Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ernany

Meio Off

Recommended Posts

Que isso BLOom???

Tá se tornando Paulo Duto 2 hein...tá ficando fera...

Otima explicação, pena o Paulo ter sumido.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
O mesmo rendimento? Não! Melhor resposta? sim!!!

20 falantes de 12' iguais, em caixas iguais, trabalhando juntos.. conseguem somar seu SPL por igual, nivelar ligeiramente os picos de resposta.. assim como reforçar respostas no subgrave! Como num tópico do finado Paulo Duto, horn ajuda MUITO a descer quando somada! Mas na dutada, se a distancia dos falantes (entre o centro de cada um) for igual ou menor à 1/4 do comprimento de onda que quer acoplar.. elas também levam ganho ao somar falantes! Não com a mesma facilidade da horn.. mas consegue!

fonte: SEMEA.PDF, cortesia do site Studio-R

Ou seja.. 20x12' CERTEZA que descem mais do que 4x15'!!! Lógico que.. se formos comparar coisa 'mais justa', tipo 8x15' x 20x12'.. aí a briga seria boa! Mas o sistema ficaria MUITO maior e MUITO mais caro (dependendo dos falantes e etc..).

Como muitos sugeriram: 4x15' + 4x10'... ele vai ter muito mais qualidade, não duvido! Mas os 20x12' não ficam muito pra trás no subgrave e dão surra no SPL!!!

Repito o que falei antes (e acrediito que quase ninguém leu): Se for pra montar um sonzinho só pra curtir, tomar umas e farrear.... eu coloco alguns 12' juntos com drives... e tá bom demais! Um bom equalizador faz sua parte, sem exageros!

Agora.. se tu quer ganhar $$ com isso, sonorizar eventos ou qq coisa parecida.. aí 4x18' ou até mais vêm a calhar (de preferencia em horns!).

Só refrisando... 4x18' + 4x10' não tocaria mais q esses 20x12'.. e se tu for montar um sistema pra 'peitar' esses 20x12'.. teria que ser PELO MENOS: 8x15' + 4x12'... ou seja.. um mini trio! (PA) []-[]

Ah, e realmente, montar som e botar nome é meio tosco! mas ajuda no marketing! rsrs

e quanto ao som postado pelo "caradosom', a diferença é que foram usados drives de 2' ao invés de pencas de 1'... coisa q o guto citou! Maior eficiencia (e melhor resposta) com menor quantidade! Eu montaria um assim!

isso ae bloom.... heheheh... muito bom...

é exatamente por este motivo que o pessoal somam vários woofer's de 12".. economia de espaço (cabe mais falantes) e maior SPL... ou seja.. o pessoal que monta um trio assim quer fazer barulho mesmo....

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

20 falantes de 12' iguais, em caixas iguais, trabalhando juntos.. conseguem somar seu SPL por igual, nivelar ligeiramente os picos de resposta.. assim como reforçar respostas no subgrave! Como num tópico do finado Paulo Duto, horn ajuda MUITO a descer quando somada! Mas na dutada, se a distancia dos falantes (entre o centro de cada um) for igual ou menor à 1/4 do comprimento de onda que quer acoplar.. elas também levam ganho ao somar falantes! Não com a mesma facilidade da horn.. mas consegue!

Ou seja.. 20x12' CERTEZA que descem mais do que 4x15'!!! Lógico que.. se formos comparar coisa 'mais justa', tipo 8x15' x 20x12'.. aí a briga seria boa! Mas o sistema ficaria MUITO maior e MUITO mais caro (dependendo dos falantes e etc..).

Como muitos sugeriram: 4x15' + 4x10'... ele vai ter muito mais qualidade, não duvido! Mas os 20x12' não ficam muito pra trás no subgrave e dão surra no SPL!!!

Repito o que falei antes (e acrediito que quase ninguém leu): Se for pra montar um sonzinho só pra curtir, tomar umas e farrear.... eu coloco alguns 12' juntos com drives... e tá bom demais! Um bom equalizador faz sua parte, sem exageros!

