Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
oozi

GNV TURBO

Recommended Posts

bom, em 2006 o piolho fez um tópico aqui sobre o mesmo assunto, a pesquisa do fórum não ajudou muito, sempre da erro quando busco por essas palavras...

 

fiz um estudo prévio e descobri que se bem acertado o carro fica ate mais econômico que aspirado

 

queria saber do pessoal gabaritado ai... turbinado no álcool eu já tenho experiencia, porem com GNV é outra historia, não vou fazer isso no meu carro, é mais por pura curiosidade, já googlei e já sei algumas coisas, porem tem coisas que não se acha no google... bora debater isso ai!

 

como se adapta o kit turbo ao kit gás?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oozi, um carro puramente GNV vai ser sempre mais econômico e potente que um convertido, pq o GNV "gosta" de taxa. O rendimento fica bem melhor. Por isto que, com turbo, a tendência é que ele fique até mais econômico.

 

Pelo que sei, nem há o que adaptar... se eu fosse fazer algo assim, aumentaria a taxa, usaria uma pressão não tão alta, e ficava 100% gás.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Oozi, um carro puramente GNV vai ser sempre mais econômico e potente que um convertido, pq o GNV "gosta" de taxa. O rendimento fica bem melhor. Por isto que, com turbo, a tendência é que ele fique até mais econômico.

 

Pelo que sei, nem há o que adaptar... se eu fosse fazer algo assim, aumentaria a taxa, usaria uma pressão não tão alta, e ficava 100% gás.

 

disso eu sei... mais resistência a pré-detonação e tals, porem vem a duvida: como diabos fica o resfriamento do cilindro? uma vez que combustíveis líquidos ajudam a resfriar a câmara e não deixam dar os famosos hotspots, já com o gás não tem dessa, não ajuda a resfriar quase nada!

 

por exemplo, coloco o kit gás no meu carro, e quero turbinar... como fica pra driblar aqueles dosadores de gás e tals?, como ficaria a mistura uma vez que é gasoso e entra duma vez pela admissão e não pelos bicos!, teria de fazer uma caixa de pressão depois da prioridade e antes da admissão?

 

são esses detalhes que me interessam a parte mais técnica! a teórica já ta toda na cabeça já!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na teoria tudo funciona que é uma beleza, agora na pratica mesmo, nunca vi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom realmente eu pessoalmente nao vi ainda um carro turbo a gas.

mais ja dei uma sapeada.

quanto a resfriamento de camara de combustao, na verdade nao é por ser liquido o combustivel que ele resfria, na verdade ate que tem a ver sim, mais esta mais ligado a expansao, evaporaçao.

assim como o kit gas prescisa de aquecimento no regulador, ja viu quando nao tem aquilo vira uma pedra de gelo.

 

bom entao o problema na verdade seria somente o regulador,

nao sei se seria possivel vc colocar 2 no carro, tipo bico suplementar, pq 1 so dos comuns nao sei se seria possiver alimentar.

 

o gas é antidetonante, entao suporta uma taxa alta, ou altissima, e é claro carro com taxa ideal é muito mais economico.

por isso os carros de hoje tudo tem taxas que seriam imaginaveis a tempos atras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
disso eu sei... mais resistência a pré-detonação e tals, porem vem a duvida: como diabos fica o resfriamento do cilindro? uma vez que combustíveis líquidos ajudam a resfriar a câmara e não deixam dar os famosos hotspots, já com o gás não tem dessa, não ajuda a resfriar quase nada!

 

por exemplo, coloco o kit gás no meu carro, e quero turbinar... como fica pra driblar aqueles dosadores de gás e tals?, como ficaria a mistura uma vez que é gasoso e entra duma vez pela admissão e não pelos bicos!, teria de fazer uma caixa de pressão depois da prioridade e antes da admissão?

 

são esses detalhes que me interessam a parte mais técnica! a teórica já ta toda na cabeça já!

 

Por evaporação a perda de calor não é tão grande não. É claro, há alguma perda, mas é relativa. Neste sentido pode-se adotar uma injeção de água (vaporizada, claro) no cilindro, recurso MUITO utilizado antigamente como antidetonante em caças turbohélice quando se precisava de um ganho momentâneo de potência. Funcionava muito bem por conta da queda imediata de calor dentro do cilindro até a etapa de compressão. Um bico injetor no coletor, alimentado por água, com tempo de injeção baseado pela rotação ou pela massa de ar já resolve!

 

Aparentemente falamos de um apêndice a mais, mas creio que valha a pena num GNV T.

