Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Seladas Vs Dutadas em sistemas Hi-Fi...

Recommended Posts

Falei um pouco a respeito no tópico do Lucas Mazer, mas resolvi esticar um pouco o assunto para discussão...

Quando se fala em caixas acústicas, a resposta natual de qualquer pessoa é: Dutada desce, selada não desce. A rigor, a afirmação está certa. Porém, quando falamos em sistemas com cortes baixos para o subwoofer (a maioria dos sistemas bem acertados em médio-graves dispensa o subwoofer ja em 40Hz ou menos, como já é bem conhecido), e onde o SPL não é fator principal, a situação se inverte drásticamente.

Vejo muitos sistemas refinados usando caixas dutadas. Mas em alguns casos particulares, percebi que o uso de seladas era infinitamente superior às dutadas. Além do grave natural (sem aquela extensão "extra" das dutadas) e da velocidade, as seladas descem mais. Sim, meus caros... com cortes baixos, um gabinete selado vai descer mais que um dutado, é claro, assumindo-se uma redução de SPL. Aliás, a perda de SPL também terá suas vantagens: O sub trabalhará com maior potência aplicada, logo, melhoras na dinâmica como um todo brotarão.

Bem, pra ilustrar o que digo, vamos usar o sub mais queridinho da galera: O JL Audio 10W0-4.

10w0nv2.jpg

Em vermelho, dutada. Amarelo, selada.

A simulação entre a dutada de 40L e a selada de 40L (a recomendada é de 21 litros, mas aos 40L o sub trabalha folgado) nos mostra que, tocando de 80Hz pra baixo, a dutada dá cerca de 6dB de ganho, e desce mais... F3 em 31Hz... Com certeza, a primeira escolha de todos.

Só que, quando você corta baixo e renega todo aquele SPL em prol da fidelidade, a coisa muda bastante de figura! O rolloff da selada é BEM mais manso que o da dutada... o que nos leva analisar ESTA área do gráfico, considerando um sub trabalhando até 40Hz.

10w0detalheab2.jpg

Apenas "ajustando" as duas para o mesmo SPL (convenhamos, todos ajustam o nível do sub para um volume confortável, independente da caixa que ele utilize), temos o seguinte gráfico:

10w0detalhe2st1.jpg

Em ambas, a F3 ficou por volta dos 30Hz, com lee vantagem para a selada. A 20Hz, o rolloff da dutada faz com que ela toque 6dB abaixo. O rolloff da selada ficou em 9dB entre 20 e 40Hz, enquanto o da dutada, 15dB!

Na prática, a 20Hz a selada consegue tocar com 4 vezes mais SPL que a dutada.

Ou seja... apesar de não parecer, tem muita gente errando feio nas caixas... poderiam ter um grave mais rápido, mais profundo e mais realístico!

Bem... fica aí como curiosidade...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já havia reparado nisso, mas auditivamente. Até por isso que estou usando meus mids selados, e o sub selado tb, e sem corte nos mids.

Tá bacana, devido ao baixo volume da caixa, e do plumante interno, o mid nao tem altos deslocamentos em baixa frequencia.

Meu set passa longe do HiFi, mas tá ficando bacana, pelo pouco pouco investimento, e bom desempenho alcancado.

arbaco

Compartilhar este post

Link para o post

Deveras interessante esse assunto Kleber! Com certeza vai render (espero) coisas boas. Já tinha me decidido por uma selada dessa vez para o meu NAR antes mesmo de ver esse tópico. Ganharei em velocidade e resposta a transientes, mesmo que, como você mesmo falou, eu perca um pouco de SPL nos graves mais altos (60Hz e acima).

Posso sugerir que você faça a simulação com as caixas recomendadas pela JL para esse sub? É que daqui a pouco vem alguém falar que não foi válido, que a selada era duas vezes maior que o recomendado, etc, etc.

Abraço, véio.

Edu Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post
Posso sugerir que você faça a simulação com as caixas recomendadas pela JL para esse sub? É que daqui a pouco vem alguém falar que não foi válido, que a selada era duas vezes maior que o recomendado, etc, etc.

Neste caso, o ideal é trabalhar com caixas um pouco maiores... Qtc mais baixo (0,5, neste caso), desce um pouco mais...

No caso deste artigo, o ganho só ocorrerá cortando o sub baixo mesmo. Cortando alto, a coisa vai mudar pro lado da dutada.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho aqui em casa uma selada com 102 litros brutos, aproximadamente 50 litros cada camara, quando eu montar meu set, não custa nada usar ela para testes... quem sabe...

