Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vitorchadud

Isolamento Acustico

Recommended Posts

Bom, criei esse topico pq Isolamento Acustico é uma das coisas mais importantes para se ter em um sistema onde se visa fidelidade sonora, porem nunca vi um topico especifico sobre isso... Os metodos que eu conheco sao a manta asfaltico e a espuma acustico....

-Manta asfaltica- tem bons resultados quanto a isolamento sonoro mas tem dois fatores negativos na minha opniao: peso e "por um lado tira a originalidade do carro" pois é impossivel de retira-la...em uma porta amassada por exemplo, se for feito tratamento acustico, nao sei como fazer para levar a porta pra arrumar com a manta por dentro...

-Espuma acustica: nao conheco e nao sei se se tem bons resultados no isolamento acustico em um carro, mas duas coisas sao certas, nao pesa tanto e pode ser retirada depois...

Vamos ver o que o pessoal tem de experiencia com esse assunto...

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu queria mais informacoes sobre outras formas de isolamento que nao fosse a manta asfaltica, vou fazer pezinho no meu proximo carro....entao a manta nao iria nem na porta...

Compartilhar este post

Link para o post

Muito útil e interessante este tópico, estou montando um set novo, um amigo meu revestiu com manta asfaltica, e esta se arrependendo por causa do cheiro que ficou no veículo principalmente quando fica muito tempo no sol (pude comprovar o mau cheiro), por isso gostaria de saber mais sobre alguma outra forma de isolamento....

Compartilhar este post

Link para o post
Muito útil e interessante este tópico, estou montando um set novo, um amigo meu revestiu com manta asfaltica, e esta se arrependendo por causa do cheiro que ficou no veículo principalmente quando fica muito tempo no sol (pude comprovar o mau cheiro), por isso gostaria de saber mais sobre alguma outra forma de isolamento....

isso depende da marca usada .

viapol nao fica com cheiro nao .

Compartilhar este post

Link para o post

Na prática isolamento acústico seria uma forma de inibir ruidos externos para dentro do veículo?

Compartilhar este post

Link para o post
Na prática isolamento acústico seria uma forma de inibir ruidos externos para dentro do veículo?

Isso mesmo, para um som que visa fidelidade sonora o isolamento eh essencial...Vi espumas acusticas um dia que eram especificas para carros...achei mto interessante, pois alem de leve e especifica para isolar ruidos, e mais, pode ser retirada se o veiculo for vendido...\

So nao sei o preco, vou dar um pesquisada depois e ponho aqui.....

Compartilhar este post

Link para o post
Isso mesmo, para um som que visa fidelidade sonora o isolamento eh essencial...Vi espumas acusticas um dia que eram especificas para carros...achei mto interessante, pois alem de leve e especifica para isolar ruidos, e mais, pode ser retirada se o veiculo for vendido...\

So nao sei o preco, vou dar um pesquisada depois e ponho aqui.....

Quais tipos de ruídos? Externos e/ou objetos do próprio veículo.

Queria chegar neste ponto, por isso a minha primeira pergunta, pois um carro que serve de exposição por exemplo, que fica parado. Vale a pena fazer o isolamento?

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não diria que é essencial... é um acessório, pois sua única vantagem é reduzir os ruídos de rodagem, o que proporciona um conforto maior na audição, permite rodar com volume mais baixo, já que a competição com ruídos externos é menor.

Menor... mas existente. Tanto ruídos de rodagem como ruídos externos.

O que é REALMENTE efetivo (e não-problemático) é utilizar manta no assoalho do veículo, inclusive assoalho, e na parede corta-fogo. Por cima da manta, uma camada generosa de feutro betumado (cobertor de mendigo, só que uma versão mais pesada), e por cima, os acabamentos. Na parede corta-fogo, o ideal é colar o feutro.

Teto só é vantagem quando produz ruídos com os graves (se vc tem um uno, por exemplo). Porta-malas, vai depender do SPL dos graves. Portas e etc, só pra redizir um pouco ruídos externos.

Sim, pode representar problemas dependendo do adesivo utilizado. Cheiro tem sim, mas tem marcas que fedem menos.

