Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
silverBullet

Inspeção veicular

Recommended Posts

perguntas e respostas sobre a inspeção de são paulo - estou tentando acessar o site a alguns dias, porém nada o site ta congestionado!

 

 

Quando começará a inspeção ambiental veicular?

 

O início da operação do Programa de Inspeção Veicular Ambiental foi em maio de 2008 para toda a frota diesel. Para a totalidade da frota de veículos registrados no município de São Paulo o início será em janeiro de 2009.

 

Por que no primeiro ano a inspeção ambiental veicular será apenas para a frota diesel?

A priorização da frota diesel deu-se pelo fato de ser responsável pela emissão de poluentes mais nocivos à saúde humana. Parte da frota a álcool, gasolina e gás natural, que for detectada emitindo acima dos limites legais, será também inspecionada em 2008.

 

Quando deve ser feita a inspeção?

A Inspeção Ambiental Veicular é obrigatória, anual e deve ser realizada a cada novo licenciamento.

Onde poderei realizar a inspeção de emissões veiculares?

A inspeção deverá ser feita em Centros de Inspeção da Controlar, clique em "Inspeção Veicular" e em "Onde Fazer" para obter os endereços dos centros. Para a realização da inspeção é necessário agendamento, que deve ser feito através do site www.controlar.com.br ou pelo telefone (11) 3545-6868.

 

 

Quais são os veículos que estão obrigados a fazer a inspeção ambiental veicular?

A inspeção de emissão de gases poluentes é obrigatória para todos os veículos automotores de combustão interna, leves e pesados, e está prevista no Artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

 

Estão dispensados da inspeção obrigatória os veículos concebidos exclusivamente para aplicação militar ou agrícola, os veículos de competição, exposição e coleção, tratores e máquinas de terraplenagem e pavimentação.

 

Os veículos novos devem passar pela Inspeção?

Os veículos novos estão dispensados da inspeção no primeiro licenciamento, portanto, esses veículos fazem a inspeção somente a partir do segundo ano de uso.

 

A inspeção ocorre de acordo com o final da placa dos veículos?

Sim. A data para a Inspeção Ambiental Veicular está vinculada ao licenciamento.

O proprietário do veículo tem até 90 dias após a data limite de seu licenciamento anual, para realizar a inspeção.

O último número da placa do veículo determina a data-limite de seu licenciamento, que é a referência para a inspeção.

 

Caso o proprietário do veículo não faça a inspeção ambiental veicular em um ano quais são as conseqüências para o próximo ano?

Não é possível licenciar o veículo no ano seguinte sem o certificado de aprovação da inspeção.

 

O proprietário é obrigado a levar seu veículo para inspeção?

Qualquer pessoa com autorização do proprietário poderá levar o carro para inspeção.

 

É necessário fazer a inspeção de veículos que estão registrados no município de São Paulo, mas que ficam em outra cidade ou estado?

Todo veículo cadastrado no município de São Paulo, deve efetuar a inspeção independente da localização, não sendo possível o licenciamento no próximo ano. Veículos que circulam, após 90 dias da data limite de inspeção, estão sujeitos a multa de R$ 550,00.

 

Segundo a resolução nº 256, de 30 de junho de 1999, artigo 4º parágrafo 1º, os veículos integrantes de frotas de municípios com Programas de Inspeção devem ser inspecionados na circunscrição do Programa de I/M ao qual pertence o município.

Embora alguns veículos não circulem na cidade de São Paulo, o dado que determina a obrigatoriedade da inspeção é o local onde estão registrados/licenciados, e não as regiões onde circulam, portanto, é necessário que tais veículos passem pela Inspeção Ambiental, realizada exclusivamente nos Centros de Inspeção da Controlar, na cidade de São Paulo.

 

Qual a legislação que define parâmetros da inspeção?

Todas as especificações utilizadas nas inspeções são regulamentadas por lei. Sendo:

 

Em 1999 o CONAMA editou a Resolução 251 estabelecendo os critérios, procedimentos e limites máximos de emissões para os veículos a diesel. Nesse mesmo ano, através da Resolução 252, estabeleceu os limites máximos de ruído para os veículos automotores.

