Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BigNoseMan

Como medir parametros de um alto falante

Recommended Posts

Nossa é muito complicado isso! Só mesmo pra quem está no ramo de fabricação de alto-falantes ehheheh, prefiro ser apenas um usuário comum ehhehehe.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Depende do fabricante... tem uns que consideram x-max até 50% da bobina fora do GAP, ou mais... essa é a parte triste... :blink:

Ai é fabricante pé de chinelo neh Kleber!!!!

O Xmax é o que tem de enrolamento fora do GAP, passou disso, já Xlim.

Considera-se como sendo X-max o movimento do cone do falante mantendo o mesmo numero de espiras no interior do GAP, se 50% do enrolamento já está fora, então deixou de ser Xmax. Enquanto o falante trabalha no limite do Xmax, isto é, sempre o mesmo numero de espiras no interior do Gap, temos uma "linearidade" (na pratica não é 100%, pois o campo magnético no GAP não é perfeitamente simétrico) na força do conjunto motor sobre a bobina, porém quando esta começa a sair do Gap, a tendência é de baixar o BL, aumentar o QTS, e a resposta do falante tende a piorar, principalmente em falantes que reproduzem frequencias mais altas.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Considera-se como sendo X-max o movimento do cone do falante mantendo o mesmo numero de espiras no interior do GAP, se 50% do enrolamento já está fora, então deixou de ser Xmax. Enquanto o falante trabalha no limite do Xmax, isto é, sempre o mesmo numero de espiras no interior do Gap, temos uma "linearidade" (na pratica não é 100%, pois o campo magnético no GAP não é perfeitamente simétrico) na força do conjunto motor sobre a bobina, porém quando esta começa a sair do Gap, a tendência é de baixar o BL, aumentar o QTS, e a resposta do falante tende a piorar, principalmente em falantes que reproduzem frequencias mais altas.

Abraços

Rafael

Sem dúvidas... Por exemplo, desmontei aquele XRC da Bravox... no manual diz que a Xmax é de 3mm, aí eu dui entender pq: Eles montam a bobina mais alta, pro falante não dar fim-de-curso nas cagadas automotivas que a gente vê por aí. Na posição normal, daria pra cegar nos 6mm fácil. Mas aí já é bem diferente de uma Tomahawk da vida, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Rafael

Nossa.......Muito obrigado à todo mundo que postou aqui!!!!!!!

Em relação à medida que fiz do Xmax do 6X9 da Pioneer, será que ficou errado?

E sobre essa parte do enrolamento que fica fora do GAP, existe um cálculo para isso? Seria algo relacionado à medida da arruela superior ou seria de olhômetro e vontade própria do fabricante?

Se não me engano deu 3mm de Xmáx no meu cálculo. Esse Xmax seria para cada lado? Ou são 3mm para tudo e 1,5 mm para cada lado?

Vlw aí pessoal, obrigadão mesmo!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
X-max de 2mm?? esse cone nem mexe direito, apesar de ser 2mm pra dentro e 2mm pra fora, na verdade vai movimentar 4mm, isso está certo?? X-max de 69 é pequeno assim mesmo??

Procurei no site da Selenium, Bravox e Bomber e não especificam X-max de 69, por isso estou perguntando.

abraço.

Amigo, acredito que não seja tãããão pouco assim não. Encontrei aqui no site da bavox tem o valor do Xmax de um mid bass de 6".

http://www.bravox.com.br/produtos/premium2eexp_pmb6.asp

São 3mm. Aí só não sei se esses 3 são totais ou se são 3 mm para cada lado, mas acredito que seja para cada lado, pois para se chegar a esse resultado, o resultado anterior é dividido por 2.

Flw

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação à altura da bobina, desenterrei na internet um texto explicando, agora não sei se é verdade. Leiam e me informem por favor quem souber.

