Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

peagaah

Caixa para JL 10w6 + Caixa p/ 2 UXPS

Recommended Posts

Vai botar manta nas portas? Se trocar aquele saco plástico pelo menos por uma folha de papelão bem colada (cole o papelão por trás do plástico, claro... senão a chuva...) já dá pra tirar 60Hz numa boa.

Até hoje só ouvi esse kit selenium em carros de SPL, então nego cortava lá em cima... não sei como é de médio-grave.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vai botar manta nas portas? Se trocar aquele saco plástico pelo menos por uma folha de papelão bem colada (cole o papelão por trás do plástico, claro... senão a chuva...) já dá pra tirar 60Hz numa boa.

Até hoje só ouvi esse kit selenium em carros de SPL, então nego cortava lá em cima... não sei como é de médio-grave.

Ele toca igual a um 60D, só que tu sente muito mais o som. Não sei se colocando um 60D na porta do corsa ficaria melhor, mas comparando o 60D na minha porta ou o 60D no pézinho de um celta amigo meu, eu prefiro o selenium na porta do corsa.

Isso eu ainda to falando do selenium tocando sem amplificação, ele está direto no player, no caso dos outros 60D estavam num RF400.4.

:legal:

edit: manta no carro será uma segunda etapa.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal.

Estarei fazendo a caixa um pouco maior que a do manual, na mesma sintonia.

Agradeço a todos que ajudaram.

Mas, também queria dizer que eu esperava mais ajuda. Digo isto por duas razões, uma porque todo mundo recomenda JL, que é sub bom, etc. Mas parece que ninguém nunca usou, ou não quer falar ou "entregar a receita".

Antes que falem, utilizei a pesquisa sim, e não encontrei o que eu queria.

A segunda razão é que, na primeira vez que pedi ajuda, para um par de 306, muita gente me ajudou, foi até um dos tópicos mais visitados do fórum.

Mesma coisa com o TypeX, até desenho 3D da caixa fizeram pra mim na tentativa de me ajudar.

Acho que depois de todas estas mudanças o fórum perdeu seu foco, muitas intrigas, panelinhas e gente de má fé.

Eu ficava sempre muito empolgado com as respostas do pessoal, me deixavam contentes em ver que existiam pessoas interessadas em ajudar, que faziam com que eu tivesse vontade de fazer mais e mais por mim, e pelos outros.

Nestes 3 anos de fórum, acho que este foi um dos anos mais chatos, apenas do tópico da comilança lá no off deu uma animada, o resto era só intrigas e nada muito a sério.

Poucos tópicos tiveram sucesso, com pessoas acompanhando e ajudando.

Muitos tópicos editados, muita puxada de orelha desnecessária.

Talvez é hora de repensar o fórum, será que evoluiu? Ou piorou? Será que o pessoal se uniu? Ou afastou? Tem gente que tem receio de respoder pois dependendo do que escrever vai vir alguém e moer em cima da resposta do cara, sem respeitar opniões ou irão editar o tópico para disfarçadamente não causar "confusão" ou se aproveitar do ser 'moderador'.

Fica ai meu desabafo, como forista, como amigo e colega de muitos.

Compartilhar este post

Link para o post

PH, como eu disse naquele tópico do "clube autosom", no Geral, o fórum tá numa época que nego mais suga que ajuda...

Tem muita gente boa ainda, mas muitos deram uma cansada... eu mesmo vou te confessar... tem vezes que eu mesmo dou uma cansada, passo uns dias sem entrar no fórum... ou, no máximo, dou uma olhada no coffee.

Basicamente, muita gente pedindo as mesmas ajudas de sempre, poucos ajudando, alguns atrapalhando... mas nada desenvolve.