Não ando considerando o uso de manta no meu carro não. No máximo na folha interna das portas, pois o meu set de médio grave será mais parrudinho, e temo que a lataria da porta cause ruídos. Mas é só temor mesmo. E, talvez, no piso, pra reduzir ruídos.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu não diria que é essencial... é um acessório, pois sua única vantagem é reduzir os ruídos de rodagem, o que proporciona um conforto maior na audição, permite rodar com volume mais baixo, já que a competição com ruídos externos é menor.

Menor... mas existente. Tanto ruídos de rodagem como ruídos externos.

O que é REALMENTE efetivo (e não-problemático) é utilizar manta no assoalho do veículo, inclusive assoalho, e na parede corta-fogo. Por cima da manta, uma camada generosa de feutro betumado (cobertor de mendigo, só que uma versão mais pesada), e por cima, os acabamentos. Na parede corta-fogo, o ideal é colar o feutro.

Teto só é vantagem quando produz ruídos com os graves (se vc tem um uno, por exemplo). Porta-malas, vai depender do SPL dos graves. Portas e etc, só pra redizir um pouco ruídos externos.

Sim, pode representar problemas dependendo do adesivo utilizado. Cheiro tem sim, mas tem marcas que fedem menos.

Não ando considerando o uso de manta no meu carro não. No máximo na folha interna das portas, pois o meu set de médio grave será mais parrudinho, e temo que a lataria da porta cause ruídos. Mas é só temor mesmo. E, talvez, no piso, pra reduzir ruídos.

Kleber me desculpe mas terei de discordar da sua opinião.

O que acontece com a manta asfáltica aplicada em portas ou em qualquer superficie do automovel, é que ela aumenta a massa e a rigidez desse local, diminuindo assim qualquer tipo de vibraçao no local em que a manta foi aplicada, no caso de um sistema com falantes nas portas a manta é 100% indispensavel, dando vida aos falantes pois coomo a porta vibra menos voce nao tera "coloração" nas ondas sonoras!

Sem contar que se a manta for bem aplicada e voce conseguir fechar todos os buracos da porta menos o do falante, voce vai conseguir criar uma cixa acustica muito rigida para os falantes e com uma litragem absurda fazendo com que eles toquem muito mais do que num pézinho onde eles ficam sufocados pela litragem e falta de flexibilidade.

A diminuição dos barulhos externos etc, pra mim é uma questão completamente secundaria em se tratando de manta asfaltica.

Tive 4 carros diferentes e os 4 com manta, a manta deu vida aos falantes!

é algo que muda de verdade tudo!

Agora quanto a questão do Vitor, nao sei se outro material vai ter o mesmo resultado da manta pois mais uma vez a manta aumenta a massa do local aplicado..

Quanto a tirar amassados...

1 tomara que nunca amasse.

2 realmente dificulta mas o problema não é seu e sim do martelinho.

O resto é festa!

Abraços galera!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, sobre porta tratada amassada, tive uma experiência relativamente válida e acompanhei o serviço.

Poucos dias antes de me mudar para BSB, um FDP tentou estourar a maçaneta de meu carro com uma chave de fenda para roubar o carro (segundo a oficina, o cuidado que ele teve ao fazer o buraco foi muito grande, logo, tudo indica que meu carro estava "encomendado").

Não roubou o carro. Mas fud** minha maçaneta do passageiro, causando um buraco que fazia entrar água - inevitavelmente molhou/molharia meu falante. Tapei com fita, até arrumar.

Para trocar a maçaneta, era necessário desmontar a porta por dentro, logo, remover a manta na camada externa e interna da porta. Difícil? Sim. Impossível? Longe disso...

Até agora não precisei substituir a manta que foi retirada, pois a cola é realmente muito forte - simplesmente reutilizei.

Num trabalho mais severo, como no caso do carro do Kleber, mais fácil trocar a porta... Só colocar novamente! Qualquer outro caso, como disse o Bora, tem 2 tipos de problemas e esse será SÓ do martelinho!