 

Ainda em 1999, o CONAMA editou a Resolução 256, que introduziu adaptações nos Programas de I/M em função da Resolução 84/98 do CONTRAN e da Lei nº. 9.503, de 23/09/97, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

 

A Lei Federal nº. 10.203, de 2001, ratificou disposição da Resolução 256/99, do CONAMA, confirmando a competência municipal para implantação do Programa I/M em municípios com frota maior que três milhões de veículos, e regulou a harmonização deste Programa com o futuro Programa de Inspeção de Segurança Veicular.

 

A Lei n° 14.717, de 17 de abril de 2008, introduziu alterações na Lei n°11.733.

 

O Programa I/M-SP foi regulamentado pelo Decreto nº 49.463 de 30 de abril de 2008 e pelas Portarias 035/SVMA-G/2008 de 06 de maio de 2008 e 037/SVMA/2008 de 08 de maio de 2008.

 

A inspeção provocará o fim do rodízio?

Não. É importante deixar claro que o atual sistema de rodízio tem por objetivo a diminuição da frota circulante nos horários de pico.

 

Qual é o canal para dúvidas e informações?

O cliente poderá contatar a Controlar através do site www.controlar.com.br ou pelo telefone (11)3545-6868.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em 2010 será obrigatório a inspeção para as frotas de automóveis fabricados até o ano de 2003

A taxa a principio será de R$ 52,73 porém poderá haver reajuste de acordo com o IGP-M de 2009. A taxa paga no teste é reembolsada. É necessário guardar o comprovante e pedir o reembolso pela internet, no portal da Prefeitura.

 

Entenda o programa

Acesso - na entrada será feita a identificação do veículo e verificado o agendamento da inspeção;

Área de espera - o proprietário seguirá para a área de espera e aguardará a sua vez para fazer os testes;

Inspeção visual - um inspetor verificará se o veículo apresenta funcionamento irregular do motor, se há emissão visível de fumaça, vazamentos aparentes ou alterações no sistema de escapamento;

Medição de ruídos - se aprovado na inspeção visual, a próxima etapa será a inspeção computadorizada que começará pela medição dos níveis de ruídos. Essa não reprova;

Inspeção de emissões - uma sonda será colocada no escapamento do veículo para a verificação dos níveis de emissões de monóxido de carbono e hidrocarbonetos;

Impressão do relatório ou certificado - se for reprovado, o proprietário receberá um relatório indicando em que o veículo falhou. Em caso de aprovação, o certificado de inspeção será impresso, estando o dono do veículo liberado para realizar o próximo licenciamento anual;

Entrega do certificado - o proprietário do veículo aprovado na inspeção receberá o certificado de inspeção e o selo ambiental, válidos por um ano;

Colocação do selo - o selo, que deverá ser colado no pára-brisa ainda no centro de inspeção funcionará como comprovante da aprovação.

 

 

Para "nós" amantes de carros "não originais", a grande pergunta é:

 

-Essa inspeção veicular é apenas para verificar se o carro está de acordo com a norma internacional de emissão de poluentes e ruídos ou é uma fiscalização ou vistoria geral do automóvel, afim de verificar até mesmo se o extintor de incêndio está no prazo de validade???

-Com o certificado de aprovação do veículo a validade será apenas de 1 ano?

 

Se um cara trocar apenas o sistema de escapamento e colocar um com catalisador, abafadores e silenciosos num carro rebaixado e turbo, ambos não legalizado, conseguir passar no teste de emissão de poluentes e de ruídos ele terá o certificado de aprovação??

Ou será o fim dos carros fuçados!?!?!?!

Na mesma situação se o tiozinho de Fuscão caindo aos pedaços, sem lanterna, farol queimado, pneu careca mas com a mecanica em ordem, conseguindo passar no teste tb terá o certificado??

 

Como estamos no país do jeitinho vista grossa é que não vai faltar!!

Entendam como quiser, mas essa inspeção vai dar muito lucro para terceiros!!! <_<

Editado por zoozero

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E em que condições o veículo é considerado reprovado na inspeção?

 

Se for constatada alguma irregularidade na inspeção visual, o veículo será rejeitado, o que o impede de passar pela medição de emissões.

 

Nesse caso, o proprietário recebe um relatório indicando as irregularidades encontradas, e é orientado a procurar uma oficina de sua confiança para efetuar a manutenção necessária.

