Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bessa27

[Fiat Strada] SQPL - Reta Final

Recommended Posts

Falando nesse assunto..........tem uma coisa que eu não entendo, talvez alguem aqui posso me explicar:

->Coaxial, bandido?<-

Vejo que a ideia é separar um medio-grave de um agudo, certo?

Porem em quase todos os manuais, na instalação do kit duas vias, eles mensionam que o ideal é instalar o Tw à +- 2 polegadas (50mm) do midbass pra menos, e se não existe esta possibilidade, instalar o mais lonje possivel (vi no manual fosgate e focal).

Ai ja me surge uma duvida.....os Tw são colocado no painel para subir o palco, mesmo os fabricantes dizendo o oposto? O Coaxial atras não é indicado por tirar o palco ou por qualidade? Pois por tirar o palco, eu ainda entendo, porem qualidade, discordo..........

Ai outra coisa, vi muitos sets tops, gringos, e vi que em muitos sets eles utilizam coaxiais top, tipo o Focal.... e o Morel Integra Ovation XO e percebi que estes possuem um sistema muito parecido com um kit duas vias, com o X-over separado, e entrando 2 cabos (cada um dedicado), e no caso do focal eles ainda sujerem Bi-amp para este coaxial.

Mas e ai? Foge do padrão SQ? Se foge, para que ele é produzido? Qual é a ultilização desde item? Lembrando que o preço dele é o mesmo de um kit duas vias.....não compensa então colocar um kit duas vias atras (visão do fabricante)?

Se alguem puder solucionar essa minha duvida, ja adradeço........

point_integra_xo1.jpg

integra-xo-web.jpg

165krc.jpg

165krc.jpg

Bessa, você tocou num ponto bem interessante, conceito antigo, mal mastigado e todo dia cuspido nos tópicos novos que aparecem por ai. Concordo com a sua idéia totalmente, mas está já no forum estabelecido a regra de "quantos mais axiais menos qualidade" e ponto final, e essa ortoga vem trazendo sempre amarrada à ela que 69 nao presta.

É um assunto difícil de ser discutido aqui porque os conceitos básicos nao estao ainda concluídos na cabeca de todos. O mesmo caso do uso da palavra SPL...

Bem, você comprou um duas vias muito interessante, quem tivesse chance de ouvir algo de nível do seu, ou um que sou apaixonado, Infinity da séria Kappa que eu ia te dizer uns posts antes, ia entender o que estou tentando dizer.

Perde o palco? Tá, mas dai existe um termo bonito pra explicar o uso deles, o "rear fill" hehehe. A perda do palco nao está nem um pouco ligada à perda de qualidade do sistema. É isso que eu e você pensamos pelo jeito.

Ah, quanto a posicao do tweeter em relacao ao outro falante, pouts eu tinha em casa um link muito bom do audiolist que explicava isso, mas nao sei explicar de cabeca nao rsrs

Bessa, antes de mais nada: Parabens, está com muito capricho na instalação e isso é bom. A porta percebi que ficou muito legal, quero ouvir teu som.

E digo que este topico está ficando muito interesante, gostei de ver que não sou o unico que aprova o uso de coaxiais.

Gostei de ler a resposta do Fernando

Acompanhando a instalação e o debate sobre coaxial

Vlw

Editado por Canuto

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, existem muito modelos...........tem 6x9 Morel, Focal, Rainbow, Mb Quart, Diamond......a maioria somente coaxial.........2 vias......

Não consegui achar algum coment no forum aki falando de algum 6x9 desse tipo, pois realmente ele acaba com o palco e tal, e os user aki abominam o uso do mesmo...............

Porem é como eu disse.............uso o fader em quase 90% na frente, atras é só pra alguns efeitos que não abro mão, e por mais que eu sei que é correto o som somente na frente, não consigo acustumar..........................se bem que depois de ter finalizado o meu set (ontem) o focal teve um desempenho acima do esperado, e olha que eu esperava muito já........e realmenre percebi que o som vindo de tras não é necessario.

