Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

heltonri

Projeto Hi-Fi na TempraSW - Iniciando

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal

Estou eu de volta aqui no forum, depois de um final de ano trabalhando muito, e vendendo uns equipos e procurando outros, estou agora no próximo passo para o projeto Hi-Fi de entrada para minha Tempra SW, como alguns devem lembrar, comecei com a idéia de um SQ 3 vias, mas resolvi mudar logo para um começo de Hi-Fi e vamos que vamos.

Lista de equipamentos

HU 7892 - Comprado do user juliox ( esta a caminho)

TW - Neotech Bravox

Full's Sansung 2,5"

SONY 5" Branquinhos

Sub JBL GT 102 10" 130W RMS

, sei que nem tudo é propriamente Hi-Fi, mas por tudo que eu ja li e reli aqui no forum, como ja me disseram, da para tirar leite de pedra com isso rsrs

HU 7892 - Comprado do user juliox ( esta a caminho)

TW - Neotech - sei que aqui não é um tw propriamente par SQ, ainda mais um Hi-Fi, mas foi só para ir testando, mas passo a passo, um futuro morel ira entrar no lugar dele

Full's Sansung 2,5" - estes estão me deixando muito satisfeitos

SONY 5" Branquinhos, quero ver ele tocando ali na porta a entre 20 a 100Hz hehehe, os testes em casa no meu quarto me surpreenderam com o SONY 707.

Sub JBL GT 102 10" 130W RMS

Bom, a idéia é um 3 way, com um possível sub no porta-malas

TW+FULL+SONY estou querendo montar tudo na porta, ou sony + full na porta e TW atráz do suporte do espelho retrofisor ali onde geralmente vai o botãozinho para regulagem do espelho.

Estive vendo, acho que vou ter de trabalhar bastante na fibra para montar os 3

TW, pretendo cortar a 7k+ não precisa litragem, ta fácil

FULLS, pretendo cortar entre 100 a 7K - acho q 1L no máximo daria um ótmo resultado para ele descer, ficaria fácil pegar isso ali na porta com gibra

SONY - pretendo cortar de 100 Hz pra baixo - eu estava querendo tirar uns 5 a 6 litros para ele, ou tentar montar um sistema de TL com ele, sei que seria meio impossível, mas acho que da pra pegar um espaço legal na porta usando o avanço do porta mapas e como te uns 5 cm até chegar no banco, acho que da para avançar mais e fazer 2 caminhos ali para a TL, a vantagem que o duto ficaria ali na frente saindo por traz do falante talvez.

Bom, falta decidir o AMP

Me recomendaram um

JBL GTH400 6 canais - achei interessante, pois com 6 canais casaria perfeitamente com o 3 vias do sistema, cada falante amplificado corretamente

Segunda opção seriam 2 Fosgate 4.6 - opção de poder ligar o sub em bridge

E a terceira, porém mais cara mas com mais potência, 2 Wharf Clean com 4x100W RMS - usaria 1 canal para o sub, ja que ele não faz bridge, ficando canal sem uso ou usaria 2 subs alimentados por 100W RMS, talvez 2 sub de 8" ou até mesmo 6", somente para tocar us sub-sônicos, abaixo dos 20~40 Hz

A preferência seria um amp com uma boa relação custo benefício mas que segurasse bem evoluções dos falantes e cabos para o sistema Hi-Fi, dispensando a troca rápida do módulo, quero um que seja bom e fique um bom tempo.

Bom agora os passos começaram a acontecer, pouco a pouco vou montando, o carro esta com o TW+FULL instalado somente, em um mp3 mais simples do mercado soh para naum ficar sem som, rsrs mas estão 1 falante por canal, tenho ateh um TA bem xinfrin, mas tem hehe, pelo fader/balance. Esta uma distribuição legalzinha, ja da para sentir que promete ali viu.

É isso ai, esse ano de 2009 promete acontecer muita coisa

Conto mais uma vez com a ajuda de vcs agora nessa empreitada

Postado em

O full samsung vc pode deixar sem corte LP, fala apenas um corte HP pra ele, em uns 300Hz. O tweeter vc corta com capacitor lá pelos 10-12Khz (tem que ver como fica o timbre... o NAR Ti assim fica uma bosta).

O Sony não vai tocar bem em porta não... o ideal é um par de pezinhos, mas vc pode experimentar, afinal não mata... hehehehehe.

