Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BLauPunKT

[Peugeot Mid-Fi]

Recommended Posts

EDITADO EM: Segunda, 24 de novembro de 2008.

Para facilitar a vida do leitor...

EQUIPAMENTOS DO SISTEMA ATUALMENTE:

1. Alpine CDA-7892

2. JVC KS-AX6700

3. Rockford Fosgate P450.4

4. Kit duas vias: midbasses Bravox CSP50b (pelo fato de já possuir pezinhos/colunas) + tweeters Selenium 1tw1

5. RCA Monster Cable XLN PRO 2ch

6. RCA Techsound para os subs (observação abaixo)

7. Cabos de áudio Tiaflex Cristal 2 x 2.0 mm²

8. Cabos de áudio Tiaflex Loudspeaker 2 x 2.0 mm²

9. Mesmo cabeamento de força do outro sistema (50 mm², 21 mm² e 16 mm²).

POST INICIAL:

Turma,

Depois de fazer a SONORIZAÇÃO HI-FI EM PEUGEOT 206 FELINE - http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=62327 - com o setup sendo os Alpine IVA-C800 + DVA-5205E + PXA-H600 / JVC KS-AX6700 / Wharf SPX666b / Diamond HEX s500s (modelo antigo) / 2 N.A.R.-1 10" 125Wrms / RCA Stinger Bullet / Cabo de áudio Santo Ângelo PSW-XP12 e Pirelli Pirastic Flex 50 mm² (cabo de força principal)...

...ficar com medo de andar com tanto dinheiro aplicado num carro e este vir a ser roubado, vender, ficar um tempo sem som, ver que não dá pra ficar sem som e...

...depois fazer a SONORIZAÇÃO LO-FI/ME-FI EM PEUGEOT 206 FELINE - http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=86023 - com o setup sendo o Alpine CDA-7894 / Bravox CSP-50b / 2 N.A.R.-1 10" 125Wrms / RCA Xingling de R$ 10 cada / Cabos de áudio Pompéia 2.5 mm² / Mesmo cabeamento de força do outro sistema (50 mm², 21 mm² e 16 mm²)...

...voltar a praticar pesca submarina, ver que era complicado conciliar um carro com um sisteminha arrumadinho com as idas e vindas de praia carregando equipamento de mergulho, lancha no engate do carro, pegando buracos em estrada de barro, vender, ficar meses sem som novamente, ver mais uma vez que realmente não dá pra ficar sem som... :rolleyes:

...resolvi re-montar, mais uma vez, no mesmo carro, mais um sistema decente o-o-. Desta vez, um sistema que não será tão LOW quanto o último, porém não tão HIGH quanto o primeiro. Explico: no máximo em 01 ano trocarei de carro, e neste próximo terei um sistema realmente bom. Porém, não agüento mais ficar sem som, ouvindo apenas o barulho do salão raspando nas lombadas e olhos-de-gato, e resolvi começar logo o próximo projeto no carro atual mesmo. Com a mesma prolixia, textos longos e detalhados de sempre. E que ninguém tem paciência de ler até o fim...

Explicando o atual projeto: ele será um precursor do projeto final, que será um refinamento deste. Como os pezinhos para midbasses e colunas para tweeters já estavam prontos, resolvi não mexer com fibra (afinal, fazer pezinho pra um carro que está na agulha pra ser trocado é jogar tempo e dinheiro fora) e aproveitar o que tinha.

Vamos lá, então... ["]

EQUIPAMENTOS DO NOVO SISTEMA:

1. Alpine CDA-7892

2. Xtant 2200ix

3. Wharf SPX666b

4. Bravox CSP50b (pelo fato de já possuir pezinhos/colunas)

5. 2 x Bravox UXP Power 10" (4+4 ohms) - EDITADO EM 17/10/2008.