Compartilhar este post

Link para o post

Perguntei isto pois qunando eu tinha o Gol eu fiz o isolamento acústico das portas, e pra não dizer que não teve ganho nenhum, o que eu notei é que a porta fazia um barulho diferente quando fechava e parou alguns ruídos que deveriam ser da trava elétrica.

Estou com uma séria dúvida quanto a vantagem de se fazer o isolamento, pois é uma $$$ considerável para fazer algo bem feito que poderia ser aplicada em outra coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Me desculpe discordar mas o problema não sera só do martelinho, se o serviço não ficar bem feito ou se se vc não liga para uma lanternagem bem feita, tudo bem, lembre-se que o veículo é seu... e não do martelinho.

Compartilhar este post

Link para o post

recebi a resposta da 3M sobre o thinsulate, somente venda para fabricas.... nao tem nem venda para atacado de fins varejistas!!!

abs!

Compartilhar este post

Link para o post
no caso de um sistema com falantes nas portas a manta é 100% indispensavel, dando vida aos falantes pois coomo a porta vibra menos voce nao tera "coloração" nas ondas sonoras!

Depende... muito se diz sobre coloração... basicamente, ela só irá acontecer se a superfície que está vibrando estiver dentro do habitáculo. Se ela estiver para o lado de fora, ou vibrar pouco o suficiente para não criar perturbações, ela não irá colorir a resposta do falante. Uma superfície que vibra gera amortecimento. Um falante num IB está infinitamente amortecido.

Essa questão de coloração é muito complicada. Por exemplo, falantes de kevlar ou fibra de carbono são falantes muito coloridos (ao extremo mesmo), exatamente porquê, pela dureza do material, seu cone ressona e cria colorações expressivas nos médios. Ainda assim, fazem bastante sucesso.

Sem contar que se a manta for bem aplicada e voce conseguir fechar todos os buracos da porta menos o do falante, voce vai conseguir criar uma cixa acustica muito rigida para os falantes e com uma litragem absurda fazendo com que eles toquem muito mais do que num pézinho onde eles ficam sufocados pela litragem e falta de flexibilidade.

Utilizar a manta para isolar a frente do fundo do falante, sim, é algo interessante. Evita perdas e ruídos. Agora, isolar todos os buracos da porta é algo bem temeroso, pois, além de não deixar a água que entra na porta vazar, você ainda continua com saídas de ar pelas frestas do vidro, trancas e etc.

Pezinho sempre terá vantagens, desde que não se estrangule o falante. Além de estarem melhor posicionados, a rigidez estrutural pode ser maior que a obtida em portas.

Tive 4 carros diferentes e os 4 com manta, a manta deu vida aos falantes!

é algo que muda de verdade tudo!

Como te disse, depende de onde se aplica. Tratamento acústico é igual remédio controlado. Ou você faz para atender apenas a necessidade, ou os efeitos colaterais são piores que os ganhos.

Já vi carro "mantado" ficar acústicamente MUITO pior que carro sem manta... Ambiente duro, ruim de articulação, ressonante.

Por isto que o ideal é nunca partir para o exagero. Fechar 100% é uma faca de muitos gumes.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem 2 coisas que tem que se deixar claro.

A manta asfáltica tem o objetivo de evitar as vibrações da lata fina dos carros de hoje.

Ela não vai te ajudar muito com os ruídos vindo do exterior do veículo por exemplo.

Para instalar mids na porta, a manta traz grandes benefícios.

Agora se você quer deixar o carro mais silencioso por dentro, existem várias opções. O feltro betumado (cobertor de mendigo) é uma ótima opção e super barato também.

Compartilhar este post

Link para o post

Permitam-me pegar uma carona aqui pessoal.

Se a intenção for somente eliminar ruídos e vibrações (tanto externas quando internas pelo SPL) , o feltro betumado e lã de vidro já fazem um bom serviço?

Pensei muito nessas mantas auto-adesivas que estão vendendo, mas não gostei do preço, prefiro investir em equipamento.

Pensei em fita dupla face/lã de vidro/feltro betumado para as portas e porta-malas, que no meu caso são pontos críticos, principalmente portas.

