Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

delima

Carregador De Vasos De 2v De Baixo Custo

Recommended Posts

Postado em

Galera do autosom, venho compartilhar este projeto com todos, afinal julgo ser este um dos objetivos de estarmos participando deste fórum. Assim aí vai uma alternativa de baixíssimo custo para quem tem vaso(s) auxiliar(es) de 2V no seu som e precisa carregá-lo(s).

Aconselho carregar no máximo 2 vasos (em paralelo) com este carregador; o tempo de carga dependerá de cada vaso e sua condição de uso.

Opinem e identifiquem possíveis erros para que eu possa corrigi-los.

Valeu!

Carregador de Vasos de 2V de baixo custo (2,4Vcc 40A)

com fonte de PC

OBS.: É aconselhável um conhecimento mínimo de eletrônica para a execução deste projeto!

Material:

- Fonte de PC 250W ou superior (pode ser sucata desde que funcionando)

- Potenciômetro 50k linear

- 2 Garras p/ bateria

- Estanho, fita isolante, fios

Ferramentas:

- Ferro de solda 30W

- Sugador de solda

- Chaves de fenda e Phillips

- Estilete

- Alicates universal, meia cana e de corte

Instrumentos:

- Multímetro

- Alicate amperímetro (para testar o carregador)

Montagem:

Aí está a fonte que usaremos.

foto5.jpg

Abra a fonte.

foto1.jpg

Primeiramente é preciso identificar o circuito integrado (CI) regulador da fonte, normalmente um TL494 ou similar. Sendo o TL494, a amostra de tensão, que normalmente vem da saída de +5V, entra no pino 1 do CI. Sendo outro CI é preciso verificar o datasheet do mesmo.

foto3.jpg

No esquema abaixo temos o circuito de uma fonte de PC e identificado o caminho da amostra.

figura1.gif

Vejam que neste esquema é utilizado um divisor resistivo de tensão R25 e R27 (estão circulados), de valores 4.7k e 4.7k, dividindo igualmente a tensão de saída de +5V e, assim, chegando 2,5V ao pino 1 do CI.

Na fonte usada como exemplo esse divisor é feito da seguinte forma:

figura2.jpg

Note que o resistor do divisor ligado ao terra foi substituído por um resistor fixo (3,9k) e um potenciômetro (1k) já para possibilitar um pequeno ajuste das tensões de saída da fonte.

Daí o que o temos a fazer é trocar o potenciômetro de 1k por um de 50k. Na fonte anterior, poder-se-ia substituir o resistor de 4.7k (que está ligado ao terra) por um potenciômetro de 20k por exemplo, ou mesmo um de 50k.

foto2.jpg

Feita esta alteração deixe o potenciômetro em meio curso, isole-o (exceto o botão de ajuste) e coloque as ponteiras do multímetro nos fios vermelho e preto de saída da fonte, que era a saída de +5V. Ligue a fonte e verifique a tensão no multímetro. Faça o ajuste necessário, sendo que a cada ajuste a fonte desarma. Basta desligar, fazer o ajuste no potenciômetro e ligar novamente, até ter a saída de 2,8V.

Nos testes que fiz a fonte (de apenas 250W) caiu cerca de 300mV com um consumo de 36A, por isso para 40A a tensão de 2,8V é suficiente e necessária.

Corte os fios de saída da fonte, exceto 4 vermelhos e 4 pretos. Estes devem ser presos às garras p/ bateria. Feche a fonte.

foto6.jpg

Para testar o carregador, conecte as garras ao vaso, coloque as ponteiras do multímetro junto às garras e o alicate amperímetro em um dos conjuntos de cabos, vermelho por exemplo. Ligue a fonte e monitore a tensão e a corrente de saída.

Como a fonte promete +5V 20A, deve fornecer +2,4V 40A. Essas fontes são bem fortes e normalmente tem proteção contra sobrecorrente, curto e sobretemperatura, inclusive com cooler.

Aspecto final do carregador:

foto7.jpg

Todo o material foi retirado de sucatas, exceto as garras que foram compradas; custo total do carregador: R$ 8,40!

Pronto, você já pode carregar seus vasos auxiliares de 2V!

foto8.jpg

Carregador de Vasos de 2V de baixo custo (2,4Vcc 40A)

Autor Tarciano J. F. de Lima

08/AGO/2008

(Ao copiar o texto favor citar o autor, o site e a data)

Postado em
Parabens, muito bom!

