Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BigNoseMan

Como medir parametros de um alto falante

Recommended Posts

Sei que to falando a mesma coisa que já foi falada por alguns aqui. Andei pesquisando e axei um tópico de 2005 (que fiquei com vergonha de UPar) :unsure:.....em que um user aqui do fórum mediu os parametros de um falante da Sony e que ficou de postar um tutorial mas acabou não o fazendo (Não estou criticando, heim!!!!).

 

Por isso venho aqui saber se alguém que entende poderia me explicar como que eu meço esses parâmetros. Como que usa o Speaker Workshop e todo o resto, pois tenho interesse em tirar os parametros de uns alto-falantes que irei montar, e realmente é de certa necessidade isso.

 

Agredeço bastante a quem puder ajudar.

 

Vlw ae pessoal :legal:

 

Edit: Link.... http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...p;hl=douradinho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Hum........Ok, muito bom....Aí me surgiu uma dúvida: O valor do Xmax não se mede com o alto-falante tocando? Iso se mede antes ou depois de montá-lo? (Acredito que seja antes. rsrsrs)

 

Outra coisa: Qual material seria mais adequado a um alto falante de 6 polegadas? Papel ou polipropileno? Qual a diferença AUDIVEL entre os dois materiais? Qual deles se sai melhor tocando??

 

Vlw :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hum........Ok, muito bom....Aí me surgiu uma dúvida: O valor do Xmax não se mede com o alto-falante tocando? Iso se mede antes ou depois de montá-lo? (Acredito que seja antes. rsrsrs)

 

O Xmax ainda é coisa de projeto, antes mesmo de montar um falante já sabemos quanto de Xmax ele tem, basta pegar a altura do enrolamento da bobina, e subtrair a altura do GAP, o resultado divido por 2, é o Xmax.

 

 

Outra coisa: Qual material seria mais adequado a um alto falante de 6 polegadas? Papel ou polipropileno? Qual a diferença AUDIVEL entre os dois materiais? Qual deles se sai melhor tocando??

 

Vlw :legal:

 

Skol ou Bhrama, qual é a melhor? É mais facil chegarmos a um consenso nessa questão do que na sua!

O fabricante que usa papel diz ser melhor, o que usa PP diz ser melhor, é uma verdadeira queda de braço.

Pense assim, será que se o PP fosse melhor os falantes profissionais não seriam desse material?

Pq a Snake, Selenium ou Eros não usam PP nos falantes profissionais? Acredito que para superar o papel tem que ser materiais bem caros com o Kevlar por exemplo....... Que ai sim, tem o problema do custo, onde o beneficio é um pouco maior, porém o custo é muitas vezes maior.

 

Abraços

 

Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum sim.......agora to entendendo melhor...

 

Mas como Gap EU conheço aquela peça central do íma por onde corre a bobina, o qual tem o comprimento igual (um pouquinho menor só) ao conjunto magnético completo. Provavelmente eu devo estar errado, rrsrs. O que viria a ser esse Gap? E a altura da bobina na montagem (a altura em que ela será colada) alteraria esse cálculo ou os resultados do Xmax? Ou em nada interfere?

 

Em relação ao material do cone, li em um outro local na net que para falantes acima de 10 polegadas o cone de PP não é bom porque sofre deformações enquanto toca e porque ele seria mais pesado que o de celulose ocasionando o risco de bater a bobina no fundo do ímã. Mas não sei se procede, apenas li isso.

No caso, como vou montar um de 6" acredito que esse problema do cone de PP não irá afetar muito.

 

E tem também o SPL. Como que encontro esse valor?

 

Em relação ao Speaker Workshp? É melhor usar ele ou fazer tudo na "mão" mesmo?

 

Muito obrigado mesmo pela ajuda....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hum sim.......agora to entendendo melhor...

 

Mas como Gap EU conheço aquela peça central do íma por onde corre a bobina, o qual tem o comprimento igual (um pouquinho menor só) ao conjunto magnético completo. Provavelmente eu devo estar errado, rrsrs.

Isso é o Polo ou o Pino (em inglês Yoke).

 

O que viria a ser esse Gap?

 

GAP é o espaço entre o Polo e a Placa Superior (Ou arruela superior).

A altura do GAP é igual a espessura da arruela. Isso claro, em falantes comum, existem alguns um pouco diferente, mas nesse caso, tome como altura do GAP, a altura da arruela mesmo.

 

E a altura da bobina na montagem (a altura em que ela será colada) alteraria esse cálculo ou os resultados do Xmax? Ou em nada interfere?

 

Se montar errado interfere sim, vc terá um falante "manco".