Minha primeira idéia, foi a de usar somente o feltro betumado na lataria interna da porta e também externa (entre lata e forro), já teria um bom resultado? Além de redução de ruídos e vibrações, o feltro acresecentaria algo na acústica das )portas? (A lã de vidro foi uma "viajem mental" que nem sei se ajudaria, pensei em fazer um sanduíche com dupla face e ver no que dá)

Abraço.

PS: Excelente tópico, pelo menos pra mim que sou só um "entusiasta".

Compartilhar este post

Link para o post

O feltro não vai evitar vibrações.

Pra evitar vibrações é difícil fugir da manta asfáltica.

Não acho caro. R$70-80 por um rolo com 5 metros quadrados de manta. É um pequeno investimento.

Compartilhar este post

Link para o post
Permitam-me pegar uma carona aqui pessoal.

Se a intenção for somente eliminar ruídos e vibrações (tanto externas quando internas pelo SPL) , o feltro betumado e lã de vidro já fazem um bom serviço?

Pensei muito nessas mantas auto-adesivas que estão vendendo, mas não gostei do preço, prefiro investir em equipamento.

Pensei em fita dupla face/lã de vidro/feltro betumado para as portas e porta-malas, que no meu caso são pontos críticos, principalmente portas.

Minha primeira idéia, foi a de usar somente o feltro betumado na lataria interna da porta e também externa (entre lata e forro), já teria um bom resultado? Além de redução de ruídos e vibrações, o feltro acresecentaria algo na acústica das )portas? (A lã de vidro foi uma "viajem mental" que nem sei se ajudaria, pensei em fazer um sanduíche com dupla face e ver no que dá)

Abraço.

PS: Excelente tópico, pelo menos pra mim que sou só um "entusiasta".

No seu caso, é só manta mesmo... No caso, no teto e nas latas do porta-malas. Fora isto, não vai ter redução não.

Se seu caso é SPL, é bom saber que a maior parte dos problemas vem da tampa do porta-malas... não é a lata dela que vibra, é ela toda, placa, vidro... tudo! Isso sem contar parachoque. Então vá de manta nos locais que lhe falei, e, na tampa, o jeito é ajustar pra que ela fique bem fixa quando fechada. O inconveniente é que vai dar trabalho pra fechar.

Compartilhar este post

Link para o post

Respondendo à pergunta do peagahh, meu objetivo é eliminar ruidos externos (barulho da rua e da rodagem)...

Meu atual carro, um Celta, é bem barulhento por dentro... (alias apliquei manta nas portas inteira para colocar o mid e so vi vantagem no som, quanto ao isolamento acustico nao vi diferenca nenhuma)....e ainda fiquei preocupado em ocorrer algum acidente com a porta....

Para eliminar os ruidos originados do proprio veiculo vejo a manta como um boa alternativa se colocada em lugares que nao vao tirar o originalidade, como teto e porta malas, talvez alguns locais da "lata interna" da porta....

Mas gostei da ideia do feltro betumado, deve ter um bom custo beneficio...

Meu proximo carro vou fazer um isolamento acustico com espuma especifica e manta em alguns locais que fizerem barulho, como porta malas, teto (esse com uma camada de manta 1mm, pois te amassar o teto certemente sera PT ehehehehhh) e alguns locais da porta interna e plasticos do carro... sem exageros na manta pois o peso que se adiciona no carro nao me agrada muito!

Espero que o topico continue dando boas discussoes!

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post
Por isto que o ideal é nunca partir para o exagero. Fechar 100% é uma faca de muitos gumes.

uma faca de muitos gumes? isso seria um Shuriken? haueuaehuaehuaeh

brincadeiras a parte, esse tópico me esclareceu muitas dúvidas! estou começando um processo de restauração de um Opala 79, que vai ser sonorizado com princípios hi-fi mas orçamento SQ leveeee; e tava mesmo na dúvida da necessidade de manta ou outros isolamentos, para rigidez creio que a lata do Opala já será bem resistente, e não vá vibrar com graves nem nada, mas quanto ao ruído externo esse sim me preocupa!

