Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dudu Lima

Fonte de Pc como carregador de bateria do carro

Recommended Posts

Bom, tô aqui torcendo para que lá em casa ainda tenha guardada uma fonte zerada de PC que se eu não me engano, ela é de 250W e não me lembro da marca dessa fonte.

Bom o Kleber biba vai usar no seu minitrio duas fontes ATX como carregador da bateria.

Então eu queria saber que seu eu ligar essa fonte diretamente na bateria do carro, ela vai funfar bacana, tô querendo fazer uma zuadinha amanhã lá na rua heheh, aí como a gasolina tá cara, a bateria do carro tá ruim, não aguenta nem 5 minutos de som ligado com o motor desligado.

A solução é essa, copiando a idéia do Kleberbicha :legal:

Minhas dúvidas é quanto à amperagem que a fonte vai fornecer, será que todas são padrões em mandar uma certa corrente (A)???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom, tô aqui torcendo para que lá em casa ainda tenha guardada uma fonte zerada de PC que se eu não me engano, ela é de 250W e não me lembro da marca dessa fonte.

Bom o Kleber biba vai usar no seu minitrio duas fontes ATX como carregador da bateria.

Então eu queria saber que seu eu ligar essa fonte diretamente na bateria do carro, ela vai funfar bacana, tô querendo fazer uma zuadinha amanhã lá na rua heheh, aí como a gasolina tá cara, a bateria do carro tá ruim, não aguenta nem 5 minutos de som ligado com o motor desligado.

A solução é essa, copiando a idéia do Kleberbicha :legal:

Minhas dúvidas é quanto à amperagem que a fonte vai fornecer, será que todas são padrões em mandar uma certa corrente (A)???

xii não vira nao cara, a fonte dessa aí fornece 5 a até no max. 15a, se voce tiver um modulozin ja erá, da pra ligar em torno de 500 pmpo em uma só, eplo menos na fontezinha que eu tenho é isso, ou ela sustenta a potencia do player só, tem que ver o que se tem de som e qto vai consumir. não é padrão

abss

Editado por boardbrasil

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, é saber procurar uma fonte melhor entao... da pra voce usar varias sem vergonhas ou comprar uma parruda, com pfc ativo e tudo... Uma fonte com 4linhas de 12V 12 Amperes cada deve sair uns 300-350.

Compartilhar este post

Link para o post

essa fonte sua ai, serve so pra carga lenta!, chega em casa e coloca na tomada!

Compartilhar este post

Link para o post
xii não vira nao cara, a fonte dessa aí fornece 5 a até no max. 15a, se voce tiver um modulozin ja erá, da pra ligar em torno de 500 pmpo em uma só, eplo menos na fontezinha que eu tenho é isso, ou ela sustenta a potencia do player só, tem que ver o que se tem de som e qto vai consumir. não é padrão

abss

Meu sistema é apenas o cd-player + um MXR X500.4 500wrms empurrando um sub de 10" + os kits de falantes na dianteira. Consumo máximo do amplificador é de 50A.

Putz...

Acabou a minha alegria!

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, é saber procurar uma fonte melhor entao... da pra voce usar varias sem vergonhas ou comprar uma parruda, com pfc ativo e tudo... Uma fonte com 4linhas de 12V 12 Amperes cada deve sair uns 300-350.

vou ver as especificações dessa fonte se existir ainda lá em casa.

Compartilhar este post

Link para o post
Meu sistema é apenas o cd-player + um MXR X500.4 500wrms empurrando um sub de 10" + os kits de falantes na dianteira. Consumo máximo do amplificador é de 50A.

Putz...

Acabou a minha alegria!

creio que umas 6 fontes atx ja iah ajudar bastante, aí sim + a bateria fica bom, mais pra frente quero fazer uma grande tbm

abs

Editado por boardbrasil

Compartilhar este post

Link para o post
creio que umas 6 fontes atx ja iah ajudar bastante, aí sim + a bateria fica bom, mais pra frente quero fazer uma grande tbm

abs

Putz! 6 fontes? Sem chances!

É melhor ir pra chácara hj a noite mesmo e tomar todas amanhã ehhehe.

