Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

M.Amaral

Player Alpine 9887 Pegou Fogo!

Recommended Posts

Pessoal,

O que vou contar aqui é digno de filme de terror. Depois de meses escolhendo os equipamentos, viagem ao exterior trazendo mais de 30 kg de som, espera por amigo trazendo HU dos EUA, compras diversas no ebay, centenas de acessos a este forum procurando informações e uma busca exaustiva por instaladores, eis que acontece um fato trágico: meu player pegou fogo durante a instalação!

Há 4 dias, precisamente na ultima quinta, coloquei meu carro num instalador bem recomendado, com os equipos da assinatura, para instalar o projeto. Resultado: ontém, sábado, meu player alpine 9887 torrou, pegou fogo mesmo, na hora em que tudo foi ligado para testes.

E o pior: o instalador disse que não vai se resposabilizar, por ter sido defeito do equipamento.

Depois da tragédia e de uma busca pela falha, ele me disse que o problema era que meu amplificador focal fp 1.800, novinho, testado apenas na hora da compra, teria queimado o player, pois mandou 12v através dos rca em direção à HU. MAs não disse a causa desse problema!

Realmente, a tensão medida na ponta dos RCAs que foi ligada do módulo para o player era de 12v, ou seja, o modulo "alimentou" o player com 12 v, o que possivelmente fez ele torrar.

Segundo ele, o problema é do amp. Mas ocorre que testei na loja onde comprei em Portugal, e funcionou perfeitamente. O produto não teve nenhuma avaria no trajeto e ficou esperando a inatalação bem guardado aqui em casa desde o meio de maio. Não aceitei essa afirmação, pois creio que o problema é de instalação. O cara nem ao menos desmontou tudo pra ver se poderia ser outra coisa.

Emfim.

Preciso muito da ajuda de vocês, pra tentar descobrir qual o problema, vez que não acreditei no que ele falou, tirei o carro à força da insataladora e não paguei pelo serviço (ou lambança) que o cara fez.

Por favor, me ajudem.

Ps.: Os equipamentos são os da assinatura.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz que zica hein.

Só não entendi qual a sua dúvida [^] .

Compartilhar este post

Link para o post
Putz que zica hein.

Só não entendi qual a sua dúvida [^] .

Desculpem-me se não fui claro, mas minha dúvida é

O que pode fazer o módulo estar alimentando os RCA´s com 12v, ou seja, o que está fazendo o módulo passar corrente para o player? Má instalação? Defeito do módulo?

Compartilhar este post

Link para o post
Putz que zica hein.

Só não entendi qual a sua dúvida  [^] .

O que pode fazer o módulo estar alimentando os RCA´s com 12v, ou seja, o que está fazendo o módulo passar corrente para o player? Má instalação? Defeito do módulo?

Olha, um dos users indicados pra te responder essa pergunta é o Kleber. Eu chutaria que foi o aterramento. Eu já vi um tópico falando sobre esse assunto, não lembro onde.

Poxa agora que eu vi, pra que abrir dois tópicos amigo? [^]

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=112859

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, sem ver é complicado dizer, mas faz algum sentido. Algum... não todo.

Se o amp tá mandando 12V na entrada, de fato é defeito no amp, provavelmente um curto interno.

O ideal é fazer uma investigação minuciosa nos equipamentos, mas creio que não foi erro de instalação não.

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaz, sem ver é complicado dizer, mas faz algum sentido. Algum... não todo.

Se o amp tá mandando 12V na entrada, de fato é defeito no amp, provavelmente um curto interno.

O ideal é fazer uma investigação minuciosa nos equipamentos, mas creio que não foi erro de instalação não.

Que zica rapaz...

Pode ser um problema no amp sim..

Mas eu não descartaria erro do instalador não hein.. =/

Compartilhar este post

Link para o post

Amaral, eu comecaria checando o aterramento do amp. Honestamente não sei se uma falha aí poderia dar este retorno, mas acho muito estranho um amp fazer isso do nada, ainda mais que vc. o testou quando comprou.

Verifique aterramento tanto do amp como do head, veja o trajeto dos cabos (se não há cabos em curto, cabos prensados, perfurados, rasgados, etc)... na sua situação, eu revisaria toda a instalação, com muito cuidado. Verifique tbem se não houve algum engano na ligação dos cabos de alimentação e terra nos bornes do amplificador (neste caso, se os terras do amp não forem isolados internamente, e o cabra inverteu os polos, penso que poderia existir o retorno de 12v pela malha dos RCAs).

Dependendo do que vc. pretende fazer depois, e do que vc. encontrar, tente fazer isso primeiro sem desligar muita coisa, sem descaracterizar a instalação (e o erro). Se vc. achar que é caso perdido (ou seja, o cabra não vai pagar msm, nem indenizar, nada), aí é outra história...

