Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Ponto para Bass Reflex !!!

Recommended Posts

Pessoal

 

Gostaria de compartilhar com vocês a sabedoria de um colega :

 

" Porem o que eu quero dizer, é que falta aquele tlec de por exemplo

quando se percute a corda do baixo, o tec do bumbo. Isso sempre foi a

briga nos Pa´s conseguir o agudo do grave :))

 

[]

 

Sandro

 

--- Em somnocarro@yahoogrupos.com.br, Álvaro José Rego <alvreg@u...>

escreveu

> --- Em somnocarro@yahoogrupos.com.br, "Sandro" <sepacheco@y...>

> escreveu

> Isso sempre foi a briga nos Pa´s conseguir o agudo do grave :))

>

>

> até ainda é, só que o grave do agudo e por conta dos subs e o agudo

> do grave como vc diz é serviço dos medios e agudos, o problema de

se

> projetar sistemas é fazer com isso seja feito de forma coerente por

> todos os elementos do sistema. um falante de 10 polegadas numa

caixa

> de radiação semidireta com acoplamento acustico teria algum som

> agudo, hehehehe.

>

> um set up de baixo de qualidade tem tres vias pro musico e podem

ser

> até 5 vias pro publico. hoje nossos mais sofisticados sistemas

usados

> em PAs são os line arrays e pra quem ja ouviu qualquer um deles (os

> de verdade Vdosc, vertec, butterfly etc), sabe o que quero dizer, é

> estarrecedor ver uma linguiça de 10m de altura ter o mesmo som de

um

> conjunto de monitoração de estudio. e isso a mais de 100dB (dB de

> verdade não é de competições).

>

> num carro acredito ser pior que um PA pelo simples fato de cada

> elemento estar num canto e a distancias diferentes do ouvinte, ja

> numa sala a dificuldade é mediana e num PA operado e montado por

> profissionais que mereçam esse nome, é baixa ou nula. esses

sistemas

> tem todos os parametros de cada transdutor bem definidos e

> precisos ajustes dos processadores finais (não são os de efeitos),

> alem de grupos de caixas especificadas (front fill, side fill, maim

> PA, delay towers), para cada porção de publico alem do palco.

alinhar

> um sistema com ouvintes a mais de 20 m é bem mais simples que a

50cm

> e com fontes multiplas.

>

>

> mas voltando ao causo, um instrumento não é reproduzido por um

unico

> transdutor na maioria dos casos reais e aí é que o projeto mata.

> jamais uma caixa somente poderia reproduzir o que o bordão do baixo

> realmente esta tocando desde o toque do dedo na corda, vibração

> propriamente dita e seu complexo mas definido envelope, os sistemas

> de BF devem dar o corpo e a pressão e o compasso da musica, mas os

> detalhes são função principalmente da famigerada via de medios

graves

> e medios, ficando aos agudos a sutiliza, acuidade e cristalinidade.

>

> sempre digo que se fosse facil os estagiarios estariam projetando

> sistemas inteiros e não apenas pilotando os instrumentos ou fazendo

> relatorios dos resultados ( traduzir fazer por digitar, heheheh)

>

>

> sds

>

>

> saindo em 5.

>

>

> 4, ... , 1, 0.

 

Grande Alvaro...

 

Quantas vezes brigamos (eu e a banda) com o tecnico de som dizendo

que o defeito do bumbo tava no médio grave.....

Realmente não tem bumbo ou baixo que soe bem sem um bom médio grave...

Entretanto no ambiente carral aqueles mixurucos falantinhos de 6

polegadas, que o pessoal chama de midbass, não tem condição física de

reproduzir certas nuances (hamônicos) desses instrumenos, por isso é

muito comum enganarmos o sistema dividindo a responsabilidade deles

com o sub woofer. Já havia constatado isso, mas como se fala tanto em

band pass em veiculos, resolvi experimentar, só tinha tido

experiencia em PAs e HTs....

O fato é, ou se faz uma caixa muito bem feita para os mid bass ou o

sub TEM que ser de radiação direta...

Como nem todo mundo está disposto a andar com caixas acusticas de 10,

12 L sobre os pes....

Alem disso algo que me ficou mais claro ainda com essa experiência, é

que o decay dentro do carro é MUITO mais violento que ao ar livre,

logo isso nos leva a tendencia das refletoras de grave, para podermos

aproveitar a radiação indireta e aplacar o decay do ambiente... ou

seja, mesmo com as colorações indesejáveis, a bass reflex é a escolha

pro carro...

Estou exatamente sentindo um buraco entre o grave e o médio grave

parece que estou ouvindo os instrumentos graves com algodões no

ouvido... é aquele um, um, um e não bum, bum, bum....

 

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai uns pezinhos ai????? Os meus descem até 30hz.....ah esqueci que vc tem uma prancha de surf acoplada........kkkkk....me desculpe a brincadeira.....

post-16-1078917146.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraco... isso não é um "pézinho" é um novo assoalho p/ carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Graaande Alvaro!

 

Grande Sandro!

