Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gu_mazza

[ajuda] Subgrave para Montana

Recommended Posts

Olá pessoal.

Gostaria da opnião de vcs sobre as caixa MTL e W-Horn.

Pretendo usar falantes de 18' e quero muito subgrave, não pecisa subir muito pois vou fazer um 3 vias e vou colocar 2 woofers de 12' ou 15' para os médios.

A MTL já vi que serve p/ qualquer falante de 18'. Mas e a W-Horn?

Qual a marca de falante que vcs recomendam, vou comprar 2 tbm e quero de 800W p/ cima.

Vou usar uma taramps 2.5 ou SD 2.3

Oversound

Eros

Ultravox

Hinor

Ainda não escolhi os falantes, preciso de sujestões.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de caixa só vale MESMO a pena montar se puder fazer acima de 4 caixas! A horn principalmente!! A mtl mesmo com apenas uma gera um belo pico, devido ao efeito manifold.. ideal pra quem quer um som "impressionante". Já a horn, o interessante dela é de dois pra cima! Fazendo 4 tu tira 100% do desempenho.

Quanto ao falante, MTL é usada com precision devices, electro voice.... dentre outras! Mas foi feita uma adaptação bem sucedida pro over sub800... Fora esses que citei, qualquer falante é uma loteria!

Já a Horn, a maioria dos projetos conhecidos (no brasil) é pra falantes selenium. O guto chegou a fazer uma horn pra Protech, tem q fuçar um pouquinho pra encontrar! Fora esses citados, é o mesmo caso da MTL: Uma verdadeira loteria!

Na pratica, qualquer falante toca em qualquer caixa! Mas pra saber SE compensa, só pesquisando. Então é isso! E não esqueça:

MTL => over 18sub800 (Não serve nenhum outro modelo de over!)

Horn => Selenium (tem trocentos projetos no site deles) ou protech (vide projeto do guto)... outros não tem como "prever"

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e minha dica (deixando de lado sua pergunta) é tentar uma band-pass de 6a ordem.. com um par de subões 18'!! teve um rapaz aqui do fórum q fez uma puutaa caixa (paguei pau no projeto, de boas!) pra 2 sds18' usando 2 eros 312 de mg e etc.... pense num som forte e gostoso de ouvir! ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto ao falante, MTL é usada com precision devices, electro voice.... dentre outras! Mas foi feita uma adaptação bem sucedida pro over sub800... Fora esses que citei, qualquer falante é uma loteria!to)... outros não tem como "prever"

seria aquele projeto do "lucas mazer"?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que está falando do meu projeto ainda não executado blOom :legal:http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=129665&hl= ta aí o link se quiser dar uma olhada.

Ah, e minha dica (deixando de lado sua pergunta) é tentar uma band-pass de 6a ordem.. com um par de subões 18'!! teve um rapaz aqui do fórum q fez uma puutaa caixa (paguei pau no projeto, de boas!) pra 2 sds18' usando 2 eros 312 de mg e etc.... pense num som forte e gostoso de ouvir! ;)

Compartilhar este post

Link para o post
seria aquele projeto do "lucas mazer"?

Na verdade, tiveram umas 3 MTL feitas aqui! :legal:

Pow.. é essa caixa mesmo! Bom, eu tinha visto o projeto, imaginei q já teria executado! Pelo q as simulações estão "dizendo", tem tudo pra ficar show de bola! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade, tiveram umas 3 MTL feitas aqui! :legal:

lucas mazer, nickwoa e paliozim

algo assim nao tenho total certeza dos nomes, pena que essas caixas feitas sao muito grandes nao cabem em "meras" pick-ups, mas to pensando em faze uma com altura limitada e respeitando um poco a litragem de uma dutada para falantes 18", vamo ve no que dá

mas isso é um projeto para um futuro

Compartilhar este post

Link para o post
lucas mazer, nickwoa e paliozim

algo assim nao tenho total certeza dos nomes, pena que essas caixas feitas sao muito grandes nao cabem em "meras" pick-ups, mas to pensando em faze uma com altura limitada e respeitando um poco a litragem de uma dutada para falantes 18", vamo ve no que dá

mas isso é um projeto para um futuro

Nuss.. tá afiado hein?! rsrssrs eu lembrava do lucas e paliozim!

