Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Seladas Vs Dutadas em sistemas Hi-Fi...

Recommended Posts

Na verdade ela naum contrala o xmax... ela limita mais o xmax !!!

o excursionamento é menor na selada !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

na frequancia de sintonia da caixa, eh um pico gigante na impendancia do sub. por isso ele vai excursionar menos. Abaixo da sintonia a impendancia ja da uma normalizada, juntando ainda com alta excurçao em baixas frequancias, bate bobina mesmo. Se a sintonia for BEM mais baixa, da pra dar uma evitada nesse problema de bater bobina.

Compartilhar este post

Link para o post
R2...

Sim, na frequência da caixa o sub vai excursionar menos...

Mas abaixo dessa frequência, vai ficar igual bobo! A caixa selada consegue amortecer bem o cone, e controlar legal o xmax...

Dutada controla até certo ponto, depois explode! A maioria das caixas o pessoal sintoniza em 30~35 Hz... Lá pelos 25 já está batendo bobina :vts

Ou estou errado?!

Exatamente este o problema. Nem acima, nem abaixo da sintonia a dutada consegue manter uma carga acústica que mantenha o cone no lugar. Já a selada o faz com base no conceito de suspensão acústica, ou seja, compressão do ar.

O perigo é ter uma caixa sintonizada lá pelos 30Hz, e ter um transiente com gosto de gás abaixo disto, como ocorre em gravações "sujas" (entre aspas, pois o que seria "limpo" seriam gravações com muita maquiagem em estúdio... compressores, limiters, gates e etc). Nessa situação o cone vai voando sem controle até a parede da sala... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao xmax consegue-se simular pelo próprio programa (varios), já o controle de cone já é outro problema !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Davi...

Meu carro (por exemplo) dá uma diferença NÍTIDA no Xmax de vidro aberto e fechado :vts

Mesmo a simulação, não é real :P Bom senso sempre existe

Compartilhar este post

Link para o post

Otimo topico!

Um amigo meu tem uma jl (acho que uma w3 das series antigas) de 12 numa seada, e é impressionante! desce, é rapida, tem um grave muito gostoso de ouvir e faz voce passar mal dentro do carro!

to pensando em colocar a minha 12w6v2 em uma selada tambem.

quero ver se faco em uma litragem maior que a do manual...vamos ver no que vai dar!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Kleber ;)

Ganhou um obrigado pelo tópico, o qual já li e reli algumas vezes e finalmente botei em prática o conhecimento aqui.

Está tocando MUITO! Finalmente tenho subgrave dentro do meu carro, o que nunca tinha conseguido, nem com dutada. Tenho até de mais, pelo RTA :P Toquei 20 Hz mais forte do que 30 =O Vou mecher no sloope do corte depois...

E o SPL não está ruim não... Brincando apenas com o corte, consigo mudar de SPL para SQ o som, facilmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quero logo finalizar meu stereo pra comecar a brincar com o sub... vou fazer uma selada sem acabamento, soh pra testar... Soh me falta ampli...

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz uma dutada para meus P3's, fico forte, mas não gostei de escutar... Quase sempre tive caixa selada, ja estava decidido mudar essa minha, agora depois que li esse tópico, só confirmou minhas conclusões. :legal:

Selada neles... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Dá sim. Como já foi dito no tópico, esse é um sub (JL W0) queridinho da galera.

Voltando a discussão, realmente, é um assunto muito interessante.

Hoje eu uso uma caixa dutada com 4 JL Audio 10 W0-8 numa isobarica push pull de 75 litros, a resposta dela é impressionante, estando o corte em 50 hertz.

Porém, eu estou testando outras opções, adiquiri a pouco, um sub hertz ds de 12" de 150 rms, e está montado numa selada pequena, pois eu NUNCA usei uma selada na minha vida, nunca me agradou... mas deve ser pelo motivo de sempre estar fazendo selada de modo errado...

Lendo esse tópico, me fez criar coragem de conseguir uma selada maior, para fazer o teste, já que na pequena não me agradou... É lógico que não espero descer tanto como a isobárica está descendo, más, se eu conseguir uma quantidade satisfatória, somando a velocidade que ganharei, certamente, vou repensar o meu set de grave.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é Edgar, minha idéia quando coloquei o 10w0 na selada que uso foi usar em condições como as sugeridas no tópico.

A minha tem 30L, atualmente estou muito satisfeito, a cada dia mais. Quanto mais acertos melhor neh, está descendo bem e com um

spl bom para ouvir música.

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...