Já pensou ler nas especificações, Xmax: 2mm (positivo) e 6mm (negativo)............... Quando o correto seria Xmax: 4mm.

 

Em relação ao material do cone, li em um outro local na net que para falantes acima de 10 polegadas o cone de PP não é bom porque sofre deformações enquanto toca

 

Só se for akeles cones vagabundos que tem no mercado de peças paralelas de falantes....

Bravox E2k de 15" é PP, MTX 9515 é PP, não acredito que deformem tanto assim...

 

e porque ele seria mais pesado que o de celulose ocasionando o risco de bater a bobina no fundo do ímã. Mas não sei se procede, apenas li isso.

 

Tudo depende de cada caso especifico, o cone por si só não faz a bobina bater no fundo não.....

 

 

No caso, como vou montar um de 6" acredito que esse problema do cone de PP não irá afetar muito.

 

Ai vai depender do resultado que vc procura.....

 

 

Em relação ao Speaker Workshp? É melhor usar ele ou fazer tudo na "mão" mesmo?

 

Muito obrigado mesmo pela ajuda....

 

 

Infelizmente não conheço esse programa e não poderia te ajudar!

 

 

OBS: Usei negrito e italico, pois o forum agora tem quantidade máxima de QUOTE........

 

Abraços

 

Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito boa a explicação do Rafael!!!

 

E o Djbetto está sumido do fórum né???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
No caso, como vou montar um de 6" acredito que esse problema do cone de PP não irá afetar muito.

 

Ai vai depender do resultado que vc procura.....

 

Ok.....Vou te passar uns detalhes. Estou pensando em montar um falante de 6 polegadas com bobina 32,40mm. Seria meio parrudinho, nada d+. Será que o material do cone vai influenciar tremendamente no tipo de som? Por exemplo PP dá mais ou menos grave (audível claro), médio ou agudo....? Ah, enfim, vai ter uma diferença considerável de um para outro cone? Qual será essa? (se tiver)

 

Vlw :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá aki o link com umas fotos do alto falante para exemplo:

 

http://img511.imageshack.us/img511/4416/dsci0063sv4.jpg

http://img513.imageshack.us/img513/2154/dsci0067zm7.jpg

 

A primeira foto é da lateral do ímã. Por favor me explliquem onde é a arruela superior.

A segunda é da bobina no ímã, onde na maioria dos falantes que eu desmontei, a bobina estava a esta altura. Parece que elas seguem um "padrão", pelo menos para alto falantes "padrões". Seria esta a altura ideal? Já abaixei mais a bobina, mas o som fica meio abafado e o grave parece que fica meio descontrolado. Já subi mais também, mas durante a música ele tipo "ronca", não como se a bobina estivesse raspando, mas como se estivesse falhando.

 

Bom, essas aí minhas dúvidas! Vlw ae pessoal :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UP aí galera.

A arruela duperior seria aquele pedaço de metal que fica logo acima do ímã?

E o GAP? O que vem a ser? Seria o espaço entre a centragem e o íma (final da carcaça)?

 

Vlw ae.

 

Edit: Andei lendo e axo que o GAP é aquele pequeno espaço onde a bobina de encaixa, certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

show de bola!!

 

eu lembro uma vez de um video que o cara media o Xmax (ou Xlim... n lembro) com um laser acoplado ao cone! Acho que era da MTX...

Interessante!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PELAMORDEDEUS!!!!!!

To ficando loko já!!! U q q é gap??? Procuro no google mas como gap encontro akela parte onde a bobina entra, akela que fica xeia de sujeira. Num tem como medir a altura disso e subtrair da altura do enrolamento da bobina!!

 

Putz.........hauhauua........

VLW!!!

 

EDIT: Encontrei um artigo que diz sobre a diferença dos cones: http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=94

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Td Bem??

 

Eu acho que o que vc precisa está aki neste endereço: Bravox

 

Clica nos nomes que a peça vai ficar em destaque.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum.....

 

Este tópico está sendo de muita utilidade, para min. kkk

 

 

Vou fazer uns experimentos para ver se dá certo, tenho dois Arlen de 10" antigos, vou reformar e ver no q dá.

Quem sabe não consigo chegar perto dos pw3 de 10" da selenium. ehehehehehe

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Isso é o Polo ou o Pino (em inglês Yoke).

 

O que viria a ser esse Gap?

 

GAP é o espaço entre o Polo e a Placa Superior (Ou arruela superior).

A altura do GAP é igual a espessura da arruela. Isso claro, em falantes comum, existem alguns um pouco diferente, mas nesse caso, tome como altura do GAP, a altura da arruela mesmo.

