Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JOAO OTAVIO

º° Headroom °º

Recommended Posts

cara eu sou muito burro ainda!

nem sei o que é essa imagem,

mas o que penso é que a caixa de cima ta reproduzindo alguma coisa a mais que a de baixo, pode ser por uma agilidade maior,

mas a de baixo ta dando picos maiores de spl,

posso estar completamente errado, nem que escala é essa!

mas se for pra chutar, o que é esse desenho chutaria, uma caixa selada e depois uma dutada!

mas se eu tiver falando de longe muita mer**, por favor me perdoem, sou um mero aprendiz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
cara eu sou muito burro ainda!

nem sei o que é essa imagem,

mas o que penso é que a caixa de cima ta reproduzindo alguma coisa a mais que a de baixo, pode ser por uma agilidade maior,

mas a de baixo ta dando picos maiores de spl,

posso estar completamente errado, nem que escala é essa!

mas se for pra chutar, o que é esse desenho chutaria, uma caixa selada e depois uma dutada!

mas se eu tiver falando de longe muita mer**, por favor me perdoem, sou um mero aprendiz

um pouco errado, digamos 99%...

a escala no eixo das abcissas é no tempo mesmo, em escala "real", conforme a duração da música, p.ex. 3:29 (3 minutos e 29 segundos); a escala do eixo das ordenadas é o ganho do sinal (musical) em dB ou popular volume... logo a figura de cima tem mais espaço para a aplicação de uma reserva de potência (headroom), acomodando assim os vales em níveis normais de audição em relação aos picos, como já foi dito 8 vezes nesse tópico há que se ter muito cuidado e saber usar esse recurso, principalmente em sons de grande potência... no meu trio p.ex. eu aplico aprox. 10000Wrms em 6000Wrms de falantes e tocam normalmente sem risco de queimar, mas o player fico tudo em flat, instalação bem feita, alimentação sobrando, led clip do amp apagado...

já na música produzida pelo guto (de baixo) observe que não há picos no sinal, pois ela (música) está toda com ganho demasiado, se vc já usou o MP3gain já deve ter testado meter o ganho da música em 105dB p.ex., fica uma porcaria o sinal todo clipado, vc só vai ouvir chiado na via de agudos e grave "xoxo" na via de graves, assim aplicar headroom aí seria aplicar mais ganho a um sinal já com enorme ganho, nesse caso extremo feito por software, queimaria os falantes em pouco tempo por distorção, sem contar que não conseguiria contornar nem com cross ativo

acho que é por aí

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O Gráfico de cima é um JAZZ ... o de baixo , NÃO É PRODUÇÃO MINHA NÃO ! é música de PANCADÃO que vcs tanto baixam pela NET ae ! e nem sabem o que tão baixando !

Bom , resumindo ... o nível de áudio (auditivo) é o mesmo pra ambos ... Não tem diferença de volume ... e sim de DINÂMICA da música ...

O de cima , COM CERTEZA seria MUITO bem vindo um HEADROOM de 3 DB ! Agora a de baixo ??? está no LIMITE do "0 DB" que todos nós sabemos , é o LIMITE do áudio digital , que o Kleber já disse ... EU particularmente não usaria um HEADROOM para Pancadão , NEEEM FODENDO , ainda mais com os loucos que temos por ae ... que socam volume mesmo !!!

Não tô dizendo que é PROIBIDO , mas já foi Dito aqui TB , tem que se saber usar !!!

Um Artifício que MUITOS se apoiam tb é o tal do SUBSONICO NO TAAALO pra poder tocar com mais "HEADROOM" rsrsrs , eu dou risada muitas vezes com alguns casos , mas deixa pra lá ... não quero estragar o tópico que tá legal !

Resumindo ... o HEADROOM é MUITO BEM aproveitado quando se tem uma música com dinâmica ... ele serve para nos PICOS (normalmente Altas nas vozes , Bumbo de bateria mais marcado , solo de algum instrumento) responder sem problemas e nenhum tipo de distorção vinda do amplificador !!! Vcs podem perceber que no gráfico ... a Média da música fica em -6 DB ... isso quer dizer o seguinte :

* se vc tem um kit 2 vias de 60 rms e um amplificador de 120 rms pra tocar ele ... vc NUNCA vai queimar seu falante escutando esse tipo de música , NUNCA ... Pois nos picos da música (que são coisa de 1 seg.) vão ser mandados os 120 rms de sinal LIMPO , e isso faz com que o Seu Kit toque a "TAL" potência musical , que nada mais é ... que esses PICOS , não CONSTANTES como MUITOS pensam aqui !

Sei que sou péssimo pra explicar ... Mas é isso ae !

Pra SPL e TRIO ... não acho que vale a pena usar HEADROOM ABSURDO , a Não ser em campeonatos ... que se precisa MESMO pra ser ter um rendimento bom ... mas ae , são picos de 3 seg. no máximo !

