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bramer

Tensão das baterias

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eu já tinha postado a respeito, mas vamos lá... cada vaso perfeitamente carregado novo dá 2,1V, ou seja, a bateria nova dá 12,6V; com o uso essa tensão vai caindo e quando estiver em 12,0V em repouso a bateria já está indo pro fim da sua vida útil, mas é o que eu falei: repouso. Para atingir essa situação, deixe em carga lenta (10% da corrente nominal) por 24 a 48h, dependendo da bateria e depois em repouso por 2 a 4 horas, daí faça a medição com um bom multímetro (não serve aqueles de 15 reais de camelô)

 

ainda assim, é uma idéia do que está acontecendo, pois pode ter alguns vasos bons e um ruim, o que só pode ser verificado com o auxílio de um densímetro, verificando a densidade da solução vaso a vaso

 

essa tensão de 12,9V medida não é real, significa que a bateria ainda não estava em repouso, ou em outras palavras, sua resistência interna ainda estava a temperatura não condizente com a situação de repouso para medição

 

abs :legal:

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E com carro desligado!??

 

É normal a tensão cair pro 12v ?? Mesmo as baterias tando carregadinhas depois de um tempo isto ocorrer?? Estou com 2000a pra 4 x T8500 ainda acho que elas estão fazendo milagre rsrsrs

 

Detalhe ja queimei dois carregadores de bateria Hork de 50a que com ctz nao dão estes 50a porque deixo la carregando em 40a com todas as baterias em paralelo por umas 48 horas e já é duas vezes que o madito queima!! srs

 

Agora pedi um de 100a modelo de alto eletrica!!! kkkk vamos esperar pra ver rsrs

 

Abçx

 

 

Com carro desligado e o sistema em repouso, nunca deveria chegar a 12v. Na verdade, nunca deveria baixar de 12.5v. Mesmo que fique uma semana parado...

 

Sobre esses carregadores, são meio mentirosos sim. O meu eu uso as vezes pra dar partida em algum caminhão que ficou com luz ligada a noite (e não pega no outro dia) ou até mesmo no trator aqui. Teve uma vez que ZERO a bateria do trator e eu deixei dando carga por uns 5 minutos e tentei dar partida (o carregador tem aux de partida). Enfim, o trator pegou, mais o carregador esquentou pra caralh* e os fios ficaram bem molinhos...

 

 

 

DELIMAJU

 

 

Foi tudo verificado ontem, com o densimetro e o outro aparelho (que aplica uma resistencia). As baterias estão perfeitas, não baixam de 12v aplicando a resistencia (as vezes marca 11.95v e logo volta a 12v, isso segundo o voltimetro do MC e o multimetro da auto elétrica).

 

To começando a achar que já ta na hora de trocar de alternador. Mandar bala num alternador de vectra (120ah) e ver se melhora...

 

 

Só sei que a carga das baterias está perfeita e hj a noite eu vo mia elas tocando a festa dos calouros, amanhã de manhã do uma carga com o carregador e de noite já tem festa denovo. Quero ve se essa porcaria guenta...

 

:D

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me sinto até mal de postar num tópico desses...

 

é por causa de tópicos como esse que motiva a gente a continuar sempre se atualizando!

 

merecia ser fixo ou entrar nos hot!

 

 

Obrigado pelas informações! :rever1:

 

[-]

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Foi tudo verificado ontem, com o densimetro e o outro aparelho (que aplica uma resistencia). As baterias estão perfeitas, não baixam de 12v aplicando a resistencia (as vezes marca 11.95v e logo volta a 12v, isso segundo o voltimetro do MC e o multimetro da auto elétrica).

 

To começando a achar que já ta na hora de trocar de alternador. Mandar bala num alternador de vectra (120ah) e ver se melhora...

 

 

Só sei que a carga das baterias está perfeita e hj a noite eu vo mia elas tocando a festa dos calouros, amanhã de manhã do uma carga com o carregador e de noite já tem festa denovo. Quero ve se essa porcaria guenta...

 

:D

 

então suas baterias estão ok e pronto, não tem método melhor que o densímetro (deu 1250 para todos os vasos certo?)... trocar alternador não vai adiantar muito, essa quantidade de baterias só com carregador mesmo :legal:

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Com carro desligado e o sistema em repouso, nunca deveria chegar a 12v. Na verdade, nunca deveria baixar de 12.5v. Mesmo que fique uma semana parado...

 

Sobre esses carregadores, são meio mentirosos sim. O meu eu uso as vezes pra dar partida em algum caminhão que ficou com luz ligada a noite (e não pega no outro dia) ou até mesmo no trator aqui. Teve uma vez que ZERO a bateria do trator e eu deixei dando carga por uns 5 minutos e tentei dar partida (o carregador tem aux de partida). Enfim, o trator pegou, mais o carregador esquentou pra caralh* e os fios ficaram bem molinhos...

