Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Baraldi

Projeto pancadão Protech - 4 Trio de 12' + T2000

Recommended Posts

E ae pessoal tudo bem??

Bom agora que estou de férias da faculdade estou com um tempinho aqui na firma pra pegar alguns projetinhos pra montar pros amigos.

Eis que ontém veio um amigo querendo montar um trio em um gol bolinha no estilo moda do momento pancadão. Após algumas opções oferecidas ele gostou da idéia de colocar 4 Protech Trio 12' em uma T2000 pelo ótimo custo benefício oferecido..... e foi qdo fechamos negócio e agora já estou partindo pras simulações.

Como serão 4 falantes, optei pela sintonia em torno de 85~90Hz da caixa para poder ter uma resposta característica agressiva do pancadão com um bom SPL.....

Falo entre 85~90hz a sintonia pq estes dias comecei a mexer no BassBox que segundo informações seria um software de simulações mais preciso que o WiniSD..... porém após algumas simulações percebi que para este caso obtive uma variação de 5Hz na sintonia para menos no WiniSD e por isto optei por sintonizar em 85hz pelo WiniSD que já seria uma boa sintonia para uma resposta mais "seca".

Eis os gráficos principais de simulações:

MAGNITUDE

magnitudedj0.th.jpg

SPL

splvo9.th.jpg

EXCURSÃO

excursaoov9.th.jpg

O F3 que pra quem não conhece é a freq onde a o falante ja teria um ganho junto a caixa de -3dbs ficou na casa de 68hz.

Já o pico máximo da caixa (Freq. de ressonância) como podem ver ficou a cerca de 105Hz com um ganho de mais de 6dbs (isto que eu chamaria de um bom pancadão hehe).....

quanto a excursao creio que nao haverá problemas.

Estou aberto a sujestões. De imediato esta será a caixa.....

Vamos aos equipamentos:

Player Pioneer 5050

4 Protech Trio 12' 350wRMS 8ohms

Taramps T2000 @ 2ohms

2 Driver Hinor HDI400 - 100wRMS

2 ST Hinor - 100wRMS

Amplificador xingling sem marca pintado rsrs do tipo booster com dois canais que calculo em torno 80wRMS (isto foi um corte de custo) - Posteriomente haverá uma troca por um T400 Platinium.

Fiação PP 2 x 4mm para os falantes e drivers

Fiação 25mm para o T2000

Bateria orignal de 60a + auxiliar de 110A

A instalação será sem frescuras rsrs. Meio estilão básico já que o cliente amigo quer trocar futuramente o veículo por uma saveiro..... rsrs

As caixas serão divididas em 3, sendo duas para cada 2 falantes e uma corneteira. Todas caberão na mala fechada do veículo e encosto do banco original! ;)

Vou ver se faço um esboço da caixa e posto pra vcs como vai ficar!!

Estou aberto a sugestões!!

Abçx

Jean Baraldi

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja q é pra pancadão ta perfeito, mas eu ainda iria baixar a sintonia para uns 75Hz ao menos.

Compartilhar este post

Link para o post

ultrapasssa x-max em 70hz?! :unsure: n tem subsonico q resolva! =(

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é bloom... rsrs

Neste caso eu costumo indicar pelo menos um crossover com um corte a 24db oitava e um bom player com corte HPF.

Como o cliente amigo quer incialmente gastar menos, o corte será somente pelo subsônico do T2000 e quem sabe pelo HPF de um pioneer que estamos em negociação rsrs.

Acredito que mesmo assim o controle de cone ficará satisfatório mas vamos ver na prática rsrs.

Anjo,

Se fosse com dutos redondos poderia fazer os testes rsrs, mas como vai ser duto retangular estou pensando...rsrs Acho que pro pancadao que se ouve por aqui a sintonia minima fica nos 85hz rsrs. Imagina entao até quanto nego sintoniza caixa por aqui [""]

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se o Juliano comentou por aqui no fórum, mas já vi modelos de SD8K que é chamada de 8Kp (sigla p de pancadão rsrs) que tem o subsônico até 80hz!! [¨] Uma desta cairia como uma luva neste projeto rsrs, mas nao sei se sao toda linha que tem este tipo de amplificador....

Compartilhar este post

Link para o post
com 1 player com corte de high em 80hz ficava filé em ?

Epa pessoal!! rsrs

O rapaz fez um rolo num Pioneer 5050 usado!! Possui umas regulagens legais e corte HPF!! As coisas estão começando e melhorar rsrs =D

Hoje vou buscar a madeira e dar início a construção das caixas!

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

Baraldi, sintonia tá muito alta, vai ultrapassar o X-max facinho e queimar se ele ouvir musicas de subgrave...

Das duas uma, ou tu abaixa mais a sintonia ou pode por subsonico aí...