 

E insano MDIANA huahauh

 

Por 'anos' (mesmo eu sendo jovem) apostei cegamente no desempenho das Bass-Reflex. O estudo um pouco mais aprofundado das 'leis' da acústica, me permitiram concluir que dificilmente a radiação indireta oferecerá todos os elementos necessários para a boa reprodução dos instrumentos.

 

Alguns aqui mais experientes devem conhecer o Baffle de seção circular. Essa configuração feia e desajeitada ofereceria a melhor relação entre resposta de frequencia, transientes e harmonicos.

 

Ela consiste basicamente de uma isolação da radiação dianteira e traseira, calculada de forma q uma se some a outra com a rotação de fase.

 

A caixa bass-reflex, bem projetada, é a que mais se aproxima desse ideal, o fazendo através do 'pórtico' (duto).

 

O que nosso amigo Sandro fez tem um valor incalculavel pro fórum e para aqueles (como eu agora) que sempre tentam explicar essas 'impressões' de forma escrita.

 

Maximizar a resposta e 'presença' dos transdutores que ficam próximos aos nossos ouvidos significa aumentar e MUITO a verossimilhança do som reproduzido ao som gravado.

 

Mas como solucionar o buraco!?

 

Há muitas correntes, mas a prática nos mostra que nao é necessário descermos até 30/40Hz nos micro falantes frontais. O grave, omni-direcional, nos permite uma imensa gama de configurações, desde que se somem de forma linear e em fase.

 

Quando temos isso, sentimos aquela sensação de "nossa, como pode sair tanto grave desses falantinhos!?"

 

Quem nunca teve essa sensação em um sistema de home theater !?

 

Se há disponibilidade de falantes maiores, a coisa muda de figura, pq desejando ou nao, a área do cone interfere e muito na presença que o som terá. Conheço falantes de 4" que respondem muito bem até 60Hz...Mas na prática, o som é magro, pouco involvente e pobre em detalhes (do grave).

 

A caixa bass-reflex ainda permite uma vasta gama de configurações que ajudam a diminuir as deficiências do ambiente 'carral' (como diz o Sandro), e com elas consegue-se o melhor dos 3 mundos: rapidez, extensão e acuidade.

 

Ok...a bass-reflex não é a solução para 100%. Mas talvez 99% deles.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que beleza hein!

 

Se fosse possível, gostaria muito que vocês dissertassem sobre os alinhamentos dessas caixas, quais e como são os ideais, e quais as desvantagens dos outros, porque raros alinhamentos dão bons resultados nas bass-reflex, etc.

 

Fica a sugestão pra quando der um tempo e um empenho!

 

Valeu,

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

KKKK :lol: UAUAUA !!!!

Como disse o Ri7 Marcelo Diana o Insano !!!

 

Realmente queria ver como meu sigelo pezinho 47 ia lidar com esses "coturnos"

 

:)

 

Mas ilustra o que eu estava falando... quer uma band pas no carro?... pede o telefone do cara que fez os "pezinhos" do Marcelo Diana...

Sem contar os peitinhos (emprestados da Pamela Anderson) que tapam o retrovisor..... que devem ajudar um bocado tambem...

 

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O "Carral" é emprestado do Alvaro...

Grande cara ele... já foi da AES do IEE e do IEC... o cara em um puta lab...EM CASA !!!

Éuma das pessoas que conheci pelos foruns da vida que mais respeito em termos de falantes e caixas...

 

Mas é isso memo Ri... Pezinho gigantesco como no "insano" ou radiação direta.

 

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem duvida alguma!

 

O Alvaro é uma biblia!

Tem o Edu tbm...que manja muito.

 

Povo das antigas :)

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois eh sandro sempre tive esta impressao das BP feitas por nos mesmos, nao se tem condicao de projetar uma caixa que realmente toque forte sem alterar totalmente o grave, deixando-o muito artificial. Quando eu digo que nao tem condicao eh aquilo, ng vai ficar fazendo e refazendo ate achar a certa.

 

teus subs sao molengas, para qualidade. Quem sabe se tivesse falantes mais secos tu seria mais feliz com a BP, mas de qualquer forma teu carro nao exige esta caixa, apenas pelo fato de ser sedan. Mesmo no chevette que tem o tanque de combustivel no encosto do banco traseiro o rendimento da selada e dutada eh bem satisfatorio. Morte a quem recomenda BP ao primeiro sedan que chega heheheh

 

Olha se der experimenta a selada recomendada pela fabrica sandrao,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pois eh sandro sempre tive esta impressao das BP feitas por nos mesmos, nao se tem condicao de projetar uma caixa que realmente toque forte sem alterar totalmente o grave, deixando-o muito artificial. Quando eu digo que nao tem condicao eh aquilo, ng vai ficar fazendo e refazendo ate achar a certa.

