Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ewerton bruno

como fazer uma fonte através de um Alternador

Recommended Posts

Gostaria que alguem me ajudassem a fazer atravéz de um alternador, uma fonte.....tipo...eu montei com um motor de 1,5 CV e um alternador de 100 amp...mas as vezes o motor trava....sei la.. quando coloco na bateria fica pesado....ai o motor nao aguenta...penso eu que esta errado algo.......

ai vai algumas fotos....

pict0207jy8.th.jpg

outra

pict0209wk6.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que deve acontecer é que quando vc liga a bateria o alternador entra em funcionamento.... o alternador vc pode girar facilmente com a mão, mas em um determinado RPM e com carga no estator isto tende a acontecer!

Tente diminuir a polia do motor e aumentar a do alternador, verifique se a rotação do alternador não ira vicar muito baixa, se ficar ele vai carregar!....

Verifique também se a polaridade esta correta!

Compartilhar este post

Link para o post
o que deve acontecer é que quando vc liga a bateria o alternador entra em funcionamento.... o alternador vc pode girar facilmente com a mão, mas em um determinado RPM e com carga no estator isto tende a acontecer!

Tente diminuir a polia do motor e aumentar a do alternador, verifique se a rotação do alternador não ira vicar muito baixa, se ficar ele vai carregar!....

Verifique também se a polaridade esta correta!

tu axa que esse motor...ta suficiente?....1,5 cv...

to pensando em botar um motor menor....e no caso com uma polia menor tbm...e deixar a do alternador original...

Compartilhar este post

Link para o post

esse esquema de polias eu não manjo, mais seria legal você tentar manter o alternador em uns 2~3000 rpm

sobre o motor travar quando você liga o alternador na bateria. Isso se deve pelo fato de que quando o alternador está funcionando, ele fica mais "pesado" em função da necessidade de gerar + ou - corrente.

Quem sabe um motor + forte ou uma melhorada nessa polias, não sei dizer. Mais isso ai funciona sim, é muito util :)

Compartilhar este post

Link para o post
tu axa que esse motor...ta suficiente?....1,5 cv...

to pensando em botar um motor menor....e no caso com uma polia menor tbm...e deixar a do alternador original...

Parece fácil, mas isso tudo necessita de um calculo, necessita de dados técnicos...precisaria da rotação máxima do motor, em que rotação ele apresenta máxima potência, qual é a rotação em que o alternador funciona... variios fatores ... basicamente este conhecimento eu não tenho, vai ter que ir por tentativa e erro, esgotando todas as possibilidades em relação a polias, depois parte para outro motor elétrico.. e assim vai! Boa Sorte

Compartilhar este post

Link para o post

esse motor seu tem potencia e não torque!!Ou seja ele até tem velocidade,mais com o alternador gera o peso e mais o atrito da correia ele não consegue manter a velocidade e para...

Um motor bom de torque que empurra tudo é daquelas maquinas de lavar,até das antigas..!

Porém ele não tem velocidade...

O ideal é vc trocar o motor com torque melhor e velocidade melhor...,lembrando que n adianta voçê por um alternador de 100ah se voçê não consegue girar ele a 2mil rpm!

Um de 40ah vai fazer a mesma coisa de um de 100ah neste tipo de sistema.

O alternador de 100ah so vai gerar os 100 depois do 2mil rpm

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

procura alguem algum amigo que tenha um sensor de rotaçao!, ai afere a rotaçao do motor eletrico pra gente quem meche com aero mododelo pode te ajudar!

Compartilhar este post

Link para o post
procura alguem algum amigo que tenha um sensor de rotaçao!, ai afere a rotaçao do motor eletrico pra gente quem meche com aero mododelo pode te ajudar!

hum...eu to kom um motor de secadora de roupa aki...konsegui...rlr so tem dizendo isso;

60hz e 3mil rpm....axo ke esse sim....tem torque....e alem do mais..é bem menor...heheh

do q essa bomba ai..vlw...

vou fzer essa semana...c der tudo certo..coloco aqui o que foi tanto usado...pra quem quer fazer um carregador pro som........

Compartilhar este post

Link para o post

3mil rpm, ta mt bom, se ele aguuentar o tranco ta otimo!

vai tentando colocar as polias, qnt maior for a do motor e a menor do alternador melhor, mas pense que se a diferença for grande o motor ñ vai dar conta!

ai é so vc ir tentando qnd conseguir deixar uma boa proporçao, ta otimo!