6. RCA Xingling de R$ 10 (observação abaixo)

7. Cabos de áudio Tiaflex Loudspeaker 2 x 2.0 mm²

8. Mesmo cabeamento de força do outro sistema (50 mm², 21 mm² e 16 mm²).

O Alpine CDA-7892 é um cabeçote que já tive duas vezes... essa é a terceira vez que eu compro o mesmo modelo de aparelho - alguém pode me internar?. Esse tá vindo do Zecca (amigo da velha guarda) e deve chegar aqui na quarta-feira, 10/09/2008.

O Xtant 2200ix eu comprei do Squizzyto (gente finíssima!) e deve chegar mais ou menos na mesma data.

O Wharf SPX666b eu comprei do Laércio Soundworks (pra variar, eu comprando coisas do Laércio!) e chega logo mais.

O Bravox CSP50b eu comprei ali no centro da cidade por R$ 170 e já está instalado nos pezinhos e colunas (vou postar fotos logo mais).

EDITADO EM 16/10/2008: Os Bravox UXP Power entraram no lugar dos subwoofers pré-aprovados para o projeto por motivos de força maior. A caixa será a recomendada no manual pela Bravox (25,7L brutos para cada câmara) em MDF 20 mm.

Vou usar o cabo Tiaflex Loudspeaker 2x2 (R$ 4.50/metro) que comprei no centro da cidade na mesma ocasião do kit duas vias pelo fato de estar facilmente à mão e achar que se encaixa nesse sisteminha - por enquanto - despretensioso (nem tanto!).

Aí vem a primeira questão que levanto: RCA! Atualmente estou com dois RCA xing-ling desses de R$ 10 que a gente acha em todo canto, até em farmácia o-o- . Minha dúvida é a seguinte: devo, já nessa fase do sistema, utilizar um cabeamento RCA mais elaborado (talvez até o stinger bullet, que é de um custo razoavelmente baixo), ou não chegaria a dar a mínima diferença em virtude do cabeamento Tiaflex e kit Bravox serem possíveis gargalos e devo deixar os xingling?

Como os equipamentos ainda estão em trânsito pra cá, e eu terei que repassar toda a fiação MAIS UMA SANTA VEZ pelo carro, comprar MDF 20 mm, refazer caixa (vamos discutir abaixo!), o que fiz foi o seguinte: instalei o kit duas vias nos pezinhos/colunas e puxei a fiação de áudio para o painel, para ligar, num primeiríssimo estágio, apenas o kit nas saídas amplificadas do CDA-7892. Com isso atinjo dois objetivos louváveis: o primeiro é começar a ouvir alguma coisa o mais urgente possível; o segundo, ter um parâmetro para sentir diferença na reprodução do áudio quando da instalação dos demais equipamentos. Assim que chegar o Alpine, na mesma hora eu emendo os fios (já tá tudo lá!) e concluo o primeiro estágio.

Vamos agora ao intuito do tópico, que não só é demonstrativo, mas também, como de praxe e necessário para atingir os fins colimados por um forum, também é QUESTIONADOR:

Prometo que assim que clicar em 'ENVIAR' eu vou lá no 'PESQUISAR' e tentar responder a esta indagação, mas facilitemos: alguém já chegou a utilizar o tal cabo de áudio Tiaflex Loudspeaker 2x2 num sistema decente ao ponto de se notar se o cabo presta ou é lixo total?

E os RCA? Troco? Por quê?

E a pergunta pra fechar: o que devo esperar desse sisteminha, nesta configuração bruta, antes da lapidação (ou seja, kit 2 vias decente, cabo de áudio refinado, subwoofer JL etc)?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse eh meu grande amigo Blaupunkt!!!!!! Ker dizer Lucas !!!

Bom sabendo o eu sei do prejeto como um todo , e tbm da troca de carro , hj eu naum pegaria nenhum rca caro , mas sim algo q seja vendavel , ate no fator caixa pros subs tbm eu num gastaria$$$$ mto tempo.......... ate pq na hora q vc trocar de carro de repente esta caixa pode te servir como uma caixa experimental , sendo assim optaria por fazer uma caixa maior ( no minimo 50 lts por sub ,e dutada ) q vc poderia ir mudando , e testando a q curtisse mais........

:legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post

cara... nem pense em usar os RCA xingling... vai ser O Gargalo.

ao menos faca o seu proprio... ou entao um Stingerzinho da vida.

lembro q no meu som, q nem era la essas coisas, testei o xingling, o stinger hyper, e um que fiz.. difere bastante! no meu caso, eu preferi os meus mesmo...

ah! qq coisa.. talvez eu ainda tenha o Stinger Hyper 4 canais jogado la por casa... tenho que checar c meu pai.. lembro q ficou faltando vender 2 coisas, o Palm e o Stinger.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeira coisa, troque o RCA com certeza, pode ir em um stinger ou monster de entrada, vai melhorar em todos os quesitos, outro ponto, qual cross vai usar? Talvez por não ficar muito tempo não compense mandar fazer, mas depois de instalado talvez vc goste do resultado.

Sobre as caixas tem os 2 fatores, a selada vai ser mais rapida, mas perde 3db, no seu caso não vai ser problema pois terão 2 e o carro de agora é um hatch, e não vai descer, mas fica mais ecletica, já na dutada vai descer mais, mas vai ter que fazer um acerto fino no carro para ficar bom......então seria bom testar antes para ver se gosta.

O gargalo de inicio vai ser o kit.....trocando o cross já da uma melhorada.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo amor do que você quiser, gaste 200 reais num bom tweeter.

Compartilhar este post

Link para o post

Diana: hmmmm... só fez reforçar minha tese de selada! =) Complicado foi o "não desce"... :P!

Charrua: Hahahah.... eu sabia que ia ter alguém da velha guarda...

Tiba!: Talvez nem compense, Tiba... esse bravoxzinho vai ficar bem pouco tempo no carro! O que você acha? A não ser que eu perceba que ele vá ficar mais tempo do que o previsto, aí de repente role um tweeter... e qual seria o tw? O AKRON do Paulo Ramos lá do HTForum?

Compartilhar este post

Link para o post

E o cabo RCA da Santo Ângelo, modelo HDS Oxigen Free? Não seria melhor do que o Bullet, por exemplo?

wagonwo2.jpg

Poderia também tentar substituir os cabos de áudio Tiaflex Loudspeaker por algo decente até R$ 10/metro. Na minha cabeça vem o PSW-XP12 Santo Ângelo. Alguém pensa em algo melhor que possa se encaixar bem no sistema?

Compartilhar este post

Link para o post
Tiba!: Talvez nem compense, Tiba... esse bravoxzinho vai ficar bem pouco tempo no carro! O que você acha? A não ser que eu perceba que ele vá ficar mais tempo do que o previsto, aí de repente role um tweeter... e qual seria o tw?

Rapaz, na madisound tem um tweeterzinho automotivo da seas que custa uns 40 dolares o par que é excelente! Vale olha-lo pra pensar em não troca-lo por um bom tempo! E é barato... ja usei, e estou pensando em usar novamente

Compartilhar este post

Link para o post
já na dutada vai descer mais, mas vai ter que fazer um acerto fino no carro para ficar bom......então seria bom testar antes para ver se gosta.

Se o Lucas permitir,será que você poderia explicar melhor essa parte do seu texto ? É que também tenho um 206,peguei o mesmo sub(será apenas um) e pretendo pegar o DLS RA40 para todo o sistema.Pensei em uma caixa de 70L dutada.