Compartilhar este post

Link para o post

essas fontes de pc nao sao la boas pra isso...tem tensao e corrente constante e so entregam 12v de saida .....muito pouco..o ideal e uma fonte com regulagem da corrente de saida e tenso tb :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

que idéia é essa do kleber?

pesquisei e nao achei o to´pico,,,

tenho 4 fontes at paradas aqui..

dá rpa transformar elas num carregador de carga lenta?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho 5 atx paradas tbm..tenho ferro de solda..tudo..se alguem me ensinar a modificar elas pra acima de 12v..vou usar elas para carregador de carga lenta..ou ate uma mini fonte..para o som..acredito q de pra ajudar bastante..

Abrass

Compartilhar este post

Link para o post
Eu tenho 5 atx paradas tbm..tenho ferro de solda..tudo..se alguem me ensinar a modificar elas pra acima de 12v..vou usar elas para carregador de carga lenta..ou ate uma mini fonte..para o som..acredito q de pra ajudar bastante..

Abrass

cara junta todos os amarelos com amarelos, junte preto com preto, junte o fio verde no preto e corte todos os outros, aí coloca um diodo na ponda dos fios amarelos e ta feito, so junta uma na outra, isso em 12v..para aumentar complicou http://www.autosom.net/artigos/fontechaveada.htm.

abss

Compartilhar este post

Link para o post

A fonte da forma "original" pode ser utilizada como carregador de carga lenta ??

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
A fonte da forma "original" pode ser utilizada como carregador de carga lenta ??

abraços

A fonte original so gera 12v... (já vi umas com 12,2v)!

Para realmente carregar totalmente a bateria do carro, seria necessário 12,6v. Portanto, seria necessária a modificação para uma carga completa :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
cara junta todos os amarelos com amarelos, junte preto com preto, junte o fio verde no preto e corte todos os outros, aí coloca um diodo na ponda dos fios amarelos e ta feito, so junta uma na outra, isso em 12v..para aumentar complicou http://www.autosom.net/artigos/fontechaveada.htm.

abss

Não precisa do diodo na ponta dos amarelos não! A fonte já possui diodos internamente. Caso coloque esse diodo, vai perder em torno de 0,7v, isso sem contar que teria que ser um diodo bem parrudinho pra aguentar os teóricos 20A :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

abs

Amigo,

Com 6 vc realmente vai segurar a tensão em 14v fácil, fácil.

Tem um tópico (do kelvinsom) que testou 10 fontes ATX modificadas em 1 SD2300 e 1 SD1000.4AB.

Deem uma olhada ai! http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=83215&st=540

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Não precisa do diodo na ponta dos amarelos não! A fonte já possui diodos internamente. Caso coloque esse diodo, vai perder em torno de 0,7v, isso sem contar que teria que ser um diodo bem parrudinho pra aguentar os teóricos 20A :legal:

hm pois é eu vi uma sem diodo, porem ligada direto no modulo, mas pq a minha desarma qdo ligo na bateria se eu tirar o diodo?

abss

Editado por boardbrasil

Compartilhar este post

Link para o post

Abrass

Isso eu ja fiz, :legal: queria mesmo era saber aumentar a voltagem delas..pra usar de fonte ou carregador pra bateria do carro..eu poderia usar elas mesmo com o carro ligado e tocando o som??

Abrass

Compartilhar este post

Link para o post
Isso eu ja fiz, :legal: queria mesmo era saber aumentar a voltagem delas..pra usar de fonte ou carregador pra bateria do carro..eu poderia usar elas mesmo com o carro ligado e tocando o som??

Abrass

creio que dá pra usar elas (as modificadas) com o carro ligado e o som tocando sim!

Eu cheguei a modificar uma fonte dessas.. a minha deu 13,4v ou foi 13,8v... não lembro bem.

