Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Washington

Caixa para 2 Pionner 307 12"

Recommended Posts

Postado em

Bom pessoal, to querendo dar uma mudada no som do meu celtinha e optei por 2 subs 307 12", de 400rms.

Agora falta o projeto da caixa.

Estive pesquisando e achei muita coisa, (ainda não comprei os subs.)

Os dados que achei e guardei no pc foram estes.

""""

Caixa para, SPL + Subgraves + Graves planos, bom pra dentro e de longo alcance pra fora.

53,5 Litros com madeira 20mm.

Medidas

AxPxL= 40x35x52cm

Duto de 4"x34,50cm para subgraves mais planos

Duto de 4"x30cm para um pouco mais de Spl.

Duto de 4"x19cm mais SPl e bate muito pra fora.

Caixa para, Graves mais secos, porem mas bruto e mais SPL, bate bem pra dentro e pra fora.

46 Litros com madeira 20mm.

AxPxL= 40x35x45cm

Duto de 4"x23cm Muito SPL e Bate muito pra fora e um bom subgrave.

Duto de 4"x30cm bate melhor pra dentro, mas bate muito bem pra fora.

Duto de 3"x19 bate muito pra dentro e pra fora, e tem um bom subgrave.

OBS.: Recomendo os dutos com 4", o comprimendo do duto depende do q vc quer, se vc qr mais graves secos e q bata mais os dutos de 19cm são os melhores, mas se vc qr resposta mais planas use os dutos de 30cm.

os dutos são basicamente assim.

20cm = bom pra fora, reproduz um alto SPL graves mais secos.

30cm = melhor pra dentro, tem subgraves planos + SPL

as caixas tbm influenciam nas respostas.

caixas menosres como 46l dão mais SPL e graves mais secos e são melhores para fora, e caixas maiores entre 52L a 55L dão graves mais planos e são muito boas para dentro e para fora, mas são melhores para dentro.

sabe aquele grave q vc esculta e quando vai olhar na janela num ver o carro, mas sabe q ele esta chegando(vc esculta de longe), esse são graves planos, e sabe quando vc ver aquela batida mas vc só esculta enquanto ta vendo o carro, quando o carro passa o som acaba,esses são graves secos.(aqueles de pouco alcance)

""""

Vcs axam que procedem os dados ?

O cara cita que vale a pena fazer 2 caixas individuais, ai eu poderia junta-las e forrar elas juntas ?

Ou faço as duas juntas ?

Será que o cara calculo o volume que o sub ira ocupar e tal?

To com muitas duvidas quem puder me ajudar um pouquinho que for eu agradeço !

Valeu galera.

Postado em

Na minha opnião a melhor caixa é aquela que o grave chega e o carro não.

116 Litros Brutos com divisoria mais dois dutos de 4" por 30cm em cada camara, vou fazer assim.

Postado em
Como é chamada SPL ou subgrave tipo o Grave vem mais primeiro que o carro, o carro na la virando a esquina e eu la do outro lado já escuto o grave.. é SPL ou SubGrave ?

Depende.

Se for batidas mais tremendão, que vc sente pressão interna nos ouvidos, são subgraves. Se vc senti as batidas batendo nos seus peitos ou mesmo coçando os ouvidos, é SPL!

Geralmente o povo atocha o bass boost no talo ganhando mais que 12dB/8ª na faixa dos 40Hz, por isso que de longe se sente essa pressão toda, um exemplo fácil disso é vc está dentro de uma sala de aula a noite, pois o ar tá frio e os graves se dissipam melhor, aí vc sente a sala de aula inteira tremer!

Postado em
Depende.

Se for batidas mais tremendão, que vc sente pressão interna nos ouvidos, são subgraves. Se vc senti as batidas batendo nos seus peitos ou mesmo coçando os ouvidos, é SPL!

Geralmente o povo atocha o bass boost no talo ganhando mais que 12dB/8ª na faixa dos 40Hz, por isso que de longe se sente essa pressão toda, um exemplo fácil disso é vc está dentro de uma sala de aula a noite, pois o ar tá frio e os graves se dissipam melhor, aí vc sente a sala de aula inteira tremer!

Tipo dudu, no meu caso uso 4 uxp 12, o grave dentro do carro ta animal, chega encomdar até a garganta, mas quem já ta la na frente, tipo um esquina pra outra já não se consegue escutar o grave. E vc falo ai do bass boost, no meu caso ele ta em zero, ta apenas o ganho do cross em 30%, se eu diminuir o ganho e aumentar o bass boost será que muda ? ou num tem nada a ve ?

Postado em
Tipo dudu, no meu caso uso 4 uxp 12, o grave dentro do carro ta animal, chega encomdar até a garganta, mas quem já ta la na frente, tipo um esquina pra outra já não se consegue escutar o grave. E vc falo ai do bass boost, no meu caso ele ta em zero, ta apenas o ganho do cross em 30%, se eu diminuir o ganho e aumentar o bass boost será que muda ? ou num tem nada a ve ?