 

E a altura da bobina na montagem (a altura em que ela será colada) alteraria esse cálculo ou os resultados do Xmax? Ou em nada interfere?

 

Se montar errado interfere sim, vc terá um falante "manco".

Já pensou ler nas especificações, Xmax: 2mm (positivo) e 6mm (negativo)............... Quando o correto seria Xmax: 4mm.

 

Em relação ao material do cone, li em um outro local na net que para falantes acima de 10 polegadas o cone de PP não é bom porque sofre deformações enquanto toca

 

Só se for akeles cones vagabundos que tem no mercado de peças paralelas de falantes....

Bravox E2k de 15" é PP, MTX 9515 é PP, não acredito que deformem tanto assim...

 

e porque ele seria mais pesado que o de celulose ocasionando o risco de bater a bobina no fundo do ímã. Mas não sei se procede, apenas li isso.

 

Tudo depende de cada caso especifico, o cone por si só não faz a bobina bater no fundo não.....

 

 

No caso, como vou montar um de 6" acredito que esse problema do cone de PP não irá afetar muito.

 

Ai vai depender do resultado que vc procura.....

 

 

Em relação ao Speaker Workshp? É melhor usar ele ou fazer tudo na "mão" mesmo?

 

Muito obrigado mesmo pela ajuda....

 

 

Infelizmente não conheço esse programa e não poderia te ajudar!

 

 

OBS: Usei negrito e italico, pois o forum agora tem quantidade máxima de QUOTE........

 

Abraços

 

Rafael

 

Nussss.........Acabei de perceber a minha incrível capacidade de ser CEGO e BURRO!! Já tinha me explicado o que era Gap e eu aki perguntando....... :unsure:

 

Nusss........Foi malz ae.... :blink:

 

Então só pra ver se eu entendi: A ordem, de baixo pra cima em um alto falante comum é: Placa inferior colada abaixo do ímã, o ímã em si, a placa superior e logo em seguida a carcaça, sendo que a altura do gap nada mais é do que a altura da placa superior apenas.

Certo?

 

Vlw mesmo!!! Muito obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá!

Peguei o 6986 da pioneer que eu usei nas fotos e "medi" o Xmax dele. Com a bobina original.

O enrolamento da bobina tem 1 cm de altura, ou seja, 10mm.

A altura do GAP (arruela superior entre o ímã e a carcaça) é de 6mm.

Pelo cálculo que me passaram: 10mm - 6mm = 4 mm!

Esse resultado dividido por 2 dá 2 mm de Xmax!

 

Pronto. Só não encontrei os parametros desse 6X9 para saber se estão corretos! Ah.....em relação à altura ideal da bobina, existe cálculo para isso? Seria tipo a altura que o enrolamento da bobina que deve passar do pino igual à altura do Gap? Ou igual à metade da altura do Gap? Ou faz no olhometro mesmo?

 

PS: Se tiver alguma letra faltando é pq o teclado tá falhando!

 

Vlw :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vamos lá!

Peguei o 6986 da pioneer que eu usei nas fotos e "medi" o Xmax dele. Com a bobina original.

O enrolamento da bobina tem 1 cm de altura, ou seja, 10mm.

A altura do GAP (arruela superior entre o ímã e a carcaça) é de 6mm.

Pelo cálculo que me passaram: 10mm - 6mm = 4 mm!

Esse resultado dividido por 2 dá 2 mm de Xmax!

 

Pronto. Só não encontrei os parametros desse 6X9 para saber se estão corretos! Ah.....em relação à altura ideal da bobina, existe cálculo para isso? Seria tipo a altura que o enrolamento da bobina que deve passar do pino igual à altura do Gap? Ou igual à metade da altura do Gap? Ou faz no olhometro mesmo?

 

PS: Se tiver alguma letra faltando é pq o teclado tá falhando!

 

Vlw :legal:

 

X-max de 2mm?? esse cone nem mexe direito, apesar de ser 2mm pra dentro e 2mm pra fora, na verdade vai movimentar 4mm, isso está certo?? X-max de 69 é pequeno assim mesmo??

 

Procurei no site da Selenium, Bravox e Bomber e não especificam X-max de 69, por isso estou perguntando.

 

abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O Xmax ainda é coisa de projeto, antes mesmo de montar um falante já sabemos quanto de Xmax ele tem, basta pegar a altura do enrolamento da bobina, e subtrair a altura do GAP, o resultado divido por 2, é o Xmax.