Fragmento de texto:

"Altura da Bobina No Sulco:

Antes de fixar a bobina com as tiras de acetato, introduza-a no sulco até que toque no fundo deste. Marque na fôrma da bobina a profundidade do sulco.

Agora retire a bobina do sulco e faça outra marca em sua fôrma exatamente com a metade da profundidade do sulco. Isto é, se a profundidade do sulco for 2 centímetros faça uma marca na fôrma da bobina a 1 centímetro de distância."

Pronto! Confere isso?

Vle pela ajuda :legal:

EDIT: Utilizei o mesmo 6X9 da Pioneer o qual medi o Xmax, com bobina original, e me parece não conferir esta informação. A bobina por esta mediçãao ficou um poco mais baixa que a posição original. Bom, deicho pra quem conhece!

Compartilhar este post

Link para o post

Pra medir a x-max, você pode medir a altura do enrolamento (bobina), e altura do conjunto magnético (arruela inferior - para falantes com arruela rebaixada, não se conta a arruela! - íma e arruela superior... ou meça da base do conjunto até o limite da carcaça, dá no mesmo). A X-máxima é a altura do conjunto menos a altura do enrolamento, dividido por 2.

Exemplo: Conjunto de 20mm, enrolamento de 10mm. 20-10=10 -> 10/2 = 5mm.

Compartilhar este post

Link para o post
Pra medir a x-max, você pode medir a altura do enrolamento (bobina), e altura do conjunto magnético (arruela inferior - para falantes com arruela rebaixada, não se conta a arruela! - íma e arruela superior... ou meça da base do conjunto até o limite da carcaça, dá no mesmo). A X-máxima é a altura do conjunto menos a altura do enrolamento, dividido por 2.

Exemplo: Conjunto de 20mm, enrolamento de 10mm. 20-10=10 -> 10/2 = 5mm.

Klebão!!!

Tu tá confundindo um pouco os conceitos ai!!!

O que vale para efeito de Xmax é só a arruela superior..... E não a altura do conjunto, senão em subs de duplo ou triplo magneto, teriamos Xmax negativos!!!!

Mas como já disseram anteriormente, uma imagem vale mais que mil palavras!

bobinalongayr7.jpg

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Aí........Vou explicar como que eu fiz. Utilizei a medida A que é a que eu acredito ser da arruela superior. Depois medi a altura B, que é a altura do enrolamento. Em seguida fiz B-A / 2 = Xmax. Fiz certo?

Agora minha dúvida: Como que eu faço para calcular um valor ideal para C? Seria calculado mesmo ou é só "chutômetro"?

bobinalongayr7ko1.jpg

Vlw aew pessoal!!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu entendi bem, C = X-max.

Colocando medidas como exemplo: B = 10mm, A = 2mm, 10-2=8mm/2 = 4mm, portanto C = 4mm, ou entendi errado??

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Colocando medidas como exemplo: B = 10mm, A = 2mm, 10-2=8mm/2 = 4mm, portanto C = 4mm, ou entendi errado??

abraço.

Bom, eu ACHO que o Xmax não é a medida C não. Xmax dizem ser o deslocamento da bobina mantendo o mesmo número de espiras dentro do campo magnético do conjunto. Posso estar errado!!!

Só queria saber como que calcula C. Acredito que não seja na base do chute. E outra dúvida: Um alto falante ultrapassa em condições normais o seu Xmax????

Compartilhar este post

Link para o post

abraço.

Amigo

É exatamente isso!

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, eu ACHO que o Xmax não é a medida C não. Xmax dizem ser o deslocamento da bobina mantendo o mesmo número de espiras dentro do campo magnético do conjunto. Posso estar errado!!!

O Xmax é a medida C sim!!!!

Só queria saber como que calcula C. Acredito que não seja na base do chute. E outra dúvida: Um alto falante ultrapassa em condições normais o seu Xmax????

Primeiro, a medida do Xmax depende de muitos fatores, mas pode por fatores nisso!