Sei lá... capaz que um dia esse torpor passa... Abri aquele tópico da dutada x selada pra dar uma animada no hi-fi, e o bagulho não desenvolveu...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. vai na fé..... se vc busca qualidade mesmo no JL, não precisa ser exatamente o que está no manual. Qualquer loja BOA vai saber fazer uma caixa conforme o som que vc quer... digo isso pq tb não obtive sucesso aqui no fórum. como vc, quando precisei fazer caixa pros meus JL (antes 12w1 e agora 10w6).... nos W1 fui direto na rallysom, falei pro japones o tipo de som que eu queria escutar e ele me fez a caixa...... superou TOTALMENTE minhas expectativas, na época pros W1, pq ele fez selada de 40lts cada compartimento (2) e ficou sensacional o som deles (isso que eu nunca foi fã de caixa selada, sempre usando dutada).......

quando troquei-os pelos w6, a mesma coisa..... muita gente falou (faz como no manual)... fui contra as opiniões, fui na loja (desta vez não rallysom) e falei como eu queria o som: forte e macio.... resultado.... me fez um caixa dutada de +- 45 lts , com design bem bacana..... to totalmente contente novamente com o grave que eles proporcionam...

se o negócio " não anda, aqui" quando vc precisa, arrisque nos seus prórpios conceitos e as vezes prove que, o que é "errado" pra muitos, nem sempre eles estão certos :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Tah um saco mesmo essa secao... Daqui a pouco fica igual o Hi-Fi, que a galera jah abre o topico pedindo desculpas (pode ir lah ver que tem um monte assim)...

Compartilhar este post

Link para o post

Só que não dá pra generalizar muito.

Tem muita gente aqui que tenta ajudar todo mundo, na medida do possível, dentro do que conhece. Vejo isso todos os dias, e é muito bom. Tópicos tem rotatividade, bastante gente mexendo e trocando idéia. Perfeito!

Só que tem sugestões que nem todos podem dar, e os que podem nesse caso do w6, ou passeiam pouco por essas bandas, alguns até por certo preconceito do sq (SIM, EXISTE), por seus dvd's e prs's da vida no lugar de drz's e pré's valvulados, amplificadores "meia boca" no lugar dos mc4000m..., ou realmente - e aí até fica, digamos, menos pior - não querem dar a receita do bolo pq será segredo industrial.

Mas fico muito triste pessoalmente, até por não poder te ajudar, pq quando eu precisei aprender e trocar alguns conceitos, vc foi um cara que sempre deu uma força.

Grande Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Entrigas a parte, já que está tão carente (hehehe brincadeira) simulei algumas opções de caixas no WinISD. A linha verde é a resposta da dutada ideal dada pelo programa, que seria de 87litros, só pra comparar, a vermelha é uma dutada com 48litros(medida que vc disse como máxima) sintonizada em 21,6Hz e a amarela é a selada ideal no programa, com 38,8 litros.

as dutadas ficam com delay perto de 10ms abaixo de 35hz, entao acho que embola um pouco nos subgraves absais, já a seladinha, além de ocupar menos espaço, toca com mais qualidade por ter menos delay.

Essas são minhas opiniões teóricas, baseadas no que o programa me mostrou. O melhor mesmo seria vc ouvir o sub tocando em ambos os casos. :legal:

Edit: Faltou a imagem, simulei a de 28l dutada, ela não desce muito e tem muito delay, e se sintonizada em 30hz aparece um pico nos 50hz, não parece ser uma boa opção.

post-13928-1224785941_thumb.png

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é suarez, por isso eu vim pedir ajuda por aqui.

Fazer uma caixinha boa pra esse sub não é uma das tarefas mais fáceis. Valeu pela sua força, está anotado e pretendo me decidir logo quanto a caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente está difícil melhorar os conceitos do fórum. Se você não é um cara conhecido e cultuado no fórum, as pessoas mal entram no seu tópico. Quanto aos W6 creio que a dificuldade seja justamente o usar o equipamento. Eu particularmente, estou fazendo uma isobárica para 2 JL 12W0-8 e pedi ajuda ao Ernany (manda uma MP pra ele) e digo que o cara entende muito e sempre que pode ajuda o pessoal. Fiz a caixa gostei do resultado mas ainda não consegui acertar tudo porque a borda do JL descolou. Vou ver se acerto esse fim de semana. Existem pessoas que usam esse sub aqui, mas levam para instaladoras e não se interam da parte técnica da coisa, eis a dificuldade em dar opiniões. Espero que descole um projeto legal e que renda de acordo com as suas expectativas.