Por fim, pode ser um problema do amp mesmo, mas que é estranho é. Nunca ví acontecer isso (mas teoricamente, pode acontecer msm); já ví o contrário (amp instalado porcamente, sem aterramento direito, ou cujo aterramento foi feito por último na instalação, e funcionou sem terra... o amp vai "buscar" o terra na malha do RCA, e queima o head nesta brincadeira).

Quanto ao head, vale uma visita na autorizada Alpine em SP, o pessoal daqui tem o contato... parece-me bem correta a assistência técnica deles.

um abraço, e boa sorte na resolução do problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Amaral, eu comecaria checando o aterramento do amp. Honestamente não sei se uma falha aí poderia dar este retorno, mas acho muito estranho um amp fazer isso do nada, ainda mais que vc. o testou quando comprou.

Verifique aterramento tanto do amp como do head, veja o trajeto dos cabos (se não há cabos em curto, cabos prensados, perfurados, rasgados, etc)... na sua situação, eu revisaria toda a instalação, com muito cuidado. Verifique tbem se não houve algum engano na ligação dos cabos de alimentação e terra nos bornes do amplificador (neste caso, se os terras do amp não forem isolados internamente, e o cabra inverteu os polos, penso que poderia existir o retorno de 12v pela malha dos RCAs).

Dependendo do que vc. pretende fazer depois, e do que vc. encontrar, tente fazer isso primeiro sem desligar muita coisa, sem descaracterizar a instalação (e o erro). Se vc. achar que é caso perdido (ou seja, o cabra não vai pagar msm, nem indenizar, nada), aí é outra história...

Por fim, pode ser um problema do amp mesmo, mas que é estranho é. Nunca ví acontecer isso (mas teoricamente, pode acontecer msm); já ví o contrário (amp instalado porcamente, sem aterramento direito, ou cujo aterramento foi feito por último na instalação, e funcionou sem terra... o amp vai "buscar" o terra na malha do RCA, e queima o head nesta brincadeira).

Quanto ao head, vale uma visita na autorizada Alpine em SP, o pessoal daqui tem o contato... parece-me bem correta a assistência técnica deles.

um abraço, e boa sorte na resolução do problema.

Pessoal, desculpem pela abertura do outro tópico, entendam minha situação por favor.

Hoje pela manhã, ao retirar a tampa do rack dos módulos, observei duas marcas de pancadas no módulo que enviou os 12v, pancadas feias, que retiraram a tinta e afundaram a tampa de metal do amp. Deve ser por conta disso que o cara não queria desfazer a instalação na minha frente ontém... Enfim...

Uma pancada no amp pode fazer com que ele mande os 12v através do RCA?

O aterramento foi feio porcamente, inclusive em um dos amps, o sujeito inteligente prendeu o terminal de aterramento por cima da proteção de borracha do cabo...

Tenho certeza que foi problema de instalçaõa, ou por falta de perícia na hora de cabear ou por falta de cuidado com o equipamento, já que o módulo, novinho em folha, apresenta marcas de desgaste físico.

Agradeço pela ajuda. Como estou sem ferramentas em casa, amanhã vou levar em outro instalador para que tudo seja desmontado e revisto. Quanto ao sujeito que fez a instalação, só me resta acioná-lo na justiça mesmo.

Aguardo mais opiniões

Compartilhar este post

Link para o post

É fo** isso amigo, por isso que eu sempre recomendo, se possível, fica acompanhando sempre a instalação junto com o instalador. :/

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post
Putz que zica hein.

Olha, um dos users indicados pra te responder essa pergunta é o Kleber. Eu chutaria que foi o aterramento. Eu já vi um tópico falando sobre esse assunto, não lembro onde.

eu nao tenho permissao p/ ler!!!

[^]

abs!

Compartilhar este post

Link para o post
Putz que zica hein.

eu nao tenho permissao p/ ler!!!

[^]

abs!

Porque movi o tópico para o LIXO. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Putz.....fico muito triste qnd leio coisas desse tipo! :(

Eu apostaria na lambança desse zé ruela de estragador! Isso ta com kra de que o aterramento foi mal feio, ou não foi feito e por isso a tensão passou pelo rca e chegou no player.

Deixa eu chutar: O player foi conectado ao chicote original do carro? Foi aterrado direitinho.....

Lei da física (Esse idiota de estragador não conhece): A energia sempre percorre o caminho mais curto até o aterramento.

O que pode ter acontecido: Como o jumento não aterro o módulo, toda a energia despejada no amp correu direto para o terra do player, através do RCA.

Outra coisa: Pode considerar o módulo como perdido tb! (90% de chance!)

Meus pessames! Divulga o nome do idiota, para que ninguém chegue perto da loja!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Aterramento é praticamente certo de não ser. Pra evitar estes problemas, todos os players tem microfusíveis no terra das saídas. Quando não tem, a trilha rompe, mas nem chega a cheirar queimado.