Esse 6x9 QRX é muito bom.............uma vez liguei ele no amp, com 130rms nele e nossa, o bicho fala demais, e tem um bom medio-grave, porem foge um pouco do conceito que quero chegar.............não quero que o 6x9 sobreponha nada, é como eu disse, somente um efeito..........

Bom, ja efetuei a compra dos 6x9 Diamond, e tbm direto ando com uma ou duas pessoas atras e tal................então é isso ai, agora vai........ pasmafaute

Interessante Bessa a questão do SQ 6x9, agora me diz uma coisa pretende vender os seus 6 x 9 da bravox? Pelo jeito esse modelo deve ser o melhor nacional em termos de 6 x 9 para quem n se preocupa na questão de "tirar" o palco com os 6 x 9, tb gosto dessa questão de efeitos no meu carro e no meu set atual eu tenho um par de 6 x 9 que por enquanto n vier bom kits 2 vias n tem como ficar sem som atrás, pois sempre carrego pessoas atrás, qto q vc iria pedir nos teus 6 x 9? E esses 6 x 9 que vc comprou foram da focal? MB Quart? Ou Diamond? Falow T+ e belo set hein.

Compartilhar este post

Link para o post

Finalizando o set...........pelo menos a parte dos Stereos....................se deus quizer, nunca mais vou mexer.....rsrsr

Um eskema para vedar: a 3M tem uma dupla face bem grossa e pouco densa........acho que eh a de 2kg/cm...........muito forte...........para vedar o pequeno orificio onde passa o cabo, eu coloquei uma quantidade que eu vi que iria passar o mais prenssado possivel...........depois ela seca, fica flexivel e sem vazamentos......

10909681.jpg

82391575.jpg

Conector super-dimensionados para nao perder contato........e coloquei uma pressao boa, para nao soltei, e tbm nao estragar o terminal do mid

45776028.jpg

93721010.jpg

Doorpod montado............sua extensao

93211394.jpg

Detalhe do Pod com o Tw

46416422.jpg

Meu Subzinho Sq.................daki 2 semanas vai entrar o P3 de 10"...........mosca branca de olhos azuis............vamo ver qual eh desse sub.........SQPL!!!!

77006589.jpg

Coluna

76259947.jpg

Parte da cabine estendida....................logo mais os QRX darao lugar para o Diamond 393i............vou tratar a parte estendida da cabina, com manta..........consegui ter uma ideia d quantos L tem esses bolsos e o volume que estimei depois que tirei tudo sao 18 litros cada um...........eh grande pra kct!

60283076.jpg

Interconnect..............Ipod e USB................to pensando em fazer alguma eskema do Ipod e Pendrive ficarem escondidos, porem ao alcanse da minha mao...........no porta luvas eh um bom lugar, porem eh um saco pra pegar eles quando o porta luvas tem coisa. To pensando em furar ali no console central, e bola algum acabamento bonito...........alguma borda de borracha.........coisa do tipo

28315247.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Resultado final sem as grades........achei que ficou bacana.............

O som ainda nao tive tempo de mexer em nada, soh nas Eqs do Hu..........mas como havia falado..........ficou TESAOOOOOOOOOO, realmente casou tudo perfeito..........to felizao, sorrido de orelha a orelha.

Vou fazer uma breve comparacao com meu outro kit, o Fosgate T162S........por cima logico, esse Focal nao ouvi nem 5 horas.............umas 4 ja foi =):

- Tw = Nao tem comparacao...............o focal nao dah vontade de parar de escutar, e quero ouvir todos meus cds para escutar todos os detalhes escondidos...........animal memo..........muito detalhado e profundo...........nada estridente ou brilhante demasiadamente. Comparado com o Fosgate eh fo**..........o fosgate eh bom, mas acho muito brilhante..........mas gostava dele. Ainda nao usei as atenuacoes pra ver se eu consigo uma mistura legal entre -Db e +treble..........ainda tenho muito o que fucar.....

