Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

betoutp

Assunto do mês ! Xenon Não está proibido !

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, segue o real esclarecimento sobre o assunto do mês. Imprimam e levem no carro, para evitar aporrinhações.

KITS XENON NÃO ESTÃO PROIBIDOS!

A Rede Globo de Comunicação, tanto na comunicação escrita (Jornal O Globo de 12/11/08), quanto televisiva (JN de 05/12/08), informou que os proprietários de veículos que instalaram o Kit XENON, deveriam atender as normas da resolução 294 de 17/10/08 (complemento da resolução 227/07), ou seja, deveriam instalar o sistema de lavagem de faróis e o ajuste do facho luminoso ligado a suspensão.

A ESSA INFORMAÇÃO, FALTOU ACRESCENTAR QUE A OBRIGATORIEDADE SERIA PARA OS VEÍCULOS FABRICADOS A PARTIR DE 01/01/2009.

Veja o que diz o texto original da Resolução 227/00 de 09/02/07, apenas no item que se refere aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos:

Art. 1: Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhão-trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta resolução e seus anexos.

Para ver a íntegra da Lei, é através do site:

http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

Clicar na resolução 227.

########################################################

ESCLARECIMENTOS SOBRE REGULAMENTAÇÕES 227 E 294 DE XENON

No que cerce a regulamentação 294 oficializada pelo Contran e que se encontra por escrito no site do Denatran no link http://www.denatran.gov.br/download/Resolu...CONTRAN_294.pdf , deve-se esclarecer alguns pontos de alta relevância no pragmatismo da vigência da nova regulamentação, a iniciar-se em 01 de janeiro de 2009.

1) A autuação pelo uso do xenon é improcedente como auto de infração sob quaisquer circunstâncias pois, a fim de aferir a autuação, a autoridade seja rodoviária, do CET ou da polícia militar, deve estar equipada e fazer uso dos aparelhos de medição que comprovem que o kit de xenon instalado produza de forma plena acima de 2000 lumens, conforme consta na resolução 294.

2) A única forma de aferir e comprovar que o kit de xenon instalado infringe a regulamentação 294 é levar o veículo ao único laboratório no Brasil que conta com os equipamentos necessários para o teste, no setor de fotometria da USP em São Paulo, onde segundo o coordenador da área, paga-se de R$5.000,00 a R$15.000,00 por teste, o que inviabiliza ao Contran desembolsar tal quantia para comprovar tecnicamente a autuação de cada carro.

3) Xenon de 8.000K é proibido desde antes de ser lançado, pelo fato de já haver sido regulamentado pelo Contran que não é permitido iluminação automotiva cuja coloração não seja branca ou amarela. Portanto, estamos falando e defendendo apenas xenon de até 6.000K, cuja cor é branca. Ainda assim, a autuação do kit xenon de 8.000K por ser azul é passível de recurso, pois não se autua um carro baseado no “olhômetro” ou “achômetro” e sim com o uso de um cromoscópio, este também, disponível apenas no setor de fotometria da USP.

4) Os equipamentos referidos como necessários para lâmpadas (em ambas regulamentações não é citado o xenon como incluso nas normas) que excedam os 2000 lúmens devem ser o “Leveling” e “Washing” ou em português claro, controle de ajuste de inclinação de ataque do feixe de luz e limpador da lente do conjunto ótico do farol baixo (excluem-se dessa forma, farol alto e de neblina) compreendido por um esguichador de água e limpador móvel de borracha. Novamente, é necessário que a autoridade que visa autuar o carro possua um equipamento apropriado para aferir se o veículo, equipado ou não com o “leveling” , tenha os faróis BAIXOS regulados de acordo com a norma. Entende-se que o fato de haver um “leveling” no veículo, não comprova que este esteja de fato regulado de acordo com a norma.

5) Há carros importados ou nacionalizados que são fabricados com kits de xenon. Todo kit de xenon de até 12.000K produz mais que 2.000 lumens, dessa forma, muitos modelos de carros estão em desacordo com a nova lei. Isso é absolutamente improcedente - montadoras produzirem ou importarem veículos que não atendam as normal regulamentares do país onde serão comercializados.

Dessa forma, concluímos que em caso de algum veículo ser autuado pelo uso do kit de xenon, a própria lei respalda o deferimento do recurso. Ainda assim, é ato perspicaz que no momento da instalação do kit de xenon, o conjunto ótico do farol seja devidamente regulado a fim de evitar que o corte de ataque do feixe de luz seja equivocadamente direcionado para cima e não para a frente com ângulo inclinado para o asfalto.

