Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

IvoAcioly

Novas Caixas pro Sedan

Recommended Posts

Fala galera, alguns acompanharam meu projeto que era esse:

ATgAAADVLFrjnXy-KlZjmrvL_PLu0av6hR1MiWBCgIG04jfdmREYu7kHM2GScmsF9ytWDnSLALcvhEA0NkTgKYbLcIaXAJtU9VDfoAWBHKLGs-i2LP-uGWox7HAgTA.jpg

E como todo mundo sabe, som é vicio, e eu quero tirar mais ainda do trio....

Dps de varios e varios tempos pensando, estudando caixas, dutada, selada, bandpass, etc....

Decidi em fazer a seguinte caixa:

som.jpg

A caixa será tipo manifold, 55L aproximadamente, sintonizada em 65hz.....

A caixa de MG ficaria deitada, terá 20cm de profundidade, na foto está em pé....

As listras pretas são a parte externa da mala, que fica pra fora!

Bem por enquanto é isso, proximo mês começo a montar as caixas e vou postando as fotos....

Vale lembrar que meu carro tem GNV ainda eim!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Ivo, como sempre desafiando espaço, fazendo milagres, vê se consegue mais informações sobre esse tipo de caixa, elas estam dominando por aqui pelo nordeste os trios de mala, estou louco pra escutar alguma, prq falam q o resultado é bruto. Acompanhando e esperanndo o resultado!

Abraço

Wandick Wagnner

Compartilhar este post

Link para o post

Cara muito interessante seu projeto, do jeito que tu ta kerendo montar me parece uma otima alternativa pra quem quer por sub em trio, o grave fica um pouco mais fechado... isso é interessante, so nos prometa uma coisa?

tu vai fazer um video do som tocando, detalhado, kkkkkkkkkkk

boa sorte ai

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Cara muito interessante seu projeto, do jeito que tu ta kerendo montar me parece uma otima alternativa pra quem quer por sub em trio, o grave fica um pouco mais fechado... isso é interessante, so nos prometa uma coisa?

tu vai fazer um video do som tocando, detalhado, kkkkkkkkkkk

boa sorte ai

:legal:

na verdade não tem nada de sub em trio, os AFs são EROS WOOFERS....

e o grave nao fica fechado, pelo contrario, onde os falantes se encontram ali gera um acoplamento muito interessante dando um ganho....

Compartilhar este post

Link para o post
na verdade não tem nada de sub em trio, os AFs são EROS WOOFERS....

e o grave nao fica fechado, pelo contrario, onde os falantes se encontram ali gera um acoplamento muito interessante dando um ganho....

pelo que vi na imagem os falantes vao aparecer somente uns 25 a 30% isso deixa ele mais fechado, gerando um ganho em spl e tal...

ou nao deu pra ter boa noçao...

eu sou dos que gostam de sub em trio =x

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte com o projeto e construção do mesmo Ivo, quando tiver pronto, comente sobre as caixas, estou pensando em trocar minhas simples dutadas e estou entre esse seu projeto e aquele outro com o imã pra fora que tu me ajudou a descobrir umas coisas sobre ele, quero que você comente qual dá mais grave e que tipo de grave, se possível claro.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

ta na moda essas caixas ;D tem nego q bota 1 fone pra dentro e outro pra fora, tipow assim | |> |>| + nao fica diferente ? tem q ser 1 caixa de tamanho diferente da outra ?

legenda: > (alto falante), | | (caixa hehe)

Compartilhar este post

Link para o post
ta na moda essas caixas ;D tem nego q bota 1 fone pra dentro e outro pra fora, tipow assim | |> |>| + nao fica diferente ? tem q ser 1 caixa de tamanho diferente da outra ?

legenda: > (alto falante), | | (caixa hehe)

quando coloca um alto falante pra dentro e outro pra fora é somente pra ganhar espaço, geralmente em carro menores....

só fazer um lado um pouquinho maior a litragem que o outro, coisa imperceptivel a olho nu...

edit: no meu caso, vou colocar eles 02 pra fora, pra caixa ficar menor e ficar mais facil de entrar, vou entrar com 01 caixa pra um lado, outra para o outro, e vou fixar com parafusos e porcas tornado elas uma caixa só entendeu :)

meu carro tem uma certa dificuldade pra entrar caixa..

Compartilhar este post

Link para o post

FazendoMilagreNoPortaMalas MODE ON hehe.

Cara, esse projeto vou acompanhar de perto, vai sair uma coisa bruta dai.

Compartilhar este post

Link para o post

Tb pretendo usar caixas com efeito mainfloid, mas só uma pergunta tu fez os calculos certinhos para n dar cancelamento, pois para isso aconter é a coisa mais facil do mundo.

