Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vitorchadud

Isolamento Acustico

Recommended Posts

O som não tem capacidade de atravessar as superfícies... então ele é transmitido por elas... a superfície vibra e transfere parte daquela energia ao interior do ambiente. Quanto mais inerte (de inércia) for o material, menos ele irá transmitir. E nem é questão de rigidez. Quanto mais rígido, maior será a frequ6encia de ressonância daquele material (isto explica o desastre do kevlar nos médios). Quanto mais pesado, melhor. É aí que entra a manta... ela torna a superfície mais inerte. O feutro entra como complemento nesse isolamento mecânico, e também entra pra evitar reflexões nas paredes do veículo, reduzindo ressonâncias.

Por exemplo, em estúdios é comum se fazer uma parede de drywall, afastada alguns centímetros das paredes originais, e esta parede é recheada com areia.

EXATO! foi baseado nesses principios de isolamento de estúdio e tals q eu cheguei na intenção de colocar manta+feltro, dentre os materiais flexíveis e possiveis de se colocar no carro, esses são os mais inertes que eu encontrei!

outra coisa q se revelou experimentalmente bom isolador foi EVA! eu peguei uma lata que tinha aki e coloquei um auto falante tocando dentro de uma caixa com ela tampando (era um gabinete de PC com akela lata dele mesmo) a lata abafava, mas dai eu coloquei um EVA na lata, por dentro... e putz! como ficou mais silencioso! (fiz isso nesses 15min desde mu ultimo post) será q EVA seria uma opção?

vou experimentar mais e talvez eu chegue numa conclusão!

PS: talvez eu me renda e coloque 2 abafadores... ainda to com um 4cil com 4x1 não dimensionado, simples, qdo o 250 entrar na brincadeira vou testar algumas configurações de escape até achar o ronco que eu quero! até hj o espíngardão é o que eu mais gostei...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos... é vero, uns R$ 80,00 não é nada demais. Aliás, esse é o preço daquelas de alumínio? Que o pessoal está usando em telhados, forros etc? Em qual espessura? Já vi a venda por metro linear em casa de materiais de construção, em bobinas de 1,2M e 0,8M me parece, mas nem peguntei o preço.

Como aqui tudo será DIY, apesar de eu ter um bom e velho soprador da Bosch, to meio que fugindo da asfáltica, eu vi a "meleca" que faz e o trampo pra instalar.

Essas auto-adesivas de alumínio eu até em interessei, por outro lado, se não houver ganho na acústica, pretendo ficar no feltro betumado mesmo, com cola quente, dupla face, silicone, enfim... Pelo pouco que mexi na porta (Palio G1), fazendo uns ajustes, usando cola quente e colocando uma espumas sob o forro, muitas vibrações e barulhinhos chatos já foram embora, logo vi que não se trata de um bicho se 7 cabeças.

Kleber,

Longe disso, quando citei SPL, eu quis dizer as virabções causadas pela pressão sonora, aquela corriqueira mesmo, pois com coaxiais de 6" e 20W neles já estão vibrando, fiquei pensando depois de um kit e 50/60W em cada!

Inclusive, criei um tópico lá no SQ (GTA-260 + Panhter 8"), minha intenção é (no máximo) 200W pra sub e 50/60W para cada porta e talvez - futuramente - mais um Kit num novo e apropriado tampão (com MB litradinho e tal) com mais 50/60W para esses traseiros.

A questão é que sou CHATO com "barulhinhos", uma maçaneta vibrando e eu já "perco o tesão" de ouvir som no carro. E olha que esse é da namorada, eu só tenho moto (e estou de olho num corsa).

Resumidamente, queria algo (em termos de 'isolamento') não muito caro (leia-se nada top ou hi-end) para tirar o máximo da qualidade do som das portas mesmo, nos locais originais, pois um kick alí no Palio MATA o espaço, já imagino o desconforto, não sobra descanço pro pé esquerdo, praticamente.

Por isso as dúvidas e busca de soluções ANTES de investir no Kit dianteiro.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
O som não tem capacidade de atravessar as superfícies... então ele é transmitido por elas... a superfície vibra e transfere parte daquela energia ao interior do ambiente. Quanto mais inerte (de inércia) for o material, menos ele irá transmitir. E nem é questão de rigidez. Quanto mais rígido, maior será a frequ6encia de ressonância daquele material (isto explica o desastre do kevlar nos médios). Quanto mais pesado, melhor. É aí que entra a manta... ela torna a superfície mais inerte. O feutro entra como complemento nesse isolamento mecânico, e também entra pra evitar reflexões nas paredes do veículo, reduzindo ressonâncias.

Por exemplo, em estúdios é comum se fazer uma parede de drywall, afastada alguns centímetros das paredes originais, e esta parede é recheada com areia.

Claro, concordo totalmente.

Acho que não me expressei muito bem.

O que quis dizer é o seguinte.

Se você colocar manta apenas no fundo e na parede corta fogo por exemplo, não terá um ganho tão grande. Mas se você colocar uma boa camada de feltro betumado o resultado vai ser superior. Claro que manta + feltro ou espuma acústica é o ideal.