Postado em

pois é, eu to querendo arrancar uma boa litragem ali da porta e deixar ele uns 5 cm avançado da porta, fazer uma bolha ali na parte toda embaixo da porta, eu tenho certeza q da pra pegar uns 7 Litros bem distribuidos ali com certeza

Postado em

Opa, bom pessoal finalmente consegui fazer uns cálculos aqui

Uma TL a 40Hz de ressonância para os SONY daria uma linha de 2,15m, ficaria algo como, 17x40x70cm, isso daria mais da metade da porta considerando mdf de 15mm.

Fiz um cálculo de linha usando FS de 50Hz e deu 1,72m, 43cm a menos, vou dimensionar agora, vou ter uma redução nas dimensões, mas ja deu pra perceber que vou ter uma porta bem larga pelo menos a metade toda de baixo dela, vamos ver se consigo.

Sem desmontar a porta eu tenho 10cm de espaço entre o forro e o banco, ainda faltam 7cm considerando 3cm(2x1,5cm) do MDF, com fibra acredito que devo ganhar uns 2cm faltando então 5cm, teria que ganhar esse espaço dentro da porta. O maior problema é a largura da linha que deve ser respeitada, terei de estudar muito bem para ver se consigo, se for o caso, testar mais cálculos e fazer umas caixas piloto com sintonia mais alta, 60Hz por ex, que diminui para 1,43m de linha

Postado em
O full samsung vc pode deixar sem corte LP, fala apenas um corte HP pra ele, em uns 300Hz. O tweeter vc corta com capacitor lá pelos 10-12Khz (tem que ver como fica o timbre... o NAR Ti assim fica uma bosta).

O Sony não vai tocar bem em porta não... o ideal é um par de pezinhos, mas vc pode experimentar, afinal não mata... hehehehehe.

vlw as dicas, é mais ou menos isso que vou fazer.

Qto aos SONY e pézinhos, nem pensar, estou estudando se consigo montar uma TL pra eles na porta para tirar o máximo d equalidade deles, mas se não conseguir, quero fazer um door-pod pra ele com uma litragem generosa, digamos algo em torno de 10L ( tenho 80x20x10 pra usar, isso daria uns 16L), não me importo em alargar a porta, pq além do porta mapas tem mais uns 5 cm de largura livre que posso utilizar e quero aproveitar esse espaço, pra mim seria melhor aproveitado ele do que perder o conforto colocando um pézinho la em baixo, prefiro usar o espaço da porta.

Se TL não der certo, estou achando muito difícil, vou fazer 2 TL pra usar com 2 sub de 6" la atráz, ai sim, no local dos falantes originais, ficariam os sub's em TL usando ateh o final do porta-malas, ali tem todo o espaço suficiente, e uso os SONY 5" um pouco mais alto, entre 60 e 160Hz.(testar o corte entre 160 e 500Hz pra casar com o sansung)

Vamos ver se a Facu de Engenharia agora me ajuda a ficar mais louco kkkk

Postado em

Estou namorando este módulo:

JBL GTH400 6 canais, consegui o manual, segue os dados dele, o que vcs acham?

35W x4 + 70w x2 ( 4ohms, 0,05% THD) <<<<Perfeito pra ligar TW+FULL+SONY na ordem =)

50W x4 + 100w x2 ( 2ohms, 0,08% THD)

100W x2 (Bridged 4 ohms, 0,08% THD) + 70w x2 ( 4ohms, 0,05% THD)

100W x2 (Bridged 4 ohms, 0,08% THD) + 200w x1 ( 4ohms, 0,08% THD)

Signal to Noise Ratio - 100dBA

Frequency Response

10Hz-50Khz (+0, -1dB)

20Hz-20Khz (+0, -0,1dB)

Damping Factor> >200

Line Level Input Sensivity> 100mV - 4V RMS

Preamp Output Sensivity

preamp Input: 4V in for 4V Out

Speaker Input 4V in for 2V out

Minimum Speaker Impedance

Single Ended (Non-Bridged) 2Ohms

Bridged 4Ohms

Postado em

Chegou meu Valisère

=)

Finalmente meu 7892 Chegou, esta instalado no meu quarto, liguei os SONY nele, que estão aqui no quarto e que puxa, o player é bem detalhado mesmo.

Acabei de crer que preciso trocar a placa de som do meu PC, a Creative ja foi pro saco......

Tá com um HISS filho da mãe, e eu que achava que era o cabo RCA com mau contato por estar forçando

Pena não ter controle remoto

PS.: Alguem tem o manual dele pra me mandar uma cópia, ou mesmo se tiver 1 manual sobrando ai eu agradeço.