- Mid = Bom..............em relacao a "SPL" o fosgate fala bem mais...............realmnere os mids do Fosgate sao mini-subwoofers..........pelo menos no meu pods ficou tesao........mas esses focal, nossa........dah uma batida bem profunda...........muito gostosa, tem algumas musicas que fico voltando pra ver ele funcionando. Ainda quero trabalhar um pouco com corte e provar algumas equalizacoes......mas ele esta animal.....................Muits vezes eh sinto o medio-grave, e o grave acaba comendo o meio das frequencias, e acabo ateh desligando o sub, e vejo que o kit desce muiiiiiiito bem, impressionante....... vou tentar o mid no fds e ver ateh quanto ele desce.

Bom +- isso............

Meu broder ja ta vindo esse fds que vem com meu P3 de 10........porem to achando de vai sobrar muiiiiiiito sub..........sei la, minha opniao........

Tem um lance.............alguem ai veja isso e me diga......meu sub atual tem 375rms...........meu amp joga 520rms nele.............no smp, o ganho dele ta em 1 (vai ateh 10) e mesmo assim, no HU o ganho do sub estando em 0, ele ja fica forte em algumas musicas.............em outras nao, tenho que elevar ateh 4 ou 6 (vai ateh 15), mas em media, no 0, ja esta bom, quando nao esta acima...........

Entao, to felizao..........fds vou comecar a fucar tudo..........tentar deixar ele redondinho............eh que dia de semana eh super corrido pra mim, epoca de provas gerais........ai eh fo**.

Bom, vamo ver

Agradeco a galera ai pela ajuda, nesse tempo, valew

79944928.jpg

92177048.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns! Ficou bem bacana.

Só recomendo uma proteção no mid.

Compartilhar este post

Link para o post

Concodo com o Iana, poe uma telinha mesmo. Melhor revenir do que premediar.

O ganho tem a ver com a voltagem do RCA. Da uma olhada no artigo. Se continuar demais procura algum sw volume no player pra atenuar.

E quando você vem pra cá? Quero ouvir isso!

Compartilhar este post

Link para o post
Parabéns! Ficou bem bacana.

Só recomendo uma proteção no mid.

Opa, valew :legal:

Entao, os Mids ja estao protegidos...........olhe a terceira foto de baixo pra cima........a foto que mostra as conexoes USb/Ipod, no fundo ja da pra ver o mid com a tela

abracao

Compartilhar este post

Link para o post
Concodo com o Iana, poe uma telinha mesmo. Melhor revenir do que premediar.

O ganho tem a ver com a voltagem do RCA. Da uma olhada no artigo. Se continuar demais procura algum sw volume no player pra atenuar.

E quando você vem pra cá? Quero ouvir isso!

Opa!

Se pans esse fds ja vou, to dependendo de uma resposta ai, acho que um broder meu de blumenau vai vir passar o fds aki, ai eu vou...............mas geralmente vou todo fds pra atibaia..........sem excessao, agora que eh prova, ai tu ja viu neh, mas com certeza...........me add no msn (nao entro muito, mas entro) bessa27@hotmail

Valew

Compartilhar este post

Link para o post

Bessa, ficou bem legal esteticamente sua Strada. Deve tar falando legal. Queria tentar ouvir esse kit, pois quero bolar algum jeito de veda-los no meu carro.

Me diga, você optou pelo coaxial Diamond? Porque não o Focal?

Grande abraços e parabens

Compartilhar este post

Link para o post
Bessa, ficou bem legal esteticamente sua Strada. Deve tar falando legal. Queria tentar ouvir esse kit, pois quero bolar algum jeito de veda-los no meu carro.

Me diga, você optou pelo coaxial Diamond? Porque não o Focal?