Compartilhar este post

Link para o post
Claro, concordo totalmente.

Acho que não me expressei muito bem.

O que quis dizer é o seguinte.

Se você colocar manta apenas no fundo e na parede corta fogo por exemplo, não terá um ganho tão grande. Mas se você colocar uma boa camada de feltro betumado o resultado vai ser superior. Claro que manta + feltro ou espuma acústica é o ideal.

hmmm... acho q to chegando a alguma conclusão!

essa espuma acustica seria akela mesma dakela espuma caixa de ovo, ou seja, uma espuma de alta densidade, ou tem algo especial nessa q vc citou???

Compartilhar este post

Link para o post
Pezinho sempre terá vantagens, desde que não se estrangule o falante. Além de estarem melhor posicionados, a rigidez estrutural pode ser maior que a obtida em portas.

O que quer dizer com estrangular klébi? E outra seria uma boa aplicar manta no interior do pezinho? por exemplo no meu caso isso seria muito fácil quando estava confeccionando.

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post
O que quer dizer com estrangular klébi? E outra seria uma boa aplicar manta no interior do pezinho? por exemplo no meu caso isso seria muito fácil quando estava confeccionando.

Vlw

Eu acho que ele quis dizer pezinho muito pequeno. Com certeza, um pezinho bem feito tem um resultado melhor, principalmente pelo posicionamento, mas como o assunto aqui é isolamento...

Douglas, se o pezinho está bem rigido, acho besteira colocar manta dentro dele. A não ser que você está sentindo (ui) que ele esta vibrando (ui²).

Compartilhar este post

Link para o post

Existem vários tipos de espuma acústica.

Existem produtos importados específicos para carro, mas não sei se compensa pelo alto preço.

Tem o feltro betumado que funciona muito bem.

Tem a espuma casca de ovo.

Tem outras espuma nacionais acústicas também.

Tem que usar a criatividade.

No meu carro uso manta asfáltica SELADIN auto adesiva 3mm (R$85/rolo de 5 metros quadrados) + Ensolite (espuma acustica importada) + Feltro Betumado + Espuma Casca de Ovo..

Claro que não uso tudo no mesmo local..

Por exemplo nas portas, tem camadas de manta + ensolite..

No chão tenho manta + feltro betumado..

Em alguns acabamentos plasticos tenho espuma casca de ovo.. E por ai vai hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Existem produtos importados específicos para carro, mas não sei se compensa pelo alto preço.

No meu carro uso manta asfáltica SELADIN auto adesiva 3mm (R$85/rolo de 5 metros quadrados) + Ensolite (espuma acustica importada) + Feltro Betumado + Espuma Casca de Ovo..

Claro que não uso tudo no mesmo local..

Por exemplo nas portas, tem camadas de manta + ensolite..

No chão tenho manta + feltro betumado..

Em alguns acabamentos plasticos tenho espuma casca de ovo.. E por ai vai hehe.

haha... mais ou menos oq eu penso em fazer...

como etapa primordial do processo de restauração do Opala é desmontar todo o acabamento (até pq boa parte está aos farrapos, e o resto puído), trocar toda a fiação (o trem tá perigoso em algumas partes... e como é SIMPLES o sistema elétrico de um carro de 30 anos!!!), a idéia é ir reconstruindo tudo já prevendo a preparação acústica do ambiente, o processo será lento, toda essa parte de reparação de acabamento será DIY, possivelmente até uma parte da tapeçaria será DIY (o que não requer máquina de costura), e como eu só tenho o domingo livre... vai ser devagar! ou seja, vai dar pra ir fazendo, ouvindo, mudando... até chegar no ideal pra mim!

eu penso em usar PU expandido em algumas partes, vou ver oq eu apronto! hehe

o negócio é bem freestyle mesmo, como eu pensava!

vlww!

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim o desastre do Kevlar nos medios? o medio de kevlar das B&W sao dos mais musicais que se tem conhecimento.

Nao quis dizer que nao possa ser colorido, mas nas B&W estao longe de serem um desastre...

Compartilhar este post

Link para o post

Ianaconi vc tem ideia de preco da espuma nacional? Vale a pena pagar a mais pela espuma em vez do feltro???

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Espuma é barato cara.

Só ver loja/empresa de espuma na sua região, e pede catalogo de amostras/preços. Tem que ir testando pra ver o que fica melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Como assim o desastre do Kevlar nos medios? o medio de kevlar das B&W sao dos mais musicais que se tem conhecimento.

Nao quis dizer que nao possa ser colorido, mas nas B&W estao longe de serem um desastre...

Coloridos e artificiais... Pra mim é desastre. Cone breakup na cara, queimando os médios. Nas B&W ainda são um pouco menos que em outros falantes de kevlar e fibra de carbono, pois há outros processos construtivos que influenciam... mas não é a toa que a Nautilus usa cones de alumínio.

Compartilhar este post

Link para o post
Coloridos e artificiais... Pra mim é desastre. Cone breakup na cara, queimando os médios. Nas B&W ainda são um pouco menos que em outros falantes de kevlar e fibra de carbono, pois há outros processos construtivos que influenciam... mas não é a toa que a Nautilus usa cones de alumínio.

