Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

kelvisson

A utitlização do cross dispença uso de capacitor em drivers??

Recommended Posts

Postado em (editado)

Bom galera é o seguinte:

Tô querendo montar agora modificar a parte da voz do som do monzão hehehheh tô querendo fazer assim:

1 roadstar power one;

2D250X: depois vem + 2

2 Tweeter : ainda não sei

E Talvez um cross stetsom stx 84.

Por enquanto é só.

Bom ai vem a duvida:

Se eu usar o cross stetsom, não presisarei usar capacitor ou divisor de frequencia nos drivers???

Ou vai depender dos cortes que vou fazer?????

Há e deixa eu explicar o motivo de tanto driver.

tô querendo colocar essses 4 pois de vem enquanto tá aparecendo uns campeonatos aqui na região tipo aqueles( pancadão, spl...) ai queria aproveitar esse meu o-o- som pra tb participar heehhehhehehhe

Valeu! :legal:

Editado por kelvisson
Postado em
ranca fora os capacitor e so dexa nos tweeter

Mas até no campeonato posso tirar o capacitor ????

E por que no campeonato exige a potência maxima , mesmo assim será que não precisa????

Valeu pela força!

Postado em

O Stetson STX84 faz cortes a 12dB/8ª se não me engano, certo?

Eu não tiraria os capacitores não, é uma atenuação a mais dependendo da potencia que vai se utilizar, principalmente em campeonatos.

Postado em
O Stetson STX84 faz cortes a 12dB/8ª se não me engano, certo?

Eu não tiraria os capacitores não, é uma atenuação a mais dependendo da potencia que vai se utilizar, principalmente em campeonatos.

Entendi , mas ai no caso terei que usar um capacitor de acordo com o corte certo??

mas com o capacitor não vai dar perca ???

Valeu!

Postado em

Não é bem assim!

Há perdas sim, quando usamos crossover passivo.

Capacitor é um corssover passivo de 1ª ordem ou a 6 dB/8ª.

O STX84 não faz corte ideal para Stw, mas se não quer perder SPL por causa de crossover, compre um ativo que faça corte para os STW. Em exemplo é o JFA para STW e não é tão caro.

Muiro melhor, promoverá mais qualidade, sem falar que vai proteger melhor seus falantes.

O capacitor idealmente deve dar percas somente abaixo da frequencia de corte, afinal essa é sua função.
Postado em (editado)

Não conheço a fundo quais os efeitos ao acrescentarmos um determinado componente ao sistema, isso fica para quem for mais entendido, mas o que eu sei é que a impedância varia se acrescentarmos resistor.

Resistor sim, altera a impedância.

Dê uma busca no google e verá que a forma de se fazer atenuação é adotar resistor.

Atenuação se faz muito quando temos um amplificador que é usado para vários tipos de falantes (Woofer + Drv + Stw) , no caso Woofer, que suporta maior potência, do que por exemplo Drv e Stw. Quando é assim, além da função de corte que é a função de um divisor de frequência, alguns adotam alguns dB de atenuação para equilibrar a potência entre as vias que o crossover se propõem. Portanto a atenuação é usado quando se pretende diminuir a potência aplicada ao falante.

Para ficar mais claro, veja um exemplo de crossover passivo de boa qualidade:

http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF602TI3C

- Número de vias 2 (graves, médios + agudos)

- Freqüências de corte 1,9 kHz @ 8 Ohms

- Máxima potência 600 W (rms)

- Tipo de Filtro Linkwitz-Riley

- Ordem 2ª Ordem (12 dB/8ª)

- Dimensões 165 x 65 x 115 mm

- Peso aproximado 1020 g

- Atenuação 6 dB

- Informações adicionais Este modelo possuí equalização com reforço de agudos a partir de 5 kHz na saída de driver. Divisor composto de três filtros individuais.

Aplicação Dois Alto-falantes iguais e um driver de faixa extendida (Titanium)

Esse modelo é adotado para Woffer + Drv Ti e a via dos Drv Ti, tem atenuação de 6 dB e potência máxima aplicada para esse conjunto é de 600w.

