Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

anjonegro

Soluções Mirabolantes De "estaladores"

Recommended Posts

Um amigo comprou um alarme Pósitron e pediu pro cara cortar a bomba de combustível. Quando foi buscar o carro o cara cortou a igniçao. Aí ele perguntou:

 

Tu nao cortou na bomba como te pedi?

Não deu cara! Tua bomba é trifásica e poderia queimar!

 

Essa eu tirei onda...... o carro dele é trifásico.. aff. :huh:

 

 

Sensacional!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae pessoal,

 

Eu sempre desconfiei dos "profissionais" das lojas, não que todos sejam ruins, mas.... Por isso sempre li, pesquisei, mexi até aprender (e sei que ainda tenho muito q aprender).

 

Logo que comprei meu primeiro carro (em final de 1999), eu ja tinha meu som todo comprado (era dois pyramid dois bomber um kit tres vias e um par de coaxiais de 6"). Instalei tudo e aí tinha um amigo meu da facu que trabalhava numa fabrica de vidros e travas eletricas (autolifith ou algo parecido) Então ele me arrumou uma trava e um kit de vidro e eu tentei instalar, as travas blz, mas o vidro eu não conseguia regular, afinal nunca tinha feito isso.

 

Ai levei numa loja grande e muito bonita perto de casa, o cara terminou o serviço e pediu para eu ligar o som para ver. Ai pediu para eu abrir o porta malas, e eu abri. Os dois instaladores olhavam (com aquela cara de ponto de interrogação).Ai veio a pergunta que me deixou preocupado:

 

"Para que serve essas duas caixinhas aqui?" As caixinhas em questão eram os divisores de frequencia do kit tres vias, que eu tinha colocado numa lateral do porta malas.

 

Tudo bem que em 1999 os kits não eram muito usados, mas uma loja daquele porte....

 

Sem comentários.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae pessoal,

 

Eu sempre desconfiei dos "profissionais" das lojas, não que todos sejam ruins, mas.... Por isso sempre li, pesquisei, mexi até aprender (e sei que ainda tenho muito q aprender).

 

Logo que comprei meu primeiro carro (em final de 1999), eu ja tinha meu som todo comprado (era dois pyramid dois bomber um kit tres vias e um par de coaxiais de 6"). Instalei tudo e aí tinha um amigo meu da facu que trabalhava numa fabrica de vidros e travas eletricas (autolifith ou algo parecido) Então ele me arrumou uma trava e um kit de vidro e eu tentei instalar, as travas blz, mas o vidro eu não conseguia regular, afinal nunca tinha feito isso.

 

Ai levei numa loja grande e muito bonita perto de casa, o cara terminou o serviço e pediu para eu ligar o som para ver. Ai pediu para eu abrir o porta malas, e eu abri. Os dois instaladores olhavam (com aquela cara de ponto de interrogação).Ai veio a pergunta que me deixou preocupado:

 

"Para que serve essas duas caixinhas aqui?" As caixinhas em questão eram os divisores de frequencia do kit tres vias, que eu tinha colocado numa lateral do porta malas.

 

Tudo bem que em 1999 os kits não eram muito usados, mas uma loja daquele porte....

 

Sem comentários.

Crossover é crossover né meu, de 2 ou 3 vias, a aparência é a mesma! hauhauhaua... genial! huahuahaa... adoro "estaladrô meu!" hauhaua...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
olá pessoal...

aqui em bsb por não conhecer muitas lojas fui na que mais ouvi falar !! é como estar em outro pais de tão chique que é e opções de equipamentos que tem .. porem quando comprei meu kit e pageui para instalar pedi que fosse passado fiação do amp no porta malas para eles nas portas dianteiras .... deram o preço de 40 reais .. com fiação dblink .. achei bom o preço ... me seguraram nesta loja das 10h da manhã até 17h !!! de vez em quando ia ver o serviço e tava lá portas desmontadas uma zona me dava até arrepio de olhar mas aguardei tudo o que pediram...

sai com tanta pressa por ter compromisso que nem me ative em conferir tudo ..

 

estes dias tive tempo para abrir o porta malas e olhar o serviço ..

 

lindo .. cano db com conectores e tudo saidno de meu amplificadro .. vou seguindo o cabo para ver onde dá e a surpresa!!!!

 

ele vai até o cabo original do falante traseiro! e lá é emendado e de lá segue até atras do Hu pelo original!!!

pronto .. mesmo que de lá parta mais duas pernas do db até os crossovers já matou qualquer chance de fiação melhor para o duas vias!!!

 

como fazem tamanhas caga**s em nossos carros na cara dura !!!

não sei o que faço?

