Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

soneka

Freqüência, corte..

Recommended Posts

Postado em

E ai pessoal,

Bom estou numa dúvida sobre os cortes que deve ou não fazer no meu sistema..

Em primeiro lugar não sei a diferença entre processador, equalizador, capacitor e crossover..

Depois, kit 2 vias que geralmente vem com um crossover, mas ele é diferente desse outro crossover que se compra separado, qual a diferença?

O próprio amp. já não teria a opção de fazer o corte?

O que são as bandas e as vias?

Crossover ativo ou passivo?

12 dB/8ª ou 24 dB/8ª?

E por fim quais as freqüências de corte que eu uso para cada?

Muitas dúvidas..

SET: W3001 + T2000 + Selenium 2 vias..

Valeu!

Abraços! []-[]

Postado em

Processador processa o áudio, melhora algumas faixas e tal...

Equalizador permite você "aumentar o volume" de determinadas frequências, por exemplo, se seu kit 2 vias dá ressonancia em 60 hertz, você pode baixar o ganho desta frequência. Se tem vale na casa dos 500 Hertz, pode aumentar o ganho... Funciona como "low, mid, high" do player, mas com mais frequências.

Crossover é um divisor. Manda da frequência X à frequência Y para um falante, de Y a Z para outro, de Z em diante para outro etc...

Crossover do kit já vem regulado para aproveitar da melhor maneira possível (segundo a fábrica) seu kit. Manda as frequências certas para o tweeter e para o mid. Você pode não gostar do que a fábrica sugere, então pode comprar um separado, ou ainda usar bi-amplificação. Neste caso, você liga os tweeters em um par de canal do amp. e os mids em outro par, ae controla o corte (com HP e LP) para cada um e ainda o ganho deles... Mas isso já é SQ... Se fizer com capacitores e resistores (crossover do kit, entre outros) chama-se passivo. Se fizer bi-amplificação, ou usar algum aparelho crossover separado, é chamado ativo.

Vias é a quantidade de sistemas de falantes que você vai ter. No seu caso, 3 vias. Subwoofer + mid + tweeter.

Os cortes (12dB/8ª por exemplo) significa a "força" do corte. Por exemplo, você corta o subwoofer a 100 Hz em LP. Não significa que 101 Hz não toque, apenas há uma atenuação em frequências acima de 100 Hz, em um gráfico você teria uma resposta linear (ou não, depende da caixa) e acima de 100 Hz ela cairia semelhante a uma reta inclinada. a "8ª" é uma referência do gráfico, uma sintonia, e a quantidade de dB é o quanto a resposta cai, quando passa uma oitava. Se cair 24 dB, é um corte mais brusco que 12 dB, por exemplo.

Os cortes depende, o ideal seria testar e testar até achar um legal. Mas como você visa SPL, e isso significa usar e abusar do subwoofer, acredito que 100 ou 125 Hz esteja bom...

Bom, caso tenha falado mer** é culpa da ignorância ou do sono, mas é mais ou menos por ae =P

[]'s

Postado em
Processador processa o áudio, melhora algumas faixas e tal...

Equalizador permite você "aumentar o volume" de determinadas frequências, por exemplo, se seu kit 2 vias dá ressonancia em 60 hertz, você pode baixar o ganho desta frequência. Se tem vale na casa dos 500 Hertz, pode aumentar o ganho... Funciona como "low, mid, high" do player, mas com mais frequências.

Crossover é um divisor. Manda da frequência X à frequência Y para um falante, de Y a Z para outro, de Z em diante para outro etc...

Crossover do kit já vem regulado para aproveitar da melhor maneira possível (segundo a fábrica) seu kit. Manda as frequências certas para o tweeter e para o mid. Você pode não gostar do que a fábrica sugere, então pode comprar um separado, ou ainda usar bi-amplificação. Neste caso, você liga os tweeters em um par de canal do amp. e os mids em outro par, ae controla o corte (com HP e LP) para cada um e ainda o ganho deles... Mas isso já é SQ... Se fizer com capacitores e resistores (crossover do kit, entre outros) chama-se passivo. Se fizer bi-amplificação, ou usar algum aparelho crossover separado, é chamado ativo.

Vias é a quantidade de sistemas de falantes que você vai ter. No seu caso, 3 vias. Subwoofer + mid + tweeter.

Os cortes (12dB/8ª por exemplo) significa a "força" do corte. Por exemplo, você corta o subwoofer a 100 Hz em LP. Não significa que 101 Hz não toque, apenas há uma atenuação em frequências acima de 100 Hz, em um gráfico você teria uma resposta linear (ou não, depende da caixa) e acima de 100 Hz ela cairia semelhante a uma reta inclinada. a "8ª" é uma referência do gráfico, uma sintonia, e a quantidade de dB é o quanto a resposta cai, quando passa uma oitava. Se cair 24 dB, é um corte mais brusco que 12 dB, por exemplo.

Os cortes depende, o ideal seria testar e testar até achar um legal. Mas como você visa SPL, e isso significa usar e abusar do subwoofer, acredito que 100 ou 125 Hz esteja bom...

Bom, caso tenha falado mer** é culpa da ignorância ou do sono, mas é mais ou menos por ae =P

[]'s

Então o processador e o equalizador seriam os "dispensáveis" pelo menos pro meu projeto..