Grande abraços e parabens

Entao brow..............Diamond 393i li uns 2 reviews que me convenceram.....falam muito bem dele e tem um otimo custo X beneficio...............falam muito bem do tw dele...........o Focal custa quase 3 vezes o Diamond, e olha que eh o acess........o polyglass quase 4 vezes e como eu disse, nao vejo necessidade.........queria mesmo ficar com o jogo de speaker focal no carro, mas ja pensou na hora de vender? quem vai pagar 600 ou 700 num coaxial......eh como meu amigo Fernando disse, somente para ter um pequeno "Rear Fill" rsrsrs

Abracao carinha, esse fds vou pra pista no domingo, se tiver ai eh soh avisar

Compartilhar este post

Link para o post
Quando disponibiliza para a galera ouvir? :rolleyes:

Gostei muito!

Opa, soh marca, moro a 10 min de vc............se pans no fds acho que segunda to em sampa........me add no msn!!! Queria ouvir tbm o teu com o ganho "de acordo" :rolleyes:

Abracao vei

Compartilhar este post

Link para o post

Trocando o cabeamento de alimentacao...........Tsunami Elite, aterramento Stinger e Terminal de bateria Stinger tbm.

dsc04739.jpg

dsc04740.jpg

Acabei comprando um cabo pro Sub tbm............mas pedi 12AWG e me mandaram 10AWG...........poutz, to achando muito grosso........da um fraga.

dsc04738.jpg

dsc04735i.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Acabei comprando um cabo pro Sub tbm............mas pedi 12AWG e me mandaram 10AWG...........poutz, to achando muito grosso........da um fraga.

Eita cabinho parrudo [""] ... quanto gasto nos cabo no final ?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Bessa, não reclame!

Eu estou usando 8AWG para o sub... Parece o meu cabinho de energia 65mm² externamente :vts :vts

Por quê não tudo Knu? Alguma característica melhor nos Tsunami?

Compartilhar este post

Link para o post
Eita cabinho parrudo [""] ... quanto gasto nos cabo no final ?

Abraço

Entao, eh bem grosso, bem mais que meu 21mm de forca......acho que pageui 1,2 dolares no feet........algo em torno de 4 dolares o metro.........comprei 2 metros......

Compartilhar este post

Link para o post
Bessa, não reclame!

Eu estou usando 8AWG para o sub... Parece o meu cabinho de energia 65mm² externamente :vts :vts

Por quê não tudo Knu? Alguma característica melhor nos Tsunami?

Entao, o lance eh o seguinte mano Jow........

Tinha comprado o cabo do sub com o rubberboot.............e mandei trazer por um amigo........em 2 dias tava no hotel dele......

Ai lembrei que tava precisando de mais duas coisas: Um aterramento descente, e 1,5 metros de cabo 21mm pra fazer o terra.........o terra esta super justo no meu carro e o amp ta sem mobilidade pra equlizar........soh que nisso, meu amigo ja tinha partido

Ai olhei no ebay um terminal pro aterramento stinger.........7 dolares........e esse cara, me fez um baita preco de envio (acho que 14 dolares, algo assim).....e ele nao tinha Knu, somente Tsunami elite.......ai ja mandei o 1,5m de terra, cor silver.........

Perguntei pro cara o que dava pra colocar neste valor de envio.........ele disse que ainda dava pra colocar bastante coisa.................o "estalador" que fez a fiacao do meu carro, cocoruci, fez uma mer** de servico............e deixou super justo o cabo de forca (entre outras mer**s)............apos esse tempo mexendo com som, descobri: quer o negocio do teu jeito, faca vc mesmo..........e ai, isso ja tava me incomodando, perguntei se rolava uns 3 ou 4 metros de cabo de forca 4awg azul..........o cara disse que sim..........e elvis