Montei um set pra um amigo com 8 Protech Trio 12" em uma Pajero.

Sintonizada em 45Hz a caixa, ficou muuuito forte.

Os 8 Protech Trio ligados em um T8500, alimentado por 450 amperes de bateria + 120 de alternador.

Tá tocando muito forte.

Imagino essas crianças sintonizadas em 85Hz, deve dá uma pancada seca do ca****.

PS: Merecia um T4200.

Compartilhar este post

Link para o post
Baraldi, sintonia tá muito alta, vai ultrapassar o X-max facinho e queimar se ele ouvir musicas de subgrave...

Os 8 Protech Trio ligados em um T8500, alimentado por 450 amperes de bateria + 120 de alternador.

Tá tocando muito forte.

Imagino essas crianças sintonizadas em 85Hz, deve dá uma pancada seca do ca****.

E ae Eli!!

A sintonia como disse é pra pancadão! E o pancadão mato grossensse é isto e até muito mais alto rsrs... é aquele grave de estralar e principalmente com muito SPL!! rsrs

Acho que uma caixa sintonizada muito baixo, ficaria tambem muito facil ultrapassar o Xmax..... principalmente pra estes falantes de 12'.

Os tipos de musicas mais ouvidas serão Pancadão, Psy, Funk e alguns dance.......pra este trio!

É verdade eu também gostaria de ver pelo menos tocando em uma T2500 rsrs, mas como eu disse o amigo inicialmente está querendo gastar o básico do bom pra este set! rsrs

Agora com um cortezinho no HPF do player Pioneer que ele pegou + subsonico do tara acredito que ficará bom... como base que tive em uma caixa parecida que montei em dois trio de 12 em uma T1200 rsrs

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

Tá tocando muito forte.

já tive 04 de 12 protech trio em caixas de 45L se nao me engano e nao toca bosta nenhuma....

totalmente sem grave e quando da grave muito seco..

pelo menos pra forró......

agora já no caso de pancadao não sei..

até lembro do caso do rutenio daqui do forum, botou 12 de 12 protech e nao tocou nada, mesma coisa, pra forró nao vinga...

Compartilhar este post

Link para o post
botou 12 de 12 protech e nao tocou nada

[""]

isso deve dar uma tristeza!!!

Compartilhar este post

Link para o post

bicho.. seis fazem caixa com pico em 100~120hz e vão usar HP em 70hz e quer ver grave?! rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

no meu caso era pico em 80hz se nao me engano e cortado em 50hz junto com o f3....

Compartilhar este post

Link para o post

Ivo, caixa pra forró deve ser sintonizada bem baixo, principalmente quando se trabalha com falantes de 12".

A batida do forró é basicamente o tambor da bateria, sei lá o nome, que é bem grave mesmo, em torno de 40Hz.

Pra ter bom som ouvindo forró, deve ter bom subgrave. Coisa dificil de conseguir com autofalantes Woofer 12".

Mas no carro do Ignacio, não sei se você ja ouviu aqui em Fortaleza, tá muito bom pro Forró.

Claro, não se compara a 4 autofalantes de 18" como muitos usam, mas toca muito bem o dito Forró e de quebra dá coro em 90% dos sets de fortaleza quando se trata de Pancadão, onde os 12" levam vantagem.

Ao contrario do que eu tinha pensado ao calcular as caixas, o subsonico não precisou ficar tão fechado no carro do Inácio não.

Mas é questão de gosto.

18" é 18"

12" é 12"

Quero ver quando o Rafael lançar os benditos Subões 18"...

Como diria nossos colegas cearences: "O Pau vai troar!"

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Baraldi essa fiação de 2,5mm que tu vai fazer, vai sair um cabo de cada falante pra ligar no modúlo né? Porque se não for vou logo te indicar que o minímo aí seria sair 2 cabos de 4mm do modúlo T2000 pra ligar nos falantes, bem isso é para não haver perdas de potência né, melhor prevenir cara, eu vou usar 2 de 4mm pro meu T1200.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Oh Baraldi essa fiação de 2,5mm que tu vai fazer, vai sair um cabo de cada falante pra ligar no modúlo né? Porque se não for vou logo te indicar que o minímo aí seria sair 2 cabos de 4mm do modúlo T2000 pra ligar nos falantes, bem isso é para não haver perdas de potência né, melhor prevenir cara, eu vou usar 2 de 4mm pro meu T1200.

Abraços

Charles Rafael

Eu to pensando aqui Teixeira acho que vou fazer diferente em vez de pegar 4 vias de 2,5mm² e colocar uma via pra cada terminal de cada falante, vou colocar um cabo PP de 6mm² de duas vias para cada caixa e lá dentro já vou fazer a ligação dos dois falantes..... pqp é bem melhor só dois fios..... :banghead rsrs

Amanhã darei início a construção das caixas e postarei algumas fotos!! rsrs

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post
já tive 04 de 12 protech trio em caixas de 45L se nao me engano e nao toca bosta nenhuma....