O Xmax interfere em muitas coisas, como por exemplo, a bitola do fio da bobina, o peso do conjunto móvel, a potência suportada, e por ai vai..... cada caso é um caso, isto é, para cada falante em especifico (Woofer, Sub, Mid) deve ser analisado qual o Xmax ideal para a aplicação.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

:blink:

Tá vendo????!!! Rsrsrsrs............Eu já tava com uma idéia bem torta do que era o Xmax!!!! :pirou:

Muito obrigado aí pessoal...........De verdade mesmo!!!!

Onde encontra na NET um texto ou livro contendo essas informações mais técnicas sobre a parte do projeto???

VlW! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, a medida do Xmax depende de muitos fatores, mas pode por fatores nisso!

O Xmax interfere em muitas coisas, como por exemplo, a bitola do fio da bobina, o peso do conjunto móvel, a potência suportada, e por ai vai..... cada caso é um caso, isto é, para cada falante em especifico (Woofer, Sub, Mid) deve ser analisado qual o Xmax ideal para a aplicação.

Abraços

Rafael

Rafa, tô precisando de alguma tabela de dimensionamento de fios pras bobinas... tem algo por aí? Vou mandar fazer uma, mas acho que vai ficar "sarada" demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Afff........toda hora me dá uma dúvida! Xmáx não seria o "excursionamento" máximo da bobina? Ou o Xmax (no caso a medida C) seria a posição em que a bobina seria colada, ou seja, a medida C é a altura do enrolamento que deverá ficar fora do GAP na montagem, na posição de "repouso" do alto falante?

E se o Xmáx for somente a altura do enrolamento que deverá ficar fora do GAP, como que faz para calcular a excurssão máxima da bobina durante o funcionamento?

Vlw hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Afff........toda hora me dá uma dúvida! Xmáx não seria o "excursionamento" máximo da bobina? Ou o Xmax (no caso a medida C) seria a posição em que a bobina seria colada, ou seja, a medida C é a altura do enrolamento que deverá ficar fora do GAP na montagem, na posição de "repouso" do alto falante?

E se o Xmáx for somente a altura do enrolamento que deverá ficar fora do GAP, como que faz para calcular a excurssão máxima da bobina durante o funcionamento?

Vlw hand26

Xmax é a máxima excursão com toda a bobina DENTRO do GAP (normalmente se mede isto do topo da bobina até a parte superior da arruela de cima). Como falei lá atrás, isto vale pra fabricantes sérios apenas. Os boquetas todos trabalham com 20-30 e a té 50% fora. Se dentro do GAP já não temos uma perfeita linearidade, imagine fora... hehehehehe.

A altura do enrolamento vai determinar a X máxima, altura de montagem (podendo ser ao centro ou deslocado... no caso de montar deslocado, a x-máxima cai, mas a x-limite aumenta, por afastar a bobina do fundo do gap (arruela inferior).

A X-lim é o máximo deslocamento, determinado por questões mecânicas. Entre elas, o fundo do GAP e a compliância da aranha (centragem). A centragem tem elasticidade linear até determinado ponto. Acima dele deixa de ser linear, e um fabricante sério levará isto em conta.

A respeito da x-máxima: Um falante não precisa trabalhar DENTRO da x-máxima. Mas trabalhar fora irá criar uma compressão dinâmica, que também causará um aumento de temperatura, já que a bobina se movimenta menos quando fora do GAP. É um aumento pequeno, mas se o falante já tiver no limite, fodeu.

Já a X-Lim... este será o limite de segurança mecânica. Ultrapassando-o há o risco da bobina bater no fundo (o que não é exatamente um risco de dano, se a geometria dela for perfeita). Porém, devido à falta de linearidade da centrageem, ela pode acabar saindo do centro nesses excursionamentos (e sai mesmo!), aí sim, causando danos.

