Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ARMartins

[VIDEO SKETCHUP] Projeto "Caixa exótica" S10 gabine simples

Recommended Posts

Souza gostei muito da sua sugestão. Simulei ela contra as minhas caixas que já tenho e pretendo usar os 18" nelas só trocando a frente delas (aparecem nas fotos do link do primeiro post do tópico) depois farei a bandpass e compararei os resultados.

Esta é uma transcrição dos valores dos gráficos de amplitude normalizada do projeto. (Os dados das caixas podem ser vistos na foto dos gráficos a esquerda na juntamente com os parâmetros.

BP6 Dutada Diferênça

40Hz -6,8 -7,6 0,8db

45Hz -3,48 -5,44 1,96db

50hz -0,88 -3,75 2,87db

55Hz 0,84 -2,34 3,1db

60Hz 1,45 -1,48 2,93db

65Hz 1,65 -0,81 2,46db

70Hz 1,68 -0,31 1,99db

75Hz 1,7 -0,02 1,72db

80Hz 1,76 0,19 1,57db

85Hz 1,85 0,33 1,52db

90Hz 1,89 0,4 1,49db

95Hz 1,85 0,45 1,4db

100Hz 1,65 0,47 1,38db

105Hz 1,2 0,48 0,72db

110Hz 0,67 0,47 0,2db

115Hz -0,28 0,46 -0,74db

120Hz -1,15 0,45 -1,6db

dutadaxbp6.th.png

O que podemos inferir:

- Pela tabela acima (está ruim de ver mas da para entender) e pelo gráfico Normalized Amplitude Response percebe-se que de 40hz até 110hz a BP6 responde melhor que a dutada chegando a 3,1db de diferênça em 55hz

- Pelo gráfico Custom Amplitude Response podemos perceber que a resposta se mantém acima de 134db de 56hz a 107hz (considerando compresão de potência zero com 900rms aplicados).

- Pelo gráfico Maximum Acoustic Power (leva em consideração não só a resposta on axis a 1m de distância como também a resposta off axis do falante) que a caixa dutadas tem problemas de 45hz a 72hz.

- Pelo gráfico Maximum Eletric Imput Power podemos perceber que a caixa dutada oferece limitação na faixa de 45hz a 72hz tendo potência máxima admisível de 1118WRMS em 55hz(559RMS por falante).

- Pelo gráfico Cone Displacement o deslocamento do cone da BP6 menor que o da dutada de 58hz até 112hz, também interessante o deslocamento da BP6 em 85hz 1,43mm, ambas as caixas dentro do Xmax.

- Pelo gráfico Vent Air Velocity achei curioso o fato de o duto do vb frontal estar mais elevado. Mas o máximo está entre 4% e 5% da da velocidade do som, poderia chegar até 10%, excelente.

- Pelo gráfico System impedancy bom este eu não tenho comentários apenas achei curioso o pico de 13,11Ohms em 75hz na dutada.

- Pelo gráfico Phase Response a inegável "superioridade" da dutada que por característica modifica menos a fase dentro da banda a BP6 chega a passar dos 360º, mas em alguns projetos chega a 540º.

- Pelo gráfico Group Delay novamente a dutada se sai melhor, respondendo melhor a transientes.Porém não é nada de assustar o gráfico da BP6 máximo de 13,71milesegundos em 52hz, sem mudanças bruscas.

Só lembrando que esta é uma comparação para o meu caso, talvez em outra configuração para as dutadas elas tenham uma resposta simulada melhor. Como eu se for usar dutada apenas trocarei o baffle das caixas que tenho(para manter o assoalho, caixas das baterias e tudo o mais) elas que estão sendo simuladas "contra" a BP6.

Editado por ARMartins

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Souza,

Sim! em PA o ideal mesmo pra um bom acoplamento sujere-se nestas caixas T18, esta da yamaha pelo menos 4 de cada lado e com um direcionamento correto pra não ocorrer cancelamentos!!

Quanto aquilo que o Edu disse, seria então uma SB1000 um melhor projeto pro meu caso?? Ou uma BP6 ainda ficaria melhor?? Vamos pensar com relaçao a falantes de 15 ja que a BP6 pro sds que vc sujeriu era pros 818 e minha mala pelo visto não vai caber não hein!!

Este projeto da yamaha acredito que caiba com dois de 18 se eu montar la dentro a junção das duas caixas!!

Grave mais profissional mesmo sendo somente dois falantes o que vc me sujere destas pra eu poder me aprofundar??

Compartilhar este post

Link para o post

nao tá muito plano o grafico desse eros em dutada não??? sintoniza ele mais alto, 40hz é sacanagem....