 

tempo de ir lá brigar não tenho sobrando não ... pois é muito longe para mim , estou em goias ... mas amargar esta gambiarra não quero amargar não!!!!

 

manda o nome dessa looja por mp? pelo menos da pra comprar la e mandar por em outro lugar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aqui em bsb eh dificil msm

 

penei pra conseguir por meu som pra tocar com um minimo de qualidade

 

pedi pro estalador puxar 2 rcas pro modulo, que o player usa o rear como sub out

 

volto, o cara me coloca um cabo y, dizendo que o player nao tem saida sub

 

e eu ainda perco tempo "perguntando"

 

-cara, o player tem controle de corte e de volume do sub e nao tem saida? (isso sem contar o sub-out escrito na frente dele)

 

e o cara me fala "nao tem"

 

 

tava apressado, sai resumungando e vazei, tinha um churras

 

 

ai volto no outro dia, em outra loja

 

peço pro cara puxar o rca, o cara fala que vai chamar outro opra fazer isso (mais um preguicoso)

 

ai chega o genio, o cara deixou uma saida rca no front e uma no rear, ficou tocando "certo", ai falei

 

eh isso que eu quero, pra poder ter controle do sub

 

ai vem a peroça

 

"isso ai que vc quer eh ilusao, nao altera nada o sub, eh o mesmo que mexer aqui oh (e foi pro bass do eq)

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

ai mandei ele baixar a mala, (tava ebarta, nao ia mudar pn msm) e obviamente o som do sub ia mudando de acordo com os cortes

 

dai ele ficou com cara de bunda e ainda soltou um "ta vendo, munda so o timbre do alto falante"

 

cara, fico imaginando a quantidade de nego que chega ali com dinheiro pra gastar (na primeira loja tinha uns kits mtx caro bagaray) e sai com o som ruim

 

 

tem um amigo meu que puxa 2 street bass mais uns drivers e cornetas (nao sei quantas nem qual o modelo) com uma piramyd 800

 

ai esses dias ele trocou um selenium desses por um piooner, na mesma caixa

 

e ta felizao, quer por ate mais uma corneta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiro som no carro neh..e naum sabia nada sobre som..

 

ganhei um sub do meu primo ..

 

fui la instala td neh..

cheguei na casa do meu primo todo felizao..

tocando o somzinho..ate entao naum tinha passado do volume 15..

ele sento no carro..olho e falo..ate q fiko forte..mais dexo arruma aki...

foi mexendo no player...até q fiko bom pra caramba..ai ele passo do vol. 20 o radio desligo..ele axo estranho e falo..

queimo o fusivel...

abriu o capo e falo..ueh?

eu: q foi?

ele: cade o fusivel?

eu: uahUHAhu sei la

 

fikamos umas 4 horas pra descobri qual era o fusivel...

ate q axamos..era o fusivel do farol ...naum ligava nada..lanterna..luz alta..nada

 

agora no meu proximo som..nem q eu queime td..mais eu q vo monta =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
primeiro som no carro neh..e naum sabia nada sobre som..

 

ganhei um sub do meu primo ..

 

fui la instala td neh..

cheguei na casa do meu primo todo felizao..

tocando o somzinho..ate entao naum tinha passado do volume 15..

ele sento no carro..olho e falo..ate q fiko forte..mais dexo arruma aki...

foi mexendo no player...até q fiko bom pra caramba..ai ele passo do vol. 20 o radio desligo..ele axo estranho e falo..

queimo o fusivel...

abriu o capo e falo..ueh?

eu: q foi?

ele: cade o fusivel?

eu: uahUHAhu sei la

 

fikamos umas 4 horas pra descobri qual era o fusivel...

ate q axamos..era o fusivel do farol ...naum ligava nada..lanterna..luz alta..nada

 

agora no meu proximo som..nem q eu queime td..mais eu q vo monta =)

Meu Deus! huahauauha...

Ainda bem que eu comprei td já e vou instalar no DIY... Finalmente comprei td mesmo, não falta nada =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
"Para que serve essas duas caixinhas aqui?" As caixinhas em questão eram os divisores de frequencia do kit tres vias, que eu tinha colocado numa lateral do porta malas.

 

Tudo bem que em 1999 os kits não eram muito usados, mas uma loja daquele porte....

 

Sem comentários.

 

Cara, lembrei de uma desse naipe!

 

Em 2001 minha irmã comprou um 206. De presente, eu dei um cd-player Sony pra ela. O carro não tinha falantes traseiros, então fui na famosa FDP (Feira do Paraguai) comprar um par de coaxiais de 5", e, como eu tava sem tempo (e sem vontade) de instalar, aceitei a instalação "de brinde".