O que vc acha do Focal de Kevlar? Atualmente uso um NAR, mas vou comprar esse Focal Kevlar do kit 130kp para usar com me TN-52( só o mid mesmo)....Pretendo usar eles em pezinhos de ate 10L, mas fiquei preocupado com as specs dele que pedem 30L (manual da Focal)....

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Depende... vc gosta dos médios do seu NAR? Ou prefere os médios de falantes com cone de Polipropileno?

Se os médios do NAR não te incomodam, aí pode partir pro Focal.

Quanto ao pezinho, qualquer falante em teoria vai pedir grandes caixas, mas pezinhos de 10L já estão pra lá de bons.

Compartilhar este post

Link para o post
Depende... vc gosta dos médios do seu NAR? Ou prefere os médios de falantes com cone de Polipropileno?

Se os médios do NAR não te incomodam, aí pode partir pro Focal.

Quanto ao pezinho, qualquer falante em teoria vai pedir grandes caixas, mas pezinhos de 10L já estão pra lá de bons.

Acho os NAR legais pelo preco...Ouvi esse focal kevlar de 5 no C3 do elborabom e achei simplesmente animal....ainda mais por estarem nas portas...Fiquei imaginando em pezinhos....

Ja to quase decidido quanto à esse mid, ainda mais por eu ser fã da marca... :rolleyes:

Qquer coisa eu troco por um de polipropileno...o 50b da Bravox é de polipropileno né? Seria um comparativo no futuro...

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post
Acho os NAR legais pelo preco...Ouvi esse focal kevlar de 5 no C3 do elborabom e achei simplesmente animal....ainda mais por estarem nas portas...Fiquei imaginando em pezinhos....

Ja to quase decidido quanto à esse mid, ainda mais por eu ser fã da marca... :rolleyes:

Qquer coisa eu troco por um de polipropileno...o 50b da Bravox é de polipropileno né? Seria um comparativo no futuro...

Abs!

o cs50B é um baita mid, mas pra 2 vias eu não usaria ele... com um tweeter q descesse até 2KHz talvez ele toque legal, mas eu curto ele mesmo é entre 50-300Hz, é onde ele realmente briga com esses "cachorros grandes" e não faz feio!

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi direito a colocação sobre os Mid's de Kevlar Kleberlpa. Você acha que o som deles são coloridos e artificiais demais? No caso, eu pretendia pegar o kit CS60K da Bravox. Mas depois dessa... dei um passo pra trás. Um de polipropileno seria melhor? Até 400 reais, que é o preço de um CS60k.

Quanto a manta, a manta que vocês falam que pesa muito e tem um mal cheiro é a famosa manta adesiva? No meu projeto, eu pretendo aplicar mantar nas portas apenas para obter um melhor desempenho dos Mid's, já que serão instalados na porta. Mas, se realmente o peso aumentar muito, e ainda ter um mal cheiro é mais um passo atrás que eu vou ter que dar pra pensar bem antes de comprar...

Vou acompanhar o tópico, a discussão está me ajudando bastante, mesmo meu projeto sendo voltado para o SQPL ao invés de Hi-Fi ou SQL.

Compartilhar este post

Link para o post

AMZ, dependendo do falante, vai do colorido e artificial, ao colorido e artificial ao extremo. O Bravox eu considero uma péssima opção, o bicho parece uma corneta.

Compartilhar este post

Link para o post
Não entendi direito a colocação sobre os Mid's de Kevlar Kleberlpa. Você acha que o som deles são coloridos e artificiais demais? No caso, eu pretendia pegar o kit CS60K da Bravox. Mas depois dessa... dei um passo pra trás. Um de polipropileno seria melhor? Até 400 reais, que é o preço de um CS60k.

Quanto a manta, a manta que vocês falam que pesa muito e tem um mal cheiro é a famosa manta adesiva? No meu projeto, eu pretendo aplicar mantar nas portas apenas para obter um melhor desempenho dos Mid's, já que serão instalados na porta. Mas, se realmente o peso aumentar muito, e ainda ter um mal cheiro é mais um passo atrás que eu vou ter que dar pra pensar bem antes de comprar...

Vou acompanhar o tópico, a discussão está me ajudando bastante, mesmo meu projeto sendo voltado para o SQPL ao invés de Hi-Fi ou SQL.

No meu carro tem a manta Vedacit. Não tem odor algum.

Compartilhar este post

Link para o post
O Bravox eu considero uma péssima opção, o bicho parece uma corneta.

:+1

sem falar dos tweeters ensurdecedores (em off axis ficam passáveis)

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, obrigado pela resposta sobre os 2 vias, te mandei MP pra não desvirtuar o tópico.

A melhor opção, pra obter uma resposta melhor dos mids sem muita dificuldade, seria aplicar manta adesiva então correto? Pesam muito essas mantas?

Compartilhar este post

Link para o post

Até parece ter alguma finalidade no carro... pq pelo menos no site fala ser util

mais é uma marca com poucos produtos no mercado, acho q é dificil de achar !!! ou nao tem uma demanda grande pq procurei em sites e naum achei muita coisa

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...