Compartilhar este post

Link para o post

Dutada Sintonizada em 50hz

BP6 Dutada Diferênça

40Hz -6,8 -8,92 2,12db

45Hz -3,48 -6,26 2,78db

50hz -0,88 -3,77 2,89db

55Hz 0,84 -1,93 2,77db

60Hz 1,45 -0,42 1,87db

65Hz 1,65 0,48 1,17db

70Hz 1,68 1,1 0,58db

75Hz 1,7 1,45 0,25db

80Hz 1,76 1,59 0,17db

85Hz 1,85 1,63 0,22db

90Hz 1,89 1,6 0,29db

95Hz 1,85 1,54 0,31db

100Hz 1,65 1,45 0,2db

105Hz 1,2 1,38 -0,18db

110Hz 0,67 1,28 -0,61db

115Hz -0,28 1,21 -1,49db

120Hz -1,15 1,1 -2,25db

Dutada Sintonizada em 60hz

BP6 Dutada Diferênça

40Hz -6,8 -11,77 4,97db

45Hz -3,48 -8,79 5,31db

50hz -0,88 -6,29 5,41db

55Hz 0,84 -3,31 4,15db

60Hz 1,45 -0,96 2,41db

65Hz 1,65 0,68 0,97db

70Hz 1,68 1,98 -0,3db

75Hz 1,7 2,86 -1,16db

80Hz 1,76 3,15 -1,39db

85Hz 1,85 3,25 -1,4db

90Hz 1,89 3,17 -1,28db

95Hz 1,85 3 -1,15db

100Hz 1,65 2,79 -1,14db

105Hz 1,2 2,57 -1,37db

110Hz 0,67 2,39 -1,72db

115Hz -0,28 2,17 -2,45db

120Hz -1,15 2,01 -3,16db

Tudo bem sintonizada em 60hz a dutada começa a ganhar em 70hz. Mas tenho q levar em conta que para mim manter tudo em baixo da capota como pretendo, utilizando as caixas das cornetas e stw que já tenho as BP6 são uma excelente alternativa pois não tem face com alto falantes. Mas e aí vem a pergunta, e se eu aumentar a sintonia da BP6 estreitando mais ainda a banda? (acima do que está respondendo para mim não precisa, os eros 312LC já fazem um bom trabalho aí) Veremos!

nao tá muito plano o grafico desse eros em dutada não??? sintoniza ele mais alto, 40hz é sacanagem....

Compartilhar este post

Link para o post

Meu caros, teria algum de voces artigo ou link para teoria de band pass? Eu simulo no Winisd de forma empirica, usando tentativa erro....fiz uma 6 ordem para um fosgate de 10 que tenho parado aqui e rendeu mais do que esperava no meu quarto, no carro nao testei....mas falta um pouco de teoria sobre o assunto para esse que vos escreve.

Entao, se alguem puder me ensinar a pescar, to afim de aprender.

Obrigado

Denda_oreia Duto

hahahahaha, sacanagem...é que lembrei do Paulo Duto ao escrever esse post.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara se tu te vira no inglês http://www.diysubwoofers.org/bnd/6thorder.htm aqui fala especificamente das BP6, http://www.autosom.net/artigos.asp aqui provavelmente você encontra alguma coisa na sessão de caixas acústicas e na pesquisa do fórum aqui só manda procurar por tópicos de qualquer data somente em títulos que você acha bastante coisa :legal:

Meu caros, teria algum de voces artigo ou link para teoria de band pass? Eu simulo no Winisd de forma empirica, usando tentativa erro....fiz uma 6 ordem para um fosgate de 10 que tenho parado aqui e rendeu mais do que esperava no meu quarto, no carro nao testei....mas falta um pouco de teoria sobre o assunto para esse que vos escreve.

Entao, se alguem puder me ensinar a pescar, to afim de aprender.

Obrigado

Denda_oreia Duto

hahahahaha, sacanagem...é que lembrei do Paulo Duto ao escrever esse post.

Compartilhar este post

Link para o post

bom sintonizando o eros em 50 hz ele cria um pico com aplitude maxima em 65 com ganho de 2,5 dbs nessa frequencia.

partindo dessa sintonia vamos refazer as sintonias tambem para a BP6 50 hz na traseira e 95 hz na frontal e tacham tacham tacham o que aconteceu a band continua ganhando disparada em relação a frontal

sendo que agora com um xmax abaixo do limite estabelecido como linear

sintonizando a dutada em 60 hz pico com aplitude maxima em em 72 hz com ganho de 4,8 dbs nessa frequencia . resintonizando a band para comessar a responder na mesma frequencia da dutada com essa sintonia

band sintonizada em 55 hz na traseira sendo que seu VB agora e menor 90 litros e vb frontal se mantendo em 70 litors com sintonia agora de 100 hz ganho de 0,5 bd nessa frequencia e se mantendo +- linear até 110 hz onde a diferença para a dutada nessa frequencia chega a apenas 3,5 db de diferença a favor da band