Postado em
Chegou meu Valisère

=)

Finalmente meu 7892 Chegou, esta instalado no meu quarto, liguei os SONY nele, que estão aqui no quarto e que puxa, o player é bem detalhado mesmo.

Acabei de crer que preciso trocar a placa de som do meu PC, a Creative ja foi pro saco......

Tá com um HISS filho da mãe, e eu que achava que era o cabo RCA com mau contato por estar forçando

Pena não ter controle remoto

PS.: Alguem tem o manual dele pra me mandar uma cópia, ou mesmo se tiver 1 manual sobrando ai eu agradeço.

Dá uma procurada no Google...essa semana mesmo me deparei com ele.

Postado em

Vlw Betimmmm

Vou dar uma explorada geral nele agora, ja salvei no micro aqui.

Vlw mesmo

Puxa to gostando muito do som dele, está tudo meio no improviso aqui, mas perto do SONY 707 que eu tinha, tem um detalhamento incomparável.

Está apenas com os SONY 5" ligados nele, vou colocar os Sansung e o tw depois pra ver o bixo falar aqui hehehe

Bom agora vou curtir meu 7892 feliz da vida, e aos poucos fazendo um sisteminha Hi-Fi passo a passo, o mais importante de tudo com muito suor e muita luta finalmente consegui, uma HU de peso, de qualidade, agora é cuidar bem e usufruir muito bem dela.

Postado em

Agora uma coisa é verdade, como todos falaram, e todos os tópicos que eu li é a perca do grave mais presente nos Pionner e o SONY 707.

Mas o que impressiona é o ataque q ele tem no detalhamento ele mostra sons "jamais" ouvidos sem ter muito ganho em regulagens, estou ouvindo por enqto CD's.

Vi que tenho muitas surpresas pela frente mesmo.

Fiquei um pouco decepcionado por ele ter soh HPF e parece que é para todos os canais, e não separadamente, o X-cross dele tb eh bem limitado, mas em relação a assinatura sonora, estou vivenciando algo muito, mas muito diferente, apenas com 2 falantes, imagina com um set montado.

Postado em

O que vale a pena nele sao essas coisas mesmo... assinatura... palco... TA dele é mto bom... agora infelizmente, o cross nao presta...

Dpois faz o teste que a galera faz... dizem que desligando a saída de sub da uma melhorada no som! ehehe

A... nao sei se vc o fez, mas tem como desligar o amp interno dele viu?

Postado em

já li muita coisa sobre ele, muitas ja esqueci.

Estou aprendendo a usá-lo agora mesmo, e ainda não desliguei o amp interno não, mas se desligar o amp interno os canais amplificados pararão de funcionar correto? ficando alimentados somente os RCA certo?

Estou usando ele sem amp, direto nas saídas amplificadas, e sim o SUB ta off, mas eu achei outro recurso que ligando e desligando o som muda tb, não lembro agora, foi numas fuçadas que dei aqui rsrs, qdo eu me acostumar com ele ai vai ser só festa.

Postado em

Bom galera, parti para os testes agora de Volume ideal para o SONY 5".

Em minhas idéias mirabolantes que vira e mexe tenho, resolvi por a mão na massa pra fazer uma caixa de 10L, vamos ver como vai ficar depois de pronto rsrsr

Bom, é algo bem simples, reciclável.

Estou usando 2 vasilhames de água de 10 Litros, umas quem tem a torneira embutidas, fiz um bafle de madeira, colei com cola branca, depois o processo é endurecer todo o externo dela com a mistura mágica de pó de serragem com cola branca.

Como é de plástico, mas ela tem umas partes onde são feitas para aumentar a resistência do vasilhame acredito que irá reforçar bem ela qdo estiver com uma camada boa da massa.

Vou poder ter uma base legal, eu coloquei o falante no furo que fiz, e ficou um grave mais encorpado, claro que com todas as reverberações do plástico mas isso irá melhorar...

Novidades em breve, deixa secar o bafle ai vou começar a reforçar o externo e ai tiro mais umas fotos.

Postado em

Os Galões com os Bafles

dscf5471ag3.th.jpg

Vista Superior, o corte para entrar o falante no plástico, ta mau cortado, mas procurei deixar material ali para reforçar a cola, depois vou ajustar na montagem do falante qdo tudo estiver devidamete seco.

dscf5473so5.th.jpg

Aplicação da mistura de serragem com cola branca para fixação do bafle, depois de seco irei passar no galão todo uma camada, qdo secar vai ficar uma pedra.

dscf5480ed7.th.jpg

Postado em

Mais um convidado de honra entrará para o Projeto

Fulls Legatia L3, serão bem vindos ao 92.