Lucas,

Já foi na FazCabos na Rua da Concórdia ? Eu comprei um cabo vídeo componente e o cabo é muito bem feito,inclusive com preços diferentes para a solda e terminais usados nesse produto.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala, marquito. Permito sim, abusa aí. Se não me engano, o Diana usou 70 litros no 10w0 na mala do vectra (www.mdiana.zip.net). Eu acho uma monstruosidade, não uso isso nem a pau. :)

Sobre a FazCabos, vou expressar minha opinião: não tem o menor perigo de eu enfrentar o uso de um cabo feito artesanalmente na cozinha da casa do indivíduo (no caso, no fundo da loja do centro da cidade), por maior que seja o cuidado tomado. Por melhor que seja o conector. Eu sou muito mais comprar um cabo feito em linha de produção, através de um processo criogênico, evitando realmente partículas de oxigênio, desenvolvido por engenheiros que passaram noites em claro e acabaram inclusive brigando entre si para definir o projeto.

EU sou assim. Por mais que a solda do cara seja de ouro da namíbia e ele tenha usado luvas cirúrgicas da mais alta inocuidade. Prefiro o cabo produzido pela máquina ou até mesmo que seja artesanal, porém feito dentro de um ambiente totalmente desenvolvido para que tal produção aconteça.

Mas não tem perigo mesmo!.... =)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu postaria o link, mas postar com o PS3 da trabalho!!! O tweeter que eu disse é o SEAS prestige 27TFFNC/G (H1396). Domo de seda, 1 polegada.

Compartilhar este post

Link para o post
Já foi na FazCabos na Rua da Concórdia ? Eu comprei um cabo vídeo componente e o cabo é muito bem feito,inclusive com preços diferentes para a solda e terminais usados nesse produto.

Só pegando um gancho aqui...

Fui na concordia semana passada pra comprar um par de coaxial de 5" pra colocar na traseira do GG5 (gol G5)...

Acreditem!!!! Não tinha coaxial de 5" na Concordia... Aquelas lojas se acabaram pra som automotivo!!! Só tem instrumentos musicais, amps 220v e autos falantes profissionais... [o_]

Terminei comprando um par de coaxial sony 5" em marcos equipadora! R$ 85,00 o par...

Essa faz cabos é famosa... Pra mandar o maluco fazer, eu prefiro eu mesmo meter a mão na massa como o DEED fez...

[^]

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

o mid do CSB não sobe, e o tw não desce, nem sobe direito tbem! coloca logo um tw razoavel ai! esse da Madisound é uma boa, na PE tbem tem alguns bons tw com preço legal... e o do Paulo Ramos é EXCELENTE!

toca sussegado 2500Hz e vai até 30KHz O.O , e com um gráfico muito linear! coisa fina mesmo!

não sei oq ele fez com os tweeters mas a curva de resposta tá meio assustadora! iria nele sem medo! mesmo sem ter ouvido presencialmente este modelo de domo preto!

e qto a cabos DIY... bom... couldn't disagree more! não é meia duzia de moleculas de oxigenio que vão condenar um cabo, já o material do condutor, material do dieletrico, e qualidade da malha... isso fazem TODA a diferença!

é como um respeitável construtor de cabos sempre cita: não se esqueça que dentro do CD player e dentro do amplificador tem centenas de soldas de estanho padrão, com uma maioria do sinal passando somente pelo estanho, não havendo nem contato direto entre a haste do componente e o cobre da placa de circuitos!

o material das "hastes" dos transistores, por exemplo, é um metal VAGABUNDO, etc etc etc... não é uma solda com 10 moleculas de O2 que vão comprometer todo seu sistema! ainda mais num sistema de entrada como o que pretendes! acho muito mais interessante investir em um condutor de cobre de alta qualidade, e um plugue que promova um excelente contato com o conector! o condutor vai ter varios METROS de comprimento, e as perdas são enormes caso se use um cabo de baixa qualidade (não incomum, mesmo nos cabos de grife, em suas linhas de entrada), e o pino do plugue não possui solda que o ligue ao conector do player e do amplificador, o contato é "seco", metal no metal, sem uma liga derretida promovendo um contato completo como nas soldas, então é muito importante investir em um de boa qualidade...

já a solda no plugue sendo ox. free ou não... pouca, ou nenhuma diferença fará! ainda mais se for feito com esmero e cuidado e utilizando-se um material de qualidade para solda, e com uma temperatura ideal!

e não se esqueça que tem uma coisa que está colado como um daqueles lembretes auto colantes amarelos na cabeça de todo engenheiro das grandes empresas, e nesse sticker está escrito REDUZIR CUSTOS, e isso, meu amigo, faz muito mais mal que o oxigenio na solda manual!