 

Tô lá esperando, quando vem um instalador de outra banca, desesperado, com 2 crossovers na mão, e pedindo quase que por clemência, que alguém explicasse que diabos era aquilo na mão dele, e como ele ia ligar, pq o cliente tinha chegado com aquilo lá e ele nunca tinha visto...

 

O pessoal na banca que eu estava também não sabia... :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
manda o nome dessa looja por mp? pelo menos da pra comprar la e mandar por em outro lugar

 

Dá uma lida na página anterior...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já desisti de lojas a muito tempo, razões:

- os preços são mais caros, é pssível comprar pela internet, pagar mais barato, ter garantia e ainda pagar o frete por um valor menor do que as lojas pedem;

- nunca tem equipamentos de qualidade, apenas os mais comuns como pyramid, pioneer, selenium, e etc;

- os estaladores não tem o menor respeito pela propriedade alheia, destroem sem dó o seu carro para passar qualquer tipo de cabo;

- é notório o conhecimento de impedância que os estaladores possuem;

- é notório também o conhecimento que eles possuem para fazer caixas e utilizar os cabos de energia mais finos do mercado;

- se for para os estaladores ficarem me criticando por que uso falantes de uma marca considerado para nós do forum para qualidade e não falantes bomber prefiro ficar em casa e não passar raiva;

- prefiro eu mesmo fazer a instalação devido a diversos outros comentários de atrocidades que vemos por aqui.

- e outras coisas que não me lembro agora...

Por isso, se depender de mim estes estaladores do Brasil já tem um cliente a menos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Por isso, se depender de mim estes estaladores do Brasil já tem um cliente a menos.

2 clientes...

 

 

-Ocara fala coloca o modulo na lateral do porta malas, aí o cara vai buscar o carro...a não deu pq ia ficar ruim... :angry:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma quase milenar...

 

Um amigo meu comprou um UXP, e queria que eu ajudasse... fomos numa loja pra encomendar a caixa. Pedi pra fazer uma caixa pegando de caixa a caixa de roda, com o sub no extremo direito da caixa. Como qualquer caixa larga com um sub apenas...

 

O instalador vira e solta a pérola: "Não, tá doido???? Vai queimar o sub! Tem que ficar no meio, pro ar sair pros dois lados da caixa!"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acreditem, as piores eu não posto aqui hehe.

 

ontem eu peguei um palio só pra regular o som, o cara é chegado meu, eu só peguei mesmo pra regular e entregar pra ele, mais como ele foi pra moc vou ficar com o carro uns dias.

 

o cara tem 1 street bass 12" prata, 4 6x9 (2h buster e dois que nem marca tem) e um ST304 TUDO NUMA CAIXA SÓ, pqp nunca vi coisa tão porca em minha vida.

 

a caixa, se fosse só pro street era pequena, tudo grudado um no outro, o grave parecia uma britadeira, seco, sem qualidade e muuuuito feio, parecia aquelas woofer de 8" que o povo usar no tampão...

 

pior que nem teve o que eu fazer, o bass bost tava no +6, low no -1, medium no +6 e high no +4, hpl escroto, cortando tudo abaixo de 125hz, e o módulo era um falcon 960S, corri no pc e peguei as spec. do módulo, eram 1x120w rms mono 2ohms e 2x70wrms stereo 2ohms também, dai beleza, desmanchei tudo pra ver como tava ligado né. (preparem-se, cenas fortes)

 

o sub tava 'certo', 4ohms ligado no canal mono, deve ta mandando seus 80w rms pro sub

 

cada par de 6x9 tavam ligados em paralelo (um dos pares tava com fase invertida, o de vima bate pra dentro e o de baixo pra fora), caindo pra 2ohms + 1 ST304, devia ta em torno de 1.66ohms, ligado no canal 1 stereo, show hein ? hauhauaha

 

o outro par tava ligado em paralelo e no canal 2 stereo.

 

o cara é TÃO burro, que ao invez de ligar cada par igual na associação, pegou o de cima da marca desconhecida e o de baixo da h buster em cada par, até nisso o cara cabaçou, porque falanter com parametros diferentes influenciam na ligação, certo ?

 

Liguei pro cara, na maior paciencia, falei que o que dava pra fazer, era mandar fazer um tampão com os 4 6x9 + ST304 e uma caixa nova pro sub, na litragem correta, que os 4 6x9 + o sub ficariam no modulo, e o ST304 eu ligaria no player mesmo, porque não tem outra opção, até ofereci um amplizinho mosfet 4 canais pra ele (hbm 4300) mais o cara só falou o seguinte:

 

deixa queto ai, ta tocando não ta ? então pronto.