Vo ve se me arrisco em montar uma esse findis. [¨]

Não parece ser dificil, hehe

Allan.

e não é mesmo, é só ter paciência, especialmente ao testar :legal:

Postado em
Feito!

ae Tarciano

tu me pediu pra passar aqui e deixar um comentario.

show de bola rapaz, é assim que se faz.

ando modificiando umas fontes ATX tbm.tenho umas 50 de sucata aqui pra brincar hehehe

mas mexi na tensão de saida pra conseguir os 13,8 na linha de 12V.O ajuste do pwn eu fiz fixo mesmo mechendo no divisor resistivo.

ahh e fiz uma nova retificaçao e filtragem pro cooler, pra ele nao ficar ligado diretamente a linha 12 V, por causa da bateria.

Já tirei uns 20 A de uma delas.Teve um ripple consideravel, mas nunca caindo de 12,4 v.

Postado em
ae Tarciano

tu me pediu pra passar aqui e deixar um comentario.

show de bola rapaz, é assim que se faz.

ando modificiando umas fontes ATX tbm.tenho umas 50 de sucata aqui pra brincar hehehe

mas mexi na tensão de saida pra conseguir os 13,8 na linha de 12V.O ajuste do pwn eu fiz fixo mesmo mechendo no divisor resistivo.

ahh e fiz uma nova retificaçao e filtragem pro cooler, pra ele nao ficar ligado diretamente a linha 12 V, por causa da bateria.

Já tirei uns 20 A de uma delas.Teve um ripple consideravel, mas nunca caindo de 12,4 v.

dae carlos! como te falei ontem, tá aí o carregador, é uma mão na roda pra quem tem som pesado com vasos 2V... descobriu o poder das fontes de PC é hehehehe, 1001 utilidades, só que tirar 300W já é um pouco mais difícil ;)

abs :legal:

Postado em

kbça não é so pra usar boné,

Parabéns excelente post

vamos algumas dúvidas;

1º no seu esquema de baterias postado o vaso está em série com as baterias 12v que vão para o sd, para carregar teria que desconectar a série para carregar os vaso ou não?

Se não precisa desconectar a série:

2º Teria q desligar os som ?

Se sim apesar de bem inteligente o sequema serviria mais pra campeonato do q quem usa som para varias horas como no caso trio com fonte 13v/220v ou alernador?

Mas muito bem bolado se equalizassemos essas questões ai ficaria perfeito.

Postado em
kbça não é so pra usar boné,

Parabéns excelente post

vamos algumas dúvidas;

1º no seu esquema de baterias postado o vaso está em série com as baterias 12v que vão para o sd, para carregar teria que desconectar a série para carregar os vaso ou não?

Se não precisa desconectar a série:

2º Teria q desligar os som ?

Se sim apesar de bem inteligente o sequema serviria mais pra campeonato do q quem usa som para varias horas como no caso trio com fonte 13v/220v ou alernador?

Mas muito bem bolado se equalizassemos essas questões ai ficaria perfeito.

blz solano!

1. teoricamente não para o SD8000

2. sim, pois o carregador só aguenta 40A, com o som ligado poderia torrar o carregador

detalhe que eu uso 4 vasos e não 1, portanto aguenta várias horas até descarregar

abs :legal:

Postado em
Grande delimaju, gostei do esquema heim, vou mandar fazer uma dessas pra mim, mto obrigado.

Abraços

valeu pelo elogio, o grande lance disso tudo é o baixíssimo custo! :legal:

Postado em
entendi abraços e qdo vai testar a brincadeira heheheh ja ta com o som pronto?

ta pronto sim, exceto som interno (da cabine) q vou montar esse findi :legal:

Postado em
Pronto e apavorante... Que drivers eram aqueles delima?

DH200, um dos primeiros titânio lançado no Brasil, pela Selenium em 2004 se não me engano, depois desse não saiu mais nenhum de 100Wrms de 1", só 75W ;)

Postado em
da pra fazer um de bateria ???

12V

até dá, mas acho q não aguentaria muito tempo ligado, só se a bateria estiver quase carregada e teria q ser aquela dica de transformar em 13,8V... e tem fontes feitas pra isso com diversas proteções :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...