A brincadeira agora começa a ficar mais séria..

Estou sentindo um cheiro de TN-52 ai pela frente.. a coisa promete....

Postado em
Show de bola! Parabéns pela aquisição! Pegou o do Moska? abs

Exato, peguei com ele, pena que ele ja vendeu o Focal, se não eu iria pegar primeiro o focal depois o L3.

Agora é esperar chegar e começar a testar, preciso de uns filtros passivos simples pra fazer uns cortes simples aqui, o 7892 não faz cortes por canal.

E acho que os SONY vão ficar bons em 10L, vamos ver

Pretenções de cortes

TN-52 ( ainda não sei o qto ele desce pra fazer o corte)

L3 - 250 - 8kHz

SONY 40 - 250Hz

Estou pretendendo cortar assim, será que ficam bons?

Postado em

Isso, mais ou menos por ai.

Depois posta fotos do painel/porta do carro.

Se for fazer cross passivo tem que estudar bem. Pode ter problemas de fase/etc.

Postado em

Opa, postando algumas fotos

Porta

dscf5526tv4.th.jpg

Painel lado Motorista

dscf5539ae8.th.jpg

Painel lado Passageiro

dscf5538my2.th.jpg

Detalhe do espaço entre o Espelho Retrovisor e o Painel

dscf5534pg3.th.jpg

Porta e Painel

dscf5525kz9.th.jpg

Porta Lado Passageiro, mais uma para ter uma visão da Porta e Painel

Ali embaixo, a porta tem na parte preta 80cm, e uns 20cm de altura livre, desde a borracha ateh chegar no painel que vem subindo em ângulo

dscf5535ti1.th.jpg

Espaço entre o banco e a porta, tem cerca de 10CM da porta até o banco, removendo o acabamento da porta, contando com a espessura do acabamento cerca de 1cm, da para ganhar 1+3cm para dentro da porta, dentro da chapa de aço que é vazada e só tem uma barra que cruza de baixo até em cima da porta.

dscf5527.th.jpg

Postado em
Os Galões com os Bafles

dscf5471ag3.th.jpg

Vista Superior, o corte para entrar o falante no plástico, ta mau cortado, mas procurei deixar material ali para reforçar a cola, depois vou ajustar na montagem do falante qdo tudo estiver devidamete seco.

dscf5473so5.th.jpg

Pessoal, não aguentei esperar travar tudo e resolvi montar o SONY nelas para testar.

Bom, desconsiderando as reverberações e vibrações do plástico, o som ficou muito agradável, o SONY da um grave mais macio e mais baixo, perdeu um pouco do detalhamento da voz, do som médio que ele tinha, mas em compensação ficou um timbre bem gostoso em baixas, 60Hz, que é onde o 7892 tem a minima regulagem ficou muito presente, e os instrumentos com médio-grave, graves ficaram mais presentes e marcantes, gostei, tirei fotos mas acabou a bateria da câmera, logo posto fotos pra vcs verem como ficou, ta bem "gambi" ainda hehe, mas é um teste, acho que vou litrar os SONY em 10 Litros mesmo, ficou muito bom em baixa, enqto que o full Sansungo ou Legatia, preenche toda parte dos médios e logo acima o TN52 ai fica show....

Meu maior problema é decidir a litragem eu estava ouvindo com 3,5L apenas, tinha voz, mas algo que não me satisfazia, e faltava graves, agora com 10L, as primeiras impressões são que vão ficar assim, vou passar ouvindo uns dias para colocar melhores impressões. E estou testando ele em full, não estou usando corte ainda, preciso arrumar pelo menos um filtro passivo simples, mas agora fica mais facil pra escolher, ja que a litragem agora ficou muito boa ( claro, com muita ressonância e outros "efeitos" indesejaveis pq a caixa não está travada devidamente, mas estou analizando o Litragem vs Sony vs Reprodução ideal.

Os Pianos, Baixos e violão em Acústico estão uma delícia....

E o 7892 ta firme aqui, que aparelho, praticamente nada de regulagens, mas ouço ele do 2 ao 6 no volume, sem amplificação externa, ele é muito bom mesmo, no 15 ta derrubando o quarto aqui somente com o SONY.

Preciso de Filtros pro sony, seria que ficaria bom cortá-los em 180Hz/200Hz?

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...