Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ciso

[Artigo] Posicionamento de um Subwoofer

Recommended Posts

O meu sub é virado para cima e eu percebo que ele não tem um grande ataque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou tentando montar meu primeiro projeto.

 

Tenho dois alto-falantes de 15'' da marca eros (ganhei). Não tenho muita informação sobre creio q seja 450 RMS, pois os dois estão em uma caixa dutada. Porém a caixa ocupa muito lugar do porta malas, e estou com duvida se quero ocupar toda a área, preciso pelo menos liberar o Estepe. Gol IV

 

Li um artigo na revista CarStereo de caixas dutadas em "V", que tem como principal vantagem a distribuição do som em um angulo maior (maior a área), enquanto a caixa canhão normal o som vai mais longe em linha reta.

Alguem tem alguma informação deste tipo de posicionamento.

Sou tão leigo que não sei nem se vai funcionar, e nem como calcular a litragem neste caso.imagemsom.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estou tentando montar meu primeiro projeto.

 

Tenho dois alto-falantes de 15'' da marca eros (ganhei). Não tenho muita informação sobre creio q seja 450 RMS, pois os dois estão em uma caixa dutada. Porém a caixa ocupa muito lugar do porta malas, e estou com duvida se quero ocupar toda a área, preciso pelo menos liberar o Estepe. Gol IV

 

Li um artigo na revista CarStereo de caixas dutadas em "V", que tem como principal vantagem a distribuição do som em um angulo maior (maior a área), enquanto a caixa canhão normal o som vai mais longe em linha reta.

Alguem tem alguma informação deste tipo de posicionamento.

Sou tão leigo que não sei nem se vai funcionar, e nem como calcular a litragem neste caso.imagemsom.png

 

 

o calculo de volume em caixas irregulares pode ser feito com areia, bolinhas de isopor, água, etc

qualquer coisa que ocupe o volume da caixa e que você possa medir depois

 

sobre o direcionamento, sons mais graves tem menos direcionamento

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Afinal, daria diferença manter a caixa selada com o sub no MEIO do carro, ou na lateral (com intuito de liberar mais espaço no porta-malas) ??

 

Valeu

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o posicionamento em caixas laterais na direita, não na esquerda como usualmente? tem alguma diferença na qualidade ou na audição para quem está dirigindo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse topico é bom mas esqueceram de responder a duvida de alguns colegas e minha dúvida também!

 

Afinal, como ficaria com os subs posicionados para cima ?

 

vibra mais ? se escuta melhor ??

 

Abraços !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse topico é bom mas esqueceram de responder a duvida de alguns colegas e minha dúvida também!

 

Afinal, como ficaria com os subs posicionados para cima ?

 

vibra mais ? se escuta melhor ??

 

Abraços !

 

 

Eo sub voltado para parte de cima da mala como ceria ???

Na minha opiniao virado pra cima sem o tampao é a melhor posição.Dentro do carro fica mais agradavel o som pois a tampa do porta mala vibra menos do q com ele apontado pra ela,já q quem vai vibrar mais vai ser o teto q é mais sólido q a tampa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho 1 caixa dutada com um subwoofer 12 bomber up grade 350rms!!! Qual a posição cara pro lado,para tras,para cima??quero um ganho extremamente forte para dentro do carro com porta malas fechado! e quando abrir o porta malas qual a posição tenho que coloca-lo para dar + grave para fora?? SO LEMBRANDO: É UM FOX 2 PORTAS! grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, dependendo do carro as coisas podem mudar, recomendo que façam testes.

Coloca a caixa de um jeito e escuta dentro do carro, fora do carro, com ele aberto ou fechado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, procurei no Hot Topics e não achei nada sobre o artigo referente ao posicionamento de subwoofer.

Uma sugestão é ilustrar cada posicionamento p/ melhor entendimento.

Vou tentar usar o paintbrush p/ dar uma força. hehe ;))

 

Vamos lá:

 

" Com relação ao posicionamento da caixa e dos subs, fiz o seguinte resumo para vocês:

1) Caixa encostada no banco traseiro com os subs voltados para a frente do carro = grave "fraco"dentro do carro com o porta-malas fechado e "forte"com o porta-malas aberto.

 

carrofundo32.png

 

2) Caixa encostada no banco traseiro com os subs voltados para a traseira do carro = grave "forte"dentro do carro com o porta-malas fechado e um pouco melhor com o porta-malas aberto.

 

carrofundo22.png

 

3) Caixa encostada na parte de trás do porta-malas (mais próxima do pára-choque) com os subwoofers voltados para a parte da frente do carro = grave "muito forte" com o porta-malas fechado e sem diferença audível com o porta-malas aberto.

 

carrofundo42.png

 

4) Caixa encostada na parte de trás do porta-malas (mais próxima do pára-choque) com os subwoofers voltados para o pára-choque traseiro = grave "extremamente forte" com o porta-malas fechado e um pouco mais fraco com o porta-malas aberto.

 

carrofundo52.png"

 

Espero ter ajudado.

PaintBrush sucesso!!

 

imagine se usasse photoshop..

UAHuahuaHuahauh

 

Abraços.

 

 

-----------------------

marcelomoti editando:

 

Tópico referente ao artigo Posicionamento de Subwoofer - por Marcello Lacerda

http://www.autosom.net/artigos/posic_sub.htm

 

E se eu ter 2 Sub de 12" (Magnum Rex 800 RMS ou 2 Pioneer 309 - 400 RMS cada)??

 

Qual melhor se adequaria tanto pra som interno quanto externo?

 

Desenhista profissa rapazzz.. AIuAHiuAH :legal:

 

 

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no meu deu muito certo o sub e um pioneer de 10" num sei o modelo, ele tava encostado no banco dai fui instala as corneta mais num quis por emcima do tampao coloquei entao o sub mais perto da tampa da mala e mesmo co som no talo o sub bate bem pakas

 

PS:o sub ta sem potencia ligado direto no player

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...