Compartilhar este post

Link para o post
Xmax é a máxima excursão com toda a bobina DENTRO do GAP (normalmente se mede isto do topo da bobina até a parte superior da arruela de cima). Como falei lá atrás, isto vale pra fabricantes sérios apenas. Os boquetas todos trabalham com 20-30 e a té 50% fora. Se dentro do GAP já não temos uma perfeita linearidade, imagine fora... hehehehehe.

Quer dizer então que o "ideal" seria montar a bobina com todo o seu enrolamento dentro do gap? Trabalho há um tempo já com reforma de alto-falantes e eu NUNCA vi (pelo menos ainda) um alto falante montado com todo o seu enrolamento dentro do GAP, sempre tem uns 20% fora mesmo.

A altura do enrolamento vai determinar a X máxima, altura de montagem (podendo ser ao centro ou deslocado... no caso de montar deslocado, a x-máxima cai, mas a x-limite aumenta, por afastar a bobina do fundo do gap (arruela inferior).

Para calcular essa queda do Xmax devido ao enrolamento para fora do GAP, eu devo subtrair a altura do enrolamento que ficará fora do GAP da altura total do enrolamento da bobina, e adotar o novo valor como a altura do enrolamento? (Calcular o Xmax dependendo da altura do enrolamento que ficará fora do GAP)

A X-lim é o máximo deslocamento, determinado por questões mecânicas. Entre elas, o fundo do GAP e a compliância da aranha (centragem). A centragem tem elasticidade linear até determinado ponto. Acima dele deixa de ser linear, e um fabricante sério levará isto em conta.

Andei fazendo uma observação BEM TOSCA, e em média uma centragem se "estica" cerca de 10% do valor de seu diâmetro, isso para cada lado. (Cima e Baixo) Esse valor deve alterar dependendo do tipo da trama do tecido usado. Mas acredito que não muito.

PS: Medi a altura do topo da bobina de um alto falante montado, sem protetor. Coloquei "calços" na bobina para evitar que depois que eu levantasse o cone, ele viesse a descer novamente. Estiquei o cone para cima, com bastante força, até o ponto onde parecia que ia descolar tudo.....e medi ali a altura novamenteentre o topo da bobina e o fundo do GAP. Depois foi simples. Subtrai o segundo do primeiro e pronto. Tive aí o valor de "excurssão máxima" (Teste meio tosco, só pra ter uma média mesmo"

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá....Chegou Hoje meu material, e andei fazendo as medições, e pelos cálculos que aqui me foram passados obtive o valor de 7mm para Xmax. E o Xlin? É a medida total que a bobina pode excursionar após a montagem até atingir o fundo do GAP? Fiz a medição aqui, e deichando 7mm de enrolamento para fora do GAP (me corrijam se eu estiver errado em relação ao que é Xmax), a bobina pode excursionar, no total, 11mm.

Seria esse o Xlin?

Vlw ae.........

Edit: Já se passara 24 horas sem resposta então vou upar, rrsrsrs. Esqueci de colocar os detalhes das peças. O conjunto tem a arruela superior com 7mm e a bobina tem enrolamento com altura de 22mm. Pelo cálculo deu 7mm. Montanto o falante com esses 7mm pra fora do ímã, eu posso ter uma excusão máxima de 11mm, até que ela bata no fundo do gap. Posso adotar esses 11mm como o xlin, sem precisar entrar em cálculos de "compílância mecanica da centragem"? (Axu q é assim q falam, hehehe)

Vlw pessoal, espero a ajuda dos entendidos!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eae Rapaz!!!

Tem este programa que vc poderá fazer Download Free, ele serve para medir os parâmetros de alto-falantes... só que serão necessários mais algumas pecinhas...

O nome do programa é: Speaker Workshop v1.0

Compartilhar este post

Link para o post

Bom...

Estava lendo esse topico e me surgiu uma duvida sobre a altura da bobina na hora de cola-la na centragem, como faço essa medição???

Estou aqui tentando resolve esse problema. hehehee

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...