Ivo

Tbm não é bem assim não!

Esse é o tal do regionalismo neh! Ai no Norte pode ser que não agrade, mas aqui no Sul, é o que mais tem hoje em dia....

Eu inclusive tinha no meu carro 4 de 12 num T6200 na epóca que vc montou o seu sistema, e o meu tocava realmente muito! Quem ouviu pode comprovar.

Me lembrou tbm que vc montou seus Woofers num amplificador classe AB da Boss, se não me falha a memória, que até vc devolveu ao Brammer por problemas, se não me engano. Eu lembro que comentei que o seu caso até poderia ser o amplificador.

totalmente sem grave e quando da grave muito seco..

Veja, tu tinha acabado de sair de um projeto com falantes Oversound Sub800 em caixas Band Pass, e partiu para 4 de 12", eu comentei na época que ficaria seco, e falei que o indicado seriam dutos de 4" x 10cm, e tu usou se não me engano 3 ou 4 cm de profundidade apenas...... Deixando a sintonia bem alta, segundo as simulações que tu tinha feito por ai....

Olha respeito sua opnião, mas simplesmente dizer: "Não toca bosta nenhuma" acho que ficou meio sem nexo!

pelo menos pra forró......

agora já no caso de pancadao não sei..

Olha, todo nordestino que conheci, dizia, pra forró só presta subão de 18" + MG de 10" ou 12", então não sei o que vc esperava de apenas 4 Woofers de 12" sintonizado tão alto.

até lembro do caso do rutenio daqui do forum, botou 12 de 12 protech e nao tocou nada, mesma coisa, pra forró nao vinga...

Então, o Elias aki montou e disse que ficou bom.... O Rutênio diz que não....

Sabe, até onde eu sei ele tinha usado apenas 2 T2500 e ligado apenas 8 dos 12 Woofers dele, por que não casava impedância com os amplificadores e ele ainda não tinha arrumado um ampli para ligar tudo, nem sei se ele chegou a ligar tudo. Mas se forró exige frequências muito baixas, com Woofer de 12" ninguem vai conseguir resultado satisfatório mesmo.... Realmente eu não escuto muito forró, apesar de gostar do ritmo, tenho inclusives algumas musicas do Aviões do Forró, mas por aqui o que se ouve muito é musica eletrônica, e nisso Woofers de 12" são quase imbativeis.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Ivo

Tbm não é bem assim não!

Esse é o tal do regionalismo neh! Ai no Norte pode ser que não agrade, mas aqui no Sul, é o que mais tem hoje em dia....

Eu inclusive tinha no meu carro 4 de 12 num T6200 na epóca que vc montou o seu sistema, e o meu tocava realmente muito! Quem ouviu pode comprovar.

Me lembrou tbm que vc montou seus Woofers num amplificador classe AB da Boss, se não me falha a memória, que até vc devolveu ao Brammer por problemas, se não me engano. Eu lembro que comentei que o seu caso até poderia ser o amplificador.

Veja, tu tinha acabado de sair de um projeto com falantes Oversound Sub800 em caixas Band Pass, e partiu para 4 de 12", eu comentei na época que ficaria seco, e falei que o indicado seriam dutos de 4" x 10cm, e tu usou se não me engano 3 ou 4 cm de profundidade apenas...... Deixando a sintonia bem alta, segundo as simulações que tu tinha feito por ai....

Olha respeito sua opnião, mas simplesmente dizer: "Não toca bosta nenhuma" acho que ficou meio sem nexo!

Olha, todo nordestino que conheci, dizia, pra forró só presta subão de 18" + MG de 10" ou 12", então não sei o que vc esperava de apenas 4 Woofers de 12" sintonizado tão alto.

Sabe, até onde eu sei ele tinha usado apenas 2 T2500 e ligado apenas 8 dos 12 Woofers dele, por que não casava impedância com os amplificadores e ele ainda não tinha arrumado um ampli para ligar tudo, nem sei se ele chegou a ligar tudo. Mas se forró exige frequências muito baixas, com Woofer de 12" ninguem vai conseguir resultado satisfatório mesmo.... Realmente eu não escuto muito forró, apesar de gostar do ritmo, tenho inclusives algumas musicas do Aviões do Forró, mas por aqui o que se ouve muito é musica eletrônica, e nisso Woofers de 12" são quase imbativeis.

Abraços

Rafael

DEsculpa usar teu topico Baraldi.

Rafa, vai me mandar uma MP com uma posicao sobre os suboes 18" da protech ou nada? auehaueh preco e tal..

manda ai po...