Tenho que comprar um crossover de 3 vias..

Mas a respeito desses crossover, eles são melhores dos que os que vem com os próprios kits?

Valeu.. Já ajudou bastante :legal:

Postado em
Então o processador e o equalizador seriam os "dispensáveis" pelo menos pro meu projeto..

Tenho que comprar um crossover de 3 vias..

Mas a respeito desses crossover, eles são melhores dos que os que vem com os próprios kits?

Valeu.. Já ajudou bastante :legal:

Não cara...vc ta se enrolando.....

é o seguinte, vc so vai precisar de um Crossover de 2 vias, para fazer o corte no kit.....(Woofer e tweeter)

pra sub...vc utiliza o corte do player.....ou do seu modulo....o taramps tem os cortes.....

abraços :legal:

Postado em
Não cara...vc ta se enrolando.....

é o seguinte, vc so vai precisar de um Crossover de 2 vias, para fazer o corte no kit.....(Woofer e tweeter)

pra sub...vc utiliza o corte do player.....ou do seu modulo....o taramps tem os cortes.....

abraços :legal:

Hmm.. Tá por exemplo o cross da stetsom o STX84 serviria pra fazer esse corte no kit?

Poderia usar ele tmb pra fazer o corte no sub?

Valeu!

Postado em
Hmm.. Tá por exemplo o cross da stetsom o STX84 serviria pra fazer esse corte no kit?

Poderia usar ele tmb pra fazer o corte no sub?

Valeu!

Seu sistema é, desculpe o termo, simples de mais para um cross como o da stetsom...

Seu player deve ter HPF, ative ele em 100 hertz por exemplo, e instale o kit. Estará feito o corte de 100 hertz no kit, e o crossover original cortará sei la em quantos hertz do mid para o tweeter. O subwoofer use a saida sub do player, que já terá corte em LP....

Ou os próprios amplificadores....

Esses cross normalmente são usados em TRIO, que se tem 4, 5, as vezes até 6 vias... Ae a galera usa para regular tudo certinho e ter acoplamento.

Postado em

Claro claro..

Vou fazer essa jogada entao de usar o HPF do player e o cross original pro kit..

No sub uso o taramps mesmo..

Valeu! :legal:

Postado em

Acabei entrando numa dúvida aqui..

Se eu usar esse HPF do player ele só vai funcionar pros mid do kit?

Não vai afetar o sub nem os tweeter?

Postado em

Fui ver no meu player as funções que tem pra cortes e fala desse ajuste do alto-falante de graves secundário (SW SETTING 2) que pelo que eu entendi seria o passa-baixo do sub.. As opções de corte são 50-63-80-100-125Hz..

Acabei ajustando em 100Hz.. Deixo em 100Hz ou mudo?

Daí fui ver o HPF que tem em 50-63-80-100-125Hz ou desligado..

Eu deveria ajustar em 100Hz o passa-alta se eu deixar o do sub em 100Hz tmb?

Postado em

Em tempo, faça um teste com os dois em 50 e veja se você gosta, pois se sumir alguma faixa vai dar pra perceber de ouvido, embora eu acho que seja difícil esse kit responder abaixo dos 60, o kit está nas portas?

Uma sugestão, coloque uma música mais "eclética" pra testar, não use metal ou eletrônica, mesmo que você não goste da música, coloque um MPB, um Blues, de preferência um CD original com máxima qualidade possível.

É muito difícil opinar sem ouvir o set tocando.

Postado em

Esse negocio de corte depende muito do objetivo, do kit e do subwoofer.

Em portas originais e tal o kit costuma não responder bem em frequências mais baixas. Se for porta originalzona, de carro "popular", use 100 hz.

Na verdade, quanto mais baixo conseguir usar, melhor, pois o subwoofer ganha ataque. Se usar um corte de 50~80 Hz o subwoofer fica responsável apenas pela batida, e pelo grave do black. Se usar um corte mais alto, 125 por exemplo, ele acaba tocando uma voz mais grossa, varias notas do baixo entre outros...

Não sei qual seu objetivo, para maior qualidade use o corte baixo, coisa de 63~80 Hz. Se for mais SPL, ou sua porta não tiver tratada, ou seu kit receber mais potência do que aguenta, ae opte por um corte maior.

O ideal é deixar em 125 Hz por uns dois dias, escute tudo que é musica possível. Depois deixe em 80 Hz mais uns dois dias, escute tudo que é musica possível de novo. Ae escolha o que mais te agrade.

Eu usava 125 Hz até pouco tempo atrás, agora que amplifiquei meu subwoofer MUITO mais que os kits, estou usando em 63 Hz, se não fica estranho de mais. Parte das notas de um instrumento musical saem no kit, a um volume, e outra parte no subwoofer, com um volume 2 vezes maior... Ae preferi baixar o corte e deixar apenas os bumbos e os graves do black no subwoofer. Mas isto é pessoal, depende do kit e do local de instalação.

[]'s

Postado em

Entendi.. Vou fazer os testes então pra ver como fica..

Vou testar os cortes em 80Hz e em 100Hz pra ver como fica..

Em 63Hz não porque sei que esse kit não desce até lá pasmafaute

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...