Postado em

Pode até não estar proibido mas que é ridículo o cara andar de farol ligado nas vias urbanas durante o dia para mostrar que tem é !!!

Sem contar o tanto que encomoda aquele clarão !!!

Abraço !!!

Postado em

Pode até não estar proibido mas que é ridículo o cara andar de farol ligado nas vias urbanas durante o dia para mostrar que tem é !!!

Abraço !!!

Só farol desregulado, ou de camionete/SUV que atrapalha.

Outro dia uma Cadillac Escalade parou atrás de mim... Xenon original, projetor e tudo mais... e o bagulho parece que tava dentro do meu olho!

É igual esses jornalistas piadistas ridículos que afirmam que farol de neblina ofusca quem vem do outro lado. O uso dessa po*** devia ser liberado, até a polícia anda com as neblinas ligadas.

Postado em

Abraço !!!

meu amigo andar com oa farois acessos mesmo durante o dia é segurança vide motoqueiros e onibus q são obrigados e existe um projeto de lei q a partri de 2010/2011 todos os veiculos urbanos irão andar acessos... como é na estrada....

abraço.s

Postado em

não? que pena... mas certamente vão parar assim mesmo, é alteração das características originais do veículo, quem tem vai ser como um ímã (luminoso) de PMs

Postado em

O texto colado é do Denatran?? Pq ali não tá escrito que os carros tem que ser fabricado ou importado a partir de 2009 e sim que a resolução passa a vigorar a partir dessa data para todos aqueles veículos citados.

Postado em

quem viaja bastante a noite ... trabalha a noite ( meu pai tem taxi em curitiba e aqui a iluminação publica é uma mer** ) sabe que o xenon é EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA .

Postado em

eu ando de xenon sempre ligado na estrada... por segurança mesmo, não é pra mostrar pra ninguém. afinal meu carro é cinza, pior cor pra ser confundida com o asfalto.

qualquer farol desregulado é uma mer**, vide os pálios/siena/strada/week dos penúltimos modelos... parecem que saem desregulados de fábrica!

lâmpada ruim ídem... nego coloca aquelas superbrancas de 5 pilas cada... forma foco que é uma beleza né? direto no zóio de quem tá vindo de encontro...

a culpa não é do xenon, é da falta de noção de muita gente! xenon é só a ponta do iceberg.

abs

Postado em

Amigo,

li as duas resoluções.

Pelo que pude entender a resolução passa a vigorar a partir de 2009 e os carros fabricados a partir de então devem seguir a resolução.

Os carros fabricados anterir a 2009 devem seguir as normas vigentes até 31/12/2008, ou seja, o Xenon está proibido para os carros que não saíram de fábrica com ele. Quem colocar xenon em carro que não saiu com xenon de fábrica incidira na alteração de características.

Postado em

Deviam ao menos fiscalizar os desregulados

dos xenons que vejo na rua, a maioria não é original do carro

e esses são geralmente regulados para que as pessoas do outro lado da cidade vejam que o carro tem xenon

ou seja, exibicionismo puro, modinha pra pegá mulé

isso acaba sendo "item de INsegurança"

mas claro que não para o motorista, pra ele tá tudo beleza, então tudo bem néé!!!

cansei de ficar cego no meio da avenida por causa de xenon

Postado em
Deviam ao menos fiscalizar os desregulados

dos xenons que vejo na rua, a maioria não é original do carro

e esses são geralmente regulados para que as pessoas do outro lado da cidade vejam que o carro tem xenon

ou seja, exibicionismo puro, modinha pra pegá mulé

isso acaba sendo "item de INsegurança"

mas claro que não para o motorista, pra ele tá tudo beleza, então tudo bem néé!!!

cansei de ficar cego no meio da avenida por causa de xenon

Concordo 100%

Postado em
Amigo,

li as duas resoluções.

Pelo que pude entender a resolução passa a vigorar a partir de 2009 e os carros fabricados a partir de então devem seguir a resolução.

Os carros fabricados anterir a 2009 devem seguir as normas vigentes até 31/12/2008, ou seja, o Xenon está proibido para os carros que não saíram de fábrica com ele. Quem colocar xenon em carro que não saiu com xenon de fábrica incidira na alteração de características.