Cara.. o único inconveniente das pick-ups é a caixa de rodas! Eu separaria aquela parte (até aquela altura) pra colocar baterias, amps e etc.. e colocaria as MTL dali pra cima! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

ta.. pelas simulações ate da pra prever se vai ser forte ou nao..

mas "gostoso de ouvir"?

a parada nem ta pronta :banghead :banghead :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Bom.. vc já ouviu SDS18' tocando em caixa plana? (Sem pico)? E sabe a diferença (na prática) de uma dutada pruma BP6? Outra coisa... já ouviu um eros 312 acompanhando um bom subão de 18'?

Não tá pronta... mas pelo projeto, quem já tenha ouvido esses equipamentos nessas condições, tem noção de como vai ficar! (eu já ouvi e sei do que to falando!)

Compartilhar este post

Link para o post
Esse tipo de caixa só vale MESMO a pena montar se puder fazer acima de 4 caixas! A horn principalmente!! A mtl mesmo com apenas uma gera um belo pico, devido ao efeito manifold.. ideal pra quem quer um som "impressionante". Já a horn, o interessante dela é de dois pra cima! Fazendo 4 tu tira 100% do desempenho.

Quanto ao falante, MTL é usada com precision devices, electro voice.... dentre outras! Mas foi feita uma adaptação bem sucedida pro over sub800... Fora esses que citei, qualquer falante é uma loteria!

Já a Horn, a maioria dos projetos conhecidos (no brasil) é pra falantes selenium. O guto chegou a fazer uma horn pra Protech, tem q fuçar um pouquinho pra encontrar! Fora esses citados, é o mesmo caso da MTL: Uma verdadeira loteria!

Na pratica, qualquer falante toca em qualquer caixa! Mas pra saber SE compensa, só pesquisando. Então é isso! E não esqueça:

MTL => over 18sub800 (Não serve nenhum outro modelo de over!)

Horn => Selenium (tem trocentos projetos no site deles) ou protech (vide projeto do guto)... outros não tem como "prever"

Bloow muito obrigado pela ajuda, minha intenção é essa mesmo, de um som impressionante e diferente dessas coisas montadas pelos "estaladores" daqui.

Estava avaliando e as horn não caberiam na montana. Então vai ter que ser a MTL mesmo.

As BandPass me chamam muito a atenção, mas são muito dificeis de se projetar e ouvi dizer que elas tem muita distorção em uma certa faixa de fs.

O que quero mesmo é uma caixa que seja a caixa em subgrave, para os médios vou usar uma corneta de graves.

Não estou achando o projeto dos over800, se conseguir p/ mim fico muito grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom você ja viu o artigo da ccdb de whorn? escrito por claudio cesar dias? o projeto da ccdb é com a W dutada, e nesse aritigo diz que a sintonia da caixa pode ser acertada do msm jeito como as dutadas comuns. sera q com esse projeto não poderia conseguir descer a frequencia ate uns 40hz com 2 caixas?

Compartilhar este post

Link para o post
Nuss.. tá afiado hein?! rsrssrs eu lembrava do lucas e paliozim!

Cara.. o único inconveniente das pick-ups é a caixa de rodas! Eu separaria aquela parte (até aquela altura) pra colocar baterias, amps e etc.. e colocaria as MTL dali pra cima! :legal:

eu li tudo que podia, aqui e na audiolist

sobre a caixa de rodas, daria para contornar esse espaço mas claro a caixa nao poderia ficar em outro lugar que nao fosse ali

=D

mas tudo bem, tudo se adapta

alguem sabe de algum link que fale sobre o acoplamento gerado nessas caixas?

achei pouca coisa quando pesquisei, o que mais achava era em ingles e eu nao so muito bom :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Bom.. vc já ouviu SDS18' tocando em caixa plana? (Sem pico)? E sabe a diferença (na prática) de uma dutada pruma BP6? Outra coisa... já ouviu um eros 312 acompanhando um bom subão de 18'?