 

teus subs sao molengas, para qualidade. Quem sabe se tivesse falantes mais secos tu seria mais feliz com a BP, mas de qualquer forma teu carro nao exige esta caixa, apenas pelo fato de ser sedan. Mesmo no chevette que tem o tanque de combustivel no encosto do banco traseiro o rendimento da selada e dutada eh bem satisfatorio. Morte a quem recomenda BP ao primeiro sedan que chega heheheh

 

Olha se der experimenta a selada recomendada pela fabrica sandrao,

He, He... é só tirar uma tampa e tenho a selada do fabricante.... :)

 

 

Bem não tem nada pra deixar o grave mais artificial que uma bass reflex..... mas... os JL tocam MUITO bem em bass reflex, já tive W1, W0 e W6 nesse tipo de caixa com ótimos resultados

 

a selada tem problema de decay, apesar de ter um timbre melhor,vai continuar seca...

 

alias tive uma experiencia no mínimo interessante hoje...

 

Pra tirar o cheiro de cola, deixei o carro todo aberto, inclusive porta malas... surpresa o grave melhorou bastante dentro do carro com o porta malas aberto !!!

 

sabe por que ?

 

os JL deslocam muito ar (12mm de xmax ou seja algo em torno de 24 mm de excursão ponta a ponta) e a velocidade nos dutos + a quantidade de ar no porta malas, que é BEM vedado, estão freando os subs !!! Como só temos ar saindo pelos dutos, eles tentam empurrar muito rápido (38 m/s pra ser exato), e a compilancia do ar em volta, bem como a inércia impedem que toda a pressão seja transferida á tempo, amortecendo o falante...abriu o porta malas reduziu a compilancia = outra caixa..

 

Caso a caixa fosse de radiação direta, a velocidade de compressão seria menor, o que casaria melhor com o ar em volta ....

 

Uma solução seria aumentar significaivamente a área de passagem dos dutos para conseguir uma velocidade inferiro a 18m/S, mas onde eu iria enfiar dentro da caixa 4 dutos de 100mm por 90 cm ?

 

[]

 

 

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem alterar os dutos deixaria a caixa com outra sintonia certo? dai vira o famoso projeto chutometro...

 

eu nunca achei o 10W6 em caixa selada de 20L seco, serio mesmo, tu ja escutou? na simulacao eh uma coisa feia, concordo... na pratica ele perde facil o controle a partir de 30L selada e +-40L BR

 

a sim, creio que teu problema de atenuacao seja por cancelamento de ondas, as emitidas para tras em vez de voltarem em contrafase simplesmente vao embora para nunca mais voltar, com o pmalas aberto ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bem alterar os dutos deixaria a caixa com outra sintonia certo? dai vira o famoso projeto chutometro...

 

eu nunca achei o 10W6 em caixa selada de 20L seco, serio mesmo, tu ja escutou? na simulacao eh uma coisa feia, concordo... na pratica ele perde facil o controle a partir de 30L selada e +-40L BR

 

a sim, creio que teu problema de atenuacao seja por cancelamento de ondas, as emitidas para tras em vez de voltarem em contrafase simplesmente vao embora para nunca mais voltar, com o pmalas aberto ;)

A sintonia seria mantida a mesma, só a area de passagem que aumentaria reduzindo a velocidade do ar.

 

Bem os JL soam BEM menos secos que nossos falantes de dia a dia na selada, mas mesmo assim em carros mais luxuosos, o problema de decay é mais sério...

 

Não são cancelamentos, pois não tenho radiação em contra fase... a caixa é band pass...e os duos irradiam em uma única direção, se fossem cancelamentos seriam dentro da própria caixa... ai não adianta abrir o pora malas...

 

[]

 

 

sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa desculpnao tinha entendido sobre os dutos, mas creio que seja trab jogado fora tentar alterar neh?

 

nossos falantes? ainda nao vi falante brasileiro que realmente presta em selada, mas acho que o selenium bass engana bem

 

grave omnidirecional, e contra-fase eu quis dizer ondas batendo la atras e voltando, e cancelando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vai uns pezinhos ai????? Os meus descem até 30hz.....ah esqueci que vc tem uma prancha de surf acoplada........kkkkk....me desculpe a brincadeira.....

num eh um pezinho eh uma perna :lol: :lol: :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sandro, a tua caixa tu deixou 1 duto de frente para o outro certo !?

Que distância tu tem entre eles ?!

 

Tu ja tentou colocar um cotovelo do lado interno do duto.. para deixar ele com o bocal lateralmente com o outro duto !? em vez de deixalos de "boca" pro outro..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma solução seria aumentar significaivamente a área de passagem dos dutos para conseguir uma velocidade inferiro a 18m/S, mas onde eu iria enfiar dentro da caixa 4 dutos de 100mm por 90 cm ?

Cara eu acho q nao vai ajudar mt nao... pq se um dos fatores limitantes é o volume da mala, mudar o duto nao vai resolver 100%, ja q o volume d ar q passa pelo duto seria o mesmo e a vazao e volume da mala nao se alteraria, a nao ser q o excursionamento do cone diminuisse...

 

mas diminuindo a velocidade do ar no duto certamente vai diminuir tb o amortecimento da caixa, isso é fato...

 

só tentando mesmo pra saber... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...