Compartilhar este post

Link para o post

band pass para o target bass

camara traseira 50 litros sintonia em 60 hz

camara frontal 30 litros sintonia em 100 hz

resposta de frequencia +- plana de 69 hz até 106

resposta a - 3 dbs de 61 hz até 124 hz

ganho medio em relação ao mesmo falante em uma caixa bass reflex sintonizada a 60hz em torno de 2,5 dbs na media sendo a diferença minima de 1 db perto de 70 hz e maxima de 3,8 dbs em 102 hz a favor da band

caixa de pequeno volume para uma band pass de 6 orden

80 litros liquidos as 2 camaras

essa sugestão e para maxima eficiencia do falante e seu group delay maximo esta em 17 ms em 65 hz devido a camara frontal extendida para se obter o maximo de eficiencia nessa configuração .

Compartilhar este post

Link para o post
posta o seu projeto direitinho pra gente depois, se tiver algum video ou fotos melhor ainda!

Blz amigo vou providenciar uma foto, ja estou pensando em novas caixas para os tornados pos iram ser 4 de 18" e tenho aqui o projeto da caixa corneta dobrada e to atras de um projeto MONUFALT acho que assim q se escreve só quero saber qual delas iram tocar melhor , tenho aqui um prejto de BP da Selenium tb. quem pode simular isso ai:?

Compartilhar este post

Link para o post
Souza,

Sim! em PA o ideal mesmo pra um bom acoplamento sujere-se nestas caixas T18, esta da yamaha pelo menos 4 de cada lado e com um direcionamento correto pra não ocorrer cancelamentos!!

Quanto aquilo que o Edu disse, seria então uma SB1000 um melhor projeto pro meu caso?? Ou uma BP6 ainda ficaria melhor?? Vamos pensar com relaçao a falantes de 15 ja que a BP6 pro sds que vc sujeriu era pros 818 e minha mala pelo visto não vai caber não hein!!

Este projeto da yamaha acredito que caiba com dois de 18 se eu montar la dentro a junção das duas caixas!!

Grave mais profissional mesmo sendo somente dois falantes o que vc me sujere destas pra eu poder me aprofundar??

me passe qual falante de 15" vc pretende usar pois as sb 1000 e para falante de 18"e t18 tambem

Compartilhar este post

Link para o post

isso seria uma MTL-3?

:blink:

parece toca horrores mas eu fico com uma duvida como ficam os dutos da "caixa" do falante que fica la tras, passa por entre as duas laterais ou vem direto pela "area de SPL"? e como calcular o acoplamento gerado por uma caixa dessas ou como a cw-218 que foi citada nesse topico (tambem tenho interesse em uma caixa parecida com essa cw-218 :))

abraço e boa sorte no teu projeto, fico bala o video do youtube

EDIT: procura por "massive sound design" no youtube, tu se assusta com uns projeto que tem

Editado por gboff

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, então gboff acho q não seria forçar chamar de MTL-3 mas tipo isso não existe (ao menos inventado pela EV) bom o que parece é ser uma B-25/9 (um projeto de bandpass da Beyma para dois 18" para operar de 40hz a 150hz) modificada onde foi adicionado um terceiro falante no fundo. Agora com certeza ali no meio gera um efeito Manifold (coletor). Porém acredito eu (MHO) que esse terceiro alto falante torna mais crítico ainda o já grande desgaste propiciado aos alto falantes nesse tipo de acoplamento. Na verdade aquela abertura no meio opera com um dos filtros de uma band pass. Se esternder ainda mais o conceito de manifold pode-se chegar a considerar esse tipo de caixa como uma corneta (pesquisem na audiolist antes de me atirar pedras). Agora calcular a interação desses 3 falantes juntos eu sinceramente não sei, mas garanto que não é como sintonizar uma dutada com os alto falantes para fora (embora seja isto que os instaladores façam na maioria das vezes, ou nem isso). pelo que parece é uma caixa em U com um volume único onde os 3 alto falantes estão conectados. Boto minhas fichas que é um modelo "tentativa e erro" o problema é que muitas vezes o absurdo de potência aplicado faz "tocar pra kra***" mas na realidade tocaria melhor em outros alinhamentos. Defino melhor como a relação equilibrada entre musicalidade e pressão sonora. :legal:

EDIT: P.S.1) Acredito que "bonde do tigrão" não seja a melhor música para avaliar o sistema, embora eu não tenha nada a ver com isso =)

P.S.2) Acredito que talvez aquele falante do fundo provavelmente a médio longo prazo danificaria os outros dois tanto pela pressão excessiva nos "V" do fundo da caixa quanto pela variação no campo magnético gerado sem o quarto alto falante (caso da MTL-4) que tornaria essa variação homogênea.