Agora.. se tu quer ganhar $$ com isso, sonorizar eventos ou qq coisa parecida.. aí 4x18' ou até mais vêm a calhar (de preferencia em horns!).

Só refrisando... 4x18' + 4x10' não tocaria mais q esses 20x12'.. e se tu for montar um sistema pra 'peitar' esses 20x12'.. teria que ser PELO MENOS: 8x15' + 4x12'... ou seja.. um mini trio! (PA)  []-[]

Ah, e realmente, montar som e botar nome é meio tosco! mas ajuda no marketing! rsrs

e quanto ao som postado pelo "caradosom', a diferença é que foram usados drives de 2' ao invés de pencas de 1'... coisa q o guto citou! Maior eficiencia (e melhor resposta) com menor quantidade! Eu montaria um assim!

é exatamente por este motivo que o pessoal somam vários woofer's de 12".. economia de espaço (cabe mais falantes) e maior SPL... ou seja.. o pessoal que monta um trio assim quer fazer barulho mesmo....

Abraço

Exato! E pra ter o mesmo rendimento de 20x12' por ex... só com mais de 6 ou 8 falantes de 15'... ou seja, uma PA praticamente!

Olha o exemplo do bonatti.. usava 8x18'.... essa "nega kabulosa" ia tomar um coro feio do som do bonatti! E olha q ele agora vai botar 12x18' se n me engano!Mas ele é lojista e talz... ou seja.. isso pra ele é investimento! Agora pra algum de nós (pessoa física, com renda LIVRE (dinheiro pra torrar, descontados os gastos) abaixo de 3.000,0).. é inviável montar um som com mais de 4x15' só pra tomar umas cachaças de vez em quando! Tu vai animar do mesmo jeito se usar 4x12' ou 2x18'!!!

Gastar muito dinheiro, andar com carro pesado, montar som PROS OUTROS, só se for pra receber algum 'de volta'... caso contrário.. boto uns 12' e tá bom demais!

Compartilhar este post

Link para o post
A receita é essa: 22 Alpha Kronus de 12" + 4 D405 + 4 trinyum

Um abraço!

Diógenes Alves

Caradosom

Olha eu contei apenas 20 Alpha Khromus na foto.......

Mesmo assim, apesar do visual mais "sóbrio" desse projeto não acredito em tal diferença no SPL de ambos sistemas, ainda mais cohecendo esses Alphas como eu conheço, acho até que a F-250 tenha maior SPL, e Frontier um grave de frequências mais baixas..... levando em consideração a construção de ambos os modelos. Salvo alguma modificação nos Khromus que eu desconheça.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Pros desavisados...

O Bonatti deve surgir daqui alguns dias contando o novo projeto dele...

IGNORANCIA

Compartilhar este post

Link para o post
A receita é essa: 22 Alpha Kronus de 12" + 4 D405 + 4 trinyum

Um abraço!

Diógenes Alves

Caradosom

Olha eu contei apenas 20 Alpha Khromus na foto.......

Mesmo assim, apesar do visual mais "sóbrio" desse projeto não acredito em tal diferença no SPL de ambos sistemas, ainda mais cohecendo esses Alphas como eu conheço, acho até que a F-250 tenha maior SPL, e Frontier um grave de frequências mais baixas..... levando em consideração a construção de ambos os modelos. Salvo alguma modificação nos Khromus que eu desconheça.

Abraços

Rafael

Rafael, realmente eu errei na postagem da foto!

Olha essa F250 com 22 Eros 12" + 2 ETD 7200 + 6 Trinyum

E ai?

Vai continuar insistindo que a "negona" toca mais forte?

Aqui no RN o bicho ta pegando em termos de sistemas de som de alto rendimento.