Uma dica que Gosto de dar pra meus clientes é a seguinte : Compre um amplificador com a potência MUSICAL do seu falante , vai vai ter colocando normalmente 3 DB à mais no seu sistema , e se usar direitinhu , vc nunca vai queimar seu falante !

Compartilhar este post

Link para o post

hahahaha, nada certo, flei que era um chute meu!

mas valeu a explicaçao, ta dificil pra um leigo aprender, mas é assim mesmo!

uma duvida, seja em SPL ou Trio, se eu fizer um headroom de 5DB aproximadamente, mas nao deixar clipar hora nenhuma, corro riscos? ficaria um pouquinho acima da potencia Musical!

Compartilhar este post

Link para o post

Problema não tem, pois os falantes são certificados pra trabalhar com potência RMS constante. Isto significa que um sinal MUSICAL pode chegar a um pico até 10x maior, pra música clássica, por exemplo, sem danificar o falante. Pra uma música comum, cheia de compressão, como as que se usam em trio, o dobro da potência não é problema, em teoria.

O perigo é o projeto da caixa. Na imensa maioria dos projetos de caixa pra trio, o falante já pode ser danificado dentro da potência nominal por sobreexcursão. Imagine num pico do dobro da potência!

Infelizmente a quase totalidade dos trios funciona de forma tão precária, que não tem sequer um corte subsônico. E quando tem, é quase certo que esteja sendo mal utilizado.

Compartilhar este post

Link para o post
O Gráfico de cima é um JAZZ ... o de baixo , NÃO É PRODUÇÃO MINHA NÃO ! é música de PANCADÃO que vcs tanto baixam pela NET ae ! e nem sabem o que tão baixando !

Bom , resumindo ... o nível de áudio (auditivo) é o mesmo pra ambos ... Não tem diferença de volume ... e sim de DINÂMICA da música ...

O de cima , COM CERTEZA seria MUITO bem vindo um HEADROOM de 3 DB ! Agora a de baixo ??? está no LIMITE do "0 DB" que todos nós sabemos , é o LIMITE do áudio digital , que o Kleber já disse ... EU particularmente não usaria um HEADROOM para Pancadão , NEEEM FODENDO , ainda mais com os loucos que temos por ae ... que socam volume mesmo !!!

Não tô dizendo que é PROIBIDO , mas já foi Dito aqui TB , tem que se saber usar !!!

Um Artifício que MUITOS se apoiam tb é o tal do SUBSONICO NO TAAALO pra poder tocar com mais "HEADROOM" rsrsrs , eu dou risada muitas vezes com alguns casos , mas deixa pra lá ... não quero estragar o tópico que tá legal !

Resumindo ... o HEADROOM é MUITO BEM aproveitado quando se tem uma música com dinâmica ... ele serve para nos PICOS (normalmente Altas nas vozes , Bumbo de bateria mais marcado , solo de algum instrumento) responder sem problemas e nenhum tipo de distorção vinda do amplificador !!! Vcs podem perceber que no gráfico ... a Média da música fica em -6 DB ... isso quer dizer o seguinte :

* se vc tem um kit 2 vias de 60 rms e um amplificador de 120 rms pra tocar ele ... vc NUNCA vai queimar seu falante escutando esse tipo de música , NUNCA ... Pois nos picos da música (que são coisa de 1 seg.) vão ser mandados os 120 rms de sinal LIMPO , e isso faz com que o Seu Kit toque a "TAL" potência musical , que nada mais é ... que esses PICOS , não CONSTANTES como MUITOS pensam aqui !

Sei que sou péssimo pra explicar ... Mas é isso ae !

Pra SPL e TRIO ... não acho que vale a pena usar HEADROOM ABSURDO , a Não ser em campeonatos ... que se precisa MESMO pra ser ter um rendimento bom ... mas ae , são picos de 3 seg. no máximo !

Uma dica que Gosto de dar pra meus clientes é a seguinte : Compre um amplificador com a potência MUSICAL do seu falante , vai vai ter colocando normalmente 3 DB à mais no seu sistema , e se usar direitinhu , vc nunca vai queimar seu falante !

guto execelente esplicaçao faz tempo q nao pego um post seu assim tao inspirado

só nao concordo na parte de q no pankadao vc nao usaria headroom , por q veja bem pankadao a maioria usa headroom sao raros sistemas de pankadao q nao tem headroom hehe é sempre uma sd 8000 pra cad 4 ultravox 1k2 por ex e é mais ou menos nessa faixa q o pesoal usa no pankadao hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

se liga no que eu escrevi !!!

EU particularmente não usaria um HEADROOM para Pancadão , NEEEM FODENDO , ainda mais com os loucos que temos por ae ... que socam volume mesmo !!!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...