 

 

 

DELIMAJU

 

 

Foi tudo verificado ontem, com o densimetro e o outro aparelho (que aplica uma resistencia). As baterias estão perfeitas, não baixam de 12v aplicando a resistencia (as vezes marca 11.95v e logo volta a 12v, isso segundo o voltimetro do MC e o multimetro da auto elétrica).

 

To começando a achar que já ta na hora de trocar de alternador. Mandar bala num alternador de vectra (120ah) e ver se melhora...

 

 

Só sei que a carga das baterias está perfeita e hj a noite eu vo mia elas tocando a festa dos calouros, amanhã de manhã do uma carga com o carregador e de noite já tem festa denovo. Quero ve se essa porcaria guenta...

 

:D

 

Eu quis dizer que elas vao pra 12v quando eu toro por um tempinho kkkkk

 

Mas acho que estã tudo ok mesmo rsrs!! Eu aqui agora estou trocando meu carregador pra um de 100a e vou meter uns 90a direto mas em todas as baterias em paralelo o que isto faz com que pelo que sei a corrente se distribua por igual pra cada bateria!! Ou seja a carga vai ser lenta do mesmo jeito!!

 

O ideal é que depois de acusar a carga, você utilize uma corrente com até menos de 10% da capacidade total da bateria e deixa ligado por mais umas 12 horas pra poder dar os ultimos 10% de carga total da bateria que são sempre os mais difíceis de serem atingidos!!

 

Abçx

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Eu quis dizer que elas vao pra 12v quando eu toro por um tempinho kkkkk

 

Mas acho que estã tudo ok mesmo rsrs!! Eu aqui agora estou trocando meu carregador pra um de 100a e vou meter uns 90a direto mas em todas as baterias em paralelo o que isto faz com que pelo que sei a corrente se distribua por igual pra cada bateria!! Ou seja a carga vai ser lenta do mesmo jeito!!

 

O ideal é que depois de acusar a carga, você utilize uma corrente com até menos de 10% da capacidade total da bateria e deixa ligado por mais umas 12 horas pra poder dar os ultimos 10% de carga total da bateria que são sempre os mais difíceis de serem atingidos!!

 

Abçx

 

bom, dando carga com todas as baterias em paralelo (tmb faço isso quase sempre, com as 2 aux), não tem problema algum. Visto que a "aceitação" de carga vai depender da resistencia interna da bateria (que varia de acordo com o nivel de carga), entendeu? Ou seja, se algumas baterias estiverem meio baixas, essas vão receber a carga com mais facilidade do que as outras que já estão mais completas. É um modo de vc carregar e "nivelar" todas as baterias.

 

Sobre dar essa ultima carga com menos de 10% por mais umas 12h, não sei dizer se seria necessario ou até mesmo "saudavel" para a bateria. Vai depender BASTANTE do carregador sabia? Por exemplo, o meu carregador, conforme o nivel de carga das baterias vai aumentando, a corrente de saida diminui (obvio) e a tensão tambem aumenta (o que pode não ser mto bom). Então vc pode estar mandando menos de 1a de carga com uma tensão proximo de 15v :unsure:

 

Eu sempre ligo o carregador e o multimetro e fico olhando no painel a quantidade de carga que ele ta mandando. Deixo dando carga por umas 2h no maximo e depois disso a corrente já diminui bastante e a tensão já começa a ficar acima de 14.2v, pra mim está bom dai...

 

Lembre-se que deixar as baterias em repouso tmb ajuda na carga (visto que elas estejam OK).

 

 

Ps. Tenho que desligar o pc pq ta estralando uns raio do lado de casa que parece que vai acaba o mundo suaehuehau

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Carga lenta é benéfica apenas no início do ciclo de carga, onde a corrente drenada é muito grande, podendo ferver o eletrólito, sulfatar as placas, e o pior: Danificar as placas. A bateria é feita pra trabalhar em flutuação, e é em flutuação que ela carrega 100%. Mas só carrega 100% se a tensão de flutuação estiver ok. Se estiver com o regulador de tensão ruim, em 13,algunsquebrados V, não carrega 100% não.

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Carga lenta é benéfica apenas no início do ciclo de carga, onde a corrente drenada é muito grande, podendo ferver o eletrólito, sulfatar as placas, e o pior: Danificar as placas. A bateria é feita pra trabalhar em flutuação, e é em flutuação que ela carrega 100%. Mas só carrega 100% se a tensão de flutuação estiver ok. Se estiver com o regulador de tensão ruim, em 13,algunsquebrados V, não carrega 100% não.