 

o que eu posso fazer ?

 

é triste viu, depois que queimar é capaz que ele vai vir atras de mim ainda e falar, olha aí ó, aquele dia vc mexeu e agora queimou.

 

infelizmente som automotivo não da muito certo vc ser 'o mocinho não'...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quem lembra do cara q me perguntou se era a miksubixi (Mitsubishi) q fabricava meu amp?! Pois bem, agora a tarde eu passei na porta da loja q ele trabalha e vi o seguinte:

 

tava la no chão ao lado do carro (Astra): 4 6x9, 2 ST e 2 Selenium Bass de 12"... e adivinhem oq pra empurrar tudo?! uma roadstar 800SL

 

parei o carro bem pertinho dele e perguntei:

 

-aew neguim, vai tocar o terror com esse sonzão heim!!

 

ele: vai ficar show véi, sem falar q amanhã ele vai colocar a caixa com as cornetas!!

 

pra ir embora eu perguntei se ia tocar tudo com aquele módulo e ele disse: ta zuando mano??! aki é "rodistar" muleque, 800rms é muita coisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O instalador vira e solta a pérola: "Não, tá doido???? Vai queimar o sub! Tem que ficar no meio, pro ar sair pros dois lados da caixa!"

 

PQP...essa mato o cavalo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
acreditem, as piores eu não posto aqui hehe.

 

ontem eu peguei um palio só pra regular o som, o cara é chegado meu, eu só peguei mesmo pra regular e entregar pra ele, mais como ele foi pra moc vou ficar com o carro uns dias.

 

o cara tem 1 street bass 12" prata, 4 6x9 (2h buster e dois que nem marca tem) e um ST304 TUDO NUMA CAIXA SÓ, pqp nunca vi coisa tão porca em minha vida.

 

a caixa, se fosse só pro street era pequena, tudo grudado um no outro, o grave parecia uma britadeira, seco, sem qualidade e muuuuito feio, parecia aquelas woofer de 8" que o povo usar no tampão...

 

pior que nem teve o que eu fazer, o bass bost tava no +6, low no -1, medium no +6 e high no +4, hpl escroto, cortando tudo abaixo de 125hz, e o módulo era um falcon 960S, corri no pc e peguei as spec. do módulo, eram 1x120w rms mono 2ohms e 2x70wrms stereo 2ohms também, dai beleza, desmanchei tudo pra ver como tava ligado né. (preparem-se, cenas fortes)

 

o sub tava 'certo', 4ohms ligado no canal mono, deve ta mandando seus 80w rms pro sub

 

cada par de 6x9 tavam ligados em paralelo (um dos pares tava com fase invertida, o de vima bate pra dentro e o de baixo pra fora), caindo pra 2ohms + 1 ST304, devia ta em torno de 1.66ohms, ligado no canal 1 stereo, show hein ? hauhauaha

 

o outro par tava ligado em paralelo e no canal 2 stereo.

 

o cara é TÃO burro, que ao invez de ligar cada par igual na associação, pegou o de cima da marca desconhecida e o de baixo da h buster em cada par, até nisso o cara cabaçou, porque falanter com parametros diferentes influenciam na ligação, certo ?

 

Liguei pro cara, na maior paciencia, falei que o que dava pra fazer, era mandar fazer um tampão com os 4 6x9 + ST304 e uma caixa nova pro sub, na litragem correta, que os 4 6x9 + o sub ficariam no modulo, e o ST304 eu ligaria no player mesmo, porque não tem outra opção, até ofereci um amplizinho mosfet 4 canais pra ele (hbm 4300) mais o cara só falou o seguinte:

 

deixa queto ai, ta tocando não ta ? então pronto.

 

o que eu posso fazer ?

 

é triste viu, depois que queimar é capaz que ele vai vir atras de mim ainda e falar, olha aí ó, aquele dia vc mexeu e agora queimou.

 

infelizmente som automotivo não da muito certo vc ser 'o mocinho não'...

 

 

deixa o super desligado já que tem os agudos dos 6x9.A ligação dos 6x9 tá certa.

 

e tenta sintonizar a caixa pro street de maneira correta, além de acertar as ligações no player.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

 

Lendo estas pérolas eu não poderia passar batido!

 

Pois bem, certa vez eu fui em uma loja de instalação comprar um fusível de 40A pois o meu havia queimado. Cheguei e perguntei pro instalador se ele poderia trocar pra mim pois estava com muitas dores nas costas (coisa de velho!), ele se propôs na hora a fazer o serviço. Entrou na mala do carro e trocou o fuse, até aí tudo normal...

