ai dava pra fazer uma BP, o sub sonic mesmo estava falando sobre a facilidade de transformar em BP. Mas teorias neh.

se eu tivese dinehiro, todo 6 meses eu mandava trocar a instalaçao no meu carro e ia so testando.

não perde manifold não! pode ter interferencia de fase, mas manifold continua sendo!

LEMBREM-SE:

o conceito de manifold não se baseia no "encaramento" de falantes, e sim de mais de um falante "desenbocando" em um mesmo habitáculo!

lembram da MTL-2??? ela usa manifold, e os falantes estão "desencontrados", não se encaram! nem por isso ela deixa de usar o efeito manifold!

aqui um exemplo clássico de manifold:

caPzhKzHmRpkvaL.jpg

2 dutos coletores desembocando em uma única conexão que possui somente uma saída!

manifold é:

ENTRA POR VARIOS LUGARES E SÓ SAI POR UM!

simples assim!

o fato de usar "bunda a bunda" ou "cara-a-cara" indifere, sendo que bunda a bunda se tem uma redução na distorção harmonica, que ocorre justamente pela interação dos fluxos magnéticos, um terceiro fluxo, 90°, como na SW4, provavelmente aumenta a distorção, por tirar a simetria dos fluxos magnéticos!

cara a cara tbem se tem uma menor distorção harmonica que lado a lado, mas o efeito é menor, uma vez que os conjuntos magnéticos estão mais afastados!

OS 2 ULTIMOS PARAGRAFOS NÃO TEM NADA A VER COM MANIFOLD!!! manifold ou não, ao se posicionar falantes desse jeito se tem essa redução na distorção harmonica!

Compartilhar este post

Link para o post
o carro é uma SW4... usa conceito manifold que é o ganho gerado ali no meio.....

num existe a MTL-4? que é bem parecida... essa é com 3 alto falantes, só que ele botou uma camara unica.....

ele já tinha feito antes numa SW4 tb com 04 de 18, mais essa com 3 deve ter ficado bem melhor, pq ele só montando ela agora....

tico2.jpg

sou doido pra testar esse tipo de caixa assim ... acho que assim cabe 4 de 18" no carro !!!

vou estudar esse tipo de caixa pra ver se vale a pena

Compartilhar este post

Link para o post
não perde manifold não! pode ter interferencia de fase, mas manifold continua sendo!

LEMBREM-SE:

o conceito de manifold não se baseia no "encaramento" de falantes, e sim de mais de um falante "desenbocando" em um mesmo habitáculo!

lembram da MTL-2??? ela usa manifold, e os falantes estão "desencontrados", não se encaram! nem por isso ela deixa de usar o efeito manifold!

aqui um exemplo clássico de manifold:

caPzhKzHmRpkvaL.jpg

2 dutos coletores desembocando em uma única conexão que possui somente uma saída!

manifold é:

ENTRA POR VARIOS LUGARES E SÓ SAI POR UM!

simples assim!

o fato de usar "bunda a bunda" ou "cara-a-cara" indifere, sendo que bunda a bunda se tem uma redução na distorção harmonica, que ocorre justamente pela interação dos fluxos magnéticos, um terceiro fluxo, 90°, como na SW4, provavelmente aumenta a distorção, por tirar a simetria dos fluxos magnéticos!

cara a cara tbem se tem uma menor distorção harmonica que lado a lado, mas o efeito é menor, uma vez que os conjuntos magnéticos estão mais afastados!

OS 2 ULTIMOS PARAGRAFOS NÃO TEM NADA A VER COM MANIFOLD!!! manifold ou não, ao se posicionar falantes desse jeito se tem essa redução na distorção harmonica!

foi onde eu mais entendi sobre efeito manifold! muito bem explicado :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
sou doido pra testar esse tipo de caixa assim ... acho que assim cabe 4 de 18" no carro !!!

vou estudar esse tipo de caixa pra ver se vale a pena

se for pra aumentar o som, faz estilo aquela 3 de 18, pq ele só tá montando ela agora, com certeza deve estar tocando mais que essa com 04 de 18....

Compartilhar este post

Link para o post
se for pra aumentar o som, faz estilo aquela 3 de 18, pq ele só tá montando ela agora, com certeza deve estar tocando mais que essa com 04 de 18....

será?

nem todo projeto mais novo é imediatamente superior ao anterior! colocar os 3 falantes com o diafragma virados pra camara, com camaras mais generosas atras, com as carcaças la dentro, tirando-se subgrave dali, e aproveitando o bom deslocamento de cone pra pressionar no manifold, isso seria mais interessante, gerando uma caixa mais plana, com subgrave, E pancadão!