Uma pergunta:

Como então explicar que podemos aplicar 600w no conjunto Woofer + Drv Ti?

Resposta:

Isso só é possível por causa da atenuação.

O capacitor nao almentaria a impendancia das frequencia abaixo do corte ???
Editado por fcoelhogomes
Postado em

Como te falei no msn, eu não usaria capacitor não

além de ficar um corte "redundante", vai perder potência

creio que o cross já faça um bom corte

mas já que vai competir, poderia fazer o seguinte

se houver mais que uma medição, você pode medir uma vez sem os capacitores, e depois medir com os cap.

não sei se isso é permitido, mas seria interessante

:legal:hand26

Postado em

aew pessoal eu nao entendu mt de som, porem assim vei eu to vuando no assunto aqui.

vei eu tenhu 2 D4400 ti / 4 WPU 1505 / 2 medio-grave da eros 12"

e tenhu o crossover STX84 / 1 sd3000 / 400 ampers de bateria/fonte 210 ampers/ Pioneer simples 5029 algo assim/

e aew como devo dar os cornets e devu usar capacitor de quanto nos drives se é que é preciso?

ma ajuda ai se puderem por favor agradeço desde já.

obs: (as cornetas do drive D4400 ti é o original da selenium HL47-50 cas caixas dos wpu é caixar WHORN (corneta dobrada) e as caixa do medio támbem é tipo corneta aqueles de triu )

helppppppp!!!

Postado em

Obtendo as informações dos links:

4400Ti

http://www.rpsom.com.br/Driver_Selenium_Ti...25W_RMS%29.html

STX84

http://www.americanas.com.br/AcomProd/17278/661312

Especificações Técnicas

-High Pass: 12 dB/8º (4KHz/2KHz/1,2KHz/900Hz) PHASE 0º ou 180º

-Mid Pass: 12 dB/8º LO FREQ (4KHz/2KHz/1,2KHz/FLAT)

- HI FREQ (250Hz/150Hz/80Hz/FLAT)

-Low Pass: LO FREQ (250Hz/150Hz/80Hz/FLAT)

Para esse caso (WPU + Eros + Drv Ti) eu sugiro:

Eros - Saída BP (Mid Pass) com LO 250 Hz e HI em 1,2 KHz

4400Ti - Saída HP (High Pass) em 1,2 Khz

Assim essas 02 vias ficarão sincronizadas.

Observação:

Agora já que você tem bastante felexibilidade nos cortes, pode fazer várias experiências. São ínúmeras as possibilidades. Se tiver paciência vai achar uma que agrade mais. Vou citar algumas delas,

EROS

- Não citou o Eros, mas se for por exemplo o E312, você poderia usar o LO do Mid Pass desde os 80Hz. Falei em 250Hz, por citar mesmo, mas pode testar nos 80 Hz. Eu tenho o E312 e ele responde bem a partir dessa faixa até 1.2 KHz, que seria o corte dado ao Drv.

WPU 1505 -

Se for modelo antigo, também responde bem na faixa de médio-grave e médios, sendo que na faixa médio-grave, nem tanto quanto o Eros, mas eu arriscaria colocá-lo FULL (sem corte), para ver como fica.

Ou ainda se não quizer deixar os 1505 FULL, pode usar por exemplo o corte LP do amplificador. Se estiver usando um modelo SD ou Taramps, ambos permitirão um corte mais alto do que o corte LP limitado pelo STX 84 em 250Hz. Se optar fazer o LP pelo amplificar, dispense o STX 84 nessa faixa, só que o corte ou filtro subsônico do STX 84 é a 24 dB/8ª é mais eficiente e protege mais ainda o falante.

Se quizer um reforço na faixa de médio-grave e médios, pode deixar o WPU1505 FULL e os Eros a partir dos 80 Hz. :rever1:

Se não entendeu. Pergunte!

Postado em

Valeu a todos que tão dando uma força :rever1:

Agora me surgiu outra duvida:

Qual tipo de corneta seria ideal para o campeonato de pancadão???? a de cano longo ou a de cano curto aberto???