 

Quanto à alimentação... creio FORTEMENTE que seja possível trabalhar com bicos injetores e gás... usando uma pressão mais baixa na linha (2-3 bar talvez, mas com vazão decente) creio que a vedação deles seja suficiente. É preciso verificar se funciona mesmo, mas não vejo pq não vá funcionar, lembrando que o gás vai ter que trabalhar aquecido pra não congelar os bicos na despressurização.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

andei dando uma lida e vou colar aqui as respostas pras minhas dividas,

 

Kleber... 2 métodos pra fazer a alimentação com gnv em um turbo... um era o que eu previa, uma caixa de pressão, com o dosador enfiado nela e boa...

 

a segunda são 4 dosadores independentes enfiados aonde iria a admissão, como se fossem bicos injetores propriamente ditos, mais tem de manter a pressão na linha com cilindro cheio ou vazio, ai tem de usar um mequetrefe la que faz isso e também esquenta o gás.

 

aparentemente é BOM com borra usar isso, gasta-se menos que com alcool no caso do turbo!

 

bom se eu tivesse dinheiro eu certamente o faria, porem com essa crise ai e a não existência de gás aqui no meu estado, não da pra fazer essas coisas! aHUAHUahuHA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja procurei pra fazer no meu

 

aqui na cidade 1 oficina topou fazer, mas ja avisou q montar eles montavam, mas o acerto era outrosss 500 ehuehue

 

parecesse que a alimentaçao eh feita com um fogger de nitro...um lance estranho desses heuheue

 

 

dizem tbm q kits gnv de ultima geraçao, acho q eh quinta geraçao nao precisa de nada, eh so instalar como se fosse um carro convencional pois ele ja usa bicos injetores...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi numa revista sobre uma BMW, que só roda no gás, e aaaandaa pra kramba! :mac1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ja procurei pra fazer no meu

 

aqui na cidade 1 oficina topou fazer, mas ja avisou q montar eles montavam, mas o acerto era outrosss 500 ehuehue

 

parecesse que a alimentaçao eh feita com um fogger de nitro...um lance estranho desses heuheue

 

 

dizem tbm q kits gnv de ultima geraçao, acho q eh quinta geraçao nao precisa de nada, eh so instalar como se fosse um carro convencional pois ele ja usa bicos injetores...

 

Exatamente... o sistema trifuel roda com bicos injetores pra gás... por isto que eu creio que bicos comuns consigam vedação boa pro gás se trabalharem com baixa pressão.

 

Considerando que estamos falando de um gás, consegue-se maior vazão com menor pressão na linha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em sistemas GNV "antigos" ou para carburados ( Onde se usa o mesclador ) é só ter um kit que suporte alimentar a nova potência ( Geralmente os reguladores para GNV costumam alimentar V8's de mais de 4l e uns 250cv... ) e usar o mesclador entre o filtro de ar e a turbina. E o "sensor de pressão", ligado no coletor onde normalmente vai.

 

Já nos "injetados", a regulagem TEM que ser feita no módulo do GNV e usar bicos compatíveis com o novo setup.

 

Bicos para GNV são mais "parrudos" no tocante da resistência física, pois como não trabalham com uma refrigeração "eficiente" ( não há líquido passando por ele e "roubando calor" da bobina dele ) aquecem mais. Além de serem "monstruosos" em tamanho do "furo" de saída do gás, comparados aos usados com comb líquidos.

 

A questão de "arrefecimento" das câmaras por parte do combustível realmente é comprometida com o uso de GNV... Mas tmb não pensem que é impossível usar por causa disso, afinal de contas, o calor liberado pela queima é GRANDE de qualquer maneira e com o "pé-cravado" e turbina "cheia", a energia liberada nas câmaras é IMENSA de qualquer forma.

 

Tem-se que tomar cuidado com o ponto de ignição pois a velocidade de queima dos gases é BEM maior que os de comb líquidos...

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu saiba, isso é muito bom pra fazer BUM! Porém...

Havia um colega em outro fórum que usava GNV + gasolina no Tempra Turbo dele (Turbo original, porém com 'algumas' modificações que aproximadamente duplicavam a potência original). Sem problemas.

Na época discutíamos a mesma coisa e ninguém se arriscou a montar, pois na teoria era muito lindo, mas para o GNV há até uma espécie restrição para admissão do ar, entre outras gambis :rolleyes: Mesmo utilizando linhas, bicos e até módulos de injeção independentes era incerto o resultado - difícil alimentar com GNV depois que a turbina enchia. As vítimas seriam APs.

Enfim, conhecidos já tiveram muitos problemas com carros 'à gás', outros se deram bem e ficaram satisfeitos; mesmo assim, 90% deles um dia arrancaram o kit GNV, satisfeitos ou não, por motivos diversos heheheh

Eu não montaria nem em aspirado (refiro-me à aspirado original), muito menos em turbo.

