Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Tesouro

Caixas podem queimar Subs???

Recommended Posts

:o

Tenho um som é acho que minha caixa de grave, por estar com uma litragem bem abaixo do indicado, esta queimando meus subs. Isso pode acontecer????

:pirou:

Os subs que eu uso é os extremes!!! É indicado para eles uma caixa de + ou - 55 Litros. Acho que a caixa que ele esta deve ter uns 30 litros..... Isso pode queimar os subs????

Como eu consigo medir a caixa para saber a litragem correta da caixa???

:banghead

Valeu!!!!!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra saber o VOLUME da caixa é só lembrar das aulas de geometria de sólidos oras... em www.autosom.net tem algum lugar uma coisa que ajuda a fazer as contas, procura em cálculo de caixas.

Uma caixa errada pode queimar por vários motivos, mas principalmente por excesso de excursão. É mais provável que haja algum outro problema no teu sistema.

É um 1200 D para um par de extreme 12?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

geralmente caixas menores do que o recomendado é que não devem danificar o sub. a sua caixa é dutada ou selada?? Para uma caixa estragar um sub só por excesso de excursionamento. Isso é causado geralmente por sintodia de duto mau feita e caixas mto grandes. acima do recomendado.

Não podemos esquecer que vc pode estar enviando excewsso de distorção pru sub e assim o queimando

Compartilhar este post

Link para o post

É difícil a caixa selada de alto Qtc (dura) ser responsável por queimar os falantes. Uma caixa pode facilitar a queima de um falante, mas em casos muuuuuito específicos, e aí mais relacionados com excesso de excursão (o que não parece ser seu caso). Muito provavelmente é distorção (responsável pela queima de 99% das vezes), que pode ser gerada no player (volume no talo acresce distorção), no crossover (ganho elevado na faixa de freq.) ou no amp, ceifando por má alimentação ou uma regulagem da sensibilidade de entrada errada, muito sensível ("ganho" no máximo)

Compartilhar este post

Link para o post
Pra saber o VOLUME da caixa é só lembrar das aulas de geometria de sólidos oras... em www.autosom.net tem algum lugar uma coisa que ajuda a fazer as contas, procura em cálculo de caixas.

Uma caixa errada pode queimar por vários motivos, mas principalmente por excesso de excursão. É mais provável que haja algum outro problema no teu sistema.

É um 1200 D para um par de extreme 12?

Abraços

Sim, e um roadstar para 2 extremes de 12"

Compartilhar este post

Link para o post
geralmente caixas menores do que o recomendado é que não devem danificar o sub. a sua caixa é dutada ou selada?? Para uma caixa estragar um sub só por excesso de excursionamento. Isso é causado geralmente por sintodia de duto mau feita e caixas mto grandes. acima do recomendado.

Não podemos esquecer que vc pode estar enviando excewsso de distorção pru sub e assim o queimando

Minha caixa e dutada!!!! Isso pode queimar os subs??

Compartilhar este post

Link para o post

www.bravox.com.br

só por as medidas que ele calcula a litragem lá

Compartilhar este post

Link para o post

Tah aih a causa...

Provavelmente vc tah usando o 1200d em 2 ohms, mandando somente metade da potencia. E essa potencia eh dividida pra dois subs ainda. Aih vc acha que tah fraco, aumenta o ganho e anda com o volume alto. Resultado: thd pro sub e jah era...

O certo eh um 1200D por Extreme ou 1 Banda ICE pra 2 Extremes.

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

DENOVO KRA...OQ TÁ QUEIMANDA SEUS SUBS EH Q VC NÃO CONSEGUE CASAR A IMPENDANCIA DE DOIS EXTREMES NUM 1200D SEM JOGAR APENAS A METADE DA POTENCIA...AI TU VAI LA E AUMENTA O GANHO E JÁ FORAM 3 PARES DE EXTREME NÃO EH AMIGO???

COMPRA MAIS UM 1200D OU TROCA SEU AMP POR UM Q TENHA POTENCIA MAXIMA EM 20HMS..E NÃO O 1200D Q TEM EM 1 OHM

Compartilhar este post

Link para o post
DENOVO KRA...OQ TÁ QUEIMANDA SEUS SUBS EH Q VC NÃO CONSEGUE CASAR A IMPENDANCIA DE DOIS EXTREMES NUM 1200D SEM JOGAR APENAS A METADE DA POTENCIA...AI TU VAI LA E AUMENTA O GANHO E JÁ FORAM 3 PARES DE EXTREME NÃO EH AMIGO???

COMPRA MAIS UM 1200D OU TROCA SEU AMP POR UM Q TENHA POTENCIA MAXIMA EM 20HMS..E NÃO O 1200D Q TEM EM 1 OHM

Agora o estalador de som botou a culpa na caixa de grave, por isso estou perguntando!!!!

O que mais me entriga e que um amigo meu tem a mesma coisa no carro dele e nunca queimou nada!!! minha caixa é que esta menor que a dele, por isso o motivo da pergunta!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Tah aih a causa...

