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BLauPunKT

[Peugeot Mid-Fi]

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Lucas, parafusos despachados! Desculpa a demora!

Valeu Paulo. Devem chegar hoje à tarde.

 

Bom, o que aconteceu até agora foi pegar uma chapa de Compensado Naval de 20 mm e recortar nas dimensões de cada uma das partes do banco traseiro, que é bipartido, e aparafusar os amplificadores. Do lado esquerdo ficou o Xtant na horizontal, e do lado direito ficou o Wharf SPX666b na vertical.

 

Não estou de forma alguma satisfeito com o cabeamento de força do meu carro, que é tal Pirelli ultra-rígido. Por causa especificamente dele ainda não dei prosseguimento à instalação. Como seria o caos mundial retirá-lo do carro, vou ter que deixá-lo lá e usar distribuidores de força (que estou sem, perdi em algum canto!) para dividi-lo para 3 cabos (2 para o Wharf e 1 para o Xtant). Terei que usar distribuidor de força pro negativo, também, novamente. Vou dar um alô pro Wagner da Somcuritiba...!

 

Vou ficar aproximadamente 10 ~ 15 dias sem novidades, pois deu-se a largada para as provas da faculdade e a situação vai complicar. Logo mais terei novidades... hand26

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Depois de bastante tempo sem novidades em virtude de provas na faculdade e um quê de preguiça, ontem...

 

dsc00865re1.th.jpgthpix.gif dsc00866dg0.th.jpgthpix.gif dsc00867gd9.th.jpgthpix.gif

 

...refiz o aterramento lá no carro. Lixei muito bem lixado, desencapei o 50 mm², apertei pra centralizar na arruela com um alicate e mandei pressão com chave de boca. Negócio ficou bom. A preguiça é passar o cabo de áudio, RCA e remote... ...tanto é que tô pensando em passar solto pelo carro, tosqueira mesmo... até pra poder testar rca diferente facilmente!

 

Além disso,

 

dsc00868jl8.th.jpgthpix.gif

 

...instalei o recém-adquirido bloco distribuidor Tsunami positivo/negativo. Excelente produto! Coloquei apenas o negativo no momento, porque os fusíveis que vieram no bloco são para correntes muito altas (80A/100A quando necessito de cada um de 50A). Fotos dele no carro, logo mais!

 

Estou procurando fuses mini anl de 50A. Como no ato... quem tiver, manda MP!

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Por motivos de foro íntimo crazy.gif, utilizarei algum subwoofer Bravox para compor o sistema, e tudo indica que serão dois Premium IIe 10-D4, cada um com as bobinas em paralelo, resultando em 2 ohms cada (para serem alimentados direitinho pelo SPX666b). A casinha de cada um deles deverá ser câmara SELADA de 45 litros líquidos (47 litros brutos).

 

Alguém já teve oportunidade de ouvi-los dessa forma ou devo continuar meu 'monólogo' (pense num tópico-blog...)? Acho que amanhã mesmo eu vou dar o aval pro marceneiro começar a fazer a caixa, devendo ficar pronta no fim-de-semana e, se eu tiver coragem, já instalo...

 

EDIT: Por indicação do Diogo Ianaconi, consegui comprar lá fora um porta-fuse ANL Tsunami pra proteger a fiação saindo da bateria (pois é, estou há 1 ano e meio sem fusível na bateria... e a culpa é desse cabo Pirelli 50mm² ultra-rígido!), fuses ANL e Mini-ANL. Devem chegar em sei-lá-quantos-dias. Até lá, vai continuar sem fuse.

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Putz, o PII é ruim com força. Passou os NAR pra frente?

Passei, sim, os NAR pra frente, faz um tempo, Kleber :(...

 

Bom, acabei não pegando o tal Premium e peguei um UXP desses do modelo novo, 10-D4. 400Wrms.

 

Vou agora fuçar forum afora uma caixa boa pra eles, ao mesmo tempo que simulo as selada/dutada do manual.

