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igorpiedade

Na Falta De Um Cabo 35mm

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Sim, 2x16mm² terão maior resistência porque tem menor área do que 1x 35mm².

 

Mas como o medo do amigo do tópico é de o sistema pegar fogo, explodir, e como ele disse que o dimensionamento correto é 33mm² ou algo semelhante, creio que não exista problema em usar o par de cabos de 16mm².

Com certeza não tem problema nenhum.

os dois cabos de 16mm vão suportar até mais corrente que um cabo de 35mm como na primeira comparação que postei.

 

Seção - Amperes

16,00 - 68

35,00 - 111

2x16,00 - 132

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Ah mas agora não concordo, no teu penúltimo post tem a resistencia comparada entre 32mm² e 35mm², e a menor, que provoca menor queda de tensão no cabo e consequentemente menor aquecimento, é a do 35mm².

 

Nossa esse tópico não acaba nunca? hehehe

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Ops, neste critério que citaste é levado em conta o calor transferido para o isolante do cabo, então como em 2x 16mm² tem mais massa de isolante a capacidade de dissipação de calor é maior! Realmente estás certo...

 

Porém prefiro o critério de queda de tensão para ser utilizado em automóveis, eletricamente é melhor porque as distâncias são muito pequenas para o dimensionamento por capacidade de condução de corrente.

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E tem que levar em conta que estes 2 cabos fiquem separados, se ficarem juntos a capacidade diminui porque um vai aquecer o outro.

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os cara preocupado com skin effect em 5 metros de cabo ai ai ai

Carlos, mil desculpas se falei besteira. Realmente as ciências exatas não são o meu forte. Tudo o que falei foi baseado naquilo que eu estudei durante meu curso secundário (o que já faz mais de 10 anos) e no que absorvi do fórum nos últimos anos. Aqui me calo e me curvo à opinião de quem é da área.

 

[]'s

Crawling Chaos

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De fato, o mais importante é a área de cabo...

 

Sejam quaisquer perdas insignificantes caso a área seja dimensionada corretamente.

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Carlos, mil desculpas se falei besteira. Realmente as ciências exatas não são o meu forte. Tudo o que falei foi baseado naquilo que eu estudei durante meu curso secundário (o que já faz mais de 10 anos) e no que absorvi do fórum nos últimos anos. Aqui me calo e me curvo à opinião de quem é da área.

 

[]'s

Crawling Chaos

Mas o melhor a se fazer não seria se curvar a uma opinião, né?

 

O melhor no meu ponto de vista é chegarmos a um ponto comum, pelo menos.

 

Acho que a troca de informações ainda pode seguir em frente, agora que surgiu algo interessante como qual método de dimensionamento de condutor utilizarmos no sistema.

 

-----

 

E tu foi muito cabeça dura aí Carlos! :huh:

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Carlos, mil desculpas se falei besteira. Realmente as ciências exatas não são o meu forte. Tudo o que falei foi baseado naquilo que eu estudei durante meu curso secundário (o que já faz mais de 10 anos) e no que absorvi do fórum nos últimos anos. Aqui me calo e me curvo à opinião de quem é da área.

 

[]'s

Crawling Chaos

poxa

desculpa ae crawling

não quis colocar isso como um cinhgamento

só quis alertar que tavam procurando pelo em ovo.

num cabinho desses de 5 a 6 metros, é mais proeucpante mesmo area do cabo, devido a resistencia eletrica do mesmo, porque skin effect é coisa pras concesisonarias se preocuparem nas linhas de transmissao.

estamos com mera corrente continua de 12 v, num cabo com isolamente de as vezes mais de 750v.

 

foi mal ae, acho que não me expressei bem.

 

então pra resumir o topico, pode usar 2x16 mm2 sim no lugar do 35 mm.eu mesmo farei assim daqui uns dias,

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Carlos, mil desculpas se falei besteira. Realmente as ciências exatas não são o meu forte. Tudo o que falei foi baseado naquilo que eu estudei durante meu curso secundário (o que já faz mais de 10 anos) e no que absorvi do fórum nos últimos anos. Aqui me calo e me curvo à opinião de quem é da área.

 

[]'s

Crawling Chaos

poxa

desculpa ae crawling

não quis colocar isso como um cinhgamento

só quis alertar que tavam procurando pelo em ovo.

num cabinho desses de 5 a 6 metros, é mais proeucpante mesmo area do cabo, devido a resistencia eletrica do mesmo, porque skin effect é coisa pras concesisonarias se preocuparem nas linhas de transmissao.

estamos com mera corrente continua de 12 v, num cabo com isolamente de as vezes mais de 750v.

 

foi mal ae, acho que não me expressei bem.

 

então pra resumir o topico, pode usar 2x16 mm2 sim no lugar do 35 mm.eu mesmo farei assim daqui uns dias,

Poxa Carlos, não recebi seu comentário como xingamento não. É que eu acho realmente que não tenho competência técnica para discutir essas coisas com vocês. Eu sou biólogo/zoólogo e as ciências exatas ficaram esquecidas em um passado muito distante para mim. E ademais, o que cheguei a estudar não chega ao nível de profundidade necessário para me engajar em uma discusão desse nível. Quando eu disse que me calaria, não estava ofendido. Estava simplesmente acatando a opinião de vocês.

