Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

danilones

Filtros passa-alta e passa-baixa: onde é melhor configurar ?

Recommended Posts

Olá,

Recentemente montei o meu primeiro som decente no carro. Ainda estou brincando com as configurações do filtros passa-alta e passa-baixa.

No meu caso, tanto o player (Pioneer 5080UB) quanto o módulo (Hurricane HA 4.120), tem opções pra ligar esses filtros.

O que vocês acham melhor ? Deixar flat no player e configurar tudo no módulo ou o contrário, tudo no player e flat no módulo ?

Atualmente o meu está assim:

Player:

passa alta: 80 hz

passa baixa: 100hz

módulo:

passa alta: está no mínimo que o módulo suporte (acho que é 45 hz)

passa baixa: está um pouco abaixo do máximo (acho que 450 hz)

Obviamente, o passa alta é pro estereo (kit 2 vias) e o passa baixa, pro subwoofer.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Confio mais na precisão do pioneer!

O lance é você usar o mais confiável! Ex.: Player pioneer e amp wharf? Usa o cross do wharf! Player pioneer e amp pyramid? usa o do pioneer! e por aih vai!

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso uso mais ou menos como você... Regulo o LowPass no módulo em 150, e o High Pass em 50 mais ou menos.... Dai uso a regulagem do player. Dependendo do que estou ouvindo eu regulo na hora no player, mexendo nos cortes la. Assim eu consigo evitar danificar os kits, caso por algum absurdo o corte do player pare de funcionar, e não faço o subwoofer tocar medios, neste mesmo caso. Mas mesmo assim tenho uma regulagem prática, dependendo do que estou ouvindo.

PS. Normalmente fica em 125 o corte, tanto para o kit quanto para o subwoofer, tudo no player... Mas se for um concerto acústico, posso passar para 63... Uma Ópera, jogo uns 80...

Compartilhar este post

Link para o post

uso os 2, high pass de 70 na dub e 125hz no player, low de 100hz no player e uns 100 e pouco no 2k5d ficou legal nao sei se o + correto + seguro morreu de velho euhehue

Compartilhar este post

Link para o post

Meu set atual tá assim:

Crossovers do amplificador:

Low-pass - ativado em corte em 250Hz;

High-pass - ativado e fixo em 70Hz.

Crossovers do player:

Canais dianteiros, crossover High-pass ativado, corte em 100Hz;

Canal subwoofer, crossover Low-pass ativado, corte em 100Hz.

Equalizador do player em Flat.

Ganho low-pass aberto em 60%, ganho high-pass aberto em 45%.

Dizem que ativando os crossover de ambas as fontes sonoras cd-player/amplificador, o valor de atenuação dos cortes aumenta. No caso se o player possui crossovers de 2ª ordem e o amplificador tbm, a soma disso será um crossover de 4ª ordem, ou seja, 24dB/8ª.

Alguém confirma isso? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

melhor cortar so no amp.como o sinal no pre do amp. trabalha com +15-15,vc tem muito mais headroom e tb menos ruido.o player costuma trabalhar com uma tensao de uns 8 volts pra alimentar o pre, e isso limita muita coisa.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
melhor cortar so no amp.como o sinal no pre do amp. trabalha com +15-15,vc tem muito mais headroom e tb menos ruido.o player costuma trabalhar com uma tensao de uns 8 volts pra alimentar o pre, e isso limita muita coisa.. :legal:

Pois eu acho o ganho de headroom quando deixo o amplificador em flat e corto pelo cd-player, cortando apenas pelo amplificador eu já percebi que tem uma atenuação evidente no volume do som.

Compartilhar este post

Link para o post

tem que ver qual corte é mais preciso e mais atenuado...

o player da alpine (CDA-9815) que eu peguei há pouco tem selecionavel em até -24db/oitava...

falows <<<Lucio>>> :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

:rever1: boa a noite a todos...vamos la... onde e melhor usar a configuracao?? vejam so... os aparelhos da pioneer possuem uma saida de som que tem varios filtros externos fazendo assim o ajuste do som necessario...as configuracoes como flat powerfull super bass etc etc etc ,sao feitas dentro do micro...

o micro informa pra saida qual equalizacao usar ,do momento que vc meche na regulagem vc altera os valores do sinal...as vezes em determinados aparelhos vc usa o agudo no 4..o som ta bonito vc poe no 5...pronto o agudo fica bonito mais o medio agudo fica feito...pq isso???e

sse ''furo'' no som e um efeito que a saida de som nao consegue reproduzir com exatidao...isso nos aparelhos mais simples, ja nos mais complexos como o 9880 o furo e bem menor, assim funciona o pioneer...

nao posso publicar um esquema eletrico da coisa....mais ja tenho 5 anos junto ne....

agora vamos pro amp...como temos amplificadores operacionais na entrada podemos concluir que e melhor fletar no cd e regular no amp...pq quando se fleta o cd o micro envia umm sinal para saida de som e mande que o som seja pradao sem equalizao mesmo que a funcao bmx ou loud esteja ligada.....

obs: no dvd isso tambem acontece mais nao dessa forma.....

agora no amp vc tem as opcoes de por o som de acordo com o seu gosto.....se vc precisar fazer qualquer corte que nao seja disponivel basta fazer as contas do amplificador operacional que o amp usa....e colocar o corte que vc quer...ou ligar pro fabricante ne...

hand26:legal:hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Praia :rever1: :rever1: , gostei muito da explicação "semi-técnica" porém a mesma resultou algumas dúvidas...