Provavelmente vc tah usando o 1200d em 2 ohms, mandando somente metade da potencia. E essa potencia eh dividida pra dois subs ainda. Aih vc acha que tah fraco, aumenta o ganho e anda com o volume alto. Resultado: thd pro sub e jah era...

[]´s

A unica coisa que me entriga é que um amigo meu tem dois extremes tocador por um roadstar 1200D é toca pra caramba é nunca queimou. A diferença esta apenas na caixa pois a dele é maior que a minha!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Tah aih a causa...

[]´s

A unica coisa que me entriga é que um amigo meu tem dois extremes tocador por um roadstar 1200D é toca pra caramba é nunca queimou. A diferença esta apenas na caixa pois a dele é maior que a minha!!!

Tem certeza que é só a caixa? O resto, player, crossover, regulangens do crossover, do player e do amp,?? Tudo igual???

Compartilhar este post

Link para o post

regulagem diferentes podem deixar um som muito diferente do outro...ele deve tá aplicando a potencia máxima do 1200d em 2ohms sem exagerar no talo... a caixa muda a frequencia do som, mas não eh responsavel pela queima de seus extremes....kra...comprar mais um 1200d ou um ice e seja feliz...tu gastou um dinheirao em subs e não ta querendo comprar um amp decente??

Compartilhar este post

Link para o post

uma caixa mt pequena pode sim queimar um sub. na verdade nao queimar diretamente, mas contribuir pra q isso aconteça

qto menor o volume dentro da caixa, maior o amortecimento... se esse amortecimento for mt grande, é como se vc literalmente enfiasse a mao no sub e ficasse segurando ele impedindo d excursionar

isso aquece a bobina em excesso, podendo leva-la a queimar

mas é bem dificil disso acontecer, realmente...

Compartilhar este post

Link para o post

Deixe apenas com um sub, as bobinas ligadas em paralelo e veja a diferença, vai tocar o dobro

Compartilhar este post

Link para o post

Sintonia muito alta tentando alcançar picos grandes deixam o sub desprotegido em baixas frequencias.. È bom lembrar que abaixo da frequência de sintonia do duto o amplificador e o falante se engalfinham sem ninguem pra moderar a disputa :blink: ou seja pode estar tendo excursão demasiada abaixo da sintonia do duto.

Resumo da ópera o que é uma caixa que queima sub:

Uma caixa que permita o sub trabalhar muito quente (Seladas)

Uma caixa que permita sobre excursão (grandes demais, peincipalmente seladas)

Uma caixa com sintonia muito alta (faixa pequena de controle de excursão)

E como disseram uma caixa com amortecimento muito alto (QTC acima de 1,5 pra seladas) mas isso é mais difícil de acontecer.

[]

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post

Link para o post

Sintonia muito alta tentando alcançar picos grandes deixam o sub desprotegido em baixas frequencias.. È bom lembrar que abaixo da frequência de sintonia do duto o amplificador e o falante se engalfinham sem ninguem pra moderar a disputa :blink: ou seja pode estar tendo excursão demasiada abaixo da sintonia do duto.

Resumo da ópera o que é uma caixa que queima sub:

Uma caixa que permita o sub trabalhar muito quente (Seladas)

Uma caixa que permita sobre excursão (grandes demais, peincipalmente seladas)

Uma caixa com sintonia muito alta (faixa pequena de controle de excursão)

E como disseram uma caixa com amortecimento muito alto (QTC acima de 1,5 pra seladas) mas isso é mais difícil de acontecer.

[]

Sandro

Então abaixo da sintonia do duto pode ser prejudicial para o falante???

Compartilhar este post

Link para o post

Olha o que tah acontecendo na minha opinião.

Como a Cx tah muito pqna, portando o amortecimento está alto, vc naum está conseguindo os graves desejados.

Vc deve estar exagerando no ganho e no volume do som para obter mais graves.

Alie isso ao fato e vc estar mandando metade da potência, sub queimando....

Acho que vc deveria fazer um caixa apropriada para apenas um Sub por eqto.

Falando sério, um Sub de 10 extreme, sintonizado corretamente com um 1200d deve tah tocando mais que os seus dois de 12.

Compartilhar este post

Link para o post

esses subs em caixas de 30 deve ficar uma m****.. se possivel refaz sua caixa, a nao ser que goste de pancadão sem um pingo de grave estendido.

O q deve ta queimando subs aí é algo relacionado ao amp.. ainda mais o 1200d, que tem mil configuracoes e regulagens, além de estar subdimensionado pra esses subs.

Compartilhar este post

Link para o post

kra pra vc saber o volume da sua caixa, vc pode faze de 2 formas, uma o amigo ja te falou como eh, q eh fazer o calculo geometrico da caixa, mas vc tb pode fazer com bolinhas de izopor (aquelas pequenas) enche a caixa com um monte delas e dps pega qq coisa q tenha medida em litros, nao eh tao preciso qta o calculo mas pelo menos vc tem ideia de qto litros tem a caixa

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...