Ou será que é pela distancia que se sabe qual devo usar ???? ( o mic fica a 1 metro ).

Valeu! :legal:

Postado em

Pessoal, desculpa desenterrar o tópico, mas algumas informações do assunto estão martelando em minha cabeça:

O crossover ATIVO dispensa o uso de PASSIVOS, mas no post #4, o EliasSoares diz que usar o capacitor é uma proteção "a mais", pois já estaria usando o cross ativo.

Agora minha dúvida: A simples associação de cross ATIVO + cross PASSIVO, independente de qual ordem, soma sua precisão de corte? ou seja, o STX-84 têm corte de 12dB/8ª, aí eu coloco um capacitor (6dB/8ª) na saída do amp e automaticamente o corte foi elevado para 18dB/8ª?

Pela lógica, a simples associação não muda a precisão do cross, senão bastaria ligar três cross passivos de 12dB/8ª juntos e teríamos corte de 36dB/8ª (Acho que nem existe).

Mas não tenho certeza se essa minha lógica se aplicaria com a associaçção de ATIVO + PASSIVO.

Alguém poderia esclarecer o assunto?

Postado em

Pessoal, desculpa desenterrar o tópico, mas algumas informações do assunto estão martelando em minha cabeça:

O crossover ATIVO dispensa o uso de PASSIVOS, mas no post #4, o EliasSoares diz que usar o capacitor é uma proteção "a mais", pois já estaria usando o cross ativo.

Agora minha dúvida: A simples associação de cross ATIVO + cross PASSIVO, independente de qual ordem, soma sua precisão de corte? ou seja, o STX-84 têm corte de 12dB/8ª, aí eu coloco um capacitor (6dB/8ª) na saída do amp e automaticamente o corte foi elevado para 18dB/8ª?

Pela lógica, a simples associação não muda a precisão do cross, senão bastaria ligar três cross passivos de 12dB/8ª juntos e teríamos corte de 36dB/8ª (Acho que nem existe).

Mas não tenho certeza se essa minha lógica se aplicaria com a associaçção de ATIVO + PASSIVO.

Alguém poderia esclarecer o assunto?

Eu prefiro evitar misturar/somar crossovers de categorias diferentes, existe a possibilidade de rotação de fase e o som vai ficar uma M..., sou do pensamento que tem q fazer parte de um projeto, então se vc tem uma determinada via no projeto que precisa de um corte a determinada frequencia e precisão, então que utilize um crossover seja ele ativo ou passivo naquelas caracteristicas. Abraços

Postado em (editado)

A atenuação não se somam, se tem um cross de 12db, e um capacitor de 6db, o corte sera em 12db com uma, a diferença e que o capacitor vai atenuar um pouco o som (em todas as frequencias), por ser passivo e assim podendo aplicar mais potencia, e sendo passivo sempre vai existir uma perca de energia/potencia, outra coisa eh que com um crossover ativo normalmente se pode aplicar em media 40% ~50% (tem uma formula que calcula o quanto) da potencia maxima declarada,! justamente pelas percas que o cross ativo nao tem!!!!

ex: um drive D405 de 100w rms pode-se aplicar 53w rms com cross ativo cm atenuação 12db em 500hz e com cross passivo o mesmo drive 100w rms com corte 12db(passivos) pode ai sim suportar os 100w em 500hz! entendeu?! por isso a galera que nao usa capacitor e somente um crossover ativo (bem cortado), diz que "da" mais som!!! não ha problema algum em usar os 2, (tirando essa perca de energia), o capacitor mais funcionaria como uma reserva de segurança caso o cross seja feito corte errado!

Lembrando que quando se dobra o corte pode-se "teoricamente" dobrar a potencia, corte 24db/ aplicar o dobro potencia, ou mesmos 12db dobrar o corte pra 1000hz pra atingir os 100w,,, Teoricamente é isso!!!

(não sou expert n, mas pelo que sei e li por aqui eh assim que funciona) espero ter ajudado!

abss..

Editado por belancia

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...