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Subsonic, entendo seu ponto. Vou dar uma pesquisada direitinho, analisar e pode ter certeza que se for o caso eu vou mudar de opinião. Tanto é verdade, que já é o terceiro som no mesmo carro, partindo do zero...!

Os tweeters Akron pretos do Paulo eu já tive aqui. Já usei tanto os tweters quanto os mid, com um passa-alta que o Dedé fez pra quebrar o galho. Isso em residencial, ligados num receiver Pioneer VSX-816k que eu tive e hoje virou um arbalete Picasso de fibra de carbono com arpão de 7 mm (:vts). Realmente o som era uma coisa...! Se o mid não exigisse um pé tão gigante e não fosse de 6", eu teria usado nesse sisteminha. Mas a intenção dele, como falei, é ser um precursor low-cost do que virá. Pretendo refiná-lo muito bem, e trocarei tudo, se for necessário. Se bem que acho que em matéria de amplificação, é isso aí mesmo.

Vou falar com o Paulo. Lembro que paguei R$ 100 em cada tweeters uns anos atrás.

cimg4703gj2.th.jpg cimg4704nu7.th.jpg

cimg4860cj4.th.jpg cimg4858eh7.th.jpg

cimg4862op5.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, acho que pro nível desse SET só trocaria o Tweeter como muitos falaram, compraria um RCA melhor - tem vários Monsters Cable para vender no Classificados - e cabos de áudio um pouco melhores.

Quanto aos teus SET´s...aquele primeiro que vc fez ainda é referência pra mim...nunca entendi pq se desfez dele..rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

e num RCA!"

Compartilhar este post

Link para o post
Subsonic, entendo seu ponto. Vou dar uma pesquisada direitinho, analisar e pode ter certeza que se for o caso eu vou mudar de opinião. Tanto é verdade, que já é o terceiro som no mesmo carro, partindo do zero...!

Os tweeters Akron pretos do Paulo eu já tive aqui. Já usei tanto os tweters quanto os mid, com um passa-alta que o Dedé fez pra quebrar o galho. Isso em residencial, ligados num receiver Pioneer VSX-816k que eu tive e hoje virou um arbalete Picasso de fibra de carbono com arpão de 7 mm (:vts). Realmente o som era uma coisa...! Se o mid não exigisse um pé tão gigante e não fosse de 6", eu teria usado nesse sisteminha. Mas a intenção dele, como falei, é ser um precursor low-cost do que virá. Pretendo refiná-lo muito bem, e trocarei tudo, se for necessário. Se bem que acho que em matéria de amplificação, é isso aí mesmo.

Vou falar com o Paulo. Lembro que paguei R$ 100 em cada tweeters uns anos atrás.

cimg4703gj2.th.jpg cimg4704nu7.th.jpg

cimg4860cj4.th.jpg cimg4858eh7.th.jpg

cimg4862op5.th.jpg

Lucas

o modelo citado por mim é o modelo novo, de DOMO preto! me parece que o plate anodizado saiu de linha... uma pena pois era lindo!

http://www.akronaudiotec.com.br/akronkbt25.htm

esse modelo tem algumas melhoras em relação ao antigo, e essa curva de resposta surpreendente!

seu sistema vai tocar MUITO! 7892 @ Xtant... caramba! isso merece um RCA de qualidade e um tw muito boom pra mostrar do que é capaz! da dó ver esses equipos "capados" pelo sofrivel tw do csb :(

