Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Ianaconi

Tutorial: Big 3 (otimizando o terra do carro)

Recommended Posts

Esses cabos não iriam diretamente para uma bateria auxiliar.

Todos os cabos do BIG3 são para a bateria principal.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compreendi que o tópico visa: Proteção extra e desempenho. Grato pelo retorno.

Edição: Imagem adicionada e melhoria do texto.

Condumax_1.jpg

Editado por AlanMacTrin

Compartilhar este post

Link para o post
No meu carro, com a elétrica original, já da 12,6V com o carro desligado e 14,4V com o carro ligado, exatamente em cima!

Preciso fazer isso também?

Carro > Santana 2000MI 4P 96/97.

Se alguem puder me ajudar.....

Meu carro apresenta medidas bem semelhantes ao do ERASMO, o megacapacitor mede 12,8 com o carro desligado e 14,4 com o motor funcinando (lembrando que são duas baterias de 60A, uma no cofre e uma auxiliar, ambas Moura c/ Prata)

E por isso tenho a mesma dúvida, será que preciso mexer neste cabeamento da bateria do cofre? Tem como melhorar os 14,4 com o motor ligado?

[]s

RUI.

Compartilhar este post

Link para o post

Mal ae.....

Deu pau na conexão, e agora foi duas vezes.

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Tendo bateria auxiliar o esquema ainda é o mesmo?

Outra coisa, gastei uma grana em cabos "de grife" (importados) para todo o set por achar que me dariam uma melhora considerável em relação aos cabos comuns nacionais... A questão é, os cabos necessários para essa finalidade (BIG3) deveriam ser cabos muito bons também ou esse tipo de utilização pode ser feito com cabos mais "humildes"...?

Considerando que usei bitola de 34mm² pra ligar os positivos e os negativos das bats e 21mm² da bat aux pros amps, proporcionalmente eu deveria usar que bitola para essas ligações do BIG3?

Compartilhar este post

Link para o post

O importante do cabo é saber se realmente ele é por exemplo 21mm2 real ou se tem uma capa plástica muito grossa.

Flexibilidade também é um ponto muito importante.

Dos importados os melhores que já vi foram: Audison Sonus / Stinger Oval / Ixos Square / Kicker / Scosche EFX / Tsunami.

Compartilhar este post

Link para o post

mas acho que pra o H power que quer somente dar um up, pra ajudar na carga, acho que desses cabos mais conhecidoas nacionais, acho que já são de otimo grado não?

pra esse fim cabos importados não acredito que vele a pena.

procure por cabos automotivos mesmo, pois tem uma maior flexibilidade, e se for add o cabo e manter original, ´21mm ta bom.

agora se for subistituir os cabos originais e colocar um de maior bitola no lugar do original, procure cabos accima de 35mm, de preferencia mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Se alguem puder me ajudar.....

Meu carro apresenta medidas bem semelhantes ao do ERASMO, o megacapacitor mede 12,8 com o carro desligado e 14,4 com o motor funcinando (lembrando que são duas baterias de 60A, uma no cofre e uma auxiliar, ambas Moura c/ Prata)

E por isso tenho a mesma dúvida, será que preciso mexer neste cabeamento da bateria do cofre? Tem como melhorar os 14,4 com o motor ligado?

[]s

RUI.

Será que alguém poderia me ajudar, só queria saber se vale a pena mexer (ou acrescentar) cabos no emu caso, com 12,8 e 14,4V, com o carro desligado e depois com ele ligado.

Obrigado,

RUI

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta...

Se eu fizer o BIG 3 no meu carro, depois se o mecânico precisar desconectar em algum lugar pra poder mexer em alguma coisa lá no motor, ele pode fazer alguma m....?

E pode ter consequências graves?

Compartilhar este post

Link para o post
Uma pergunta...

Se eu fizer o BIG 3 no meu carro, depois se o mecânico precisar desconectar em algum lugar pra poder mexer em alguma coisa lá no motor, ele pode fazer alguma m....?

E pode ter consequências graves?

up

Compartilhar este post

Link para o post

Da uma lida com atenção ali no tutorial. Vai ver que o BIG3 não altera em nada as características do veículo. Apenas adiciona cabos extra aos originais.

Compartilhar este post

Link para o post

A 30 minutos atraz estava com o Douglas_tome, fazendo o BIG 3 no carro dele, ficou show, sem cabos espalhados pelo motor.

Muito tranquilo de fazer, é simples de mais.

Daqui a pouco ele aparece por aqui dizendo o que melhorou e etc, nao fiquei la para testar e etc...

Compartilhar este post

Link para o post

É mas depende do carro tambem, tem uns que o alternador fica no c.... do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso de se ter uma bateria auxiliar ligada à do cofre, pode-se fazer apenas o aterramento da do cofre?

Sendo assim, o aterramento extra deveria ser com o dobro da bitola?

Mas se eu desconectá-la da do cofre pra poder carregá-la com o carregador de baterias, ela precisaria estar aterrada? (tem um disjuntor entre elas que posso simplesmente desligar, ao invés de ter que desconectar os terminais)

Desculpe o excesso de perguntas e talvez por perguntas idiotas... mas preciso da sua ajuda anaconda! hehe

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Como o João disse fizemos o BIG3 lá no meu carro e o benefício é impresionante. O grave melhorou sim, mas não foi um absurdo, depois senti que o ganho não foi bem em spl mas em fidelidade. Até porque esse é o benefício de um headroom.