Muda sim.. Mas não vai fazer mágica, o ganho nas baixas frequências que você teria alterando as propriedades da sua caixa seria bem maior.

Postado em

Rapaz, vc com com 4 UXP de 12" era para tá tremendo quarteirões!!! O problema aí está na sua caixa viu! Sua caixa está mal projetada e sintonizada.

Com 4 subs de 12" bem alimentados, se sente os graves fortes longe do carro por uns 150mts.

Postado em
Rapaz, vc com com 4 UXP de 12" era para tá tremendo quarteirões!!! O problema aí está na sua caixa viu! Sua caixa está mal projetada e sintonizada.

Com 4 subs de 12" bem alimentados, se sente os graves fortes longe do carro por uns 150mts.

Sim dudu, ele chega a tremer tudo em volta sim, o grave sai tranquilo pra fora do carro, mas o que me deixou estigado foi que meu colega com um bomber de uns 150rms de longe eu conseguia ouvir o grave dele, mas de perto já sumia e o meu é ao contrario, de perto treme tudo e de longe nada..... Gosto de grave que tipo onde to passando o cara ouve la na frente e fica procurando da onde vem o tremor.......

Tipo, to sem grana pra fazer outra caixa, então essa possibilidade está fora, já mexi no duto, era de 50cm e deixei em 30cm, resultado foi que fico mais forte o grave dentro do carro sei la, e parece que diminuiu o grave de longe.. é coisa de doido mesmo....... frequencia ta em 80hz subsonico em 30hz ganho em 30%

Postado em
Sim dudu, ele chega a tremer tudo em volta sim, o grave sai tranquilo pra fora do carro, mas o que me deixou estigado foi que meu colega com um bomber de uns 150rms de longe eu conseguia ouvir o grave dele, mas de perto já sumia e o meu é ao contrario, de perto treme tudo e de longe nada..... Gosto de grave que tipo onde to passando o cara ouve la na frente e fica procurando da onde vem o tremor.......

Tipo, to sem grana pra fazer outra caixa, então essa possibilidade está fora, já mexi no duto, era de 50cm e deixei em 30cm, resultado foi que fico mais forte o grave dentro do carro sei la, e parece que diminuiu o grave de longe.. é coisa de doido mesmo....... frequencia ta em 80hz subsonico em 30hz ganho em 30%

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, não sei não, mas acho que isso é mal de UXP sabia? Quando eu tinha o meu, de perto tremia tudo, mas tudo mesmo, os graves saia do carro com pressão, claro que moderadamente por ser apenas um sub de 12", mas quando se avastava mais um pouco do carro, os graves sumia!!! :blink:

Vai entender isso. :pirou:

Postado em
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, não sei não, mas acho que isso é mal de UXP sabia? Quando eu tinha o meu, de perto tremia tudo, mas tudo mesmo, os graves saia do carro com pressão, claro que moderadamente por ser apenas um sub de 12", mas quando se avastava mais um pouco do carro, os graves sumia!!! :blink:

Vai entender isso. :pirou:

chega, vo parti para o trio agora..

Postado em
chega, vo parti para o trio agora..

Nada cara, relaxe, nada como futuramente vc fazer outra caixa melhor para esses subs! O negócio é acertar na receita de caixa para UXP, diferente de cara-preta que em qualquer caixa feita nas coxas ele vai render de alguma forma bem. Ou em subgraves ou em SPL...<_<

Postado em
Não faz isso não salsicha!!! Vc vai se arrepender...

E para o dono do tópico, antes de abrir algum tópico utilize a pesquisa...

Aqui tem um tópico que irá ajudar e muito:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=94482

Antes de abrir este tópico eu pesquisei. O problema é que não encontrei nenhum que me esclarecesse as dúvidas, e este citado não havia encontrado até o momento.

Postado em

x))) keria saber ql litragem de uma BAND-PASS... quais modelos q tem

pq tipo.. tenho 2 307 em um sedan.. só q sobra mto porta-mala e sub excursionam mto

e uma bandpass resolveria

bandpass tem um bom SPL PARA CARRO SEDAN?? (tem porta-mala sobrando espaço)

Postado em
x))) keria saber ql litragem de uma BAND-PASS... quais modelos q tem

pq tipo.. tenho 2 307 em um sedan.. só q sobra mto porta-mala e sub excursionam mto

e uma bandpass resolveria

bandpass tem um bom SPL PARA CARRO SEDAN?? (tem porta-mala sobrando espaço)

A band-pass poderia resolver seu caso ou não! Uma band-pass mal projetada pode matar os subs. Manda fazer outra caixa dutada, se seus subs estão excursionando demais é pq a caixa está errada.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...