Compartilhar este post

Link para o post

Rafa, vai me mandar uma MP com uma posicao sobre os suboes 18" da protech ou nada? auehaueh preco e tal..

manda ai po...

Também to esperando posição do Rafael...

Pessoal em Fortaleza tá doido já pra conhecer essas crianças.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se o Juliano comentou por aqui no fórum, mas já vi modelos de SD8K que é chamada de 8Kp (sigla p de pancadão rsrs) que tem o subsônico até 80hz!! Uma desta cairia como uma luva neste projeto rsrs, mas nao sei se sao toda linha que tem este tipo de amplificador....

E ai Bara !!!

O VX2ND e o VX3ND tem o subsônico variável de 30hz à 120hz e uma chave de ganho de 4,5db na faixa de 120hz à 600hz !!!

Quem sabe ???

Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ha e desculpa também ... mas Elias tudo bem ???

Estarei ai em Fortaleza dia 18 de Janeiro para passar uns 15 dias de Férias com minha Família e como aqui em Belo Horizonte eu ainda não vi os Protechs (tenho muito interece em ve-los tocando) se você tiver uma loja ou coisa assim para eu ver os Alto Falantes você poderia me adicionar no MSN ou mandar uma MP pra gente combinar ok ???

Vou ficar próximo à Praia do Futuro !!!

Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Então Beraldi,

vou comentar minha experiência com os protech trio de 350rms, só que os de 15''.

eu tinha feito uma caixa com 2 de 15'', cada um com 60litros, com um duto de 4'' sendo empurrados com um sd1000. não tinha grave nenhum, e os woofers, esquentavam a bobina demais... aí me falaram que poderia ser o ampli, mudei para um t2.5k, deixei tocando os woofers com o dobro da impedância com o t2.5k. Continuaram esquentando a bobina e não tocava nada, aí eu decidi mudar de caixa, fiz uma com 70 litros, com duto retangular, e tcharannnnnnnnn, mudou da água pro vinho. depois que eu acertei a caixa, coloquei mais 2 de 15'' fechando em 4 de 15'', casando a impedância certinho com o T2.5k em 2ohms. Vou te falar viu, o spl tá absurdo.... eu juro pra vc que fiquei surpreendido com o resultados...

Tenho CERTEZA absoluta, que os que reclamaram dos protechs trio que não toca nada, tinha algum problema, ou de módulo ou de caixa, ou de alguma coisa...

pq os meus tocam pra caramba.... quem quiser ver como está, é só marcar algum encontro em sampa que eu vou....

Boa Sorte no seu projeto, e tenho certeza que se fizer bem projetado, vai te render mtas felicidades...

um abração!

Compartilhar este post

Link para o post

manda ai po...

eu ja tenho essas infos kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Ivo

Tbm não é bem assim não!

Abraços

Rafael

rafa, tenho contato com vc a varios tempos e vc sabe que minha intensão não nunca de queimar a marca, meu post pareceu isso, mais pelo contrario, gosto e muito dos produtos da protech, já usei sub 15", trio 12" e 15", valem d+ o preço deles...

se na epoca tivesse a cabeça que tenho hj nao montaria nunca aquele som, mais como a onda aqui no forum é simular e acha que é aquilo (muitos se ferram nisso e eu me ferrei varias vezes), por isso mandei o post falando dos de 12".....

Compartilhar este post

Link para o post
Então Beraldi,

vou comentar minha experiência com os protech trio de 350rms, só que os de 15''.

eu tinha feito uma caixa com 2 de 15'', cada um com 60litros, com um duto de 4'' sendo empurrados com um sd1000. não tinha grave nenhum, e os woofers, esquentavam a bobina demais... aí me falaram que poderia ser o ampli, mudei para um t2.5k, deixei tocando os woofers com o dobro da impedância com o t2.5k. Continuaram esquentando a bobina e não tocava nada, aí eu decidi mudar de caixa, fiz uma com 70 litros, com duto retangular, e tcharannnnnnnnn, mudou da água pro vinho. depois que eu acertei a caixa, coloquei mais 2 de 15'' fechando em 4 de 15'', casando a impedância certinho com o T2.5k em 2ohms. Vou te falar viu, o spl tá absurdo.... eu juro pra vc que fiquei surpreendido com o resultados...

Tenho CERTEZA absoluta, que os que reclamaram dos protechs trio que não toca nada, tinha algum problema, ou de módulo ou de caixa, ou de alguma coisa...

pq os meus tocam pra caramba.... quem quiser ver como está, é só marcar algum encontro em sampa que eu vou....

Boa Sorte no seu projeto, e tenho certeza que se fizer bem projetado, vai te render mtas felicidades...

um abração!

Ow bichinha ... deixa o meu triozinhu de churrasco ficar pronto , ae agente faz um encontro com a galera ??? Ia ser legal em ?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...