Mas o bom mesmo é que as luzes pararam de piscar completamente, muito bom mesmo. E é simples demais de se fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
No caso de se ter uma bateria auxiliar ligada à do cofre, pode-se fazer apenas o aterramento da do cofre?

Mas se eu desconectá-la da do cofre pra poder carregá-la com o carregador de baterias, ela precisaria estar aterrada? (tem um disjuntor entre elas que posso simplesmente desligar, ao invés de ter que desconectar os terminais)

Desculpe o excesso de perguntas e talvez por perguntas idiotas... mas preciso da sua ajuda anaconda! hehe

Obrigado!

up...

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, tava difícil entender o que você queria viu rsrsrs. Deixa eu ver se entendi, no caso de duas bateria o aterramento extra(do BIG3 não o da bateria) você quer saber se deve ser mais grosso?

Cara, eu não manjo muito de elétrica não, mas eu acredito que pode ser a mesma bitola do positivo que vai do alternador a bateria. Tipo assim, se você vai aumentar a bitola de um dos cabos tem que aumentar a bitola de todos os cabos envolvidos no BIG3.

Você tem que aterrar a bateria na mala de qualquer maneira mas para usar o carregador a bateria não precisa estar ligada em nada.

Se estiver pensando em aterrar a bateria puxando o cabo la da frente acho que não vale a pena e já foi bastante discutido aqui no forum.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
1) Rapaz, tava difícil entender o que você queria viu rsrsrs. Deixa eu ver se entendi, no caso de duas bateria o aterramento extra(do BIG3 não o da bateria) você quer saber se deve ser mais grosso?

Cara, eu não manjo muito de elétrica não, mas eu acredito que pode ser a mesma bitola do positivo que vai do alternador a bateria. Tipo assim, se você vai aumentar a bitola de um dos cabos tem que aumentar a bitola de todos os cabos envolvidos no BIG3.

2) Se estiver pensando em aterrar a bateria puxando o cabo la da frente acho que não vale a pena e já foi bastante discutido aqui no forum.

1) Entendeu corretamente!

Então... é que o estalador não aterrou a bateria auxiliar. A minha primeira pergunta é essa, pode ficar assim mesmo e apenas "aterrar mais" (aterrar com bitola maior) a primeira, que está ligada à auxiliar? Por isso a minha pergunta. No meu entendimento de leigo é como se fosse um aterramento duplo, que valeria pras duas baterias...

2) Sobre puxar o cabo lá da frente, vc diz em relação a aterrar apenas a auxiliar da mala lá na frente (só não sei pq seria feito dessa forma) ou vc diz sobre aterrar "em dupla" como citei anteriormente?

Cara, muuuuuuuuuuuuuuito obrigado por me ajudar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Só vc mesmo pra me tirar desse sufoco... hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente funciona.

O cabo a utilizar na minha opniao vai depender de qtos ah for o alternador!

Não precisa exagerar muito, 21mm² dar conta de passar 90ah tranquilo (alternador \ chassis).

E 35mm ate a bateria auxiliar*

Compartilhar este post

Link para o post
1) Entendeu corretamente!

Então... é que o estalador não aterrou a bateria auxiliar. A minha primeira pergunta é essa, pode ficar assim mesmo e apenas "aterrar mais" (aterrar com bitola maior) a primeira, que está ligada à auxiliar? Por isso a minha pergunta. No meu entendimento de leigo é como se fosse um aterramento duplo, que valeria pras duas baterias...

2) Sobre puxar o cabo lá da frente, vc diz em relação a aterrar apenas a auxiliar da mala lá na frente (só não sei pq seria feito dessa forma) ou vc diz sobre aterrar "em dupla" como citei anteriormente?

Cara, muuuuuuuuuuuuuuito obrigado por me ajudar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Só vc mesmo pra me tirar desse sufoco... hehe

O negativo da bateria da auxiliar está ligado no negativo da bateria do cofre?

Cara, sei muita coisa de elétrica não, estou indo pelo que sei do padrão de uma boa instalação.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
O negativo da bateria da auxiliar está ligado no negativo da bateria do cofre?

Cara, sei muita coisa de elétrica não, estou indo pelo que sei do padrão de uma boa instalação.

Abraço

SIM

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, voce aterra a bateria original na lata (do jeito que vem de fábrica, voce só aumenta a bitola desse aterramento), ae a bateria extra, voce aterra no chassi também, com cabeamento grosso.

EU acho que é so isso mesmo.

Entendi a dúvida ou viajei?

Compartilhar este post

Link para o post
O cabo a utilizar na minha opniao vai depender de qtos ah for o alternador!

Não precisa exagerar muito, 21mm² dar conta de passar 90ah tranquilo (alternador \ chassis).

E 35mm ate a bateria auxiliar*

Mas tem que puxar do alternador pra bat auxiliar??? Achei que, por ela estar ligada à do cofre já iria carregar junto.... pelo menos foi o que me disseram.

Porque se eu tiver que fazer isso vai ficar uma porrada de cabos, não sei se isso é realmente necessário.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...