Um abraço,

Diógenes Alves

atgaaac00an7bbuyg13an0ttc4.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Só refrisando... 4x18' + 4x10' não tocaria mais q esses 20x12'.. e se tu for montar um sistema pra 'peitar' esses 20x12'.. teria que ser PELO MENOS: 8x15' + 4x12'... ou seja.. um mini trio! (PA) []-[]

E aí Bloom?

Esses dois sistemas estão ao seu agrado?

É amigo, aqui no RN a galera não brinca em serviço!

atgaaacvgpxlvhrcqxaipwgcp1.th.jpg

Um abração,

Diógenes Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Rafael, realmente eu errei na postagem da foto!

Olha essa F250 com 22 Eros 12" + 2 ETD 7200 + 6 Trinyum

E ai?

Vai continuar insistindo que a "negona" toca mais forte?

Aqui no RN o bicho ta pegando em termos de sistemas de som de alto rendimento.

Um abraço,

Diógenes Alves

atgaaac00an7bbuyg13an0ttc4.th.jpg

putz, mas projetar um esquema bruto que nem esse pra passar festa a mano bicicleteiro é fo** hein!? cade a muiezada!?

heh'...

Flw's!

Compartilhar este post

Link para o post

Só refrisando... 4x18' + 4x10' não tocaria mais q esses 20x12'.. e se tu for montar um sistema pra 'peitar' esses 20x12'.. teria que ser PELO MENOS: 8x15' + 4x12'... ou seja.. um mini trio! (PA)  []-[]

Abraço

Exato! E pra ter o mesmo rendimento de 20x12' por ex... só com mais de 6 ou 8 falantes de 15'... ou seja, uma PA praticamente!

Olha o exemplo do bonatti.. usava 8x18'.... essa "nega kabulosa" ia tomar um coro feio do som do bonatti! E olha q ele agora vai botar 12x18' se n me engano!Mas ele é lojista e talz... ou seja.. isso pra ele é investimento! Agora pra algum de nós (pessoa física, com renda LIVRE (dinheiro pra torrar, descontados os gastos) abaixo de 3.000,0).. é inviável montar um som com mais de 4x15' só pra tomar umas cachaças de vez em quando! Tu vai animar do mesmo jeito se usar 4x12' ou 2x18'!!!

Gastar muito dinheiro, andar com carro pesado, montar som PROS OUTROS, só se for pra receber algum 'de volta'... caso contrário.. boto uns 12' e tá bom demais!

um outro fator que é importante considerar! (talvez seja o fator MAIS importante)

quando vc usa um sistema de 3 vias com esse (12" / driver / ST) vc despeja TODA a potencia nos de 12", já com um sistema de 4 vias (15" ou 18" / 10" ou 12" / driver / ST) vc vai mandar parte da potencia pra faixa de graves, e cortar o médio-grave mais alto, perdendo o impacto, e o acoplamento nessa faixa especifica!

qdo se faz um sistema pancadão com trocentos de 12" se tem TODA A POTENCIA DA FAIXA DE GRAVES, aplicada TAMBEM, à faixa de médio pancadão!

com os falantes de 12" vc aproveita mais a potencia, por exemplo, a kabulosa ai, tem 4 T6,2K, ou seja, ela tem 24,8KW em 60Hz, 24,8KW em 80Hz, 24,8KW em 120, em 160, em 200... até o ponto de corte dos drivers!

usar falantes de 12" é uma forma de se usar mais eficientemente a energia do sistema pra gerar pressão sonora! vc usa uma banda maior da faixa de funcionamento do amplificador!

um jeito de se obter o mesmo em sistemas de mais vias, é com crossover passivo, mas um cross passivo pra cortar em 130Hz, com uma potencia de 15000 watts, ficaria maior e mais caro que o CARRO que transportaria ele! hahahahahah eh inviável, então se usa td ativo mesmo! hehe

to cansado, não vou me extender, mas depois eu escrevo mais, acho q ja deu pra pegar o conceito!