 

[]´s

Crawling Chaos

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É exatamente a mesma coisa.

 

Se um cabo 32mm² tiver resistencia de 0,006ohms por metro (exemplo apenas), e um cabo de 16mm tiver resistencia de 0,012ohms por metro, vamos ser inteligentes e lembrar do colegio... Resistencias em paralelo de mesmo valor, a resultante é metade do valor das resistencias, então, 0,012 ohms em paralelo = 0,006ohms por metro na resultante. O que tem de complicado nisso?

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É exatamente a mesma coisa.

 

Se um cabo 32mm² tiver resistencia de 0,006ohms por metro (exemplo apenas), e um cabo de 16mm tiver resistencia de 0,012ohms por metro, vamos ser inteligentes e lembrar do colegio... Resistencias em paralelo de mesmo valor, a resultante é metade do valor das resistencias, então, 0,012 ohms em paralelo = 0,006ohms por metro na resultante. O que tem de complicado nisso?

Eu diria que 2 cabos de 16mm² possuem maior Capacidade de Condução de Corrente do que um de 32mm²...

 

:vts

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Sim, 2x16mm² terão maior resistência porque tem menor área do que 1x 35mm².

 

Mas como o medo do amigo do tópico é de o sistema pegar fogo, explodir, e como ele disse que o dimensionamento correto é 33mm² ou algo semelhante, creio que não exista problema em usar o par de cabos de 16mm².

Com certeza não tem problema nenhum.

os dois cabos de 16mm vão suportar até mais corrente que um cabo de 35mm como na primeira comparação que postei.

 

Seção - Amperes

16,00 - 68

35,00 - 111

2x16,00 - 132

Seção - Amperes

16,00 - 68

35,00 - 111

2x16,00 - 132 nao seria 136?

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esse tópico veio em boa hora pra mim... tava com receio de juntar 2 cabos 2x2mm axando que teria um efeito mto pior em comparaçao com um 2x4mm...pelo fato da distancia ser curta, pouco mais de 1m, axo q não terei nenhum tipo de perda significativa por resistencia ou calor, correto?

 

ps: no caso da minha exemplificação, é na ligaçao do módulo ao sub, pretendo usar 2 cabos 2x2mm... cada um em cada polo da bobina ( simples)... dae ficaria como se fosse 2x4mm... ( vai sobra cabo 2x2mm, por isso vo economiza na compra de um 2x4mm antes q digam algo =D )

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mas se esqueçam que a corrente procura o lugar mais fácil para passar. se os fios não estiverem com a malha junta do começo ao fim, pode dar problema

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Pessoal,

 

Como não tinha 1 cabo 35mm eu puxei da bateria dois cabos de 16mm para meu porta fusiveis. Está errado isso? Posso ter algum problema do meu equipamento?

 

Tenho medo desse tipo de ligação não funcionar bem e ter problemas de super aquecimento/derretimento/fogo nos cabos.

 

Posso deixar assim ou seria melhor mexer?

Boa tarde Igor... []-[]

 

Sobre sua duvida, pode ficar despreocupado a única e possível restrição seria se os cabos tivessem tamanhos diferentes como por exemplo um fio com 2m e 15cm e o outro com 2m mas acredito que não seja o seu caso, só te indicaria fazer uma solda quente nas pontas para almentar o contato!

 

A corrente elétrica é algo inteligente, ele vai pender para o lado de maior indução ! No seu caso seria um problema se houvesse o fio de menor tamanho!

Exemplo claro disso é o cabo flexível é que constituído por vários fios me menor medida !

 

E no caso de aquecimento e possível fogo seria interessante se as características do cabo oferece essa proteção, mas muito antes dele aquecer e derreter causando fagulhas e possivel fogo, o fusível já terá queimado ( desde que o problema esteja entre o fusível e a sua fiação)

 

Tenha um fusível logo no pé da bateria, pois um curto-circuito seria suficiente para queima-lo e assim proteger contra fogo

 

Espero ter te ajudado

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Uma conseqüência fundamental da capacidade de condução de corrente é que dois condutores em paralelo suficientemente separados conduzem mais do que um único condutor de área dupla, para haver dissipação de calor.

Assim, por exemplo, o condutor de 25 mm2, pela tabela anterior, conduz uma corrente máxima de 89 A, isto é, se ligarmos dois condutores de 25 mm2 em paralelo, eles conduzirão 178 A, enquanto que um único condutor de 50 mm2 conduz 134 A.

 

Para tal, a norma NBR 5410 determina que, para ligar-se dois condutores em paralelo, deve-se seguir três regras básicas:

 

- que os condutores a serem ligados tenham a mesma bitola;

- que sejam conectados nos dois extremos;

- que possuam seção superior a 35 mm2

 

Edit:

Protecção de condutores em paralelo.

Quando um dispositivo de protecção proteger vários condutores em paralelo, o valor de Iz a considerar é a soma das correntes admissíveis nos diferentes condutores, desde que a corrente transportada por cada um deles seja sensivelmente a mesma.