O esquema de modificação é bem simples, eu vi em um tutorial na internet e foi esse aqui -> http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/

Logo quando eu modifiquei eu conseguia ligar meu corzus 1002 tranquilamente nela :legal:

PS: de material para essa fonte eu so precisei gastar 3 resistores de 1kΩ, falando em termos de dinheiro, 30 centavos iuahiuahiuhuhhu

PS2: cuidado depois que alterar a fonte, pois ela perde aquela proteção que desarma-a por excesso de corrente. A minha so fazia uma zumbido quando era pra entrar em proteção. Devido a uma "cagada" minha, acabei queimando ela =/

Compartilhar este post

Link para o post
hm pois é eu vi uma sem diodo, porem ligada direto no modulo, mas pq a minha desarma qdo ligo na bateria se eu tirar o diodo?

abss

Não entendo muito bem como são construidas essas fontes chaveadas atx, mas vou dar uma sugestão do que possa estar ocasionando esta proteção.

Seguinte, o potencial sempre flui do maior para o menor ou seja, a bateria do carro (quando totalmente carregada) tem 12,6v e a fonte atx (sem modificações) possui em torno de 12v! Então a bateria tende a enviar eletrons (corrente) para a fonte atx e por isto ela pode estar entrando em proteção! O papel do diodo é justamente fazer com que a corrente elétrica flua em apenas 1 sentido. Por isso que ela não entra em proteção quando tem o diodo!

O mais recomendado é fazer a modificação delas para que tenham realmente um papel satisfatório na utilização com o som.

PS: em posts anteriores pus o link que segui para modificar a fonte!

Caso tenham alguma duvida de como modificar podem perguntar a vontade ai!

Abraços e boa sorte! :legal:

Editado por Armando

Compartilhar este post

Link para o post

irei lhe dar uma dica que funcionou para min que eu precisava carrega a bateria pelomenos em meu caso que é uma bateria de 70A em apenas 10minutos jha consegui bater arranque sem o carro reinar.

La vai a dica:

Itens:

*3 Fontes AT

*3 Resistencias 10W 2.2Ohms (acha em uma Eletronica)

* Fios para a fonte ñ muiiito grossos e nem muito finos Medio

* Ferro de solda

*Estanho Obvio :banghead

Como fazer:

1°- Retire todos os fios GND, +12V, -12V, +5V, -5V, 3.3V.

2°- Pegue um pedaço de fio dos +5V "VErmelho", e um GND"Preto", solde a resistencia e solde no cirquito em GNG e +5v. Repita isso nas 3 Fontes OBS: A resistencia ira esquentasr pakas o certo e deixar ela fora.

3°- Pegue o fio Coloque o negativo e solde em -5V e o positivo do fio em +12V somara 15V ou 16V quando aplicada uma tenção caira pra 14.9 14.8. OBS: repita com todoas as fontes.

4°- Junte as 3 fonte com Positivo+Positivo+Positivo e com o negativo mesma coisa.

A energia ficara estabilizada por as fontes se basearem no consumo dos 5V abaixara no maximo para 13.8V vc pode alimentar um modulo de 600WRMS que nem eu estou fasendo e o Led praticamente quase nem ocila. Eu recomendo deixar nas bateria em torno de 10 15 minutos será o suficiente. jamasi deixe em torno de 2 4 5H pois os diodos retir=ficadores eskentarão muiiito e ira queimar os mesmos. Caso alimente um modulo pode deixar ligado direto por ñ possui volta de tensão.

Nos primeiros minutos as fontes irão dar uma desarmatinha em torno de 3 4 veses mais depois toca ficha direto que funciona leggal :rolleyes: Tah ae minha dica que eu descobri sosinho muiiito simples. []-[]

Editado por Hendy

Compartilhar este post

Link para o post

minha dica:

compre um carregador de verdade..

(por ultimo, veja as datas dos topicos antes de postar) :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

desenterrando o tópico, estou com uma fonte parada aqui em casa e preciso dar uma carga no maverick que ficou parado muito tempo.

qual a forma mais simples de converter a fonte em um carregador? vi os tutoriais postados:

http://www.autosom.n...ntechaveada.htm esse parece ser o mais simples, mas minha fonte tem um desenho diferente e não achei esse L2 que ele fala.

o meu CI é o 2003 então o esquema do TL 494 não serve tb né?

alguma ajuda de como posso fazer?

valeu!

Editado por silverBullet

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...