 

Mas, vindo original de fábrica, eu arrisco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mal do brasileiro é querer "tudo pronto", isso sim. Se ao menos um outro que tivesse intensão de turbinar um GNV estudasse os princípios de combustão veria que é mais fácil do que imaginam... Mas... Quer-se tudo em forma de "kits". Nego ainda não acordou que isso, só "na gringa".

 

Um motor "normal" com 12:1 de taxa e GNV, rodaria tranquilamente com 2 bar de boost e rendendo horrores, por causa da maior eficiência térmica que uma taxa alta dessas entrega.

 

Da mesma forma que alimenta-se carburados, pode-se alimentar facilmente um turbo, com o mesclador na turbina.

 

Mas aí nego não consegue pq muitos não entendem que qualquer gás tem uma velocidade de chama MUITO maior que a de gasolina. Isso demanda um ponto muito baixo, comparado com outros combustíveis "comuns".

 

Enfim...

 

Decepcionante.

 

:(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um motor "normal" com 12:1 de taxa e GNV, rodaria tranquilamente com 2 bar de boost e rendendo horrores, por causa da maior eficiência térmica que uma taxa alta dessas entrega.

Nem com megasquirt dá pra controlar essa gambi. E megasquirt entraria no que você citou de os gringos "fugirem" de kits - o que é não é verdade, pois no exterior vendem-se muitos kits "bolt-on" para vários modelos de carro (principalmente japoneses ou sobre-alimentados de fábrica). Tudo prontinho no maior estilo receita de bolo.

 

Fui!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que é impressionante é que megasquirt daria pra fazer uma coisa bem legal, usando bicos de 200 e cacetada de libras e injeçao sequencial, daria sim pra fazer algo bacana.

agora o que é legal mesmo e eu nao sabia é que em um motor diesel o ganho iria ser impressionante. e funciona!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ho eu aqui denovo! descobri que existe uma copa de GNV turbo que roda no brasil! mo loucura!

 

bom, kits de 5º geraçao nao precisa fazer nada, é so montar e regular na central do gas la e boa! ja sai rodando e espirrando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Copa GNV = carro de pista ¬¬

 

Mas então, ninguém vai montar aí?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ho eu aqui denovo! descobri que existe uma copa de GNV turbo que roda no brasil! mo loucura!

 

bom, kits de 5º geraçao nao precisa fazer nada, é so montar e regular na central do gas la e boa! ja sai rodando e espirrando!

 

Pois é, Oozi...

 

E olha que eles não usam MegaSquirt...

 

:rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Copa GNV = carro de pista ¬¬

 

Mas então, ninguém vai montar aí?

 

Cara... Vc está sendo radical.

 

A diferença entre eles e um carro de rua, basicamente será na preparação do motor. Só. O gerenciamento é o mesmo. O mapeamento é que muda.

 

Se vc "amansar" um motor de Copa GNV, fará ele funcionar tranquilamente como motor de rua...

 

;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara... Vc está sendo radical.

 

A diferença entre eles e um carro de rua, basicamente será na preparação do motor. Só. O gerenciamento é o mesmo. O mapeamento é que muda.

 

Se vc "amansar" um motor de Copa GNV, fará ele funcionar tranquilamente como motor de rua...

 

;)

Eu tenho minhas dúvidas... Consumo e dirigibilidade pesam demais pra andar na rua, você sabe disso (tem um turbinado). Um AP turbinado no carburador com uns 300cv é ruim pra andar na rua, péssimo em baixa e consome demais. Mas se montar injetado, com pressão fixa ou booster eletrônico e o que mais estiver disponível verá que é até gostoso andar com o carro heheheh

Acreditem, essa novela do GNV + turbo pra rua vem desde 2003 ou até antes heheheh

Como eu já disse aqui no tópico, até hoje ví um único carro assim, e era um Tempra 2.0 Turbo (turbo original) que rodava na gasolina + GNV. E ele não usava mega nem nada sofisticado, apenas rodava com a Ignição Plus da incrível e mundialmente famosa CM Racing heheheh Vejam, eu falei Ignição, não MEG. E não, não sou fã dessa marca.

O Tempra era forte, mas nada que não fosse conseguido com álcool e sem GNV, naquele motor. Só era relativamente mais econômico, eu achava interessante demais, mas não era tão mágico quanto o pessoal cita nesse tópico.

 

 

 

Lembrei que um tempo atrás "diziam" que existia um Passat AP turbinado no GNV no Espírito Santo. Se alguém conhecer e puder falar um pouco sobre...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguem ainda p/ conversar sobre carro turbo com gnv??? estou em testes com o meu carro tenho um vectra no gas coloquei um kit turbo, estou andando no alcool, pois n consegui fazer a adaptação no gnv ainda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
alguem ainda p/ conversar sobre carro turbo com gnv??? estou em testes com o meu carro tenho um vectra no gas coloquei um kit turbo, estou andando no alcool, pois n consegui fazer a adaptação no gnv ainda...