Compartilhar este post

Link para o post
Lucas

o modelo citado por mim é o modelo novo, de DOMO preto! me parece que o plate anodizado saiu de linha... uma pena pois era lindo!

http://www.akronaudiotec.com.br/akronkbt25.htm

esse modelo tem algumas melhoras em relação ao antigo, e essa curva de resposta surpreendente!

seu sistema vai tocar MUITO! 7892 @ Xtant... caramba! isso merece um RCA de qualidade e um tw muito boom pra mostrar do que é capaz! da dó ver esses equipos "capados" pelo sofrivel tw do csb :(

Ah, do modelo novo eu realmente não tenho conhecimento... Mas o preço deve ser mais ou menos na mesma linha. O que é interessante, porque é 1/3 do preço de uns Hiquphon, e se encaixa perfeitamente num projetinho "entry line".

Como disse, a opção pelo CSP50b foi justamente pra não ter que refazer nem pezinhos nem colunas. Se eu pegar um tweeter diferente, vou ter que parar o carro na 'oficina', retirar colunas e ver como vai ser feita a arte... vou pensar direitinho.

Realmente estou apostando em 7892 com Xtant. Mas estou apostando mesmo! Já ouvi dois modelos de Xtant, ambos tocavam à beça! Mesmo colorindo um pouco. :)

O tweeter ainda seria trocável. Trocar o mid envolveria mandar mexer nos pezinhos também, e com mid/tw novo eu teria que mandar fazer um cross passivo, e o que seria um pré-sistema viria a ser o sistema definitivo, hahaha.

Aí você me deixou numa dúvida gigante...!

Compartilhar este post

Link para o post

tu podes deixar parte para o sistema definitivo...

mas em termos de kit.. eu n investeria muito agora nao... ja que vai trocar de carro..

mas, com certeza, o twt desse kit é muito sofrível... eu trocaria ele pelo menos... por qq 1 que n seja a la LeSon... nem q seja um pra colocar no mesmo lugar deste, e nao precisasse fazer coluna

já o RCA por exemplo, nao é uma coisa que voce tenha q adaptar ao carro.. pode investir, pois servirá para o sist. do outro carro

Compartilhar este post

Link para o post

Show, Dedé! É bem por aí! :)

Vou dar uma telefonada pro Paulo e perguntar sobre esse tweeter mais recente Akron. Vou falar com o Diana e perguntar quem vai fazer o cross passivo pra mim... porque vou precisar. Pelo menos o mid do CS50b eu posso usar, ou vai gargalar pesado?

Ainda tenho a pergunta do RCA... Santo Ângelo HDS Oxigen Free? E cabeamento de áudio... mantenho o Tiaflex ou tento um PSWXP-12 Santo Ângelo?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pensei na FazCabos como uma solução temporária,mas já que você não gosta tenta um stinger ou monster que estão vendendo nos classificados.Eu estava com um par desses TW Akron que comprei no HTForum para um par de frontais que montei,porém não gostei e emprestei para meu primo.Acho que ele não esta usando,ae nesse caso eu te empresto e você ver se fica legal para seu sistema.Como projeto não é nada "hardcore",irei usar os cabos KnuKonceptz,inclusive a parte elétrica.

Eu pensei em uma caixa dutada de 70L justamente depois que os relatos do MDIANA,porém a mala do 206 não das melhores para conciliar som e mais algum mínimo aproveitamento de espaço para quem viaja com freqüência.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse Lucas é cruel,um dos caras mais experientes em sonorização automotiva de Pegeout principalmente.

Até parece que vc vai ficar nisso só msm,vai vir coisa boa por aí,com certeza.

Mas é como falaram aí em cima,investir bem em coisas que vai usar no projeto futuro,para não precisar gastar 2x,RCA,cabos falantes e tws.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...