Para ter um som mais puro, limpo, devo deixar o player em flat, isso você diz quanto a equalizações, correto?

Pelo o que falou, regular o High Pass e o Low Pass também é preferível no ampli, correto também?

Mas o Low Pass, bom.. o Sub está ligado na saida destinada ao mesmo do player, e eu não consigo deixar em Full Range, por isso deixo Low Pass colocado em 125, para o sub tocar... O cross do ampli é analógico, eu não consigo colocar High Pass em 125 exatos, se eu colocar no 110, vai ter cancelamento de fase? Eu ja testei, e não percebi, mas sei la né...

Mas e se eu quero mais agudo? Como eu faço? Regulo no "high" do player, aumentando o agudo, ou convivo e me acostumo com o som daquele jeito?.

Aproveitando a pergunta, e vosso conhecimento. Tenho coaxiais traseiros ligados direto no ampl do player, se eu tirar o high pass do player, jogar no ampli apenas, aquele falantezinho de trás vai pirar, vira colocar cross passivo? Capacitor ou sei la. No caso ele já está ligado em um cross passivo, deixando o mesmo tocar apenas médios.

Desculpa as dúvidas =D

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Praia :rever1: :rever1: , gostei muito da explicação "semi-técnica" porém a mesma resultou algumas dúvidas...

Para ter um som mais puro, limpo, devo deixar o player em flat, isso você diz quanto a equalizações, correto?

Pelo o que falou, regular o High Pass e o Low Pass também é preferível no ampli, correto também?

Mas o Low Pass, bom.. o Sub está ligado na saida destinada ao mesmo do player, e eu não consigo deixar em Full Range, por isso deixo Low Pass colocado em 125, para o sub tocar... O cross do ampli é analógico, eu não consigo colocar High Pass em 125 exatos, se eu colocar no 110, vai ter cancelamento de fase? Eu ja testei, e não percebi, mas sei la né...

Mas e se eu quero mais agudo? Como eu faço? Regulo no "high" do player, aumentando o agudo, ou convivo e me acostumo com o som daquele jeito?.

Aproveitando a pergunta, e vosso conhecimento. Tenho coaxiais traseiros ligados direto no ampl do player, se eu tirar o high pass do player, jogar no ampli apenas, aquele falantezinho de trás vai pirar, vira colocar cross passivo? Capacitor ou sei la. No caso ele já está ligado em um cross passivo, deixando o mesmo tocar apenas médios.

Desculpa as dúvidas =D

Abraços

Os meus cortes sao = ou parecidos no AMP e no Player... Quando precisa de um pouco mais de grave eu so dou o ganho no SW ou ligo o S.Retriver... Nao gosto de mecher muito no amp, prefiro regular pelo player pela facilidade de estar ali, nao vou parar o carro para ter que deixar o som do jeito que eu quero... Hehehe ai faço uma média entre os 2 e regulo no player...

Compartilhar este post

Link para o post

Vc cortar no player não é problema algum. E se cortar no ampli junto é melhor ainda. O q o dudu falou é real, terá mesmo a 4a. ordem, ou seja, um cross muito mais agressivo.

Quando vc corta o sub por exemplo em 100Hz no ampli, vc nao elimina as frequencias acima disso por completo, sempre "passa", porém mais atenuadas. Quanto mais altas, mais atenuadas ficam. É só entender o desenho grafico que os proprios cds pioneer mostram no display, é exatamente akilo. VC ve uma linha indo até os 100Hz e depois ela desce bruscamente, de acordo com a oitava q vc escolhe, 6db 12db ou 18db por exemplo, vc ve que ela desce mais perpendicular ou menos. Quanto mais db´s, mais brusco (perpendicular) será esse corte. Com o cross do cd + o do ampli ligados terá esse corte mais agressivo.

Isso não altera a qualidade do que se ouve nas frequencias nao cortadas. A alteração começa quando se entra nos meritos de loud e EQ dentre outros ajustes.. Já temos topicos falando sobre isso até. A vantagem do cross do CD é ser possível dar ganho no canal.

Agora, ser melhor ou não pra um usuario é diferente pra outro, pq dependerá dos falantes e faixas que eles conseguem reproduzir. Por isso existem as opcoes de db´s e frequencias nos players, pra vc ter recurso de acordo com seu sistema de falantes.

Se eu colocar aki a maneira como configuro o meu sistema e outra pessoa fizer o mesmo, talvez nao tenha a mesma resposta, pois dependerá de seu sistema.

Se alguem quiser saber mais coisas sobre cross, tem uma boa explicação no site da NAR.

http://www.naraudio.com.br/dicas_004.php

[]´s meninas!

