Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

bruder

MDF X Aglomerado

Recommended Posts

Postado em

Bom dia pessoal!

Então, após o expediente resolvi passar em uma casa que havia uma placa dizendo "CAIXAS PARA SOM".

Não custava nada olhar o serviço do cara.

Quandooo tenho uma surpresa.

O cara manjava bastante e fazia caixas para PA.

Ai falei do meu som e o rendimento que não estava me agradando, quando ele olhou para a caixa e falou.

"Pode fazer essa mesma caixa, só que faça com MDF, para carro tem que ser caixa de MDF!"

E ae, isso é real, o MDF vai me proporcionar algum ganho? Alguma outra madeira é recomendada?

Infelizmente minha caixa atual é de aglomerado, o que não ta me deixando nem um pouco feliz.

Grato!

Postado em

Rapaz,

Esse "extaladô" ou "fazedô de caixa di som" falou um pouco de besteira... Por lógica o MDF é melhor do que o "aglomerado"... mas tb num é assim tb não...

99,99% das caixas de PA são feitas em compensado naval de 18mm, pois as mesmas ficam expostas a água e sol... intão o MDF num aguentaria esse trabalho não...

Essa tua caixa é em aglomerado de qnts mm ???

Postado em

bom minha opinião de leigo em som...

mas acredito que caixa com aglomerado não fique legal, visto que o aglomerado não tem muita consistência....

tanto que se fosse igual, ninguem pagaria mais de 100 reais numa chapa de mdf se uma de aglomerado custa metade do valor....

mdf ou conpensado naval é mais firme e dependendo do tamanho da caixa se não colocar reforço interno o mdf da vibração, imagine o aglomerado....

mas claro o principal acho que vai ser a espessura da madeira....

mas como disse sou leigo em som, se eu estiver errado, desconsidere minha opinião....

falows ai....

Postado em

O tipo de material utilizado na caixa influencia bastante no resultado.

O aglomerado não é recomendado para caixas. Apenas para baixar custos, que também baixa rendimento.

Pense: " Tudo que passa água passa som ".

Pegue um pedaço de aglomerado e molhe para ver o resultado.

Abraço.

Rafael - Hertz Autosom

Postado em
Pegue um pedaço de aglomerado e molhe para ver o resultado.

... e faça o mesmo com o MDF hehe

Aglomerado de boa qualidade pode ser colocado pra praticamente qualquer uso. A densidade do MDF é maior, mas aglomerado não é lixo não ... o carinha deve ter falado sobre MDF por ser mais fácil de cortar ...

Postado em

Nao tem confusao nenhuma.

O meu som é de aglomerado.

O cara que recomendou fazer a mesma caixa com MDF, utiliza compensado para fazer as caixas de PA.

Bom, antes de fazer uma caixa nova, vou procurar uma com tamanho semelhante a minha mas feita de outro material para testar.

Vlw pessoal!

Postado em

Material influencia no resultado? claro que sim, mas isso até certo ponto.

Provavelmente vc conseguirá um resultado muito melhor conferindo as medidas da caixa (a litragem) e a sintonia do duto, do que simplesmente refazendo a caixa, do mesmo tamanho com o mesmo duto, apenas com outro material.

[]'s

Rodrigo

Postado em
Material influencia no resultado? claro que sim, mas isso até certo ponto.

Provavelmente vc conseguirá um resultado muito melhor conferindo as medidas da caixa (a litragem) e a sintonia do duto, do que simplesmente refazendo a caixa, do mesmo tamanho com o mesmo duto, apenas com outro material.

[]'s

Rodrigo

Era isso que eu ia dizer... Talvez o problema seja litragem e/ou duto...

Num tem como uma caixa em aglomerado de 21mm está ruim nao... pode ser aglomerado mais é 21mm

Postado em

Gente, aglomerado é diferente de compensado! Aglomerado é material de móvel vagabundo, não guenta nem ver parafuso.

Quanto ao MDF, a vantagem dele é ser mais denso, logo, vibra menos. Uma caixa de compensado, se bem construída, não deve nada a uma de MDF.

Postado em

Aglomerado realmente é inferior tanto a MDF quanto a compensado, mas 21mm não é nada desprezível. Como disseram, acredito que outras medidas e dutos tragam mais resultado.

Postado em

Boa noite!

Então pessoal,

falaram que o aglomerado mal segura um parafuso, e isso é verdade, qnd estava parafusando a minha caixa com uma parafusadeira eletrica, os parafusos quase atravessavam a madeira, era bizarro, nessa hora eu já imaginei que o material não era dos melhores.

Com relação a tamanho da caixa e dutos, o user Bramer testou cmg, eu tenho a caixa com 42 litros e eu usava dutos de 50 cm de comprimento e 4 polegadas. Era puro subgrave.

Reduzimos o duto para 20cm e melhorou um pouco.

Pretendo fazer a nova caixa com 110 litros totais e uma unica camara.

Com um bom mdf de uns 20mm.

Espero ter algum ganho. Pelo menos tentei hahahaha

Abs.

Postado em

Tenhu q fazer uma caixa d 50 litros pro meu sub....

qntu será q sai uma caixa d 50 litros d mdf d 15 ??

aqui em sp...capital....

teria outro material...resistente como o mdf...q seje mais barato hehe

flw abraços

Postado em

Retirei da net :

MDF - Medium Density Fiberboard

O MDF (Medium Density Fiberboard) é uma chapa fabricada a partir da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e ação conjunta de temperatura e pressão... bla bla bla bla bla... affffff... O MDF possui consistência e algumas características mecânicas que se aproximam às da madeira maciça. A maioria de seus parâmetros físicos de resistência são superiores aos da madeira aglomerada, caracterizando-se, também, por possuir boa estabilidade dimensional e grande capacidade de usinagem. ... bla bla bla... Tibet...

AGLOMERADO

O aglomerado é uma chapa de madeira, com miolo composto de resíduos de madeira como pó e serragem, resina e cola, que após passar por processo de prensa se transforma em painel de madeira... bla bla bla... Utilizado na fabricação de móveis de baixa qualidade montados com cavilhas e cola. Não é recomendado o uso de pregos e parafusos, devido ao risco de ocorrerem rachaduras. Não empena e não propaga fogo. *Ou seja, nem fogueira se faz com essa coisa!

COMPENSADO

Difere dos aglomerados em vários aspectos, a começar pelo processo de industrialização. Um desses processos é sua composição que divide-se em compensados laminados e sarrafeados.... bla bla bla...Suporta pregos e parafusos e possui densidade semelhante à da madeira.

Ou seja, aglomerado não rola. Caixa com mdf ou compensado, "se" bem feita, vai saber se rola diferença.

Postado em

lembrando tbm q agora tem o MDP q e melhor q aglomerado e inferior ao MDF, essa pergunta e bastante discutida e ate hoje nunca vi uma conclusão, ate pq se fosse por rigidez era melhor fazer de OSB pq ele e 5X mais resistente q MDF, axo q utilizam muito MDF pelo fato da facilidade de trabalho e acabamento, coisa q agloferado e compensado nao faz muito bem.

Postado em

Bom dia!

Pessoal, agradeço as respostas que foram dadas.

Vou fazer uma caixa nova ai revivo esse topico futuramente postando uma comparação entre os materias e pedirei para que alguns dos users do forum que escutaram meu som na atual caixa tambem deixem a sua opnião!

Muito obrigado! :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...