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente bloom, não me lembro de o mestre paulo ter falado que dutada desce resposta. Inclusive isso é o que eu tenho bem na cabeça, que dutada nao desce resposta, mas sim cornetada.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente bloom, não me lembro de o mestre paulo ter falado que dutada desce resposta. Inclusive isso é o que eu tenho bem na cabeça, que dutada nao desce resposta, mas sim cornetada.

Na verdade eu ia citar isso no tópico! Ele não CITOU, ele abriu o tópico questionando! Acredito que ele já sabia a resposta mas queria instigar a galera à pesquisar... e conseguiu! Enfim, dutada desce resposta SIM! Mas não tão fácil quanto horns, onde o 'ganho' no acoplamento é MUITO maior.. e tb na distancia, que horns em acoplamento joga subgrave longe!

Mas respeitadas as proporções, dutada em acoplamento desce resposta SIM!!!

Subsonic.. um cross pra LP em 120hz com 800wrms já é algo impraticavel prum carro.. acredito que pese mais que um falante! imagina 15000wrms!

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade eu ia citar isso no tópico! Ele não CITOU, ele abriu o tópico questionando! Acredito que ele já sabia a resposta mas queria instigar a galera à pesquisar... e conseguiu! Enfim, dutada desce resposta SIM! Mas não tão fácil quanto horns, onde o 'ganho' no acoplamento é MUITO maior.. e tb na distancia, que horns em acoplamento joga subgrave longe!

Mas respeitadas as proporções, dutada em acoplamento desce resposta SIM!!!

Subsonic.. um cross pra LP em 120hz com 800wrms já é algo impraticavel prum carro.. acredito que pese mais que um falante! imagina 15000wrms!

mas onde você viu isso?

eu lembro ele frizando que dutada nao desce resposta sob hipotese alguma.

Compartilhar este post

Link para o post

eu montaria td 6x9

fica mais cara de som automotivo e menos cara de som de boate de interior!! já foram em boate de interior? fica esse monte de caixa preta empilhada... parace que faliu a boate do cara e ele pego o som dela e empilhou na caçamba do carro!!!

Compartilhar este post

Link para o post
eu montaria td 6x9

fica mais cara de som automotivo e menos cara de som de boate de interior!! já foram em boate de interior? fica esse monte de caixa preta empilhada... parace que faliu a boate do cara e ele pego o som dela e empilhou na caçamba do carro!!!

Boate de interior e de cidade grande! Já vi assim tb em trios elétricos... pra ser sincero, woofers de 15' e 18' assim como os drives estão presentes em 99% dos sons de grande porte! (1% = goainia e brasilia).

Agoraaaaa.. me diz onde tu viu um PA com 6x9, pioneer, pyramid e RS1200D! =P [^]

Pára cara... se eu fosse moderador daki saía deletando essas babozeira! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Agora, vamos à assuntos produtivos!

fellipe.ce,postei um paperzin no meu post cara! faz o DL e dá uma lida! Ele nunca citou que dutada não desce... ele apenas frisou o ganho das horn (que é MUUITO maior)!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
pq os nego tem mania de colocar esse monte de drive de 1" ??? acho horrível !

PQ É BARATO, 1"=60,00 2"=350,00 E NINGUÉM ENXERGA O QUE TEM DENTRO DA CAIXA.

Compartilhar este post

Link para o post
eu montaria td 6x9

Poxa nibri.. que comentario mais infeliz.... não vamos zoar o tópico que por sinal está com ótimo nivel...

Vc sabe muito bem o que é bom e o que é ruim.. estamos tentando levantar o nivel do forum... mas pra isso temos que ter a colaboração de todos, pois quem faz o fórum ser bom ou ruim. são os Foristas...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
eu montaria td 6x9

Boate de interior e de cidade grande! Já vi assim tb em trios elétricos... pra ser sincero, woofers de 15' e 18' assim como os drives estão presentes em 99% dos sons de grande porte! (1% = goainia e brasilia).

Agoraaaaa.. me diz onde tu viu um PA com 6x9, pioneer, pyramid e RS1200D! =P [^]

Pára cara... se eu fosse moderador daki saía deletando essas babozeira! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

:+1:+1

eu também! quanta asneira [^]

Compartilhar este post

Link para o post
A foto com os 20 Alpha nao é uma Frontier e sim uma Dodge Ram.

Bem lembrado Marcelão!

PS.: Cadê vc rapaz? Achei que ia te ver aqui na vaquejada de Currais Novos... Mas nada de vc!

rsrsr

Abração,

Diógenes Alves

Compartilhar este post

Link para o post
Bem lembrado Marcelão!

PS.: Cadê vc rapaz? Achei que ia te ver aqui na vaquejada de Currais Novos... Mas nada de vc!

rsrsr

Abração,

Diógenes Alves

Nao deu,esses dias tava ocupado acabando meu trio,em breve abrirei um topico com as fotos.

Compartilhar este post

Link para o post

Pô Diógenes depois grava uns vídeos dos paredão daí rapaz pra nós ver tocando, e sobre essas 2 picapes aí com 6 woofers de 18", qual toca mais, os Eros ou os Over?

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Pô Diógenes depois grava uns vídeos dos paredão daí rapaz pra nós ver tocando, e sobre essas 2 picapes aí com 6 woofers de 18", qual toca mais, os Eros ou os Over?

Abraços

Charles Rafael

Bem,isso posso responder,a picape com os Over toca bem mais,e essa dodge com os 6 de 18" é a msm que hj esta com os 20 alpha de 12",o dono cansou de levar coro por aqui,hehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Charles Rafael

Bem,isso posso responder,a picape com os Over toca bem mais,e essa dodge com os 6 de 18" é a msm que hj esta com os 20 alpha de 12",o dono cansou de levar coro por aqui,hehehe.

Realmente o Marcelão é o cara mais indicado pra falar sobre os paredões que circulam hj em Natal/RN.

Ele tem contato direto com a galera e sabe quem toca forte!

Marcelo, tem notícias se o Joanil(Vale do Pará) vai montar o antigo paredão em outro carro?

Pq vc sabe que ele conseguiu dar PT naquela RAM dele né?

Não sei o que aconteceu com os 16 eros de 12" que tinha em cima dela!

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Charles Rafael

Realmente o Marcelão é o cara mais indicado pra falar sobre os paredões que circulam hj em Natal/RN.

Ele tem contato direto com a galera e sabe quem toca forte!

Marcelo, tem notícias se o Joanil(Vale do Pará) vai montar o antigo paredão em outro carro?

Pq vc sabe que ele conseguiu dar PT naquela RAM dele né?

Não sei o que aconteceu com os 16 eros de 12" que tinha em cima dela!

Abração!

O som nao danificou nada,o carro sim ficou sucata,arrebentou outros 3 carros que estavam estacionados,mas pra vc ter ideia,msm depois do estrago,o hidraulico dela funcionou normalmente e tiraram todos os equipamentos.

O boato que tem por aqui é que ele vai comprar uma picape da GM importada,que dizem ser maior que a Ram,mas nao sei,que eu saiba a GM tem a Avalanche que é do porte da RAM,maior nao é e alem do mais é V8 gasolina e ele só anda em carro diesel.

Ah e outra essa RAM que tava com os eros e hj ta com os Alpha tinha o som horrivel msm,os modulos eram aqueles maxpower que só tem tamanho.

E tbm essa F250 com os 22 de 12' tocando forro leva uma surrinha da F250 com os 6 bruthus de 18".Forró sem sub e grave nao da,ficar ouvindo batida de caixa de bateria é horrivel.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Charles Rafael

Quer dizer que os over brutus pelo menos nesse caso aí tavam tocando mais que os Eros né?

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...