Compartilhar este post

Link para o post

eu tava tentando fazer um esquema desses,

mas meu motor nao aguentou ;/

agora minha idéia e pegar um motor de moto e fazer uma gambi..

porém isso é mais pra frente, no meio do ano quem sabe.

Mais nao desiste nao, tenta até teu motor fumegar de vez hehe

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
eu tava tentando fazer um esquema desses,

mas meu motor nao aguentou ;/

agora minha idéia e pegar um motor de moto e fazer uma gambi..

porém isso é mais pra frente, no meio do ano quem sabe.

Mais nao desiste nao, tenta até teu motor fumegar de vez hehe

abraços.

meu amigo fez um carregador com um alternador e funciona ate hj..com um motor quase igual ao meu....de lavadora/secadora...o dele tem 2300rpm....i fiko paw....ele usa num batera de 150ah 1 2k6 uma punch 2 tornados de 15 e dois eros de 12 de 600....i num pede arrego nao visse a fonte..

no meu projeto vai ser 4 fone de 15 800rms 2 de 12 300rms 2 cornetas 2 tuiters e 2 ti...com 2 batera de 150 amp..uma corzus 1002/por enquanto um ICe uma boog.....

ai nisso ja tenho uma fonte de 60 amp. ai kero fzer mais esse pra da cm força total..sem pedir arrego as baterias.........

espero q de certo...ai dando certo posto aki ! =D

Compartilhar este post

Link para o post

1 cv equivale a 735 watts. ou seja, 1,5cv dá 1102W.

MAS, como na vida há perdas por todo lado, vamos considerar um rendimento de 70% (nunca vai chegar a isso, mas vá lá!), teremos 771 watts. A 14,4V isto dá 53A máximos.

Ou seja, seu motor só supre até uns 50A. Depois disso, pede arrego MESMO. Sem falar que sua perda de energia aí tá batendo em mais de 50% nessa traquitana. Pelo custo, compensa mais pegar uma fonte, não?

De qualquer forma, com esse arranjo de polias aí, perto de 2:1, nem 50A esse motor vai dar conta de suprir. Coloque polias pra 1:1 que deve melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post
1 cv equivale a 735 watts. ou seja, 1,5cv dá 1102W.

MAS, como na vida há perdas por todo lado, vamos considerar um rendimento de 70% (nunca vai chegar a isso, mas vá lá!), teremos 771 watts. A 14,4V isto dá 53A máximos.

Ou seja, seu motor só supre até uns 50A. Depois disso, pede arrego MESMO. Sem falar que sua perda de energia aí tá batendo em mais de 50% nessa traquitana. Pelo custo, compensa mais pegar uma fonte, não?

De qualquer forma, com esse arranjo de polias aí, perto de 2:1, nem 50A esse motor vai dar conta de suprir. Coloque polias pra 1:1 que deve melhorar.

ixi maria....50amp soh? aff do meu amigo.......é do mesmo jeito visse...i num vejo tipo perda de carga na bateria nao...

af....sei nao....num intendo muito bem sobre essas cargas nao..mas to montando ai...........

hehe

mas to gaSTando muito nao po ja tinha as koisas...........so vou gastar na polia q vc me indicou.....

mas essa d 50 amp é osso...........

sim...eu tenho uma fonte de 60amp...será ke eu posso usar as duas juntas num bateria so?

Compartilhar este post

Link para o post

Do jeito que está hoje, duvido que consiga suprir 25A sem parar o motor. Mudando a polia dá pra chegar nos 50A, talvez um pouco mais, talvez um pouco menos.

Qual a rotação nominal desse motor que vc tem? A maioria dos alternadores precisa de rotações acima de 2000RPM pra conseguir gerar 2/3 da corrente declarada. Ou seja, pra ter 66A desses 100A de capacidade, vc precisaria de mais de 2000RPM, o que creio ser bem difícil com o motor que vc tem.

Ou seja... pra carregar baterias, até serve, muita gente usa pra isto. Agora, pra alimentar o som, não serve mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Do jeito que está hoje, duvido que consiga suprir 25A sem parar o motor. Mudando a polia dá pra chegar nos 50A, talvez um pouco mais, talvez um pouco menos.

Qual a rotação nominal desse motor que vc tem? A maioria dos alternadores precisa de rotações acima de 2000RPM pra conseguir gerar 2/3 da corrente declarada. Ou seja, pra ter 66A desses 100A de capacidade, vc precisaria de mais de 2000RPM, o que creio ser bem difícil com o motor que vc tem.