Quais caracteristicas? As mesmas se eu trocar a minha roda de ferro 14" por uma de liga de 14"? De instalar um kit de vidro elétrico? Alarme?

Isso que eu nunca entendo. :legal:

Postado em

As e se o "gurda" fizer abuso de autoridade tipo se invocar pq vc manja mais da lei do que eles, vao querer guinchar e ainda socar uma multas, a maioria não tem tempo pra perder depois tendo ir no deposito depois pra colocar as partes originais e aguentar toda aquela enrolaçao.

Postado em
Quais caracteristicas? As mesmas se eu trocar a minha roda de ferro 14" por uma de liga de 14"? De instalar um kit de vidro elétrico? Alarme?

Isso que eu nunca entendo. :legal:

Trocar a roda de liga por de ferro não tem problema, desde que mantenha as mesmas medidas. Pelo menos em tese, qualquer alteração fora da especificação do projeto do carro enseja em alteração das características.

Postado em
Ainda bem que minha noiva é advogada, qq coisa ela fala com o PM kkkkk

IDEM! :D

Eu vou imprimir essa bagassa e deixar no carro *junto com a resolução que fala sobre som e etc*, enfim.

Mais eu ja tirei meu bi-xenon (apenas reator e lampada, o xicote ta la instalado), estou pensando até agora se coloco o xenon de volta agora ou não? Ó duvida, o que fazer?

Postado em

Imprimir isso aí não adianta porcaria nenhuma...

O guarda vai olhar e falar: "Quem escreveu essa p!@# ???", é claro que querendo dizer: "Ainda quero minha onça!!" huahauahahu

Mas sério, a questão é que precisa saber a fonte. Quem tem cadastro no xpeedclub, poderia fazer o favor de perguntar. Se isso não é um comunicado do próprio Denatran (o que é bem provável), não vai adiantar, no sentido de esfregar na cara do guarda. Eu concordo e muito que o que está ali é válido. Mas não vai ser o papel que vai convencer o guarda.

Ainda insisto que o ponto central é o luxímetro. Tomando por base o exemplo dado em outro tópico, é muito fácil dizer que alguém está bêbado. Mas quase impossível dizer que uma lâmpada tem mais de 2.000 lúmens.

Abraços.

Postado em

o S2C do Xpeed é o Somcuritiba aqui do forum ... ( eu tenho user e senha de lá mas não passo e nem faço um cadastro generico )

esse texto é um embasamento tecnico caso o guarda queira multar ou apreender o carro .´

entenda melhor a lei com ele , não é como o Jornal Nacional fez aquela materia lá .

se multado , recorre e a chance de ganhar é alta , pq está baseado na lei !

a CF/88 no que tange à ampla defesa e ao contraditório garante o recurso da multa , pq o guarda sem o laudo provando que a luz emite mais de 2000 lumens não goza de fê publica.

Postado em
IDEM! :D

Eu vou imprimir essa bagassa e deixar no carro *junto com a resolução que fala sobre som e etc*, enfim.

Mais eu ja tirei meu bi-xenon (apenas reator e lampada, o xicote ta la instalado), estou pensando até agora se coloco o xenon de volta agora ou não? Ó duvida, o que fazer?

bota o xenon de volta rapa!

Cara, ontem vinha um palio atrás de mim, SOCADO e com xenon pras nuvens.

Deu vontade de parar e falar pro cara que por causa de um fdp como ele que estão fazendo essa palhaçada.

<_<

Postado em

se não me engano, o S2C é advogado.

mas o q ele escreveu tem total sentido.... como vão fiscalizar? como vão saber se veio ou não original de fábrica? como vão medir a incid~encia de luminescência?

é igual película..... vai assustar e não vai dar em nd........ mas sou a favor de pegar os que andam desregulados... tem nego q coloca com o farol td vesgo e aí só atrapalha quem vem em sentido contrário.....

e qto ao quem falei sobre os carros da fiat.. concordo em genero, numero e grau.... parece que saem de fábrica desregulado.... a luz é forte e vem direto na vista

Postado em

bom como a lei mesmo da as brechas, o ideal é trocar de carro, vendo meu golzinho e pego uma caminhonete e coloco um para-choque bem parrudo, na hora que cruzar com um refletor de estadio fecho os olhos e rezo pela alma de quem vem no sentido contrario....

como vi em algum lugar, isto é Brasil, perdem tempo em elaborar leis e junto um monte de brechas.....

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...