Nisso eu tava olhando os items do vendedor, e vi esse terminal de bateria.........nao curto muito esse visor de voltagem, porem ele tava em "close-out" e paguei menos de 25 dolares, mesmo preco de um sem isso, pensei: mal esse visorzinho nao vai fazer (vi pra vender um xing ling aki por 160 com o visor digital) e ai o cara disse que tava no limite......ai soh rolou um terminal, porem do outro lado, vou reforcar o aterramento com o 4awg que sobrar, e vai sobrar bastante........e ai ja elvis, veio tudo por ebay, paguei um frete soh

Compartilhar este post

Link para o post

Terminando o acabamendo: Vide tratacao acustica dos coaxiais...........puta trampo.........mas ficou exelente.........totalmente vedado.............vida novas ao novos coax

Deixei tudo pronto pra quando chgar o coaxial soh ligar e ja era............sem eskentar com mais nada..........ja me torrou o saco esse lance de UP rs..........

84639091.jpg

64093026.jpg

31560659.jpg

Passei a fiacao Tsunami................nesse caso ateh que achei facil.............a outra, tava meio justa, essa deixei mais folgada..........e tbm eh bem mais flexivel, atras eh melhor.......

Aproveitei aparafusei na lata um terra terminal................tava na base do parafuso........agora ta melhor.

64802492.jpg

85930004.jpg

E aproveitei pra dar um talento nos cabos, em relacao a tamanho...................

27275499.jpg

60448269.jpg

E ai por ultimo o P3 de 10"................fiz tudo pra ouvir ele hoje, mas infelismente, por causa de uma caixa mal feita, vai ser adiado....................

66357246.jpg

51846890.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Falta:

- Chegar Coax Diamond

- Bateria (vai ser a ultima coisa) - Moura 75ah (vamo ver se cabe neh.........se nao caber, nois faiz cabe)

- Caixa pro sub..........teve um cara ai que fez uma horrivel...........nao posso aceitar........quero fazer uma "de acrdo"

- Terminal de ligacao Stinger............pelo que andei vendo hoje........vai ser um trampo da po***!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Aquela proteção ali no coaxial traseiro...

Você fechou a saída lá para a lanterna traseira? No meu carro eu fechei... Transformei em uma caixinha selada...

Ficou tesão de mais! Melhor coaxial de 5" que já escutei, dava para sobreviver sem subwoofer! Descia a uns 45 Hz :vts :vts Só não tinha impacto...

Compartilhar este post

Link para o post
Aquela proteção ali no coaxial traseiro...

Você fechou a saída lá para a lanterna traseira? No meu carro eu fechei... Transformei em uma caixinha selada...

Ficou tesão de mais! Melhor coaxial de 5" que já escutei, dava para sobreviver sem subwoofer! Descia a uns 45 Hz :vts :vts Só não tinha impacto...

Ya!

Lacrei tudo...........demorou pra kct, mas consegui. Na foto tem uma parte que ta aberta, mas ela nao tem conexao com o bolsao do coaxial. Alias, ateh tinha 2 furos de 1 polegada cada um, mas vedei.................

Agora a caixa eh fogo neh............to super sem tempo e o unico dia que tirei pra terminar as coisas no carro era hoje........

O cara fez a caixa tudo oporto de como eu pedi: mdf de 15mm...........soh pregado con uns preguinhos finos.....e ainda a caixa tava mal feita, tinha uma madeira com quase 4mm de abertura.................

E ligo no cel do cara e ele nao atende..........ou da caixa..............fo** neh...........

Agora esse sub soh vai funcionar no natal..........rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Você tem espaço ou ferramenta? Se sim, compre retalhos e faça a caixa você mesmo!

Não é tão difícil assim, e poupa um monte de trabalho....

Compartilhar este post

Link para o post

Bessa como vc tá cara? E o TCC td em ordem?

Assim que seu carro estiver 100% eu quero ver tocando em?

Boa sorte com td ai cara,tá ficando show, e valew por tudo.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...