é oq eu ao menos tentaria

Compartilhar este post

Link para o post

hummmmmm ... vou pensar nesse projeto com carinho ... me interessou tentar tirar mais som rsrsrsrsrsrsrs

vamos ver se ($$$) consigo !

Compartilhar este post

Link para o post
será?

nem todo projeto mais novo é imediatamente superior ao anterior! colocar os 3 falantes com o diafragma virados pra camara, com camaras mais generosas atras, com as carcaças la dentro, tirando-se subgrave dali, e aproveitando o bom deslocamento de cone pra pressionar no manifold, isso seria mais interessante, gerando uma caixa mais plana, com subgrave, E pancadão!

é oq eu ao menos tentaria

Simplificando um pouco, seria no caso a troca dos falantes ao invez de ficarem com imã pra fora, ficaram normais, com o cone pra fora, tentando conseguir um bom subgrave no projeto da dutada, e o pancadão com o efeito manifold, seria por aí subsonic?

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

assim como o subsonic falo de interferencia magnetica dos falante

se fosse fazer essa com 3 falantes, os laterais deixava como estao ("bunda-bunda") e o "central" fazer com a "cara" virada pra frente

exemplo:

imagemode.th.jpg

haveria menos interferencia e possivelmente maior efeito ?

Compartilhar este post

Link para o post

da até pra compartilhar as camaras! acho q isso melhoraria ainda mais o subgrave! algo assim:

mani18.jpg

ai tem-se o problema de uma "bocona" de ±50x50, que dá ganho na casa dos 50Hz (o que pode ser legal [¨] ) mas com relativamente pouca compressão... uma idéia meio abestalhada é colocar um baffle nessa boca, redondo, com a mesma área dos falantes... isso poderia ser interessante... ou não... hauehuaehuaeh

se eu tivesse como, testaria! hehe

Compartilhar este post

Link para o post
da até pra compartilhar as camaras! acho q isso melhoraria ainda mais o subgrave! algo assim:

mani18.jpg

ai tem-se o problema de uma "bocona" de ±50x50, que dá ganho na casa dos 50Hz (o que pode ser legal [¨] ) mas com relativamente pouca compressão... uma idéia meio abestalhada é colocar um baffle nessa boca, redondo, com a mesma área dos falantes... isso poderia ser interessante... ou não... hauehuaehuaeh

se eu tivesse como, testaria! hehe

Pensei nisso daí Subsonic.

Mais como se faz esse calculo de área pra se descobrir a frequência?

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
assim como o subsonic falo de interferencia magnetica dos falante

se fosse fazer essa com 3 falantes, os laterais deixava como estao ("bunda-bunda") e o "central" fazer com a "cara" virada pra frente

exemplo:

imagemode.th.jpg

haveria menos interferencia e possivelmente maior efeito ?

Esse é o projeto ideal para quem tem pouco espaço.

Só olhando sem fazer muitos testes e simulação, tem jeito de ser o projeto que toque mais forte.

Desta forma evita o desequilibrio do campo tb.

Mais visto la na audiolist que a distancia de um sub ao outro deve ser de 2/3 da altura do sub para 2 e usando 3 como fica.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que ele flou de cabeça, pq ja deve ter feito muita simulação, essa frequencia, teorica, acredito so encontrala em simulaçoes.

Compartilhar este post

Link para o post
Pensei nisso daí Subsonic.

Mais como se faz esse calculo de área pra se descobrir a frequência?

Abraços

Charles Rafael

am.gif

mesma formula usada para calculo de boca de corneta... onde:

Am = área da boca (em m²)

Fg = frequencia mais baixa respondida pela corneta (no caso de manifold pode-se esperar o reforço justamente nessa frequencia)

c = velocidade do ar (344 m/s)

vc faz o cálculo, e pode dividir a área por 4, uma vez q com as difrações e reforços do ambiente, essa área diminui bastante! o resultado é aproximado, com uns 10Hz ai de margem pra frequencias abaixo dos 200Hz! nem sempre acontece o esperado, mas serve de base, ao menos pra se ter uma noção do resultado final!

Compartilhar este post

Link para o post

Erro de mais de 10% oO" Eta...

Mas interessante a fórmula =D Vou brincar com ela depois

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Erro de mais de 10% oO" Eta...