P.S.3) Vale lembrar que esse tipo de configuração "camera única" caso um dos falantes falhe os outros vão interpretar um VB maior tendendo a sobreexcursionar e falhar também.

isso seria uma MTL-3?

:blink:

parece toca horrores mas eu fico com uma duvida como ficam os dutos da "caixa" do falante que fica la tras, passa por entre as duas laterais ou vem direto pela "area de SPL"? e como calcular o acoplamento gerado por uma caixa dessas ou como a cw-218 que foi citada nesse topico (tambem tenho interesse em uma caixa parecida com essa cw-218 :))

abraço e boa sorte no teu projeto, fico bala o video do youtube

EDIT: procura por "massive sound design" no youtube, tu se assusta com uns projeto que tem

Editado por ARMartins

Compartilhar este post

Link para o post

só falta dizer que o som do link acima foi montado sem mecher no banco traseiro oO

Compartilhar este post

Link para o post
só falta dizer que o som do link acima foi montado sem mecher no banco traseiro oO

kkkkkkkkkkk o pessoal ta com a criatividade a mil mesmo, 3 falantes é seria interessante saber qto tempo os falantes duram, pois não há uma compensação algo realmente mágico q a galera anda fazendo sem falar no excesso de potecia q normalmente é aplicado com digitais kkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde pessoal! Revivendo o tópico. Eu entrei em contato com a selenium e solicitei um projeto de BP6 para o Tornado 1100RMS 18". Obtive como resposta do Sr. Homero Sete , vulgo "H7" o que segue:

"Prezado Afonso:

Construa uma BP com uma camara de 60 litros e outra de 40 litros (volumes internos).

Na camara de 60 litros instale 3 dutos, cada um com 3 polegadas de diametro por 35 cm de profundidade.

Na camara de 40 litros instale 4 dutos, cada um com 4 polegadas de diametro por 10 cm de profundidade.

Coloque o conjunto magnetico na camara de 60 litros.

Atenciosamente,

Homero"

E aí pessoal vocês que já tiveram contato com o SDS, já viram algum em BP6? e o Tornado? Quais diferênças vocês acreditam que seriam percebidas (em caixas bem projetadas para os mesmos) entre 2 SDS de 18" e 2 Tornados 1100RMS 18" em Band Pass de sexta ordem?

Edit: Bold

Editado por ARMartins

Compartilhar este post

Link para o post

pensei que ia voltar aqui e que vc ja teria feito o projeto inteiro! hehehe, to so na curiosidade, dados tecnicos ainda não posso opinar.

Compartilhar este post

Link para o post
Boa tarde pessoal! Revivendo o tópico. Eu entrei em contato com a selenium e solicitei um projeto de BP6 para o Tornado 1100RMS 18". Obtive como resposta do Sr. Homero Sete , vulgo "H7" o que segue:

"Prezado Afonso:

Construa uma BP com uma camara de 60 litros e outra de 40 litros (volumes internos).

Na camara de 60 litros instale 3 dutos, cada um com 3 polegadas de diametro por 35 cm de profundidade.

Na camara de 40 litros instale 4 dutos, cada um com 4 polegadas de diametro por 10 cm de profundidade.

Coloque o conjunto magnetico na camara de 60 litros.

Atenciosamente,

Homero"

E aí pessoal vocês que já tiveram contato com o SDS, já viram algum em BP6? e o Tornado? Quais diferênças vocês acreditam que seriam percebidas (em caixas bem projetadas para os mesmos) entre 2 SDS de 18" e 2 Tornados 1100RMS 18" em Band Pass de sexta ordem?

Edit: Bold

legal seria simular ambos os falantes na mesma caixa (sugerida acima) aplicando a mesma potencia e ver como se comportaria...

e posta os graficos aqui dai....

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o dono do som sumiu! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Po, 4 312LC num SD1800 e ele sentiu falta de grave pra fora? Po, achava que ia tocar MUITO!

Alguem sabe?

Editado por Benincá

Compartilhar este post

Link para o post

Po, 4 312LC num SD1800 e ele sentiu falta de grave pra fora? Po, achava que ia tocar MUITO!

Alguem sabe?

Toca muito no geral! Mas se comparar com eros SDS18'.. o 18' tá mais subgrave!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...