Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AtilaMendes

Combinação, Impressões...

Recommended Posts

Bom dia pessoal!

Tudo beleza?!

 

Seguinte galera, montei este final de semana passado o som que estava planejando para o meu carro. O set é o seguinte:

 

HU: Alpine 7892

 

Sub: JL Audio 10W1V2-4 em caixa dutada de +/- de 50l com duto de 4' e sintonizado a +/-26hz.

 

Kit: MB Quart PVF 213 (ainda não instalados, pois não chegaram dos EUA, quando chegarem serão instalados em pezinhos selados de cerca de 2,5l)

 

Amp: Somente um Blau GTA 480

 

RCA: Um par de Kunts do Fabio Ariso

 

Carro: Gol G4

 

Bom pessoal, de início, ajustando e mechendo aos poucos, acabei chegando em um ponto que gostei do subgrave...ficou bem plano e tocando bem baixo, e bem veloz...o carro tremer altas partes mas prefiro não pensar muito nisso, porque não quero mecher com manta...mais pra frente em um outro carro. A parte correspondente ao kit ainda não posso opinar pois os MB Quarts ainda não chegaram, mas pra suprir a necessidade, toh usando um full da gradiente que tinha aki em ksa (coisa ruim do caramba...me deixa com dor de cabeça, sério mesmo).

 

Agora a parte que preciso da ajuda de voces, estou achando o subgrave muito baixo! E um detalhe curioso, eu acho o subgrave mais baixo somente quando o carro está em movimento, quando o mesmo está parado fica muito bom. O ganho do amp está na metade e o player com tudo em flat! Sério mesmo, quando o carro está a uns 100km/h o sub quase some! Toh achando isso muito palha! Eu coloco o volume do Alpine no máximo (35) e o bichim não toca mais alto...quando tocado em volume 35, nada distorce mesmo, nem sub nem o falante stereo, mas fica muito baixo o volume do sub. Séra que é por causa do Blau? O JL está recebendo 210WRMS. Não acho que seja pouco! Mesmo visando o set para um Hi-Fi de entrada (ou somente SQ mesmo), estou achando o sub bem baixo!

 

 

Alguém poderia me dar uma luz...talvez seja culpa da caixa, do player, do amplificador, ou esse JL não toca alto mesmo!

 

Depois que os MB Quart chegarem, eu coloco minhas impressões do set concluído e tbm algumas fotos!

 

Grande abraço pessoal!

 

Atila Mendes

 

EDIT: Eu tenho um brother que usa o mesmo amp que o mesmo amplificador (Blau GTA 480) e um 8w1v2-4. O sub dele tbm tem o mesmo comportamente, quase some quando o carro fica em movimento (a caixa dele é de acordo com a que está especificadao no manual).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser que a caixa está mal projetada sim.

 

Outra coisa que eu recomendaria seria um bom tratamento acústico no veículo, mas você disse que não tem interesse.

 

Um bom tratamento com manta asfáltica + feltro ou espuma é essencial.

 

E kd as fotos do sistema? :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho q sei oq ta causando isso... ruido externo...

 

qdo vc ta rodando, ainda + na pista, o ruido externo proveniente dos pneus e do vento no carro é perceptivel pelo seus ouvidos, e como é... os agudos, por ser uma frequencia mais facil de ouvir, nao some tanto.. ja o grave sofre mais com isso, ainda mais pq o ruido dos pneus em alta velocidade é mais pra um tom grave q agudo ( eu axo )...

 

eu acredito q seja por causa disso.. axo q vc tem 2 opçoes..

 

1- veda o carro com manta e feltro

2- coloka um w7 =P

 

pod ser q falei mer**... mas EU suponho q seja isso... é igual anda a mais de 120km/h com o vidro aberto e quere "escuta" o sub... no maximo vc sente ele...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é ruido externo mesmo.

 

por isso q o tratamento acustico é importante.. alem de melhorar a performance dos falantes, tb deixa o ruido externo onde deveria estar.. no lado de fora.

 

Nos carros mais "luxuosos" esse tratamento ja é bem melhor .. pois ja sai de fábrica com manta em alguns lugares e com feltro em quase todo carro , justamente pra atenuar os ruidos externos e manter o carro mais silencioso no interior.. mas no Gol praticamente não existe tratamento acústico original de fábrica.