Boa sorte no projeto e aguardo suas impressões.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post
Realmente está difícil melhorar os conceitos do fórum. Se você não é um cara conhecido e cultuado no fórum, as pessoas mal entram no seu tópico. Quanto aos W6 creio que a dificuldade seja justamente o usar o equipamento. Eu particularmente, estou fazendo uma isobárica para 2 JL 12W0-8 e pedi ajuda ao Ernany (manda uma MP pra ele) e digo que o cara entende muito e sempre que pode ajuda o pessoal. Fiz a caixa gostei do resultado mas ainda não consegui acertar tudo porque a borda do JL descolou. Vou ver se acerto esse fim de semana. Existem pessoas que usam esse sub aqui, mas levam para instaladoras e não se interam da parte técnica da coisa, eis a dificuldade em dar opiniões. Espero que descole um projeto legal e que renda de acordo com as suas expectativas.

Boa sorte no projeto e aguardo suas impressões.

Um abraço,

Sérgio.

Pois é, eu já tenho tudo, só falta instalar :rolleyes:

Mas eu não quero me incomodar mais com som, ou seja, quero instalar e curtir. Projetar e planejar bem antes de instalar pra não ficar semanas acompanhando o projeto a ser montado como foram nos meus ultimos 3 setups xD

Valeu pela força!

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa decidida.

Dudata.

Vb=36,25L

V(total) = 40,23L

Fb= 24,92Hz

F3=28,76Hz

Espero que fique boa. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ficar show PH!

Vai fazer lá na SELO?

Depois quero ver.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
A caixa será meu primeiro DIY. Quero só ver oq vai sair kkkk

Pra quem tem curiosidade, segue abaixo o link do que o BassBox gerou de gráficos.

Gráficos e mais Detalhes

Valeu! :legal:

Se precisar de ajuda pra alguma coisa, é só mandar uma mp. Tenho várias ferramentas que talvez seriam útil para você.

Compartilhar este post

Link para o post
Caixa decidida.

Dudata.

Vb=36,25L

V(total) = 40,23L

Fb= 24,92Hz

F3=28,76Hz

Espero que fique boa. :legal:

Quando fizer a caixa, peça pra não colar o duto... experimente sintonizar por volta dos 32Hz... vai te dar um pouco menos de delay e um pouco mais em velocidade... vale o teste!

Compartilhar este post

Link para o post
Se precisar de ajuda pra alguma coisa, é só mandar uma mp. Tenho várias ferramentas que talvez seriam útil para você.

Opa!

O MDF eu consegui, os cortes na Madeira também.

Parafusar é tranquilo.

O que pega é o buraco do sub e do duto.

Eu queria também fazer algo assim:

imagem004uw1.jpg

imagem077zl4.jpg

Créditos das fotos ao Zecca.

Isso ai é o que eu mais vou me foder, pois não faço a mínima idéia de como fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Quando fizer a caixa, peça pra não colar o duto... experimente sintonizar por volta dos 32Hz... vai te dar um pouco menos de delay e um pouco mais em velocidade... vale o teste!

Valeu pela dica! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso ae PH...mao na massa!!!!

nao esquece das fotos!!! hehehe

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Isso ae PH...mao na massa!!!!

nao esquece das fotos!!! hehehe

abraços!

Fotos a partir de sábado. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Po show de bola! Onde vão montar?

Querem alguma ajuda?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Po show de bola! Onde vão montar?

Querem alguma ajuda?

Abs

A principio será na casa do bruder, a chapa está no vizinho dele que possui marcenaria e que vai cortar tudo certinho para nós já.

Ajuda é sempre bem vinda. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
A principio será na casa do bruder, a chapa está no vizinho dele que possui marcenaria e que vai cortar tudo certinho para nós já.

Ajuda é sempre bem vinda. :legal:

Ph...se eu nao for pra praia...quero acompanhar a produçao!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

hahaha show,

na verdade serão 2 caixas, pois eu tbm estou fazendo a minha.

Como o peagah falou, um dos problemas é a indecisão dele mesmo com relação a acabamento da caixa hahaha.

Os cortes grandes estão sendo feitos por um vizinho meu que é marceneiro. Os buracos dos subs e dutos serão feitos na hr, ai estou tentando providenciar uma "tico-tico" para isso.

Só vai ficar faltando montar a caixa msm.

Quero ver se amanha passo la ver se ja tem algo cortado. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...