 

Edit:

Bem interessante.

http://www.eletrica.ufsj.edu.br/pub/eletro...s_eletricas.pdf

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Uma conseqüência fundamental da capacidade de condução de corrente é que dois condutores em paralelo suficientemente separados conduzem mais do que um único condutor de área dupla, para haver dissipação de calor.

Assim, por exemplo, o condutor de 25 mm2, pela tabela anterior, conduz uma corrente máxima de 89 A, isto é, se ligarmos dois condutores de 25 mm2 em paralelo, eles conduzirão 178 A, enquanto que um único condutor de 50 mm2 conduz 134 A.

 

Para tal, a norma NBR 5410 determina que, para ligar-se dois condutores em paralelo, deve-se seguir três regras básicas:

 

- que os condutores a serem ligados tenham a mesma bitola;

- que sejam conectados nos dois extremos;

- que possuam seção superior a 35 mm2

 

Edit:

Protecção de condutores em paralelo.

Quando um dispositivo de protecção proteger vários condutores em paralelo, o valor de Iz a considerar é a soma das correntes admissíveis nos diferentes condutores, desde que a corrente transportada por cada um deles seja sensivelmente a mesma.

 

Edit:

Bem interessante.

http://www.eletrica.ufsj.edu.br/pub/eletro...s_eletricas.pdf

nossa..

meu topico virou um tópico de sucesso.. rsss

fiquei o FDS fora e quando voltei tinham várias respostas.

 

 

Estive lendo todas agora pouco e entendi que no meu caso o problema não existe.

 

Pois um dado que esqueci de colocar é que esses cabos vão juntos até o porta-fusiveis dentro do carro no pé do motorista(o meu por sinal). Dalí por diante seguem cabos separados até cada equipamento e esses sim estão dimencionados corretamente. Minha duvida seria mais quando aquecimentos ou algo do tipo..

 

Os cabos se não estiverem exatamente iguais eles devem ser por exemplo um de 2m e o outro de 1,98m... tendo diferença apenas na hora de cortar para fazer as emendas e conexões. Cada um desses cabos está com um fusivel bananinha a 10cm da bateria.

 

Gostaria de agradecer a prestesa de todos em me ajudar e tranquilizar quanto à minha instalação. Essa fora a primeira vez que fiz a instalação do começo ao fim se levar em loja para instalar. Estava bem receoso.

 

Durante o FDS rodei feliz da vida escutando meu sonzinho legal com um carpc rodando perfeito e tudo certo.

 

Se quizem posso postas mais tarde fotos de todo o sistema para vcs conhecerem.. abraços..

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Uma conseqüência fundamental da capacidade de condução de corrente é que dois condutores em paralelo suficientemente separados conduzem mais do que um único condutor de área dupla, para haver dissipação de calor.

Assim, por exemplo, o condutor de 25 mm2, pela tabela anterior, conduz uma corrente máxima de 89 A, isto é, se ligarmos dois condutores de 25 mm2 em paralelo, eles conduzirão 178 A, enquanto que um único condutor de 50 mm2 conduz 134 A.

 

Para tal, a norma NBR 5410 determina que, para ligar-se dois condutores em paralelo, deve-se seguir três regras básicas:

 

- que os condutores a serem ligados tenham a mesma bitola;

- que sejam conectados nos dois extremos;

- que possuam seção superior a 35 mm2

 

Edit:

Protecção de condutores em paralelo.

Quando um dispositivo de protecção proteger vários condutores em paralelo, o valor de Iz a considerar é a soma das correntes admissíveis nos diferentes condutores, desde que a corrente transportada por cada um deles seja sensivelmente a mesma.

 

Edit:

Bem interessante.

http://www.eletrica.ufsj.edu.br/pub/eletro...s_eletricas.pdf

nossa..

meu topico virou um tópico de sucesso.. rsss

fiquei o FDS fora e quando voltei tinham várias respostas.

 

 

Estive lendo todas agora pouco e entendi que no meu caso o problema não existe.

 

Pois um dado que esqueci de colocar é que esses cabos vão juntos até o porta-fusiveis dentro do carro no pé do motorista(o meu por sinal). Dalí por diante seguem cabos separados até cada equipamento e esses sim estão dimencionados corretamente. Minha duvida seria mais quando aquecimentos ou algo do tipo..

 

Os cabos se não estiverem exatamente iguais eles devem ser por exemplo um de 2m e o outro de 1,98m... tendo diferença apenas na hora de cortar para fazer as emendas e conexões. Cada um desses cabos está com um fusivel bananinha a 10cm da bateria.

 

Gostaria de agradecer a prestesa de todos em me ajudar e tranquilizar quanto à minha instalação. Essa fora a primeira vez que fiz a instalação do começo ao fim se levar em loja para instalar. Estava bem receoso.

 

Durante o FDS rodei feliz da vida escutando meu sonzinho legal com um carpc rodando perfeito e tudo certo.

 

Se quizem posso postas mais tarde fotos de todo o sistema para vcs conhecerem.. abraços..

fotos fotos fotos [-]

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