Não tá pronta... mas pelo projeto, quem já tenha ouvido esses equipamentos nessas condições, tem noção de como vai ficar! (eu já ouvi e sei do que to falando!)

aeuehaue

ta bom bloom

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

A W-horn, eu desaconselho.

Primeiro pelo que o Bloom comentou: Ela é melhor quando usada em acoplamento de 4 caixas ou mais.

Segundo porque ela é bem rigoroza quanto ao autofalante, tem vários fatores que importam, um deles é que o falante tenha um conjunto motor bem forte, e a caixa deve ser projetada para cada autofalante em si.

Terceiro porque mesmo sendo uma pickup, ela é muito, mas muito grande.

A menos que você seja um cara paciente de andar com um carro com 2 metros de altura, pesado pra ca*****, balançando pra ca*****

(experiencia propria, ja montei junto com o user AlmCardoso uma montana com 6x15" 2x12", fica algo estupidamente alto e desconfortavel

de andar.

Eu prefiro caixas pequenas porém eficientes.

A MTL eu aconselho, mas que seja bem construida. Aqui eu ja acho a MTL muito vulgar, muitas pessoas usam.

Ache um bom projeto da MTL e manda ver, use madeira boa, faça bons reforços internos e mete o pau.

Abraço,

Elias Soares

Compartilhar este post

Link para o post

tipo

todos os projetos que EU vi sao "altos" (mais de 50cm), ou seja, nao cabem embaixo da lona

se pegar por exemplo essa cw218 e modifica-la tirar os 8 cm de altura e compensar essa litragem que vai diminuir em profundidade haveria mudanças no projeto da caixa alem de "estetica", se houvesse quanto que mudaria e como?

claro, nao quero abusar da sabedoria só intender o principio

Compartilhar este post

Link para o post

Gboff, há mudanças sim, pois você vai alterar diretamente a area das seções corneta, que é um dos principais fatores.

Compartilhar este post

Link para o post

hmm

valeu elias

tava procurando sobre manifold no google, só vem porcaria de motor na busca e o que achei é da audiolist antiga e sem termino da materia <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Para grave externo as mtl-2 são ótima ja ouvi com oversound sub-18-800 e selenium 18sw1p ambos rendendo muito forte a partir de 50hz. Tipo de sentir o grave realmente te empurrando.

Compartilhar este post

Link para o post
A W-horn, eu desaconselho.

Primeiro pelo que o Bloom comentou: Ela é melhor quando usada em acoplamento de 4 caixas ou mais.

Segundo porque ela é bem rigoroza quanto ao autofalante, tem vários fatores que importam, um deles é que o falante tenha um conjunto motor bem forte, e a caixa deve ser projetada para cada autofalante em si.

Terceiro porque mesmo sendo uma pickup, ela é muito, mas muito grande.

A menos que você seja um cara paciente de andar com um carro com 2 metros de altura, pesado pra ca*****, balançando pra ca*****

(experiencia propria, ja montei junto com o user AlmCardoso uma montana com 6x15" 2x12", fica algo estupidamente alto e desconfortavel

de andar.

Eu prefiro caixas pequenas porém eficientes.

A MTL eu aconselho, mas que seja bem construida. Aqui eu ja acho a MTL muito vulgar, muitas pessoas usam.

Ache um bom projeto da MTL e manda ver, use madeira boa, faça bons reforços internos e mete o pau.

Abraço,

Elias Soares

Elias! Muito obrigado

Andei estudando um pouco e vai ser de MTL mesmo. No forum pode até ser vulgar já, mas aqui em Maringá nunca vi uma, esse pessoal não tem capacidade p/ fazer uma...rsrsrs.

O amigo gnoff falo que ela normalmente não cabe em pick-up's, sei não, a montana é bem alta de caçamba, qualquer coisa da nada ela passar alguns centimetros.