 

qto a regulagem de ganho.. acho q vc deva mecher nelas.. pois o 7892 tem voltagens diferentes nos RCAs de stereo e de sub... tem 2,0v nos canais front e rear e 4,0v no canal de sub.

 

o Ideal é fazer a regulagem seguindo a receita básica: Volume do player em 75% , com tudo em flat, vai subindo o ganho até começar a ouvir distorção, ai reduz um pouco o ganho e tá regulado.

 

mas na "teoria" o ganho do sub deveria estar um pouco acima da metade e do stereo um pouco acima de 75%.

 

Mesmo sem ter os parametros do kit PVF 213. ( a MB quart não fornece) , acho q um pezinho de 2,5L seja pequeno pra ele. os Kits da MB quart tem fama de renderem bem em porta.. isso indica q pedem volumes grandes pra descerem bem.. se vc for contruir os pezinhos sugiro q faça eles com a maior litragem q vc conseguir, sem atrapalhar o uso do carro... o Thed_jf usava os mid NAR Kevlar de 5" em pezinhos de 8 Litros no Gol G3 dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra opção é comprar um amp apenas para o sub.

 

210w RMS não é muito para ele.

 

Daria pra mandar até uns 400w tranquilo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Outra opção é comprar um amp apenas para o sub.

 

210w RMS não é muito para ele.

 

Daria pra mandar até uns 400w tranquilo.

Acho esse ponto de ruído externo é o que está realmente aconteçendo...porque com o carro parado o sub fico muito bom...já percebi que o isolamento acústico do Gol G4 é péssimo. Eu não irei aplicar manta no carro, pq estarei trocando ele no final do ano...dai quem sabe faço isso no novo!

 

Sério mesmo Ianaconi? 210WRMS é pouco?! Eu de início optei por somente um amp por causa do orçamento, mas sem dúvida quando puder a primeira coisa que trocarei é o amp, e colocarei um para cada parte do set...Talvez um 100ix ou 200ix...

 

A respeito dos pezinhos a mesma coisa, pequenininho agora porque depois vou trocar de carro tbm...com 2,5l ficará muito ruim, ou já da pra tocar alguma coisa?! Com essa litragem seria melhor deixar o kit na porta do Gol sem tratamento?

 

Vou dar uma mexida melhor nos ganhos e cortes...eu não sei ao certo em quanto estou cortando no Blau...posso usar tbm o corte do 7892, mas é somente no mínimo em 80hz...acho que já fica muito alto, não é?!

 

Valeu pelos toques....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pode ser que a caixa está mal projetada sim.

 

Outra coisa que eu recomendaria seria um bom tratamento acústico no veículo, mas você disse que não tem interesse.

 

Um bom tratamento com manta asfáltica + feltro ou espuma é essencial.

 

E kd as fotos do sistema? :)

A caixa está muito bem feita e vedada...simulando no WinISD, 50l sintonizados em 26hz ficou uma resposta muito boa...mas tomei como base puramente no WINISD, se eu tiver feito alguma besteira na hora de jogar os dados e interpretar a simulação....aí lascou!

 

As fotos eu tirarei assim que os MB Quart chegarem.....blz?!

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atila,

 

cortar o sub em 80HZ não é muito alto não.. pois como vc vai usar mid de 5" , acho dificil q eles trabalhem bem em freq abaixo disso.. ainda mais usando pezinhos de baixa litragem.. pois com a litragem baixa os mids não vão descer tanto qto deveriam.

 

como um exemplo, os mid CS50B em pexinhos de 0,8L tem F3 em 150Hz .. ja em pézinho de 8,0 L tem F3 em 100Hz.

 

duvido q o PVF 213 em pezinho de 2,5L desca abaixo dos 100Hz... pois o CS50B é tido como um mid q desce bem em pezinho na litragem certa.

 

se vc cortar o sub na casa de 60Hz. acredito q vc vá ter uma boa deficiencia de som na faixa de 60 a 100Hz.. e essa é a faixa onde tem a maioria dos graves das musicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra não ter o msmo trabalho 2 vezes.. como vc vai troca o carro no fim do ano, e visto q estamos em agosto... pq vc nun joga o kit na porta e poupa recurosos de 2 pezinhos?... creio eu q o pezinhu do gol g4 fique bom só nos gols g4.. g3 talvez..