 

Saiu do carro e me pediu pra ouvir o som, liguei o player e nada de sair som... ele voltou pra mala e fuçou novamente, pegou outro fuse e colocou no lugar, eu achei um pouco estranho, mas tudo bem...

 

Novamente: Ligo o player e nada de som!

 

Aí ele deu a ar da graça!

 

- " è meu senhor, acho que vai ter que trocar o módulo! coloquei um fuse mais forte e ele continua com a luz apagada, vou experimentar ligar o fiozinho fino (remote) pra ver se muda alguma coisa, mas pelo jeito esse aqui já era..."

 

Acreditem, depois disso o amp voltou a funcionar perfeitamente!!!

 

Depois disso ele veio todo humilde dizendo:

 

- " não imagina que um módulo desse tamanho precisava de um fio tão fino " ( ele tinha desligado o remote por achar que eu tinha ligado errado!)

 

Isso já faz uns 8 anos, e até hoje quando encontro ele em algum lugar pergunto do "fiozin"!

 

 

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nossa mae esse ai é o ESTALADOR original, com certeza essa é peor de todas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá amigos,

 

Lendo estas pérolas eu não poderia passar batido!

 

Pois bem, certa vez eu fui em uma loja de instalação comprar um fusível de 40A pois o meu havia queimado. Cheguei e perguntei pro instalador se ele poderia trocar pra mim pois estava com muitas dores nas costas (coisa de velho!), ele se propôs na hora a fazer o serviço. Entrou na mala do carro e trocou o fuse, até aí tudo normal...

 

Saiu do carro e me pediu pra ouvir o som, liguei o player e nada de sair som... ele voltou pra mala e fuçou novamente, pegou outro fuse e colocou no lugar, eu achei um pouco estranho, mas tudo bem...

 

Novamente: Ligo o player e nada de som!

 

Aí ele deu a ar da graça!

 

- " è meu senhor, acho que vai ter que trocar o módulo! coloquei um fuse mais forte e ele continua com a luz apagada, vou experimentar ligar o fiozinho fino (remote) pra ver se muda alguma coisa, mas pelo jeito esse aqui já era..."

 

Acreditem, depois disso o amp voltou a funcionar perfeitamente!!!

 

Depois disso ele veio todo humilde dizendo:

 

- " não imagina que um módulo desse tamanho precisava de um fio tão fino " ( ele tinha desligado o remote por achar que eu tinha ligado errado!)

 

Isso já faz uns 8 anos, e até hoje quando encontro ele em algum lugar pergunto do "fiozin"!

 

 

[]-[]

 

Acho que essa e a do carro trifasico são as melhores...

 

[-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como eu sou novo aui no forum, não consigo descobrir oq significa DYE, eu não sou nenhum especialista, sei mais o basico memso. (podem até rir mas não sei mesmo)

 

ahhh essa do fiozinho do remote mato uhasushusah, pqp!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

grande Jorge! essa vc ainda não tinha me contado!! uahahuahhauhuahuahaha... to rindo sozinho aki na sala cara! cheguei da balada e to sem sono, aew já viu tudo...

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
como eu sou novo aui no forum, não consigo descobrir oq significa DYE, eu não sou nenhum especialista, sei mais o basico memso. (podem até rir mas não sei mesmo)

 

ahhh essa do fiozinho do remote mato uhasushusah, pqp!!

 

DYE = faça vc mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa não chega a ser divertida mas me deixou muito triste.

 

Umas semanas atrás fui numa loja aqui (A mais top R$), um bom atendimento, até aí certo. A atendente super educada, muito bom mesmo.

 

Vi algums carros desmontados, e estou vendo um instalador passar com uma lata de calafetar numa "correria" do tipo: Hum, hum, hum, mais um! Indaguei para mim mesmo? O que será? Vi de relance, estava sendo feito um pezinho e o dono do carro estava ao lado acompanhando o serviço.

 

Ai perguntei como alguem que não quer nada:

É massa de calafetar é?

 

Ela: É sim.

Eu: Hããã, é para fazer pezinhos. Quanto vocês cobram aqui?

 

Ela: X

Eu pensei: É tá na faixa de preço.

Depois ela falou: Agente não costuma fazer não, dá muito trabalho.

 

Ai eu fiquei triste. Pensei: Será que é por causa do preço que afastam os clientes? Ou será o preço juntamente com "muito trabalho" mau feito (clientes retornando)?

 

Eu é que não vou pagar pra ver.

 

Editado para evitar fuga do tema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...