Ogora preciso de umas idéias para o grave. Pensei em colocar 4 Over mg10 300 em caixa tipo corneta de grave. Vou pegar como base o projeto do CCDB e fazer algumas modificações.

http://arquivos.audiolist.org/down_db.php?..._file&id=13

abrass

Compartilhar este post

Link para o post
Gboff, há mudanças sim, pois você vai alterar diretamente a area das seções corneta, que é um dos principais fatores.

Elias ... se ele compensar em comprimento da corneta e ABERTURA da boca da Corneta , fica de boa cara ...

eu diria que é mais importante a Abertura da corneta , do que o comprimento dela em si !!! (levando em consideração tipo no máximo 15cm pra mais ou pra menos no comprimento da corneta !!! Agora 15cm na BOCA dela já dá uma diferença grandinha)

Compartilhar este post

Link para o post
Elias ... se ele compensar em comprimento da corneta e ABERTURA da boca da Corneta , fica de boa cara ...

eu diria que é mais importante a Abertura da corneta , do que o comprimento dela em si !!! (levando em consideração tipo no máximo 15cm pra mais ou pra menos no comprimento da corneta !!! Agora 15cm na BOCA dela já dá uma diferença grandinha)

projeto.th.jpg

esse é o meu projeto

89L brutos cada camara, 3 dutos de 4" sintonia a definir

angulo da corneta acho que é uns 60º, segundo meu irmão, nao me lembro mais como fazer esses calculos [^]

uma vez falando com o ivo ele disse que na maioria usam uns 80-90L pra cada falante de 18, mas caso seja necessaria maior litragem é só faze a caixa mais comprida

:legal:

EDIT: a proposito se alguem tivé afim de comenta como ta esse projeto, se ta bom pra se o primero sem muito estudo ou se é uma aberração da natureza

agradeço

Compartilhar este post

Link para o post

Esse projeto q tu postou se parece com os classicos MTL-1, VSA, SB1000 da snake.. claro q cada um com um detalhe ali outro aqui! Ex.: MTL1 tem dutos passando pelo centro dos falantes, se não me falha a memória. A VSA é quase igual a sua e a SB1000 tem mais profundidade!

Um detalhe que vale ser ressaltado é que naquela área onde os falantes ficam próximos, vai haver muuuita pressão, o que obriga a você sempre ter que "girar" o falaante, pra n danificar aquela área. (isso mesmo, de tempos em tempos tu tem q tirar o falante e mudar de posição!)

Eu no teu lugar tentaria um manifold com medidas proporcionais (veja o projeto do guto, aqui mesmo no trio) pois força menos os falantes.. ou então as clássicas MTL2 ou horn! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

eu nunca escutei esse tipo de caixa com essa "corneta" ... mas dizem que faz o serviço MUITO bem , então manda bala =) !

se o "mestre" IVO (uahuahauhauhauah) deu uma ajudinha pra vc ... então quer dizer que vai ficar PERFEITO .

manda bala ... quando fizer diz pra gente como ficou ... mas como Disse , se o "mestre" ajudou , num tem como ficar RUIM rsrsrs

OBS: desculpa a zueira , mas não pude evitar rsrsrs é que o cara manja Muito !

Compartilhar este post

Link para o post
Esse projeto q tu postou se parece com os classicos MTL-1, VSA, SB1000 da snake.. claro q cada um com um detalhe ali outro aqui! Ex.: MTL1 tem dutos passando pelo centro dos falantes, se não me falha a memória. A VSA é quase igual a sua e a SB1000 tem mais profundidade!

Um detalhe que vale ser ressaltado é que naquela área onde os falantes ficam próximos, vai haver muuuita pressão, o que obriga a você sempre ter que "girar" o falaante, pra n danificar aquela área. (isso mesmo, de tempos em tempos tu tem q tirar o falante e mudar de posição!)

Eu no teu lugar tentaria um manifold com medidas proporcionais (veja o projeto do guto, aqui mesmo no trio) pois força menos os falantes.. ou então as clássicas MTL2 ou horn! :legal:

esse detalhe de girar o falante eu ja tinha lido a respeito

o projeto do guto é mais em conta pra faze, vo da uma desenhada no sketchup pra ve o que sai

=D

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...