 

Alguém topa falar algo a respeito desse subwoofer? Se chega a ser musical, se 'desce', se responde bem em seladas etc? pasmafaute

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As informações que obtive desse UXP "Power" é que se trataria de uma remodelagem de nível estético, apenas com um reforço na bobina para agüentar potências maiores. Não sei se a informação procede, até porque reforço na bobina mexe com alguns parâmetros eletro-mecânicos e a coisa toda muda...

 

...vou na selada do manual? Na dutada do manual? Esqueço o manual?

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Simulações no Bassbox 6 PRO da caixa dutada recomendada pelo manual, a qual construirei já amanhã:

 

* Em amarelo: caixa dutada recomendada pelo manual. 25,7 litros com duto 3" x 23 cm.

* Em vermelho: caixa selada recomendada pelo manual. 21,7 litros.

 

 

Amplitude normal de resposta: uxp01ok9.th.jpgthpix.gif

 

Excursão do cone: uxp02pi2.th.jpgthpix.gif

 

Velocidade do ar: uxp03wc4.th.jpgthpix.gif

 

Group Delay: uxp04nm3.th.jpgthpix.gif

 

 

O manual diz pra fazer isso aí...! Vou na dutada, com delay de aproximadamente 13 ms em 30 Hz, com velocidade do ar na casa dos 32 m/s em 32 Hz, a amplitude normal de resposta casa os -3 dB em 40 Hz (com 0dB em 46 Hz).

 

A simulação da selada fica -3 dB em 56 Hz com 0dB em 84 Hz. Pelo que deu pra perceber, essa selada deixa o "sub"woofer mais pra woofer do que pra sub. A resposta fica muito alta. Pelo menos a nível de simulação!... Pretendia MUITO ir numa caixa SELADA para ter uma resposta melhor dos transientes, mas essa simulação me deixou de cabelo em pé, transformando o sub em woofer! :o

 

Medidas da caixa para o Peugeot 206, de forma que ela entra e sai sem precisar rebater bancos, e tem altura adequada para poder fechar o porta-malas com a moldura presa sem problemas:

 

Altura: 43 cm

Largura: 88 cm

Base maior: 26 cm

Base menor: 15 cm

Espessura do MDF: 2 cm

Volume de cada câmara: 25,74 litros.

 

Abraços!

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Passei, sim, os NAR pra frente, faz um tempo, Kleber :(...

 

Bom, acabei não pegando o tal Premium e peguei um UXP desses do modelo novo, 10-D4. 400Wrms.

 

Vou agora fuçar forum afora uma caixa boa pra eles, ao mesmo tempo que simulo as selada/dutada do manual.

 

Alguém topa falar algo a respeito desse subwoofer? Se chega a ser musical, se 'desce', se responde bem em seladas etc? pasmafaute

 

Já montei uma vez na caixa recomendada pelo manual, sintonizada em 30Hz, no carro de um amigo. Não desce taaanto, mas é bem espertinho, e não tem aquele grave enjoado do E2k, que é um pico absurdo e nada mais.

 

Sendo bem honesto, eu gosto mais do Bomber Upgrade que do UXP, mas é inegável que é um sub bom, considerando sua vocação pro SPL. Com boa potência aplicada e corte baixo, dá pra fazer alguns milagres.

 

Bem, partindo da premissa do corte baixo (lá pelos 40Hz... teus pezinhos levam numa boa), eu faria a selada por conta do menor rolloff na resposta. Apesar da dutada ter aquele pico, que aparentemente a faz descer mais, a razão de decaimento no SPL com o decréscimo da frequência é bem mais suave na selada.

 

Eu faria uma selada um pouco maior, uns 40L. Mete o sub lá, e se achar que precisa de redução, é bem simples. Aí é cortar baixo e acertar o sistema.