 

Qual seria o intervalo "certo" para se fazer uma BOA carga na bateria?

 

por exemplo..

 

De 13.6v até 14.4v [?]

 

valores abaixo disso não seriam eficazes por...

 

 

valores superiores seriam projudiciais por...

 

 

Saberia me dizer? Vlw :legal:

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Cara, como disse, o projeto delas é pra trabalhar com flutuação constante a 14,4V. Isto garante 100% de carga. Acima de 14,4V não é recomendável, pois induz uma maior corrente na bateria durante a flutuação, o que acaba esquentando o eletrólito acima do previsto, chegando à fervura em determinados casos.

 

O cuidado que se deve ter com baterias é durante a fase inicial de carga. Baterias automotivas não são feitas pra serem descarregadas. Isto pq seu uso objetiva uma única coisa: Grande corrente de partida. Por isto as placas são finas. Se ela descarrega acima de 30% a placa positiva vai ficando excessivamente fina, podendo expor a grade (o que significa, em poucas palavras: Adeus bateria!). Como a placa fica fina, durante a recarga nada garante que ela vá voltar ao formato original... e não volta. Podem-se criar pontos mais altos que, encostando numa placa negativa, criam um curto circuito e acaba inutilizando o vaso. É o que se chama de colar as placas.

 

Associado a isto, há a formação de sulfato, que reduz a eficiência da placa.

 

Quando vc faz uma carga rápida (sem limitação de corrente, ou com limitação incorreta), o efeito é destruidor. As placas positivas se recompõem rapidamente, e ao Deus-dará, com grande formação de sulfato e grande risco de deformação das placas por excesso de temperatura (quase que um empenamento, causado pela dilatação do metal).

 

Quando você faz uma carga lenta (10% da corrente nominal) você faz com que a placa positiva se recomponha de forma gradual, mais lenta, com maior chance de sucesso, menor formação de sulfatos, e menor temperatura das placas e do eletrólito.

 

A grande verdade é: Bateria de trio TEM QUE SER estacionária! São baterias de ciclo profundo, feitas pra descarregarem totalmente, por que tem placas mais grossas, porém em menor quantidade. Ou seja, menor capacidade de fornecimento de corrente, mas com vida útil MUITO maior. Depois de uma ou duas descargas totais, muita bateria já perde quase que totalmente sua capacidade. As estacionárias não.

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Certo, já imaginava isso, agora com suas palavras, fica a confirmação e o objetivo p/ um futuro quem sabe. Sem duvida quero mudar p/ baterias estacionarias!

 

Infelizmente o mercado atual é meio raro de baterias estacionarias, tem que dar uma boa procura e o preço as vezes pesa. Quem sabe com o tempo as coisas mudem...

 

 

Obrigado pela ajuda até então Kleber ;)

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Certo, já imaginava isso, agora com suas palavras, fica a confirmação e o objetivo p/ um futuro quem sabe. Sem duvida quero mudar p/ baterias estacionarias!

 

Infelizmente o mercado atual é meio raro de baterias estacionarias, tem que dar uma boa procura e o preço as vezes pesa. Quem sabe com o tempo as coisas mudem...

 

 

Obrigado pela ajuda até então Kleber ;)

 

A Moura tem... mas o custo com certeza é mais alto...

 

http://www.moura.com.br/site_pt/produtos.p...o4&sub=home

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'Kleberlpa'

... Quando vc faz uma carga rápida (sem limitação de corrente, ou com limitação incorreta), o efeito é destruidor. As placas positivas se recompõem rapidamente, e ao Deus-dará, com grande formação de sulfato e grande risco de deformação das placas por excesso de temperatura (quase que um empenamento, causado pela dilatação do metal) ...

 

Por isso, não é bom usar essas Fontes que assim que ligadas a Voltagem pula imediatamente para 14V.

Ha um tempo atrás questionei o Fábio que a Banda devia fazer uma Fonte que Carregasse Baterias e ele me disse que a VX Energia carregava mas da mesma forma que um carregador de bateria de celular de forma lenta até as V se igualarem pois se ela iniciase em 14V daria um tranco na Bateria que iria ser prejudicial a mesma !!!

Parece que as informações se incacham "meu rei" !!!

 

Abraços !!!

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a carga com carregador é mais segura do que com alternador, pois este último é uma fonte de tensão enquanto o carregador é uma fonte de corrente, mas vai colocar isso na cabeça dos triozeiros :banghead

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a carga com carregador é mais segura do que com alternador, pois este último é uma fonte de tensão enquanto o carregador é uma fonte de corrente, mas vai colocar isso na cabeça dos triozeiros :banghead

 

 

quer dizer que o alternador não fornece corrente ? apenas tensão?

 

é isso que eu entendi?

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