 

Sendo aprovado na inspeção visual, o veículo é encaminhado para a medição realizada por computador. Caso ele não esteja em conformidade com os limites estabelecidos pela legislação o veículo será reprovado. Nessa etapa, o proprietário recebe um relatório especificando os itens que motivaram a reprovação. Somente a oficina de confiança do proprietário poderá apontar as causas da irregularidade e fazer a manutenção adequada para que o veículo possa ser aprovado em um novo teste. Com o carro regulado, o retorno ao centro de inspeção deve ocorrer em até 30 dias. Caso seja excedido o prazo, será cobrada uma nova tarifa.

 

A manutenção do veículo é responsabilidade exclusiva do proprietário e da oficina por ele escolhida.

 

pelo que entendi acho que vai morrer carro fuçado pois pode não passar na inspeçao visual.

 

especificamente não fala nada....

 

ruido nao reprova, este ano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se um cara trocar apenas o sistema de escapamento e colocar um com catalisador, abafadores e silenciosos num carro rebaixado e turbo, ambos não legalizado, conseguir passar no teste de emissão de poluentes e de ruídos ele terá o certificado de aprovação??

Ou será o fim dos carros fuçados!?!?!?!

 

Não sei, mas parece que o teste é feito em marcha lenta... não sei se eles aceleram o carro pra medir em toda a faixa de rotações. Se for em marcha lenta, só quem preparou em oficina boqueta que vai se foder, por causa da lenta rica e sem acerto, mas esses tem mais é que se foder mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não conseguir arranjar algum jeito até o ano que vem!

Vou ter que transferir o documento do meu carro para alguma cidade do interior de SP ainda esse ano!!

hauahuahauhauhau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fo**, no meu caso q tenho escape de inox no NC, será q reprova no nível de ruído e alteração do sistema?!?! :angry:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com uma dúvida, quando devo fazer essa inspeção? O ano de fabricação é 1993.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estou com uma dúvida, quando devo fazer essa inspeção? O ano de fabricação é 1993.

 

Pelo que entendi ano que vêm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui no Japao existe o Shaken nos carros a cada 2 anos e parece que carro com mais de 10 ou 20 anos de uso se faz o shaken a cada 1 ano!

 

Isso de algum modo eh bom porque vai sumir muita lata velha da cidade!

 

Aparentemente isso parece que vai piorar, mas eu acredito que isso vai melhorar muito Sao Paulo e logo depois eles vao entender que Comercio Tuning, movimenta milhoes no Brasil e de algum modo vao fazer algo por isso..

 

e se nada disso adiantar, vai surgir uns cara por fora que faz a documentação sem o carro sair de sua garagem, aqui tem é ilegal e se chama Ura Shaken, e se aqui no Japão tem, porque no Brasil não vai ter?

 

Tudo questão de tempo.. vamos relaxar e curtir..

Editado por Kashima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o topico, alguem já fez a inspeção?

 

Se fez, foi a onde?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou fazer sabado do celta.. mas desde já adianto.. que ta rolando o jeitinho brasileiro.... teve uma mulher que tinha feito a primeira revisão do carro dela, se não estou enganado era um palio.. e por incrível que pareça foi reprovado..

 

não pode ter escape modificado.. os caras olham por baixo com espelho... então tem que ter tudo original..

 

eles medem em marcha lenta e tbm aceleram o carro.. (ouvi falar) e alguns lugares (tbm ouvi falar) os caras ficam acelerando pé embaixo cortando giro....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vou fazer sabado do celta.. mas desde já adianto.. que ta rolando o jeitinho brasileiro.... teve uma mulher que tinha feito a primeira revisão do carro dela, se não estou enganado era um palio.. e por incrível que pareça foi reprovado..

 

não pode ter escape modificado.. os caras olham por baixo com espelho... então tem que ter tudo original..

 

eles medem em marcha lenta e tbm aceleram o carro.. (ouvi falar) e alguns lugares (tbm ouvi falar) os caras ficam acelerando pé embaixo cortando giro....

 

 

Takao®, depois posta ai também o resultado.

 

 

Eu vou pagar a taxa amanha e vou fazer a inspeção no começo de Abril.