 

vc pod poupa esses recursos e invisti nun amp + coerente com o resto dos equips...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pra não ter o msmo trabalho 2 vezes.. como vc vai troca o carro no fim do ano, e visto q estamos em agosto... pq vc nun joga o kit na porta e poupa recurosos de 2 pezinhos?... creio eu q o pezinhu do gol g4 fique bom só nos gols g4.. g3 talvez..

 

vc pod poupa esses recursos e invisti nun amp + coerente com o resto dos equips...

Eu já adquiri o pezinho! :(

 

Comprei na SomCuritiba...não fiz pq não tenho intimidade com fibra de vidro!

 

Neste exato momento estou pesquisando um 200ix...pra colocar o sub...depois mais pra frente troco o Blau (acho que me arrependi de ter economizado tanto no amp)!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Atila,

 

cortar o sub em 80HZ não é muito alto não.. pois como vc vai usar mid de 5" , acho dificil q eles trabalhem bem em freq abaixo disso.. ainda mais usando pezinhos de baixa litragem.. pois com a litragem baixa os mids não vão descer tanto qto deveriam.

 

como um exemplo, os mid CS50B em pexinhos de 0,8L tem F3 em 150Hz .. ja em pézinho de 8,0 L tem F3 em 100Hz.

 

duvido q o PVF 213 em pezinho de 2,5L desca abaixo dos 100Hz... pois o CS50B é tido como um mid q desce bem em pezinho na litragem certa.

 

se vc cortar o sub na casa de 60Hz. acredito q vc vá ter uma boa deficiencia de som na faixa de 60 a 100Hz.. e essa é a faixa onde tem a maioria dos graves das musicas.

É mesmo? Legal, então vou usar o corte do Alpine...qual a ordem de atenuação do 7892? Não encontrei no manuel!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses pezinhos prontos já não são bons. Não vai tirar nem perto todo potencial do seu midbass.

 

Se o sub fica mto bom com o carro parado não tem o que fazer, só o tratamento acústico mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema vai ser axar essa 200ix... 100ix até axa facil.. tem 2 no forum... creio q pro w1 a 100ix já esteja de bom tamanho... to com uma aqui pro w0, mas ainda nao coloquei eles pra toca.. ta no armario hehe.. ( vc pod tbm pega a 100ix e turbina, dexando = a 200ix)

 

como vai fica pouco tempo com o carro, manta nun rola... mas e se vc pelo menos jogar uma espuma ou o feltro ( imagino q sejam baratos) na porta...

 

vai entra agua e molha.. mas axo q antes de começar a feder vc já tenha vendido o carro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esses pezinhos prontos já não são bons. Não vai tirar nem perto todo potencial do seu midbass.

 

Se o sub fica mto bom com o carro parado não tem o que fazer, só o tratamento acústico mesmo.

Ainda bem que esse som ainda é soh um quebra galho... :rolleyes:

 

Mas então Ianaconi, tu acha que seria melhor deixar os mids na porta? Ou melhor no pezinho mesmo (ou melhor, mindinho do pé)!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o problema vai ser axar essa 200ix... 100ix até axa facil.. tem 2 no forum... creio q pro w1 a 100ix já esteja de bom tamanho... to com uma aqui pro w0, mas ainda nao coloquei eles pra toca.. ta no armario hehe.. ( vc pod tbm pega a 100ix e turbina, dexando = a 200ix)

 

como vai fica pouco tempo com o carro, manta nun rola... mas e se vc pelo menos jogar uma espuma ou o feltro ( imagino q sejam baratos) na porta...

 

vai entra agua e molha.. mas axo q antes de começar a feder vc já tenha vendido o carro...

Tem um camarada aki que tem um 200ix, mas ele suspendeu a venda! Mandei um MP pra ver se ele aceita me vender!

 

Mas um 100ix ficará legal tbm? ele mandará aproximadamente a mesma potência que o Blau...mas como potência não é tudo...acho que seriam 200WRMS muito distintos!