Compartilhar este post

Link para o post
Tb pretendo usar caixas com efeito mainfloid, mas só uma pergunta tu fez os calculos certinhos para n dar cancelamento, pois para isso aconter é a coisa mais facil do mundo.

nao adianta perder o dia todo tentando calcular algo que "pode" dar certo ou errado...

li bastante coisa sobre o conceito manifold, e nada melhor que a pratica concorda? se nao der certo vamos tentar fazer com outra caixa...

agora eu acho muito dificil dar errado, principalmente por ter lido os conceitos e ver que não tem nada de fora do comum fazer essas caixas..

Compartilhar este post

Link para o post

Tu é o cara que monta e desmonta mais trio por aqui!

hehh

boa sorte, vlw!

Compartilhar este post

Link para o post

Kra ai vc quem sabe eu iria preferir calcular certim as coisas para n ter erro.

Compartilhar este post

Link para o post
Kra ai vc quem sabe eu iria preferir calcular certim as coisas para n ter erro.

existe algum programa pra calcular esse tipo de caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

parabens pela cx

tambem estou estudando mudanças para meu trio, com as SDS, e tambem devo usar nesses estilo, so que inclinada, mas estou estudando todas as formas possiveis, para nao haver erros.

esse link que vc postou do audiolist, esta com erro ou o site ta fora do ar.

tambem qualquer novidade posto aqui

Compartilhar este post

Link para o post
parabens pela cx

tambem estou estudando mudanças para meu trio, com as SDS, e tambem devo usar nesses estilo, so que inclinada, mas estou estudando todas as formas possiveis, para nao haver erros.

esse link que vc postou do audiolist, esta com erro ou o site ta fora do ar.

tambem qualquer novidade posto aqui

o site tá fora do ar, mais depois volta....

Compartilhar este post

Link para o post

Kra as camaras dos falantes pelo oq sei vc calcula normalmente e simula elas como dutadas normais para saber o tamanho do duto agora o problema ta em cacular a distancia de um falante para o outro q ainda num sei como é q faz.

Compartilhar este post

Link para o post
Kra as camaras dos falantes pelo oq sei vc calcula normalmente e simula elas como dutadas normais para saber o tamanho do duto agora o problema ta em cacular a distancia de um falante para o outro q ainda num sei como é q faz.

poisé, pra simular isso é bem dificil...

o que vc disse é o mesmo que eu sei, só que o seguinte, esse texto tava naquele link lá de cima, ai da pra vc entender um pouco mais:

A intenção não é "dar diretividade" à caixa (que não é uma corneta), mas somar a pressão gerada pelos dois falantes. É essa a função básica de um coletor (manifold). Como "efeito colateral", o volume criado entre falantes dá à caixa um comportamento bandpass.

Compartilhar este post

Link para o post
poisé, pra simular isso é bem dificil...

o que vc disse é o mesmo que eu sei, só que o seguinte, esse texto tava naquele link lá de cima, ai da pra vc entender um pouco mais:

A intenção não é "dar diretividade" à caixa (que não é uma corneta), mas somar a pressão gerada pelos dois falantes. É essa a função básica de um coletor (manifold). Como "efeito colateral", o volume criado entre falantes dá à caixa um comportamento bandpass.

Ivo assim que der responde minha mp cara.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Ivo assim que der responde minha mp cara.

Abraços

Charles Rafael

Apaguei sem querer tua mp charles, manda a pergunta dnv aki no topico, talvez seja util pra outras pessoas....

Compartilhar este post

Link para o post

edit: montagem adiada pra depois da semana santa, o tico tá lotado só rola dps...

Compartilhar este post

Link para o post

Aí está Ivo:

Ivo, a nova caixa que tu vai usar tu tá usando em média quantos litros? O alto falante vai tocar pra dentro dá caixa, ou um pra direção do outro? Outra coisa, a parte central tem alguma regra de medida?

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Aí está Ivo:

eu nem posso muito bem responder a pergunta pois nao tenho tanto conhecimento...

mais tipo, o ideal é que se coloco os alto falantes em V pra fora, pq ai gera o acoplamento dos falantes e nao corre tanto o risco do grave ficar preso dentro do carro..

geralmente se utiliza litragem baixa, principalmente pra forró, tipo AF de 18 com uns 70L tá mais que suficiente, isso é pq se fosse uma litragem normal tipo 100L e o ganho é tanto na parte de subgrave que seria desnecessario, o ideal é a pancada do forro nos 60hz....

agora só vou poder passar mais informações quando montar as novas caixas, e isso como disse acima só depois da semana santa...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...