 

Vamos ver no que vai dar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu fiz hj (19/03) a minha inspeção no SVMA de BARRA FUNDA e foi tudo sossegado e mto rápido, coisa de 5 min....já tinha terminado!

Não tem o que se preocupar, é tudo bem simples, o esquema é tudo muitissimo organizado, cumpre com o horario a rigor, o atendimento nota 10, são todos profissionais, educados e estão prontalmente preparados para tirar qq duvida!

 

ano do meu carro 07/08 FLEX foi aprovado como a grande maioria (carros dos meus camaradas que tb foram aprovado sem maiores problemas, foi um CELTA 1.4 04/04, CORSA 04/05 1.8 flex, CIVIC 03/03)

 

O lugar é amplo, tem se eu não me engano 11 maquinas para fazer a medição para as motos e os carros FLEX e GASOLINA, 3 maquinas para DIESEL, trabalham de 2 a 3 pessoas para cada veiculo!

 

PROCEDIMENTO:

Apos vc entrar na fila de cada maquina, vem o primeiro a gente para lhe dar instruções como: deixar o Ar condicionado e o radio desligado e para destravar o capo, logo em seguida, ele pede para deixar o carro que outro funcionario vai guiar ate o local onde o proprietario acompanha ao lado, demarcado como uma faixa amarela pintada no chão

 

Ao chegar a sua vez, o tecnico coloca um sensor no cofre do motor perto do coletor de admissão, e uma sonda no final, na boca do escapamento, ao mesmo tempo outro tecnico verfica o nivel do oleo e a linha do escapamento para ver se há vazamento

 

no meu caso:

eles não verificaram se o nivel do oleo do motor estava de acordo com o especificação do carro, porém em alguns carros eles estavam verificando sim

eles não verificaram a parte de baixo na linha do escapamento, mas tinha alguns carros lá que eles estavam verificando tb, mas apenas para saber se tinha vazamento!

 

a inspeção só é para verificar a EMISSÃO DE GASES

 

primeira medição: marcha lenta

 

segunda medição: giro mediano, no meu caso foi a 2500rpm

 

medir arregaçando o motor nos carros GASOLINA e FLEX é tudo mentira, apenas nos veiculos a DIESEL a medição é feita no giro um pouco mais alto, mas nada mto alarmante

 

questionei e conversei com um tecnico que estava trabalhando lá, pelo que ele me disse só foram reprovados carros que o catalisador já tinha aberto o bico ou não tinha mais o mesmo

geralmente quando se altera a linha de escape, tem pessoas que tiram o catalisador, por isso que é reprovado, não que é reprovado pq o escape não está mais original

eles verificam com espelho apenas para ver se há vazamentos!!!

(apenas queria relatar que para as pessoas que não sabem o preço de um catalisador novo, o custo varia de 600 ate 1.500 reais ou mais)

(não se esqueça que combustivel ruim é o maior a gente que causa os piores danos ao catalisador)

 

Dados limites para ser aprovado na medição de gases nos carros FLEX:

COc (%vol) = 1,00

Diluição (%vol) = 6,00

HC (ppm vol) = 1100 se a minha memoria não estiver fraca, pelo que o tecnico me disse os carros a gasolina indice de tolerancia é 700

 

vc ganha um canhotinho com todos os dados da medição, onde consta os numeros, que esta denominado como SELO, onde vc digita no site da prefeitura para pedir a restituição

no parabrisa do carro, eles colocam um adesivo redondo verde escrito 09

 

e o reembolso é tranquilo, caso vc não tenha pendencia com IPVA, licenciamento,multa atrasada.... etc....

Editado por zoozero

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recebi uma multa de R$ 550,00 por não ter o selo a vista do Certificado da Inspeção Veicular Ambiental.

 

Alguém pode me dizer se eles podem me multar outra vez caso seja pego antes de passar pela vistoria novamente?

 

Muito obrigado.

 

MJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recebi uma multa de R$ 550,00 por não ter o selo a vista do Certificado da Inspeção Veicular Ambiental.

 

Alguém pode me dizer se eles podem me multar outra vez caso seja pego antes de passar pela vistoria novamente?

 

Muito obrigado.

 

MJ

Selo?

 

É obrigado?

 

Eu não tenho (insulfilm no parabrisa).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...