Mas interessante a fórmula =D Vou brincar com ela depois

[]'s

cara... é que isso é feito pra um sistema ideal! quando se tem a caixa flutuando no ar de CNTP, se usa essa formula, com a caixa apoiada no chão, já se pode dividir a área da boca por 2, quando se tem 2 planos (o chão e uma parede, ou 2 paredes, ou whatever), se divide por 4, quando se tem 3 planos (caixa no canto), pode dividir por 8...

isso pra vc ter uma idéia de como o cálculo é pouco preciso! quando se leva em consideração reforços por reflexão, a coisa é bem estimada mesmo! por isso que nenhum software consegue simular uma horn com a mesma precisão de uma caixa comum! até o material que recobre as paredes e planos de reflexão mudam o comportamento de toda a caixa!

no carro, a coisa fica mais fora de controle ainda! os planos são irregulares, tem a interação da ressonancia da cabine, MUITO mais variáveis pra se considerar... e dessa forma, a formula CERTAMENTE não pode ser tão simples!

mas pra aproximar, essa formula é útil, pelo menos não se faz td no puro empirismo, se tem um ponto de onde começar, sabendo mais ou menos o que esperar!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tópico ta de mais... muito bom esses projetos e as idéias!

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, se parte disto e vai regulando até ficar bom..

Ja que as explicações estão indo bem, esse lance de dupla sintonia (uma do manifold, outra dos dutos) Você acaba fabricando uma curva de resposta "somando" a curva dos dutos com a do manifold? Existe caixas com tripla sintonia? oO" Mecher em uma sintonia acaba alterando a outra? E o cone, como fica nessa história?

Digo, dependendo de como for a relação entre as duas câmaras, uma pode querer limitar a excursão do cone, isso atrapalharia a outra câmara, correto?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Entendi, se parte disto e vai regulando até ficar bom..

Ja que as explicações estão indo bem, esse lance de dupla sintonia (uma do manifold, outra dos dutos) Você acaba fabricando uma curva de resposta "somando" a curva dos dutos com a do manifold? Existe caixas com tripla sintonia? oO" Mecher em uma sintonia acaba alterando a outra? E o cone, como fica nessa história?

Digo, dependendo de como for a relação entre as duas câmaras, uma pode querer limitar a excursão do cone, isso atrapalharia a outra câmara, correto?

Abraços

cara... da pra se usar um gráfico de bandpass como base pra se estimar a resposta! na BP de 6ª ordem se tem justamente isso, cada camara com uma frequencia, modulando a resposta de 2 formas diferentes, e congruentes, que geram um grafico só!

no caso do efeito manifold, se tem um REFORÇO de determinada(s) frequencia(s) devido à maior compressão em uma camara de volume X com uma área de vazão de área X² (sim, isso é basicamente o que ocorre nas BP6, mas aqui leva-se em consideração a maior pressão gerada por varios falantes comprimindo, em uníssono, uma mesma massa de ar, devemos lembrar que o ar é um fluido viscoso e elástico, quanto mais falantes movimentando o ar ao msm tempo, menos efeito da viscosidade e inércia elástica teremos, o que no final das contas, gera maior SPL, digamos que temos a mesma onda com 1 ou 10 falantes em manifold, mas a porção da onda que é ar comprimido, o ar é muito mais comprimido, e a porção que ele é rarefeito, o ar se torna muito mais rarefeito! a frequencia é a mesma, mas com maior pressão, literal e simplesmente)

Compartilhar este post

Link para o post
am.gif

mesma formula usada para calculo de boca de corneta... onde:

Am = área da boca (em m²)

Fg = frequencia mais baixa respondida pela corneta (no caso de manifold pode-se esperar o reforço justamente nessa frequencia)

c = velocidade do ar (344 m/s)

vc faz o cálculo, e pode dividir a área por 4, uma vez q com as difrações e reforços do ambiente, essa área diminui bastante! o resultado é aproximado, com uns 10Hz ai de margem pra frequencias abaixo dos 200Hz! nem sempre acontece o esperado, mas serve de base, ao menos pra se ter uma noção do resultado final!

Vlw Subsonic pela formúla, no caso o quatro que aparece é da divisão que você fala que pode ser de 2, de 4 e até de 8 né isso?

Bem então vê aí se uma conta assim tá correta: Fg = 50hz, teriamos, AM = (344)²/ 4.3,14.(50)² -- AM = 118,336 / 31,400 ----- AM = 3,76m²

Seria isso Subsonic? Se for assim pra se chegar a uma área dessa teriamos que ter um espaço de 61x61cm +ou-, certo?

Edit.: Pela teoria de quanto seria o ganho nessa frequência Fg?

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...