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, otimo Tópico :o.. Parabéns

Estou com 2x8W0 e ate então estava certo de que ia usa-los em dutada pra não ficar com pouco SPL no sistema...

Mais depois de ler esse tópico vou dar uma bela repensada no que vou fazer,

confesso que ainda estou em duvida...

mais pelo q foi apresentado terei mais SPL em selada visto q vou corta-los em +- 40-50Hz , certo ?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Se aplicássemos aqui o ganho da cabine então?

A selada teria uma vantagem maior ainda, dependendo do carro até resposta plana até 20Hz...

Compartilhar este post

Link para o post
Se aplicássemos aqui o ganho da cabine então?

A selada teria uma vantagem maior ainda, dependendo do carro até resposta plana até 20Hz...

Como fazer pra aplicar esse ganho?!

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns!!

excelente tópico para discussão!! O fórum precisa muito disso!!

faz sentido o que diz mesmo. Na verdade olhamos diretamente onde a curva vai, e esquecemos esse detalhe do ganho em baixíssimas frequencias.

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Chefe,

E em casos de teimosia profunda, como o meu, que insisto em usar subs de 6", a tese se aplica?

Vejo que vc não mexeu na potência aplicada, mateve-a nos 125watts, e dificilmente, ao menos pelos relatos e costumes aqui na casa autosom, usa-se potência nominal suportada pra tocar um falante.

Considerando um headroom de 100%, quais os efeitos práticos mensuráveis no resultado final, sempre considerando que a explanação motivo deste artigo seja válida em todos os casos.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Ilustrando um pouco a questão da potência aplicada, caixa selada com 12 litros livres no 6w0, que seria meu caso se selasse:

Amarelo com 150rms, Vermelho com 75rms:

imagemboxyq5.jpg

imagembox2az9.jpg

Aqui preocupa:

imagembox3ar2.jpg

imagembox5lw6.jpg

Não sei mexer direito ainda, desculpa se tem algo muito errado, mas acho que a questão da potência aplicada é pertinente.

abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que serve para complementar o que o Kleber falou, e que só lembre hoje: uma caixa selada trabalha como um filtro passa alta de 2ª ordem, enquanto a bass-reflex trabalha como um filtro passa alta de 4ª ordem. As curvas de resposta que vemos no gráfico nada mais são que as ordens dos filtros aplicados.

Abraço.

Edu Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso procurei um sub q fosse um selado dedicado e com maxima resposta plana possivel, achei hehe. A dutada para ter uma resposta plana tem q meter litragem, ai se perde velocidade e o delay sobe assutadoramente.

Compartilhar este post

Link para o post
Como fazer pra aplicar esse ganho?!

Fácil. Monta no carro e mede...

Alguns programas calculam, mas cada carro dá um ganho diferente

Compartilhar este post

Link para o post

Sem contar que poderiamos pensar em um 12" em selada que desceria mais ainda e ainda mais rápido que o 10" em dutada.

Infelizmente no final das contas só testando mesmo e cada sub é uma história. O nar 10" em selada ficou ruim aqui ... já em dutada parecia um sub ocmpletamente diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

É... interessante. Hj, sempre q simulo uma caixa, procuro ver tanto selada quanto dutada (ambas c/maior volume do q o manual sugere). Simulo no BassBox e no WinISD.

Quando fiz a do meu W0, usei o WinISD e arrisquei na dutada. Hj, ao ver esse tópico, pensei até se eu teria feito algo errado naquela época e fui simular novamente. Achei estranho q o resultado foi diferente do mostrado aqui. Tentei ñ mudar muita coisa p/ñ influenciar muito. Apenas simulei uma selada de 40L e a dutada, tb c/40L usando a sintonia q o programa já havia sugerido antes. P/as 2, potência aplicada de 180W, pois é a q uso no meu sub.

Agora fiquei pensando, será q errei alguma coisa aqui ou os programas é q estão dando resultados tão diferentes? Tudo bem q há diferenças entre o WinISD e o BassBox, mas nunca foram tão grandes assim. Pior é q fui ver no BassBox e consegui exatamente o mostrado pelo Kleber.

Dá uma olhada ai Kleber. Vê se errei alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

uma outra coisa que pesa tambem na escolha do tipo de caixa e os parametros thielle small do falante vendo pelo lado do seu EPB tem falantes que são especificos para determinados tipos de caixas ai e uma questão mais de bom senso.