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa as dúvidas =D

Abraços

sim..quando vc deixa o cd no flat tanto o micro quanto a saida sempre vao buscar o nivel zero da musica ou seja sem interferencias ou coisas assim..mesmo a funcao loud ou bmx ligada e tambem ''bbe'' quando o ap tem....e sempre bom deixar o cd no flat...

existe um caso que peguei aqui de alguns ap que o agudo tinha que ficar no 1 ou 2 dependendo do estilo de musica...estudei a fundo isso e cheguei a conclusao que esse problema era gerado pelo proprio C.I de saida de som...mais isso foi so em 2 ap...que hj nao sao fabricados mais...

em um sistema devidamente balanceado e sempre bom ter um crossover no amplificador...e tambem um crossover a parte,por mais que os que temos hj nao atendam o padrao exigido ne....

se vc usa pioneer que tem saida de sub, mesmo usando o corte em 125hz o proprio micro corrige isso pra vc em relacao ao high pass...ou seja..vc pode usar o sub na saida de sub em 125hz....e usar os caoxiais na saida normal com hpf em 125hz que vc nao tera um buraco no som....se tiver a oportunidade de colocar o rta vera isso...

hand26 ate mais irmao

Compartilhar este post

Link para o post
Meu set atual tá assim:

Crossovers do amplificador:

Low-pass - ativado em corte em 250Hz;

High-pass - ativado e fixo em 70Hz.

Crossovers do player:

Canais dianteiros, crossover High-pass ativado, corte em 100Hz;

Canal subwoofer, crossover Low-pass ativado, corte em 100Hz.

Equalizador do player em Flat.

Ganho low-pass aberto em 60%, ganho high-pass aberto em 45%.

Dizem que ativando os crossover de ambas as fontes sonoras cd-player/amplificador, o valor de atenuação dos cortes aumenta. No caso se o player possui crossovers de 2ª ordem e o amplificador tbm, a soma disso será um crossover de 4ª ordem, ou seja, 24dB/8ª.

Alguém confirma isso? :legal:

Olha, eu confirmo, através de testes de ouvido. Com o som ligado, fui ativando e desativando o lowpass do player e do módulo, e percebi que eles se acumulam mesmo. Agora, quanto a saber qual é melhor, ainda fiquei na dúvida.

Meu player tem opção de lowpass para o sub em 125hz e em 75hz. Meu módulo em 90hz ou flat. Eu percebi que deixando em 125hz no player o som do sub fica mais forte. E ativando o do módulo ele fica mais puro, mas não muda a intensidade. Colocando em 75hz no player, e ativando o corte do módulo, o sub ficou muito atenuado. Cortou demais até frequencias graves desejadas, acabou ficando muito fraco.

Alguém pode explicar isso tecnicamente?

Eu acredito que, teoricamente, com o corte leve no player, em 125hz, o sinal já vai pro módulo filtrado, e a amplificação ocorre sobre um sinal grave mais puro. Talvez por isso o volume final fique até um pouco maior. Neste caso o corte do módulo seria só mesmo para preservar os subs.

Outra dúvida, o módulo corta na entrada ou na saída so sinal amplificado? Porque se ele cortar na entrada então isso que eu disse não faz muito sentido.

Compartilhar este post

Link para o post
Olha, eu confirmo, através de testes de ouvido. Com o som ligado, fui ativando e desativando o lowpass do player e do módulo, e percebi que eles se acumulam mesmo. Agora, quanto a saber qual é melhor, ainda fiquei na dúvida.

Meu player tem opção de lowpass para o sub em 125hz e em 75hz. Meu módulo em 90hz ou flat. Eu percebi que deixando em 125hz no player o som do sub fica mais forte. E ativando o do módulo ele fica mais puro, mas não muda a intensidade. Colocando em 75hz no player, e ativando o corte do módulo, o sub ficou muito atenuado. Cortou demais até frequencias graves desejadas, acabou ficando muito fraco.

Alguém pode explicar isso tecnicamente?

Eu acredito que, teoricamente, com o corte leve no player, em 125hz, o sinal já vai pro módulo filtrado, e a amplificação ocorre sobre um sinal grave mais puro. Talvez por isso o volume final fique até um pouco maior. Neste caso o corte do módulo seria só mesmo para preservar os subs.

Outra dúvida, o módulo corta na entrada ou na saída so sinal amplificado? Porque se ele cortar na entrada então isso que eu disse não faz muito sentido.

Complementanto meu próprio post, depois de um tempo usando o filtro LP 125 HZ do player junto com o 90hz do Módulo, eu percebi que estava sem kick das batidas, o grave estava muito macio. Então eu tirei o LP 125hz do player, deixei sem filtro, e deixei só o do módulo, e ficou melhor.

Conclusão, pra quem gosta de batidas, é importante não filtrar demais as frequencias mais altas para o subwoofer, senão ele perde o kick, ou punch como dizem alguns. O impacto inicial das batidas graves é sempre de frequencias mais altas.

O ideal mesmo seria ter um jogo de midbass só para criar esse impacto, mas aí já é outra história.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...