Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

EliasSoares

[Jornada] SPL com 4 x 10"

Recommended Posts

Postado em

Galera,

Quero montar um sistema de SPL para competir, numa montana, utilizando 4 subs de 10".

Vou utilizar 4 subs Protech Light 10", ligados provavelmente em 2000W ou 3000W, o que eu conseguir.

Disponho de mais ou menos 150 litros pros 4 autofalantes no máximo.

A montana vai ser tratada com manta asfaltica nas portas e nas laterais.

Alimentação, será além da original e alternador, 15 ou 20 baterias seladas de 9aH, dando 135 ou 180A de bateria.

Fiação 35mm.

A caixa pretendo construir utilizando MDF 18mm, muitos reforços internos para evitar qualquer perda por vibração.

Alguma sugestão dos mestres em SPL?

Lembrando que se eu ja bati 138dB com um sub de 12 + T1600, deve ser facil chegar aos 140dB usando 4x10", afinal tenho 6dB de ganho por dobrar

area de cone.

Será que consigo?

Pedi os subs hoje ao rafael, deve chegar no carnaval ou depois, nao sei como é a politica da transportadora quanto a feriados.

O Campeonato é dia 08 de Março, ou seja, tá bem corrido. kkkkkkkkk

Abraço a todos.

Postado em

Qdo vc bateu os 138 dbs vc viu o grafico das frequencias pra ter uma noção da frequencia de ressonancia do carro??tendo uma noçao de qual seja ela,fica mais facil de partir pra projeto inicial da caixa.....

abraço...

Postado em

Andei fazendo umas simulações aqui,com o light de 10 vai ser meio desafiador o projeto,mas nada impossivel,iria sugerir um excursion de 15,que iria ficar mais facil ao meu ver,ou melhor pra projetos futuros,mas vamos ver no q q da.....

abraço...

Postado em

Robson, quando bati 138 foi em outro carro, num palio, a frequencia em torno de 62Hz.

Na montana não tenho a minima ideia, vou montar um sub só pra achar a ressonancia dela usando o RTA.

Simulando aqui, usei uma caixa com 160 Litros, sintonia em 60Hz.

O X-Max ficou bastante reduzido em 60Hz, mesmo aplicando 8500W, ele não ultrapassa os 8,5mm (Só em torno de 60Hz, +/- 3Hz)

Ou seja, posso aplicar bastante potencia desde que eu use em torno dessa faixa de frequencia.

Simulando com 8500W, atingi 139,9dB em 61Hz.

Considerando um ganho de cabine de 3 a 6dB, posso atingir 142 a 145dB usando essa configuração.

Dudu, 140dB ao ar livre é complicado mesmo, atingi 139,4 dB ao ar livre na categoria Pancadão usando 6 Protech Trio de 15" + T8500, e foi uma luta.

Mas considerando o ganho de cabine, chega a ser facil atingir essa marca.

Mais tarde posto alguns gráficos aqui.

Postado em

Elias, to no trabalho agora, e nao tenho como simular essa caixa que vc falou,mas um detalhe importante,vc deu uma olhada no grafico de impedancia nessa frequencia??Com os parametros que tem no manual do site nao consegui uns graficos muito bons em caixas dutadas,nao sei se aqueles parametros para o de 10'' estão corretos....

Depois que tirar a frequencia de ressonancia aproximada faremos umas simulações...Fiz umas simulações ontem em conseguia um ganho bem consideravel na faixa dos 60hz usando uma bp4 com dois subs apenas e utilizando 2 dutos de 8''....como é para um espaço reduzido de cabine acho que era uma possibilidade a se pensar,visto que a curva de impedancia fica bem baixa nos 60hz,(aproximadamente 1,3X a re)e a eficiencia aumenta bastante,não é muito convencional mas acho que é algo a se pensar pois com essa area de duto tem-se uma pressão boa e um bom spl diferentemente das bp que vimos por ai com pequenas areas de duto e consequentemente spl baixo pela pequena area de radiação.....

Postado em

Realmente robson, a curva de impedancia tá bem feia pra essa dutada, chegando a 3x a Re na melhor eficiencia da caixa.

Aí lasca.

Simulando essa BP 4 ordem, achei legal, mas o fo** pra mim é o espaço pra esses dutões.

Postado em

Elias, o unico problema que vejo é o comprimento de onda. O comprimento de onda nos 60hz é de 3,33m se não me engano. É que faz tempo que não faço o calculo, mas aki na wikipedia tem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comprimento_de_onda

veja se na frequencia de ressonancia q vc vai usar no seu carro, o comprimento da onda dela é maior que a distancia entre o cone dos subs e do microfone. Provavelmente vai ser maior, e não vai conseguir gerar o SPL necessario. Apesar que 140db com 4 subs e muita potencia, com uma caixa construida com o ganho maior na frequencia de ressonancia da cabine vc deve alcançar essa marca.

Abraços e se precisar de ajuda é só falar!

Gustavo

Postado em
Elias, o unico problema que vejo é o comprimento de onda. O comprimento de onda nos 60hz é de 3,33m se não me engano. É que faz tempo que não faço o calculo, mas aki na wikipedia tem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comprimento_de_onda

veja se na frequencia de ressonancia q vc vai usar no seu carro, o comprimento da onda dela é maior que a distancia entre o cone dos subs e do microfone. Provavelmente vai ser maior, e não vai conseguir gerar o SPL necessario. Apesar que 140db com 4 subs e muita potencia, com uma caixa construida com o ganho maior na frequencia de ressonancia da cabine vc deve alcançar essa marca.

Abraços e se precisar de ajuda é só falar!

Gustavo

Gustavo o comprimento de onda a 60 hz é de aproximadamente 5,75m, no nosso caso aqui usariamos 1/4 de comprimento de onda aprox. 1,43m, onde se tem um spl bem elevado.....

A frequencia do carro ainda nao esta definida ele ainda vai levanta no RTA ai vamos poder fazer um calculo direitinho...

abraço....

Postado em
Realmente robson, a curva de impedancia tá bem feia pra essa dutada, chegando a 3x a Re na melhor eficiencia da caixa.

Aí lasca.

Simulando essa BP 4 ordem, achei legal, mas o fo** pra mim é o espaço pra esses dutões.

Elias,nao salvei os projetos que eu tinha feito anteriormente mas da uma simulada ai na caixa com as seguintes configuraçoes para 2 subs, camara selada 40L camara dutada 100L sintonia de 63HZ 2 dutos 8" por aproximadamente 33cm,nao fica tao grande assim,usando os fora da caixa fica cabivel acho,apesar de nao conhecer a montana.....

Os subs vao ser BS o BD??qual amplificador vai usar??

abraço....

Postado em

Opa! Blz.

Bom, como dito acima o ideal seria encontrar o FS do carro para saber q tipo de caixa montar, q na montana ñ faço nem ideia, mas deve ser acima de 60hz...

Antes de se pensar em colocar manta asfaltica em um carro, deve tentar tirar o maximo de SPL possivel somente na caixa, na sua fabrição e posição.

Se o projeto inicial da caixa for feito para se ouvir música, vai ser meio complicado chegar aos 140db, agora se ela for bem picuda na FS do carro.

Lembrando tbm q posição de bancos e a configuração dos comandos do "AR" influem bastante em ganho ou perda de SPL, deve testar de tudo q é jeito...

Abraço

Josias Bauer

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...