 

Depende do fabricante... tem uns que consideram x-max até 50% da bobina fora do GAP, ou mais... essa é a parte triste... :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Muito boa a explicação do Rafael!!!

 

E o Djbetto está sumido do fórum né???

eu to meio sumido pk abri uma lan house e to trabalhando sem para auhauhauhuhauha

ma agora de vez em qd apareço aki

tava sumido mesmo.. daki uns dias posto meu som.. postei a belina q montamos ja

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ok.....Vou te passar uns detalhes. Estou pensando em montar um falante de 6 polegadas com bobina 32,40mm. Seria meio parrudinho, nada d+. Será que o material do cone vai influenciar tremendamente no tipo de som? Por exemplo PP dá mais ou menos grave (audível claro), médio ou agudo....? Ah, enfim, vai ter uma diferença considerável de um para outro cone? Qual será essa? (se tiver)

 

Vlw :legal:

 

Material do cone? Sim, tem muita influência...

 

PP tende a não ser bom de médios. Porém são falantes mais comportados no geral, costumam não ter ressonâncias de cone.

 

Papel de fibras curtas (comum) é o mais "rebelde", tende a apresentar ressonância de cone, que pode trazer problemas de timbre. Bom ou ruim? Depende do resto do conjunto. Tem médios mais presentes, isto é fato. Ruim pro médio-grave, pois deforma.

 

Papel de fibras longas: Ótima reprodução dos médios, assim como o papel de fibras curtas, porém com menor ressonância do cone. Um pouco melhor no médio-grave.

 

Alumínio: Deus-me-livre. Sò pense nisto em falantes pra guitarra, e olhe lá. MUITA ressonância de cone, timbre metálico, médio agressivo...

 

Kevlar: Duro e leve. Bom de médio-grave, bom de médios, mas tende a ter ressonâncias escrotinhas. Coisa de fazer doer o ovo direito em alguns falantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kevlar: Duro e leve. Bom de médio-grave, bom de médios, mas tende a ter ressonâncias escrotinhas. Coisa de fazer doer o ovo direito em alguns falantes.

 

Não sei se isto só foi impressão minha e de 2 users do Hi-fi, mas os Mids da NAR de Kevlar tem tendência a ter um som "Cornetado" que enche o saco... pq será??? Visto que os B&W também usam Kevlar e tem um som ótimo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não sei se isto só foi impressão minha e de 2 users do Hi-fi, mas os Mids da NAR de Kevlar tem tendência a ter um som "Cornetado" que enche o saco... pq será??? Visto que os B&W também usam Kevlar e tem um som ótimo.

 

Cornetado? Vc nunca ouviu o CSK da Bravox então... hauhauhauhauhau. É uma desgraça! O NAR é mais comportado que ele.

 

Aliás, aquele B&W é um falante BEM artificial nos médios. Só não soa bizarro como os irmãos mais "pobres", mas ainda assim, é artificial. Toca bem, de fato. Mas aí é mérito da parte eletromecânica, e provavelmente da construção do cone.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cornetado? Vc nunca ouviu o CSK da Bravox então... hauhauhauhauhau. É uma desgraça! O NAR é mais comportado que ele.

 

Aliás, aquele B&W é um falante BEM artificial nos médios. Só não soa bizarro como os irmãos mais "pobres", mas ainda assim, é artificial. Toca bem, de fato. Mas aí é mérito da parte eletromecânica, e provavelmente da construção do cone.

 

 

Kléber, este comportamento destes Mids seria devido ao uso do Kevlar??? Antes eu era doido pra pegar um Kit Nar Kevlar... depois que ouvi tocando, prefiro continuar com meus Mids da Audio-art com cone de papel mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kléber, este comportamento destes Mids seria devido ao uso do Kevlar??? Antes eu era doido pra pegar um Kit Nar Kevlar... depois que ouvi tocando, prefiro continuar com meus Mids da Audio-art com cone de papel mesmo.

 

É... pior que é mesmo.

 

Ando preferindo a "extrema calma" do PP que a agressividade do Kevlar. O kevlar é um material duro e leve, mas como todo material duro e leve, não amortece as ressonâncias. Junte aí a pequena espessura utilizada e o tamanho do cone, e vc tem um falante com cone extremamente ressonante nos médios. Já vi CSK dando pico nos 7K, mesmo com corte ativo em 3,5K! E o tweeter foi desligado por desencargo de consciência.

 

Kevlar não é unanimidade nem na B&W, talvez a marca mais famosa que utilize o material. A não ser que os processos de fabricação e de damping melhorem, kevlar vai continuar sendo uma desgraça sonora. Tem apelo visual, mas sonoro mesmo... <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...