o que fazer pra amenizar o ruido de um 6x2 com só um abafador paulistão e 2x2,5" até o final, espingarda???

minha idéia era colocar manta E feltro (sendo o feltro colado na manta com cola de sapateiro) no assoalho todo e parede corta fogo, colocar manta no compartimento do motor tbem, possivelmente com mais um acabamento de amianto que tenho nas idéias... oq vem de fora mesmo, e não atravez do assoalho, eu nem penso em tentar parar, fecho o vidro e pronto, oq isolar isolou...

alguem ai tem mais alguma idéia? claro q o carro naum vai ser 100% silencioso, com 6x2 NADA fica silencioso, mas ao menos permitir ouvir musica em volume moderado sem o incômodo do ronco do motor, quando eu não quiser ouvir, e tbem pra que em viagens o ruido do motor não canse tanto (como eu me cansava qdo rodava mto de F-1000)

Compartilhar este post

Link para o post

A manta não serve pra isolar ruídos, serve apenas para evitar vibrações.

Compartilhar este post

Link para o post

hmm... uma lata "seca" parece "transportar" muito mais ruido que uma "mantada"!

vc sugere, então, somente o feltro? alguma outra sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post
uma faca de muitos gumes? isso seria um Shuriken? haueuaehuaehuaeh

brincadeiras a parte, esse tópico me esclareceu muitas dúvidas! estou começando um processo de restauração de um Opala 79, que vai ser sonorizado com princípios hi-fi mas orçamento SQ leveeee; e tava mesmo na dúvida da necessidade de manta ou outros isolamentos, para rigidez creio que a lata do Opala já será bem resistente, e não vá vibrar com graves nem nada, mas quanto ao ruído externo esse sim me preocupa!

o que fazer pra amenizar o ruido de um 6x2 com só um abafador paulistão e 2x2,5" até o final, espingarda???

minha idéia era colocar manta E feltro (sendo o feltro colado na manta com cola de sapateiro) no assoalho todo e parede corta fogo, colocar manta no compartimento do motor tbem, possivelmente com mais um acabamento de amianto que tenho nas idéias... oq vem de fora mesmo, e não atravez do assoalho, eu nem penso em tentar parar, fecho o vidro e pronto, oq isolar isolou...

alguem ai tem mais alguma idéia? claro q o carro naum vai ser 100% silencioso, com 6x2 NADA fica silencioso, mas ao menos permitir ouvir musica em volume moderado sem o incômodo do ronco do motor, quando eu não quiser ouvir, e tbem pra que em viagens o ruido do motor não canse tanto (como eu me cansava qdo rodava mto de F-1000)

Pow... bota pelo menos 2 abafadores em cada cano... pq um só vc atrapalha até surdo vendo TV.

Mas, vamos lá... manta aluminizada na parte de baixo do assoalho todo e parede corta-fogo toda (aí vai ter que ser sem motor). Por dentro, manta no assoalho todo e parede corta-fogo toda. Por cima o feutro betumado. Bota feutro na parte de baixo do capu também, ajuda bastante.

Isto já deve ajudar BASTANTE. Mais que isto, honestamente, só metendo manta no carro todo, em cada lata do bicho, e muito feutro... em alguns pontos aplicar poliuretano expandido também ajuda...

Compartilhar este post

Link para o post

O som não tem capacidade de atravessar as superfícies... então ele é transmitido por elas... a superfície vibra e transfere parte daquela energia ao interior do ambiente. Quanto mais inerte (de inércia) for o material, menos ele irá transmitir. E nem é questão de rigidez. Quanto mais rígido, maior será a frequ6encia de ressonância daquele material (isto explica o desastre do kevlar nos médios). Quanto mais pesado, melhor. É aí que entra a manta... ela torna a superfície mais inerte. O feutro entra como complemento nesse isolamento mecânico, e também entra pra evitar reflexões nas paredes do veículo, reduzindo ressonâncias.

Por exemplo, em estúdios é comum se fazer uma parede de drywall, afastada alguns centímetros das paredes originais, e esta parede é recheada com areia.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...