 

Claro cara...

 

Mande maiores detalhes de como está teu carro. Que kit vc possui, se usa mesclador ou bicos para injetar o gás, etc...

 

Possível é. Mas é uma empreitada grande, pois não existe praticamente nada pronto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Turbo GNV tinha esse Passat aqui que rodava em Sampa mas infelizmente foi roubado em uma Travessa da Lins:

E atualmente ele ta montando outro Passat só que Supercharger GNV e alcool rodando com a Megsquirt:

Sempre ví andando e bem montadinho, não deu manutenção...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei q ng estava mais de olho no topico... bom, mas como alguem deu sinal de vida.. rs.. como disse no post anterior naum estava conseguindo fazer a regulagem fina do carro..., bom vamos do inicio... sempre tive vontade de ter um carro turbo... e como rodo bastante com o carro ou eu compraria uma moto ou tentaria no GNV, mas lendo a respeito encontrei mts duvidas a respeito de TURBO/GNV, até q na oficina de um amigo conheci um rapaz com um monza "tubarão" turbo e gnv... conversando com ele... ele comprou um kit turbo q estava num omega d um amigo meu trocou a tubulaçao algumas coisas e colocou no carro, se naum me engano ele é professor.. nada em especifico em mecanica, acho q ele formou biologo, e como ele anda muito e gosta de um pouco mais de velocidade resolveu ele mesmo fazer alguns testes com o turbo.. e nesse dia q encontrei com ele, jah estava com o turbo/gnv pedi a ele q dessemos uma volta com o carro pra ver se realmente ficaria bom... ele estava usando 1kg no alcool.. e no gnv dava 0.7... 0,7.5, o carro naum era um carro de corrida, rss, porém... da maneria q ele andou comigo, carro nenhum original tipo (new civic, corola etc.. ) naum anda do lado naum pois de 0a170 foi mt rapido mesmo com pouca pressao, bom , depois desse dia resolvi tentar colocar no meu vectra. comprei um kit novo na turbo aianguera se naum me engano foi 1.640,00 algo prox.. chegando o kit eu e um amigo resolvemos tentar colocar..., sou tec em informatica, mas tenho algumas noçoes de mec. ele sendo mais entendido do assunto colocamos o kit, em 2 dias... pois precisamos fazer algumas mudanças... aproveitei coloquei junta de aço e etc... ficou mt bom no alcool.. depois começamos a kebrar a cabeça no gnv issu jah vai pra 2 meses.. mas acho q chegamos ao fim.... o maior problema seria a praga do mesclador.. nesse caso do kit gnv antigo neh.. o certo do funcionamento q vi funcionando no monza seria o mesclador na boca da turbina com uma mangueira de uns 40cm com filtro de ar grande esportivo ele usava um duplo fluxo e a prorpia turbina puxava o gnv e alimentava o carro ele continuou mantendo a mesma media de consumo no gnv se naum ficasse sempre em alto giro eh claro... só q no meu caso.... naum daria pra colocar nada na frente da turbina, pois naum me sobrou nem 4cm de espaço na frente da turbina, como jah tinha comprado o kit vim tentanto.. até achar uma solução, consegui achar um redutor da landirenzo q tem uma mangueira q se liga atras dele... e no cano de pressurização, pra quando a turbina mandar pressao, empurra um diafragma por tras do redutor q liberaria uma quantidade de gas maior p/ compensar, assim pude usar o mesclador, na posição original mesmo (entrada tbi) resolvi o problema do gnv. só queeeeee atrapalhou no alcool pois a turbina enche mt mais rapido...e o mesclador segura um pouco da pressao, dando vacuo na camara, a valvula de alivio permanecia aberta... e naum entraava a pressao da turbina...esse foi meu problema maior... fiquei bastante tempo kebrando a cabeça com issu, pois tiinha q ficar... coloca mesclador.. tira.. coloca tira..foi tenso mas , depois de mt teste com varios mescladores diferentes... consegui um usado no tempra turbo... q ficou bom.. com o bico do gas de 14, o carro esta com as 2 regulagens perfeita... se alguem kiser saber de mais detalhes... me add no msn ae wado.alves@hotmail.com sou do ES

 

abraços

 

 

 

 

Claro cara...

 

Mande maiores detalhes de como está teu carro. Que kit vc possui, se usa mesclador ou bicos para injetar o gás, etc...

 

Possível é. Mas é uma empreitada grande, pois não existe praticamente nada pronto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...