Ou seja... pra carregar baterias, até serve, muita gente usa pra isto. Agora, pra alimentar o som, não serve mesmo.

é pq o motor so vem dizendo ke é 3000rpm 60hz....so tem isso..ai o xato é isso.........

mas pra so pra carregar as bateria tabom....tipo xego em algum canto...e ligo na energia...quando descarregar o som, paro e deixo carregando o dia todo...

soh que vai ser 2 baterias de 150amp..creio q demora pracarregar as duas....diria q levaria um dia inteiro....

mas brigado i a galera....vo tirar foto do outro motor e coloco aki...

sim a polia vou colocar 1;1 no motor....esse outro motor ai da foto ja esta descartado...é super pesado e grande e num faz oke kero o outro ja é bem menor e maneiro.....vmo v no que dá!

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo com 50a dá pra usar legal!

claro que depois de um tempo ele vai pedir arrego mesmo,

só que vai dá um gás a mais nas tuas baterias isso vai!

Compartilhar este post

Link para o post
Mesmo com 50a dá pra usar legal!

claro que depois de um tempo ele vai pedir arrego mesmo,

só que vai dá um gás a mais nas tuas baterias isso vai!

av maria...esse negocio de pedir arrego é ke me da medo......

omi vou fazer tipo assim...se der certo....fazer uma caixa de madeira e koloka-los dentro...

e colocar akeles coolers de pc um com ventilaçao pra dentro....esfriando o motor

e outro para tirar o ar quente de dentro....

a polia axo ke kompro amanha! =D

Compartilhar este post

Link para o post

esse é o motor que pretendo usar no alternador....ele é 3300rpm

13012009086hx1.th.jpg

alternador de astra 98 axo ke é de 100amp

13012009087ht8.th.jpg

esse é outro motor de uma lavadora nacional ai...que se no caso der certo...faço mais outro mas com um alternador menor...

13012009088rf7.th.jpg

a polia to comprando hj...e testando... to doidin pra dar certo bixo...=D

dpois mando mais noticias....

Compartilhar este post

Link para o post

motorzinho bonit ehm!!

gostei da usa intençao, vc é rapido, normalmente, eu e todo mundo inrola ate pra fazer as coisas

Compartilhar este post

Link para o post
motorzinho bonit ehm!!

gostei da usa intençao, vc é rapido, normalmente, eu e todo mundo inrola ate pra fazer as coisas

hehehe....temos de ser perssistentes por algo que queremos....pq se n...ai num dá certo....

=D

Compartilhar este post

Link para o post

Nao sei se é verdade, mas ja me falaram que um alternador de 100~120 precisa de 6 cv pra tocar bem....

Compartilhar este post

Link para o post

Esse seu motor trabalha em alta rotaçao ? isso é importante saber

pq se é de baixa rotação n vai funcionar mesmo e tente também dar uma esticada na correia colocando um esticador de correias ,vc diminuindo a polia do motor acredito q vai ficar mais fraco ainda eu tenho um só q o meu é de 2 cv e trabalha em 3480 rpm com uma polia praticamente = a do alternador funciona muito bem espero ter te ajudado abraços !!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Esse seu motor trabalha em alta rotaçao ? isso é importante saber

pq se é de baixa rotação n vai funcionar mesmo e tente também dar uma esticada na correia colocando um esticador de correias ,vc diminuindo a polia do motor acredito q vai ficar mais fraco ainda eu tenho um só q o meu é de 2 cv e trabalha em 3480 rpm com uma polia praticamente = a do alternador funciona muito bem espero ter te ajudado abraços !!!!

comprei uma polia jah aki....é bem menor que a outra....1;1 é.......

vamos ver no que vai dar depois de pronta ......vai que de certo...ou vi que nao dá?!..

so errando que se aprende..... =D

eu sei que um dia chego no ponto certo.... hehehe

vlw! dpois posto ele pronto aki....... funcionando ou nao!

Compartilhar este post

Link para o post

ai galera demorei pra a resposta mas to aki....

meu alternador jah esta pronto...com o motor de 3200rpm no lugar

ainda irei testar....fotos depois adiciono aqui pra vcs verem o resultados

tomara que de certo.....estou ancioso que dê!

abraços...............

Compartilhar este post

Link para o post

tá cara e ai?

deu ou nao?

todo mundo ta curioso.. heuhe

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis