Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Modena

Ajuda melhora do som

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, tenho num punto um kit duas vias selenium, falantes originais atras, modulo hurricane ha 4.120 e sub pioneer 257

porem to achando esse kit da selenium muito estridente!

a unica soluçao é trocar o kit inteiro ou é possivel trocar somente os tweeters? e se for pra trocar o kit, qual voces me recomendam?

Valeu, Thiago

Postado em
Pessoal, tenho num punto um kit duas vias selenium, falantes originais atras, modulo hurricane ha 4.120 e sub pioneer 257

porem to achando esse kit da selenium muito estridente!

a unica soluçao é trocar o kit inteiro ou é possivel trocar somente os tweeters? e se for pra trocar o kit, qual voces me recomendam?

Valeu, Thiago

:rolleyes:

Inicialmente tente colocar um resistor de 15 Ohms 1/4 Watt em serie com seu tweeter(1 pra cada). Ele terá seu áudio bem suavizado e vc vai sentir a diferença na hora. Mas vc precisa verificar os seus ajustes tb. Coloque os ajustes de agudo (treble) em 0 (zero). Procure desligar tb o loudness. Esses recursos nunca são bem vindos quando se trata de qualidade de som.

Para vc "perceber" mais a qualidade do seu som faça o seguinte: Coloque os ajustes no zero e coloque uma musica cantada. Preste atençao nos momentos em que o cantor ou a cantora pronuncia palavras com a letra "S". Essas palavras tem q ter o som mais parecido possível com o real, ou seja, como se alguem estivesse falando com vc. Entendeu?

Seu som precisa sempre ser o mais real possível para vc ter qualidade. Se vc tem equalizador grafico, vc pode usá-lo depois para corrigir algumas frequencias que se sobressaem ou algo do tipo. Muitas vezes nossos ouvidos ficam viciados, e quando colocamos os ajustes em zero, sentimos falta de algo inicialmente.. mas isso é normal... o importante é manter os ajustes por um período e prestar atencao nos detalhes da musica para "limpar" seu ouvido... estranho ne? Mas é isso aí..

Se fizer esses testes, depois comente!

Espero ter ajudado! Um abraçao!! hand26

Postado em

Os tweeters 3/4 desse kit que não são! Os woofers que são estridentes. Qual o seu cd-player? A solução aí ou é de vc atenuar bem as faixas dos médios pelo player, abaixando aí de -2dB a -6dB ou então calcular aí umas fórmulas de atenuadores L-PAD para os seus mids.

Resolvi esse probleminha dos meus médios originais do carro que estavam estridentes demais atenuando em -2dB as faixas dos médios de 630Hz a 1,6Khz pelo player, resolveu, mas ainda assim tocam um pouquinho só estridentes.

Postado em

Valeu pela ajuda galera, estou viajando sem o carro, mas domingo eu volto e já faço os testes do zero! [¨]

O problema é que uso o player original, por pura estética, eu sei que como som é muito ruim, mas fica bonito!

Então, mas de qualquer jeito acho que vou comprar um kit novo e passar esse da selenium para as portas de trás, que estão com os falantes originais. Mas agora estou em duvida, uso o cs 60 D ou o beyma ( http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=1395 ) ?

ou até se for MUITO melhor, um NAR ( http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=820 ). Qual voces me recomendam?

E aí atras, eu utilizo apenas os mids do kit da selenium ou dou um jeito de adaptar os tweeters tambem?

Abraços,

Thiago.

Postado em
Corrigi o treble e o loudness, já melhorou muito o som!

Aos poucos vc vai achar o ponto ideal.. Mas pra isso vc precisa zerar os ajustes. Quando vc zera os ajustes, vc passa a reproduzir exatamente da forma como foi gravada a musica, portanto se aproxima do real. Se vc sente que falta agudos, é pq faltam tweeters, portanto vc precisa de mais um par de tweeters ao inves de aumentar o treble, q so ajusta uma faixa da frequencia. Isso é só exemplo! mas o ideal é que o som seja bom com os ajustes em zero.. assim vc "ouve" toda faixa espectral sem q algumas frequencias se sobreponham a outras!

Fico feliz de ter melhorado... mas vá testando.. nao tenha medo!

boa sorte pra vc!!

hand26

Postado em

Valeu cara!

Mas o problema é que tava achando que os tweeters tavam gritando demais!

Será que um ajuste no modulo tbm vai ajudar bastante?

O problema é que nao manjo nada daquelas regulagens no modulo, aí precisava de umas dicas ai de voces.

Abraço

Postado em
Valeu cara!

Mas o problema é que tava achando que os tweeters tavam gritando demais!

Será que um ajuste no modulo tbm vai ajudar bastante?

O problema é que nao manjo nada daquelas regulagens no modulo, aí precisava de umas dicas ai de voces.

Abraço

Procure destivar qualquer tipo de ajuste no modulo tb. Tipo se tiver bass boost desligue. O ganho ja eh outra parada. Isso seria bom vc ler a materia do site pra entender melhor pra q serve o ganho. Nao adianta eu te explicar como vc deve fazer e vc nao saber o fundamento. Da uma olhada aki:

http://www.autosom.net/artigos.asp

e veja o artigo "como regular o ganho de amplificadores." Assim vc aprende um pouco mais e vai te ajudar a melhorar mais ainda a qualidade do seu som, já que vc fará a coisa certa.

Vc tem bons equipamentos e terá bons resultados! Depois fala o resultado pra galera!

Abrçs.

Postado em

Opa, valeu pela ajuda cara! Vou pegar isso aí pra ler, qualquer duvida pergunto aqui.

Esse módulo eu sei que tem bass boost (certo)? agora nao sei como o instalador deixou regulado lá

mas isso altera no stereo tbm ou só no sub?

Postado em
Opa, valeu pela ajuda cara! Vou pegar isso aí pra ler, qualquer duvida pergunto aqui.

Esse módulo eu sei que tem bass boost (certo)? agora nao sei como o instalador deixou regulado lá

mas isso altera no stereo tbm ou só no sub?

normalmente esse tipo de modulo so tem bass boost em 2 canais e nao nos 4. e provavelmente está so no canal do sub se o instalador tiver ligado certo. Vc deve desativar esse troço e ajustar o ganho correto. Depois disso se quiser mais grave, aí sim vc pode aumentar o Bass do seu CD de forma q te agrade. O bass boost não é recomendavel ok?

O problema é q certos instaladores colocam o bass boost e aumentam os ganhos no maximo pra impressionar o cliente q o som está forte! :pirou: ( Po! no volume 10 ja ta altão!) e isso não é certo. :banghead

se tudo estiver ajustado corretamente vc verá q seu som, mesmo com 120W por canal pode render muito. Audiófilos não se preocupam só em ter amplificadores potentes.. Os valvulados por exemplo são os melhores e tem em torno de 10W RMS. Mas quando o cara liga pra vc ouvir vc fala caracas! q sonzao! logico q a potencia é importante, mas não é exclusividade dela a qualidade de som.. q é o q vc procura.

[ ]´s

Postado em

Putz cara, complexo demais pra mim! haha tenho medo de ferrar alguma coisa

acho que vou dar uma passada lá na loja que fiz o som

até pq o ganho deve estar muito alto, pq o volume sobe muito rapido, tipo no volume 4 ja ta alto o som! haha acho que ficou mal regulado o ganho, certo?

Postado em

Bom cara, to com o manual do módulo aqui!

Ele tem bass boost para os canais da frente e para os de tras!

Devo deixar os dois no zero? ( eles vao de zero a 18 dB)

E segundo o manual, ele fala pra aumentar o volume do player em 3/4, com todas as regulagens no zero. Ai regular até eliminar a distorção!

Entao como eu faço, regulo tudo no zero, diminuo totalmente o ganho e depois disso aumento em 3/4 do volume total?

Postado em
Putz cara, complexo demais pra mim! haha tenho medo de ferrar alguma coisa

acho que vou dar uma passada lá na loja que fiz o som

até pq o ganho deve estar muito alto, pq o volume sobe muito rapido, tipo no volume 4 ja ta alto o som! haha acho que ficou mal regulado o ganho, certo?

Exatamente. O ajuste correto deve fazer com q vc consiga levar ate + ou - 80% do volume do seu CD sem distorção. Se está assim do jeito q falou é pq a sensibilidade do seu modulo ta muito alta, ou seja, o ganho está muito alto.

O ganho é apenas um indicador de sensibilidade de entrada. Por exemplo:

O meu CD tem sensibilidade de 4Volts no RCA, então eu ajusto o meu modulo em 4V. Na maioria dos casos vc consegue aumentar um pouco mais do que os 4 volts, pois se gera uma distorçao pequena e vc nao percebe e nem chega a prejudicar os falantes.. E este é o correto. Acima disso gera ceifamento da onda... perigoso pros falantes.. Por isso seus tweeters estao estridentes..

Postado em
Bom cara, to com o manual do módulo aqui!

Ele tem bass boost para os canais da frente e para os de tras!

Devo deixar os dois no zero? ( eles vao de zero a 18 dB)

E segundo o manual, ele fala pra aumentar o volume do player em 3/4, com todas as regulagens no zero. Ai regular até eliminar a distorção!

Entao como eu faço, regulo tudo no zero, diminuo totalmente o ganho e depois disso aumento em 3/4 do volume total?

Exatamente! O manual explica o q te falei acima. Os 3/4 do volume do CD seria os 80% q eu te falei. Pq acima disso o CD tb gera distorção, por isso não se deve usá-lo no máximo. Independente de marca ou modelo! Todos, sem excessão geram distorção! <_<

Sobre o bass boost deixe em zero. E os ajustes do CD tb em zero. Loudness desligado. Treble - Mid - Bass em zero tb. Assim vc pode ajustar "de ouvido" o ganho do seu amplificador. Vc aumenta o seu CD (Ex. se for 62 o volume maximo vá ate uns 48) e aí sim vc vai aumentando o ganho dos canais de voz até q vc perceba q começa a gerar uma pequena distorçao. Esse é o ponto! diminua um totózinho só e está regulado. Faça o mesmo com o sub. Mas deixe o sub sempre por último, pois ele encobre as distorçoes do medio e vc nao percebe se fizer antes. :unsure:

Pra isso é bom colocar um CD de boa qualidade ok? de preferencia musicas tocadas, e nao eletronicas. Depois é só ser feliz! :rolleyes:

[ ]´s

Postado em

Mas eu preciso saber as informaçoes de voltagem do player ou não é necessário?

E pelo manual, o ajuste de ganho vai de 8v a 100 mv, começo dos 8 e vou aumentando até iniciar a distorção?

Mas e com o sub, nao sei se vou conseguir perceber distorção no sub. como que eu faço?

Postado em
Mas eu preciso saber as informaçoes de voltagem do player ou não é necessário?

E pelo manual, o ajuste de ganho vai de 8v a 100 mv, começo dos 8 e vou aumentando até iniciar a distorção?

Mas e com o sub, nao sei se vou conseguir perceber distorção no sub. como que eu faço?

Começa do 8V.. e vai aumentando. Quando começa a distorçao é o ponto! O sub é a mesma coisa. Com o sub vc vai perceber tb q está distorcendo. Normalmente o ajuste de um deve ser próximo ao do outro. Em alguns casos o ajuste do sub pode ficar um pouco acima, porém não muito.

Aumentar o ganho nao significa aumentar a potencia de saida. Isso só indica a sensibilidade, portanto se ficar muito acima vai gerar uma onda deformada na saída q pode queimar seus falantes, independente de potencia! Muita gente queima sub com menos potencia q ele suporta e fala q o sub é ruim. Mas o cara coloca o ganho alto e o ceifamento destrói a bobina de qq sub. Logicamente alguns subs suportam mais outros menos... Mas o certo é que queima.

Existem modulos q tem um LED chamado CLIP, q serve pra te orientar sobre isso. Basta ir aumentando o ganho até o clip começar a piscar, entao diminui um pokinho e pronto. Fica mais facil ainda.

[ ]´s

Postado em

Bom, então vou tentar regular o stereo, e depois procurar uma faixa pro sub proximo ao stereo, pode ser?

Prefiro que fique baixo o ganho e tenha que compensar o bass no player do que estragar o sub, certo?

Pra voce ter uma noção de como o ganho deve estar altissimo, estou deixando o bass no -3 no player!

Postado em
Bom, então vou tentar regular o stereo, e depois procurar uma faixa pro sub proximo ao stereo, pode ser?

Prefiro que fique baixo o ganho e tenha que compensar o bass no player do que estragar o sub, certo?

Pra voce ter uma noção de como o ganho deve estar altissimo, estou deixando o bass no -3 no player!

Eu nao tenho duvidas q está errado! O q vc prefere é o certo. Por isso tem q deixar tudo no zero. Só assim vc estará gerando a mesma voltagem em toda a faixa de frequencia para o modulo "entender" a sensibilidade.

Comece no estereo e depois o sub. Vc vai notar q os 2 ficarão próximos. Depois eu quero saber o resultado se ficou ok e do jeito q vc queria. E não tenha medo! Vc nao vai causar nenhum problema! Espero q este tópico sirva também para outros amigos q tenham este mesmo problema. Muita gente nao sabe disso e acaba tendo diversos problemas no som.

Espero tb q o seu fique 100% de verdade!

Postado em

Agora já tá noite não vou mecher nisso!

Mas amanha com ctz farei!

Só mais uma duvida entao, os controles high pass e low pass eu nem mecho??

Postado em
Agora já tá noite não vou mecher nisso!

Mas amanha com ctz farei!

Só mais uma duvida entao, os controles high pass e low pass eu nem mecho??

Vc pode mexer sim. O high pass vc vai usar pro estereo e o low pass pro sub. O high pass e o low pass vc vai colocar na mesma posiçao. Ex. Se vc cortar em 200 Hz o estereo, vc tem q cortar em 200 tb o sub. Isso é o "onde termina um começa o outro". Se vc cortar o sub em 100 Hz e o estereo em 200 hz, a faixa entre 100 e 200 some do seu som, e ele fica incompleto.

Se seu kit está usando crossover, vc nao precisa do high pass, pq o crossover é pra isso. Aí pode até deixar em off. Não há problema algum. Mas se nao tiver com o cross, use o high pass! Isso elimina os graves do kit e evita distorçoes.

Postado em
Ah blz entao cara!

Valeu pela ajuda, amanha mesmo já vou mecher nisso!

Depois comento os resultados aqui!

Abraçoo

Quero ver tu arrebentar com esse som.

[ ]´s

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...