O que pode realmente ter acontecido é de alguma pancada (como disseraam, tem marcas de pancada) ter soltado algum parafuso, por exemplo, que colocou em curto a fonte do pré, jogando 15V na saída (ou pouco menos que isto).

O estranho é que 15V não queima nenhuma saída RCA de player. Pode ser que o "tranco" tenha sido maior que 15V.

Bem, tudo é consertável. Tem que ver a extensão real dos problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Fale o instalador e a loja para passarmos longe!

Compartilhar este post

Link para o post

M.Amaral, qual foi o nome da loja? SoundCenter, por acaso?

Bom, você já começou errado em tirar o carro de lá, e mais errado ainda em pedir para outro instalador desmontar. Era para deixar o carro lá, abrir um B.O., e esperar a perícia..

Como você mesmo falou, constatou 2 pancadas no amp, que antes não existiam.. I ai? Como você vai alegar que quem fez isto foi o cara que instalou? Com o carro já fora da loja, nem tem mais como fazer nada..

Compartilhar este post

Link para o post

Exato, o player foi conectado ao chicote original do carro, e a besta quadrada de instalador ainda me disse, depois que mostrei o manual do alpine, que manda fazer aterramento separado, que o manual estava errado porque não explicava o porque disso, que ele tinha muita experiencia com pioneer.... O.O:pirou:

Thomas, infelizmente eu não poderia deixar mais nenhum minuto um carro de 45 mil reais na mão de um cara desses, tanto por conta da minha necessidade de me locomover, tanto pela falta de confiança... Era um sábado a tarde, e não dava pra fazer nada, nem chamar policia pra fazer BO... ainda mais no local, por conta da natureza do ocorrido (não houve crime, não existe o crime de dano culposo - por imperícia)... não rola (eu sei do que falo...)

Mas seu raciocinio esta correto 100% correto na teoria, obrigado pela dica... :legal:

Inclusive, o cara não queria deixar eu tirar o carro e queria receber toda a grana que tinhamos acertado... tirei o carro na marra... Não vou falar o nome aqui porque pretendo processá-lo na Justiça Comum Cível, mas digo por MP, sem problema.

Não foi no Sound Center. Inclusive, Thomas, vc que é de Salvador, poderia me indicar alguém pra me ajudar a resolver o problema? Menos o pessoal da Pollysom, porque eles me deixaram na mão quando os procurei pra fazer o proijeto... acho que tavam com muitos clientes...

Enfim... espero mais da ajuda de todos...

E o pior que em épocas de lei seca não´tem nem como afogar as mágoas na cana...

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, mas será que o dito derrubou, bateu ou algo parecido com um amp desses ?

Pelo amor hein !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo amor hein !!!

Beraldo,

Infelizmente, o idiota fez isso.... pelo menos três marcas físicas no módulo indicam ocorrência impactos contra algum obstáculo rígido...

Postarei fotos assim que desmontar tudo...

Vendo o trabalho de um "estragador" como esse é que eu me questiono se existe limite pra imbecilidade humana... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo amor hein !!!

Beraldo,

Infelizmente, o idiota fez isso.... pelo menos três marcas físicas no módulo indicam ocorrência impactos contra algum obstáculo rígido...

Vendo o trabalho de um "estragador" como esse é que eu me questiono se existe limite pra imbecilidade humana... pasmafaute

Po kra.. Mas você não questionou ele, quanto aos danos físicos no amp?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo amor hein !!!

Beraldo,

Depois que eu já vi, aqui no fórum, um amp que que o instalador cortou um teco do canto na tico-tico pra caber no rack, eu não duvido mais de nada!

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo amor hein !!!

Beraldo,

Depois que eu já vi, aqui no fórum, um amp que que o instalador cortou um teco do canto na tico-tico pra caber no rack, eu não duvido mais de nada!

HEHEHe!!!!

Pegadinha do Malandro!!!!

Pô Kleber, isto só pode ser brincadeira... o cara cortar o amp ao invés da madeira.... [^]

Diz que foi o user...

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo amor hein !!!

Beraldo,

Infelizmente, como o "tempo fechou" na oficina, so tive a oportunidade de constatar as marcas em casa, qd tirei a tampa do rack dos amps...

Em breve postarei fotos pra vcs verem a lambança....

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo amor hein !!!

Beraldo,

HEHEHe!!!!

Pegadinha do Malandro!!!!

Pô Kleber, isto só pode ser brincadeira... o cara cortar o amp ao invés da madeira.... [^]

Diz que foi o user...

É sério... pro amp caber na lateral, faltava tirar um pedacinho, no canto. Aí o instalador cortou, e o dono só viu quando desmontou o carro.

Não lembro quem foi, mas tem tempo!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...