 

Acho que a sua idéia de colocar ele na porta e colocar umas espumas até rola...quem sabe uma manta na porta tbm rola...vou ver o resultado com esses pezinhos pra ver como ficar....

 

Outra coisa que li em um outro tópico...a saída RCA stereo do 7892 pareçe ser mais "forte" do que a saida do sub, mesmo a tensão de saída sendo inferior (2v do RCA stereo contra 4v do RCA do sub). Vou tentar colocar o Sub na saida stereo mesmo pra ver como fica o resultado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o q eu ja ouvi falar e até o Arisa me mostrou no meu carro no ultimo encontro em SP é q qdo se liga a saida Sub do 7892 , as saidas estereo perdem um pouco do "brilho".

 

parece q por precisar de mais força pra alimentar o sub.. ele "rouba" um pouco a potencia dos canais stereo.. ou pelo menos divide ela... qdo vc desliga o sub e deixa só o stereo tocando , a qualidade e detalhamento do som fica melhor. .. mas mesmo com o sub ligado.. o audio do 7892 é excelente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 100ix dá conta sim, basta ler o manual dele pra ver que a potência REAL não é muito distante do 200ix.

 

De fato os kit não vai render metade do que pode nesses pezinhos. Tente ao menos reforçá-los com manta por dentro + um feltro betumado e se necessário uma massa por fora. Além disso, prenda-os bem ao carro para não haver mais perda ainda.

 

Muito estranho o JL + Blau não estar dando grave suficiente num hatch como o gol.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O 100ix dá conta sim, basta ler o manual dele pra ver que a potência REAL não é muito distante do 200ix.

 

De fato os kit não vai render metade do que pode nesses pezinhos. Tente ao menos reforçá-los com manta por dentro + um feltro betumado e se necessário uma massa por fora. Além disso, prenda-os bem ao carro para não haver mais perda ainda.

 

Muito estranho o JL + Blau não estar dando grave suficiente num hatch como o gol.

Vou dar uma mexida melhor nas configurações do player e do amp...jah tive uma ideia melhor de como configurar com alguymas coisas que disseram aqui no tópico!

 

Depois eu passo aqui e falo como tah ficando! Agora preciso trabalhar!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra tentar ganhar um pouco de litragem no pezinho.. encha ele com lã acrilica.. ela faz com o q mid "enchergue" o pezinho como se ele fosse maior..

 

vai diminuir um pouco o SPL. mas da uma aplainada na resposta e faz o mid descer um pouco mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pra tentar ganhar um pouco de litragem no pezinho.. encha ele com lã acrilica.. ela faz com o q mid "enchergue" o pezinho como se ele fosse maior..

 

vai diminuir um pouco o SPL. mas da uma aplainada na resposta e faz o mid descer um pouco mais.

Isso ! Além de dar uma reforçada porque eles são bem fraquinhos e vibram bem !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pra tentar ganhar um pouco de litragem no pezinho..  encha ele com lã acrilica..  ela faz com o q mid "enchergue" o pezinho como se ele fosse maior.. 

 

vai diminuir um pouco o SPL. mas da uma aplainada na resposta e faz o mid descer um pouco mais.

Isso ! Além de dar uma reforçada porque eles são bem fraquinhos e vibram bem !

Legal, valeu pelas dicas! É pra encher bem, ou só um pouco?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

coloque o máximo q puder.. qto mais lã acrilica.. maior o "ganho em volume"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
coloque o máximo q puder.. qto mais lã acrilica.. maior o "ganho em volume"

Isso vale tbm para a caixa do sub...colocar bastante material la dentro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim.. o resultado é o mesmo.. tanto faz ser mid ou sub.

 

a lã acrilica faz com q o caminho percorrido pelo ar ( ou onda sonora )seja maior .. dando o mesmo resultado de uma caixa de volume maior sem lã.

 

mas se vc ganha em espaço.. perde em SPL.. pois a manta atenua um pouco a resposta do Falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Isso vale tbm para a caixa do sub...colocar bastante material la dentro?

Se a caixa está do tamanho correto, não há necessidade. Numa caixa pequena, dá uma melhorada na resposta. Porém, como você calculou a caixa certinho, não me parece ser o caso, só vai diminuir ainda mais o SPL que você está sentindo falta.

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...