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Sábado das 14 às 18 foi o tempo que levamos para construir a caixa e passar fiação... estamos ficando rápido! :rolleyes:

 

Foi necessário uma pequena parte da chapa de MDF para fazer essa caixa dutada do manual. Exatos 25.7 litros em cada câmara! Sobrou madeira suficiente pra fazer mais duas ou três caixas pequenas dessas daí (50l total), e deixei lá pra ser construída a selada do manual (21.7 litros cada câmara) e a selada do Kleber (40L cada câmara). Vai ter madeira suficiente pra isso. :legal:

Utilizei os terminais na caixa, pra facilitar um tira-e-põe quando for testar as outras caixas. Como eu sabia que ia ter que ficar bastante parte do duto (cano puro) pra fora, comprei um spray preto pra pintá-lo. Tava sem saco de esperar cobrir a caixa de carpete, então a madeira acabou tomando spray também. Ficou engraçado! :P Feioso, mas uma comédia! Não vai demorar muito tempo assim, logo mais eu mando cobrir.

Cabos RCA xing-ling enquanto não decido o que usar no lugar deles. Fiação de speakers Tiaflex Loudspeaker 2 x 2.5 mm². Fiação de subwoofer não está na foto, é um Tiaflex 2 x 4 mm². O cabinho branco é o remote (2.5 mm²)

 

Como anoiteceu, vou deixar pra botar pra tocar amanhã. Até porque tenho que distribuir o positivo da bateria pelo Tsunami, o que ainda não fiz. Tenho fé que esse som ainda toca...! Por enquanto, um sub apenas instalado. Logo mais instalo o outro.

 

dsc01020fb9.th.jpg dsc01023zi9.th.jpg dsc01024cl0.th.jpg

 

dsc01026kx4.th.jpgthpix.gif dsc01027vr0.th.jpgthpix.gif

 

Continua...

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...

 

Talvez amanhã, se der tempo, eu coloque pra tocar. :)

 

 

Pelas fotos parece que os cabos do wharf vão querer pegar no tampo, quando abrindo, e pelos relatos vc usa/vai usar bastante a mala...

O pug é legal pela "ausência" das caixas de roda na mala, e pela posição do estepe. Cogitou usar as laterais uma pra cada sub?

 

Abraço,

 

Alexandre.

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Pelas fotos parece que os cabos do wharf vão querer pegar no tampo, quando abrindo, e pelos relatos vc usa/vai usar bastante a mala...

O pug é legal pela "ausência" das caixas de roda na mala, e pela posição do estepe. Cogitou usar as laterais uma pra cada sub?

 

Abraço,

 

Alexandre.

Opa! Parecem, sim, mas não pegam não :). Os bornes ficam abaixo da caixa, inclusive. A foto engana. Cogitei usar as laterais, sim, mas teria que mexer com resina e fibra mais uma santa vez, e descartei a possibilidade no ato. Fiz questão de fazer uma caixa mais estreita, para poder tirar de frente, sem precisar rebater o banco. Não quer dizer que eu vou ficar usando mala direto, até porque a única coisa que carrego é a raqueteira e livros da faculdade. O carro está extremamente rebaixado, o que me impede de viajar... então não terá uso pra mala. Só queria fazer uma instalação fácil de mexer (tira-e-bota de caixa fácil, regulagem de amplificadores fácil etc). Por isso o Wharf está nessa posição, pois os controles giratórios ficam em cima, é só se debruçar e começar a fuçar. Saquinho é o Xtant, que qualquer coisa requer a retirada da carcaça... espero não precisar ficar mexendo nesse garoto!

 

:legal:

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Show!

 

Lembro que por conta deste "plus" da mala do pug(fato de não ter caixa de roda sobressalente) consegui fazer uma caixa selada com 70 litros livres no meu, isso que usava mdf de 30mm...hehehe.

 

xvistageralns8sb7.jpg

 

 

Acompanhando,

 

Alexandre.

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Puts Lucas,abandonou o 10w0 cara ?

É engraçado ver o projeto do Lucas e de quase todo mundo aqui no fórum,pois enquanto todo mundo tenta fazer uma mala super bonitinha e caprichada,o Lucas só quer saber de instalar e botar para tocar.....

 

Abraços.

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