EX: falante do modelo X com EPB na casa dos 40 ai num tem jeito né e selada ou band de 4 orden; faser uma dutada vixii e so descontrole de cone .

e tambem o inverso se aplica do mesmo jeito.

tipo falante do modelo Y com EBP lá nas casa do 80 ou 90 e querer que ele se desça macio e profundo numa selada e esquecer um pouco do objetivo do projeto do falante né

o primeiro ponto a ser analizado num falante e para que tipo de caixa ele foi projetado .

tens alguns modelos que olhando seu EPB, mata logo muita duvida na escolha da caixa e logo pode descartalo para uma determinada função

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, então onde entra o linkwitz transformer na história? Porque meramente lendo assim, ele meio que se torna inutil.

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, então onde entra o linkwitz transformer na história? Porque meramente lendo assim, ele meio que se torna inutil.

O linkwitz vai transformar essa curva de 6dB numa curva plana, se a caixa (e o sub) permitirem uma correção de potência de 6dB em 20Hz, ou seja, 500W aplicados na bundinha do sub... Por isto as caixas recomendadas pra quem trabalha com o circuito do Linkwitz.

Pra quem trabalha com uma faixa de resposta mais ampla, sem dúvida o circuito do Linkwitz é a úncia opção.

Compartilhar este post

Link para o post
uma outra coisa que pesa tambem na escolha do tipo de caixa e os parametros thielle small do falante vendo pelo lado do seu EPB tem falantes que são especificos para determinados tipos de caixas ai e uma questão mais de bom senso.

EX: falante do modelo X com EPB na casa dos 40 ai num tem jeito né e selada ou band de 4 orden; faser uma dutada vixii e so descontrole de cone .

e tambem o inverso se aplica do mesmo jeito.

tipo falante do modelo Y com EBP lá nas casa do 80 ou 90 e querer que ele se desça macio e profundo numa selada e esquecer um pouco do objetivo do projeto do falante né

o primeiro ponto a ser analizado num falante e para que tipo de caixa ele foi projetado .

tens alguns modelos que olhando seu EPB, mata logo muita duvida na escolha da caixa e logo pode descartalo para uma determinada função

Sub com EPB alto toca bem em dutadas ou seladas...

Sub com EPB baixo só toca bem em selada, e olhe lá. Nestes se encaixam 99% dos subs "juntei as peças e tocou", ou seja, praticamente todos os subs fabricados no Brasil.

Compartilhar este post

Link para o post

Adoro seladas....

Tá aí a minha com um Nitro BD, 600W aplicados e um extensão e detalhamento que acho que surpreenderiam alguns...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Sub com EPB alto toca bem em dutadas ou seladas...

Sub com EPB baixo só toca bem em selada, e olhe lá. Nestes se encaixam 99% dos subs "juntei as peças e tocou", ou seja, praticamente todos os subs fabricados no Brasil.

Opa, então os roxinhos são gringos ?

Muito bom o tópico Kleber. Deu uma bela clareada na minha cachola.

De qualquer forma, eu sempre gostei de caixa selada. Quem me conhece pessoalmente sabe que eu sempre estou de selada. Dificilmente me bateu o santo com caixa dutada. Foi sempre de "oreia" mesmo.

E quem me conhece, sabe que a maior crítica que sempre faço do forum, é sobre sesse assunto... o cara mal abriu o tópico, mal escreveu algo, e nego já entra enfiando caixa d´agua dutada goela abaixo.

Compartilhar este post

Link para o post
Opa, então os roxinhos são gringos ?

Aqui no Brasil, falando na parte séria do desenvolvimento, é Bravox, Selenium, e ainda colocaria na lista, a Protech. Fora isto, nego vai juntando peças mesmo.

Apesar de você poder simplesmente escolher meia-dúzia de peças simplesmente apontando, colar tudo e botar pra tocar, um sub bem desenvolvido é um projeto muito complexo.

Quanto maior a força magnética, mais dependente da caixa ele vai ficando, e mais dependente da x-max também. Por causa disto, os fabricantes vão enfiando centragens duras, mais de uma até. É como ter um carro com motor forte, mas que só anda com o freio de mão puxado.

Desde que eu comecei a estudar mais a fundo os subwoofers, mais fico abismado com os fabricantes de fundo de quintal, e até fabricantes grandes... Sério, tem umas coisas por aí que fazem vergonha...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...