Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

renatimz

Loucura...

Recommended Posts

Boa tarde Galerosa do mal!

O skema é o "SGUINTE", um amigo tem 4 6x9 parada em casa, e um mxr 400x4, ele ta afim de fazer uma caixa para as 4 6x9 pra colocar atras do banco.

Até ai tudo bem...

O unico problema é que nao temos ideia de qtos litros fazer a caixa, e muito menos de se vai caber na montana certim atraz do banco... e com isso, conto com a ajuda dos mais eXperts no assunto do som automotivo!

:D

ah, as 6x9 são esse modelo 69QD4TA se nao me engano, da Selenium....

Amigolhes de plantão! estaremos aqui no aguardo, e postando o DIY de todo o processo, mais conto com a ajuda de vocês! ah, agente ta querendo fazer a caixa dutada, com duto quadrado! êta invenção doida! :D

Espero que dê certo! :D

Conto com a ajuda de vocês .. valeussss :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem o manual dos 6x9? Se nao procura na net e ve se rola fazer uma caixa mesmo ou nao

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui no forum tem diversos palpites sobre caixas para 6x9.... Não consigo te ajudar com isso...

Sobre caber atrás da montana, cabe sim... Dá para arrancar 150 litros de lá, sabendo trabalhar com madeira... Com fibra dá para tirar ainda mais!.

Duto quadrado não acho muito inteligente... Pois a caixa não será quadrada, então o duto vai ter que ser em cima ou embaixo da caixa... E vai ter pouca profudidade... Além de não conseguir usar camâras individuais para os falantes... O redondo vai ser MUITO mais fácil de mecher... MAS... Opinião minha...

Caso não ache nenhum manual, faça uma caixa de uns 40 litros para um único 6x9, com um duto de 3"... Vai colocando garrafas de água cheias dentro da caixa, e mechendo no duto até ficar feliz com o resultado... Ae você descobre a melhor litragem, e melhor sintonia para a caixa :vts Vai dar trabalho, mas você terá certeza que o programa de simulação não errou....

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, o modelo da meia nove, é este.. 69PE1TA errei lá em cima...

os dados são: (peguei na internet)

Diâmetro nominal: 6x9 polegadas

· Potência: 80 W RMS (por unidade)

· Impedância: 4 ohms

· SPL: 90 dB

· Resposta da freqüência: 40Hz a 20kHz

· Freqüência de ressonância: 55 Hz

· Diâmetro da bobina: 31,7 mm

· Peso do imã: 440 mm

· Material do cone: Polipropileno

isso ajuda?

abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Ajuda pouco.... Pois para simular a caixa, precisa de uns 10 ou 12 parametros que não tem ae... Acho que a caixa é meio no chutometro mesmo... O ernany ja postou algumas vezes "projetos" de caixas....

Compartilhar este post

Link para o post

será que isso ajuda agora ?

Diâmetro nominal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . mm (in) 152x228 (6x9)

Impedância nominal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4

Potência

Máxima . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . W 160

RMS (NBR 10.303) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . W 80

Sensibilidade (2,83V@1m) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . dB SPL 90

Resposta de freqüência @ -10 dB . . . . . . . . . . . . . . . . . Hz 40 a 20.000

Freqüência de ressonância (±15%) . . . . . . . . . . . . . . . . Hz 50

Volume ocupado pelo falante . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . l 1,3

Peso do ímã do woofer. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . g 440

Diâmetro da bobina do woofer. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . mm 31,7

Peso líquido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . g 1.720

Compartilhar este post

Link para o post

Melhora =P

Mas não sei se é possivel simular um 6x9, o programa exite QTS, QMS, entre outros parametrozinhos mais...

Tenta fazer oq falei... fabrica uma caixa quadrada, com uns 30 ou 40 litros... e vai diminuindo até ficar do jeito que você gosta..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tentaria no mínimo uns 20 litros pra cada par... não dá pra ter certeza sobre o volume correto, mas no chutômetro, na maioria das vezes, fica bom...

Compartilhar este post

Link para o post
Eu tentaria no mínimo uns 20 litros pra cada par... não dá pra ter certeza sobre o volume correto, mas no chutômetro, na maioria das vezes, fica bom...

[2]

Compartilhar este post

Link para o post

[3]

Ou deixaria de ser preguiçoso, cadastrava os dados em algum desses programas tipo Winisd e simulava, pra ver mais ou menos o que acontece e fazer logo umas caixas dutadas heheheh

Compartilhar este post

Link para o post
[3]

Ou deixaria de ser preguiçoso, cadastrava os dados em algum desses programas tipo Winisd e simulava, pra ver mais ou menos o que acontece e fazer logo umas caixas dutadas heheheh

o problema é que maioria desses falantes 6x9 nao tem dados suficiento pra jogar no programa!

mas acho que se solocar 20 25L pra cada par de falantes ja da uma otima litragem e de qualquer modo ja vai render muito mais que 6x9 convencional, ai pra simular pegue um duto de 2, ou ate 3pol e corte um com uns 40cm, sei la, e vai tirando uns 3cm e testando a caixa, a hora que vc gostar, vc achou a receita!

tente primeiro com um duto de 2pol, depois aproveita e tenta um de 3", e depois ja com medida certinho faz outra caixa!

Compartilhar este post

Link para o post

os programas so fazem o que eles querem,.....e bom....mais eu sei la....ja fiz uma cx de 6/9 pra nego fica doido

e nao fiz com programas.....mais alguem que tenha ai faz e joga os dados pra nois ve....

ate mais

Compartilhar este post

Link para o post

[3]

tbm faria assim, uns 10l pra cada deve ser o suficiente mesmo, mas melhor doq no tampão deve ficar hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Já fiz uma caixa de 17lts pra CADA 6x9 e o grave ficou bacana! TInha gente q jurava q tinha sub na mala! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...